quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Epístolas aos Tessalonicenses - Lição 10

Vida da Igreja
(1 Tessalonicenses 5:12-28)

Introdução: Eu me lembro de quando meus pais saíam de férias e nos deixavam a mim e a meu irmão em casa. Estávamos na faculdade, mas antes de sair minha mãe nos dava uma pequena palestra sobre alimentação, saúde e segurança. Esse é o sentimento que tenho ao chegarmos ao fim da primeira carta de Paulo aos tessalonicenses. Ele dá “pontos chave” sobre a vida da igreja e o viver cristão. Paulo aparentemente achou que os pontos eram importantes, e devemos pensar assim também. Vamos mergulhar e ver o que podemos aprender do que Paulo tem a dizer ao partir!

I. Trabalho

A. Leia 1 Tessalonicenses 5:12. Quem devemos respeitar? (Aqueles que trabalham duro pela igreja, que estão “acima” de nós e nos repreendem).

1. Esse é um agrupamento interessante: trabalho duro, liderança, disciplina. E se tivéssemos um líder da igreja preguiçoso? Ou, um que trabalha duro, mas não pela igreja? (O respeito não é devido à essa pessoa).

2. Os protestantes têm um pequeno problema com a ideia de autoridade da igreja. O que Paulo sugere sobre a autoridade da igreja nesse texto? [A igreja tem autoridade (aqueles “que os lideram no Senhor”), e essa autoridade inclui o direito de nos admoestar].

B. Leia 1 Pedro 2:9. Se todos somos sacerdotes, então como outro ser humano pode ter autoridade sobre nós?

1. Leia 1 Pedro 2:13-14 e Atos 5:27-29. Como você concilia essas duas afirmações de Pedro?

2. Considere o fato de que o Sinédrio era composto por aqueles que tinham uma mistura de autoridade religiosa e governamental. Como deveríamos entender a referência de Paulo aqueles “que nos lideram no Senhor”? (Deus acredita em organização, estrutura e autoridade. Essa é a razão pela qual Pedro aplaudiu a autoridade governamental. Paulo endossa a autoridade da igreja. Mas, nossa aliança final é com Deus, não com humanos. Mesmo autoridades religiosas podem entender isso errado. Quando assim fazem não estão “no Senhor”).

3. Quão seriamente deveríamos tomar a autoridade da igreja quando discordamos dela? (Em meus muitos anos lidando com casos de liberdade religiosa eu tenho notado que aqueles que continuamente têm problemas com a autoridade da igreja, aqueles que não conseguem viver dentro de um grupo da igreja, são geralmente aqueles que têm a fé menos sincera).

C. Leia 1 Tessalonicenses 5:13. Qual é a razão para amar a autoridade da igreja? (Paulo não está escrevendo sobre graça aqui. Ele diz “ame-os por causa do trabalho deles”).

1. Como o amor pode surgir do trabalho? (Eu faço isso com pastores, professores e líderes na minha igreja. Quando eu vejo algo que acho que é tolo, eu digo a mim mesmo para dar o benefício da dúvida para a pessoa porque eles devotaram suas vidas à promoção do evangelho).

D. Leia 1 Tessalonicenses 5:14. Quão importante é o trabalho para Paulo? (Ele diz para advertir os ociosos e respeitar e amar aqueles que trabalham duro).

1. Nos Estados Unidos (e outros lugares do mundo) nós temos o ressurgimento de uma classe de pessoas que vivem dependentes do governo ou de parentes. O que Paulo diz sobre isso? (Não devemos encorajar o ócio, devemos desencorajar isso).

a. O que você acha que Paulo quer dizer quando diz “Advirtam os ociosos”? Adverti-los sobre o que? (Em 2 Tessalonicenses 3:10, Paulo diz que aqueles que não irão trabalhar não deveriam comer).

2. Compare a atitude de Paulo com os preguiçosos com a atitude dele perante os tímidos, fracos e irritantes. (Paulo sugere que deveríamos ajudar aqueles que têm esses problemas. Isso logicamente sugere que a atitude “rude” de Paulo perante os preguiçosos é algo intencionado a ajudá-los – e não puni-los).

II. Atitude

A. Leia 1 Tessalonicenses 5:15. Deveríamos ser bondosos com quem, apenas com aqueles da igreja? (Deveríamos ser bondosos com aqueles que nos fizeram mal, aqueles da igreja e “com todos”).

B. Leia 1 Tessalonicenses 5:16-18. Você já tentou ser “alegre sempre”? Como isso funcionou?

1. São três sugestões separadas (alegria, oração e gratidão), ou estão todas logicamente ligadas? (É impossível dizer “Eu serei alegre agora” e apenas fazer isso. Entretanto, oração e gratidão ajudam a nos dar alegria. A oração nos leva à vontade de Deus. A gratidão sintoniza nossos corações com as maiores bênçãos de Deus. Oração e gratidão são o caminho para mais alegria em nossa vida).

III. Espírito Santo

A. Leia 1 Tessalonicenses 5:19-22. Esses quatro versos estão logicamente ligados? Paulo está fazendo “pontos chave” no mesmo assunto? (Acho que sim).

B. Leia Joel 2:28-29. Qual é a promessa para “depois disso”? (O poder alastrado do Espírito Santo derramado na profecia).

1. Quando é “depois disso”? (Leia Atos 2:15-17. Depois disso significa depois da ressurreição de Jesus!).

C. Releia 1 Tessalonicenses 5:19-21 sob a luz de Joel 2. Deveríamos esperar que as pessoas de nossa igreja (homens e mulheres, jovens e velhos) exibissem o dom de profecia? (Sim!).

1. Qual deveria ser nossa atitude perante esses profetas? (Não deveríamos trata-los com desdém. Precisamos levar as mensagens a sério. Mas, precisamos “testar” tudo).

a. Estamos testando o profeta ou a profecia? (Já que o dom de profecia está tão alastrado, e dada a maneira em que os versos são escritos, parece claro que estamos testando a profecia e não o profeta).

2. Leia Deuteronômio 18:18-22. Qual é a penalidade do Antigo Testamento para a falsa profecia? (Morte).

a. Esse é um teste do profeta ou da profecia? (A instrução de matar o falso profeta, ou “não ter medo dele”, é direcionada ao profeta em si, e não à uma mensagem específica. Um “mau” profeta jamais pode ser confiável para dar uma mensagem verdadeira).

3. O dom de profecia é tratado de forma diferente no Novo Testamento e no Antigo Testamento? (Sim. Pelo menos é o meu pensamento atual. Durante os dias em que os seguidores de Deus não tinham Seu texto escrito, Deus falou por meio de poucos profetas. A precisão da mensagem do profeta não podia ser facilmente verificada, e, portanto, declarações falsa eram sérias. No Novo Testamento o dom de profecia está alastrado, temos a Bíblia como ferramenta de teste e testamos mensagens, não profetas. Então, profetas modernos podem “entender errado” e isso não é um problema maior. Esse profeta pode dar uma mensagem verdadeira posteriormente. Ninguém é morto. Todas as mensagens devem passar pelo teste da Bíblia).

4. Quando “ficamos com o que é bom” em 1 Tessalonicenses 5:21, com o que estamos ficando? (Com as profecias que testamos e descobrimos serem verdadeiras).

D. Releia 1 Tessalonicenses 5:22. No contexto dos profetas modernos, que mal estamos evitando? (Embora eu ache que Paulo esteja falando de profecias em vez de profetas, claramente existem falsos profetas que nunca promovem o trabalho de Deus. Aqueles que são maus deveriam ser evitados completamente).

IV. A Caminhada

A. Leia 1 Tessalonicenses 5:23-24. Relembre que em 1 Tessalonicenses 4:1 Paulo disse aos tessalonicenses que eles estavam “de fato” vivendo a fim de “agradar a Deus”. Mas então aprendemos em 1 Tessalonicenses 4:3-5 que eles estavam tendo problemas com imoralidade sexual. Como o nosso conhecimento de seu histórico nos ajuda a entender 1 Tessalonicenses 5:23-24? (Deus está nos santificando. Ele está nos limpando “todinhos”. Estamos confiantes em nossa salvação enquanto Deus está nos limpando).

1. Se Deus nos limpa, por que Paulo está escrevendo aos tessalonicenses sobre isso? (Devemos cooperar. Somos salvos somente pela graça, mas quando o assunto é limpeza somos colaboradores de Deus para cooperar com Ele. Nosso objetivo é a santidade!).

B. Leia 1 Tessalonicenses 5:25-28. Por que Paulo solicita nossas orações? (Todos precisamos de alguém para orar por nós. Precisamos ter outros a nos saudar com companheirismo. Precisamos da graça de nosso Senhor Jesus).

C. Amigo, você está na estrada para a santidade? Paulo nos diz para trabalhar duro, ter uma boa atitude, respeitar os líderes da igreja, sermos abertos para as mensagens do Espírito Santo e sermos bondosos com os outros. Você está no caminho para todas essas coisas? Se não, por que não se comprometer a começar hoje?

V. Próxima Semana: Promessa aos Perseguidos

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Epístolas aos Tessalonicenses - Lição 9

Eventos Finais
(1 Tessalonicenses 5:1-11)

Introdução: Deixamos nosso estudo semana passada com a gloriosa descrição de Paulo da Segunda Vinda de Jesus e a instrução “Consolem-se uns aos outros com essas palavras”. Depois de ouvir a notícia fabulosa de que Jesus estava vindo novamente e que salvaria tanto os vivos quanto os mortos, a próxima pergunta óbvia é “Quando?”. Quando Jesus virá novamente? Vamos pular para nosso estudo da Bíblia porque isso é algo que todos queremos saber!

I. Quando?

A. Leia 1 Tessalonicenses 5:1. Do que Paulo está falando? Isso é exatamente o que queremos saber! Por que Paulo se esquiva dessa importante questão ao dizer “não precisamos escrever-lhes” sobre o tempo?

B. Leia 1 Tessalonicenses 5:2. O que você acha dessa resposta? (Paulo diz que não precisa nos contar sobre o tempo da Segunda Vinda porque sabemos que devemos ser surpreendidos).

1. Eu não sei sobre você, mas eu gostaria de saber quando, durante a noite, um ladrão viria me visitar! Você concordaria que o tempo de uma visita de um ladrão à noite é algo que você precisa saber? (Pense sobre isso por um minuto. Você quer repelir um ladrão porque sabe que ele só tem maldade em mente. A Segunda Vinda de Jesus não é como um policial escondido com um radar conferindo nossa velocidade? Se você não está correndo, você não se importa com onde ou quando o policial está escondido, certo?).

C. Leia Atos 1:6-7. Essa é uma questão popular? Como Jesus lida com a resposta? (Como Paulo! Jesus diz que não precisamos saber.).

D. Leia 1 Tessalonicenses 5:3. Quem deveria se importar com o tempo? (Aqueles que estão destruídos. Aqueles que negam que um julgamento está chegando).

1. Paulo escolheu uma ilustração muito estranha para o seu argumento de que a Segunda Vinda será uma surpresa. Uma mulher grávida é pega totalmente de surpresa com a dores de parto? Opa, acabei de dar à luz! Agora isso foi inesperado!

2. Se eu estivesse escrevendo isso, diria “Tal qual uma pessoa andando pelo caminho é morta por um meteoro, assim é a destruição dos ímpios na Segunda Vinda”. Por que você acha que Paulo escolheu essa ilustração ao invés da minha? (Porque não é uma surpresa completa. Paulo está nos dizendo que não precisamos saber os detalhes, e as pessoas estarão em negação, mas temos avisos gerais da aproximação da Segunda Vinda).

II. Alerta

A. Leia 1 Tessalonicenses 5:4. Qual é a diferença entre os irmãos e o mundo quando o assunto é o tempo da Segunda Vinda? (Paulo diz que não estamos nas trevas, não estamos surpresos).

1. Como você explica a aparente contradição entre 1 Tessalonicenses 5:2 (“vocês sabem perfeitamente” que Jesus virá como um ladrão de noite) e 1 Tessalonicenses 5:4 (“vocês não estão em trevas” e não deveriam se surpreender)? Jesus está vindo como um ladrão da noite ou não? (Isso volta à nossa mulher grávida. Paulo nos diz que se estivermos prestando atenção não seremos surpreendidos – mesmo sendo um evento surpreendente para o mundo. Entretanto, ainda precisamos lidar com o fato de que tanto Paulo quanto Jesus nos dizem que realmente não precisamos saber o tempo preciso).

B. Leia 1 Tessalonicenses 5:5-6. Qual é a chave para antecipar o ladrão da noite para que não sejamos surpreendidos, mesmo que não tenhamos informações precisas sobre o tempo? [O problema com os ladrões da noite é que está escuro (então é difícil vê-los) e estamos dormindo (temos um baixo nível de consciência). Paulo diz para vivermos como se fosse dia e mantermos o nível de consciência alto].

C. Leia Lucas 21:34-36. Quando Paulo estava falando sobre luz, dia, noite, sono e embriaguez ele estava falando de generalidades. Era claridade versus escuridão. O que Jesus nos diz serem barreiras práticas à claridade? As barreiras contra a luz e estar alerta? (As ansiedades da vida que nos fazem desviar da realidade).

1. Meu palpite é que a maioria dos leitores dessa lição não fica correndo atrás de bebida o tempo todo. Você sabia que escrever enquanto dirige é como beber na direção - em termos de atenção do motorista? E escrever, surfar na Internet e assistir televisão enquanto vive? Isso nos faz menos alerta para a realidade? Estamos distraídos para o que está acontecendo ao nosso redor?

2. Como você lida com a ansiedade? Você tenta distrair sua atenção ou olha para Deus por ajuda?

3. Para a maioria dos americanos, o “julgamento” vem na forma de uma multa de trânsito por velocidade (ou outro tipo de multa). Pense na sua última multa, você estava alerta ou distraído quando o policial te parou? (Paulo e Jesus nos dizem para não vivermos uma vida distraída. Preste atenção nas coisas de Deus e preste atenção nos sinais de Sua Segunda Vinda).

D. Leia 1 Tessalonicenses 5:7. Você gasta a maior parte de seu tempo durante o dia ou à noite? Você acha que isso podia fazer diferença em seu comportamento?

E. Leia 1 Tessalonicenses 5:8. Paulo novamente usa algumas ilustrações interessantes. O que um peitoral e um capacete fazem? (Protegem contra ataques).

1. Como a fé, o amor e a esperança nos protegem contra ataques? (Lembre que o problema, segundo Jesus, é estar distraído pela ansiedade. Fé, amor e esperança nos guardam da ansiedade. Fé, amor e esperança nos ajudam a evitar estar distraído pelo mundo).

2. Como o “domínio próprio” desempenha um papel no objetivo de não estar distraído? (Se você quer evitar estar distraído pelos problemas da vida, preste atenção em quanto dos seus problemas você cria! Um pouco de domínio próprio nos ajuda muito a viver mais em paz).

III. Prevenção da Ira

A. Leia 1 Tessalonicenses 5:9-10. O que Deus está nos apontando? (Salvação, não ira).

B. Releia 1 Tessalonicenses 5:10. De acordo com esse verso, quando o assunto é viver junto com Deus, importa se estamos acordados ou dormindo? (Esse texto claramente diz “não”, isso não importa).

1. O que isso significa?

2. Eu olhei em várias traduções para ver se a Nova Versão Internacional era a única a transmitir a ideia de viver com Deus estando acordado ou dormindo. A Nova Versão Internacional não é a única nisso. Parece-me que existem três maneiras de entender isso:

a. Jesus morreu por todos, sendo as pessoas parte das trevas ou da luz.

b. Somos salvos pela graça, e estando dormindo ou alerta, somos salvos. A diferença é que as pessoas alerta não ficarão chocadas pela Segunda Vinda.

c. A tradução na linguagem de hoje olha de volta para a discussão no capítulo anterior sobre o que acontece com aqueles cristãos que morreram antes da Segunda Vinda e diz que estamos salvos por Jesus “vivos ou mortos”.

d. Qual dessas (ou quais) explicações você acha que é o entendimento correto disso? [Discutimos anteriormente que os tessalonicenses tinham alguns problemas sérios de pecado. Paulo os chama (verso 5) de “filhos da luz”. Eu acho que é a mensagem da graça. Como os tessalonicenses que escolheram Deus, nós lutamos com o pecado sem perder a salvação. Entretanto, desde que Paulo diz que aqueles que “pertencem à noite” (verso 5) não estão apenas surpresos, mas “de repente, a destruição virá sobre eles” (verso 3), eu não entendo o verso 10 como significando que aqueles que dormem, e que são parte da noite, serão salvos].

C. Leia 1 Tessalonicenses 5:11. Semana passada, quando Paulo nos contou sobre a Segunda Vinda, e que todos os que acreditavam em Jesus, estando vivos ou mortos, iriam ao Céu com Ele, ele terminou com “Consolem-se uns aos outros com essas palavras” (1 Tessalonicenses 4:18). Paulo não precisou explicar por que essas notícias eram encorajadoras. Explique por que 1 Tessalonicenses 5:11 é uma notícia encorajadora? (Os versos que estudamos essa semana são o coração do evangelho! Jesus morreu para dar tanto aos bons quanto aos maus a possibilidade da salvação. Se escolhermos sermos filhos e filhas da luz, ao aceitarmos a graça, então não seremos surpreendidos pela Segunda Vinda e não seremos destruídos por ela!).

D. Amigo, você está encorajado por essas notícias? Se você não deu seu coração a Jesus e escolheu se tornar uma criança da luz, você fará isso agora mesmo? Por que ser surpreendido e destruído quando Jesus retornar?

IV. Próxima Semana: Vida da Igreja

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Epístolas aos Tessalonicenses - Lição 8

Os Mortos em Cristo
(1 Tessalonicenses 4:13-18)

Introdução: O que acontece quando morremos? Existem duas visões principais no cristianismo. A visão majoritária é que seu “espírito” ou “alma” (a parte pensante de você) retorna ao Céu para aguardar a ressurreição (a segunda vinda de Jesus), na qual seu pensamento e seu corpo se unirão novamente. A visão minoritária é a “alma dormente”, na qual seu corpo e sua alma permanecem inconscientes no túmulo até a ressurreição. Os tessalonicenses parecem ter tido uma terceira e mais desencorajadora visão. Eles pareciam pensar que se você morresse antes do retorno de Jesus você estaria perdido para sempre. Vamos pular para nosso estudo da Bíblia para explorar o que Paulo tem a dizer para os tessalonicenses sobre o estado dos mortos!

I. Esperança

A. Leia 1 Tessalonicenses 4:13. Qual é o problema com o pensamento dos tessalonicenses? (Eles eram como aqueles que se entristeciam com a morte dos outros porque não tinham “esperança”).

1. Como Paulo chama esse tipo de pensamento “sem esperança”? (Ignorância. Ele diz que os cristãos têm uma visão mais educada da morte).

B. Leia 1 Tessalonicenses 4:14. O que aconteceu com Jesus depois que Ele morreu? (Ele foi ressuscitado).

1. O que essa crença significa para nós? (Que se nós dormirmos em Jesus, Deus também nos ressuscitará!).

2. Note que o verso diz “Deus trará juntamente com Jesus”. Sobre o que Paulo está falando, geografia? Que Jesus (que mora no Céu) trará pessoas do Céu para a Terra na segunda vinda? [Não acho que seja isso o pretendido. Paulo não está escrevendo sobre geografia, está escrevendo sobre poder e autoridade. Assim como Deus trouxe Jesus do túmulo, Ele nos trará (por causa da vitória de Jesus) do túmulo].

II. O Erro

A. Leia 1 Tessalonicenses 4:15. Embora não entendamos as visões errôneas dos tessalonicenses completamente, isso nos dá alguns vislumbres desses erros. Que erro Paulo está corrigindo? (Que aqueles que estiverem vivos na segunda vinda de Jesus irão para o Céu antes dos que morreram).

1. Isso era apenas uma questão sobre o tempo? (Eu duvido. Paulo começa dizendo “Não pensem como aqueles que não têm esperança”. Isso me diz que os tessalonicenses pensavam que se eles não vivessem para a segunda vinda de Jesus, eles não iriam ao Céu. Eles tinham que sobreviver para serem capazes de irem para o Céu).

2. Qual é a verdade sobre o tempo? (Que aqueles que estiverem vivos na segunda vinda não irão ao Céu antes dos que morreram em Jesus).

B. Coloque-se no lugar de um membro da igreja tessalonicense. Como você poderia chegar à uma visão tão errada? (Não é assim com tudo na vida? Nós esperamos viver para ver as coisas boas!).

III. A Ressurreição

A. Leia 1 Tessalonicenses 4:16. Quem está vindo para nos pegar? (Jesus!)

1. Ele está vindo quieto? (Jesus dará um comando barulhento. A voz do arcanjo soará com Jesus e as trombetas de Deus ressoarão!).

2. Qual é a ordem de nossa vinda? (Aqueles que morreram em Jesus levantarão primeiro! Os tessalonicenses não estão errados apenas no pensamento de que não há esperança, a ordem está errada – aqueles que morreram vêm primeiro).

3. Uma visão comumente tida é algo chamado “arrebatamento secreto”. A ideia é que a maioria dos cristãos vivos serão secretamente levados para o Céu. Os outros, quando notarem, terão uma segunda chance de irem ao Céu. Como essa doutrina vai contra os versos que acabamos de ler? (Primeiro, o tempo está errado. No arrebatamento secreto, os cristãos que estão vivos vão para o Céu antes da ressurreição geral dos mortos. Paulo diz que isso não é verdade. Segundo, não há nada de secreto em Jesus tomar os vivos e os mortos para o Céu com Ele. Existem todos os tipos de barulho!).

B. Leia 1 Tessalonicenses 4:17. Onde encontramos Jesus? Na Terra? (Não, encontramos Jesus nos ares. Jesus não fica passeando pela Terra, e nem nós).

1. Quando estou voando no avião, se saímos tarde o piloto algumas vezes diz que compensaremos o tempo no ar. Como esse conceito se encaixa com os mortos ressuscitados e os vivos? (Nós, que estamos vivos, seremos arrebatados. Seremos “arrebatados juntamente com eles nas nuvens”).

2. Quanto tempo nós ficaremos com Jesus? (Para sempre!).

C. Leia 1 Tessalonicenses 4:18. Isso é uma narração incompleta? (Quando eu leio essas palavras fico com vontade de soltar uma sonora risada! Quão animador é isso? Quão encorajador isso é! Louvado seja Deus!).

1. Você conhece alguém que faleceu que você gostaria que fosse arrebatado nos ares?

IV. Alma Dormente?

A. Paulo fala de forma inequívoca nos versos que estudamos que porque Jesus foi ressuscitado, Jesus ressuscitará aqueles que morreram nEle. Em face disso, Paulo não diz diretamente nada sobre a controvérsia do atual estado dos mortos nesses versos. Mas, ele nos dá algumas inferências negativas que devemos considerar.

B. Coloque-se no lugar de Paulo. Se os tessalonicenses pensavam que aqueles que morriam antes da segunda vinda de Jesus perdiam o Céu, qual seria a resposta lógica se fosse verdade que os seus espíritos ou almas já estivessem no Céu? (Eu diria “Você acha que os mortos perderam o Céu? Você acha que os mortos são deixados para trás? Os espíritos deles estão no Céu antes de você!”).

1. Então, por que Paulo não disse isso? Por que ele falou sobre uma ressurreição geral dos vivos e dos mortos? (Isso sugere que a alma ou espírito dos cristãos que morreram não estão no Céu).

C. Quando eu era jovem, fui ensinado sobre a alma dormente. Mas, quando meu pai morreu, eu não iria deixar que outros pensassem por mim, então eu li todos os textos bíblicos sobre o assunto. Vamos fazer uma pequena investigação do assunto. Leia Eclesiastes 9:5, a primeira parte. O que diz sobre o estado dos mortos? (Eles não sabem de nada).

D. Leia Eclesiastes 9:1-2. O que isso diz sobre os justos? (Eles compartilham o mesmo destino dos ímpios. Confessando seus pecados ou não, você tem o mesmo destino).

E. Leia Eclesiastes 9:5-6. Que recompensa os justos terão? (Nenhuma!).

1. Ao ler esses textos de Eclesiastes, você deveria concluir que não existe nenhuma vida após a morte? Os cristãos não têm nenhuma “recompensa”? (As pessoas da “alma dormente” que citam Eclesiastes 9:5 para a sua visão deveriam ter o prêmio do “cérebro dormente”! Salomão ou está deprimido ou simplesmente está escrevendo sobre o benefício da vida. Se ele está comentando sobre a vida após a morte, ele está em completo desacordo com o Novo Testamento).

F. Leia Mateus 27:52-53, Judas 9 e Mateus 17:1-4. O que isso nos diz sobre a vida após a morte para Moisés? (Ele está no Céu! Ele foi para o Céu antes da ressurreição da segunda vinda. Mateus 27 sugere que isso aconteceu com mais pessoas, além de Moisés).

1. Que partes de Moisés estão no Céu? (Note que Judas nos diz que eles estavam contendendo sobre o corpo de Moisés. Isso torna claro que tanto a parte pensante quanto o corpo estão no Céu).

G. Leia Apocalipse 6:9-11. Qual é o tempo para isso? (Antes da segunda vinda, pois os cristãos ainda estão sendo martirizados na Terra).

1. O que a imagem de almas vestindo trajes brancos sugere? (Almas justas, conscientes no Céu antes da segunda vinda. Claro que grande parte do Apocalipse é simbólica, e isso deve ser simbólico, não literal).

H. O que deveríamos concluir sobre o que Paulo nos ensina e essa breve olhada em poucos versos sobre o estado dos mortos? (A grande nova é que porque Jesus derrotou o pecado e foi levantado dos mortos, aqueles que confiaram nEle podem ansiar a vida eterna, mesmo que tenham morrido. Quanto à questão da alma dormente, eu simplesmente toquei a superfície do assunto. Em meu estudo pessoal eu cheguei a três conclusões. Primeiro, eu decidi que o que eu tinha aprendido sobre a alma dormente quando criança estava certo – pelo menos para a maioria das pessoas. Segundo, ninguém tem o direito de ser arrogante sobre o assunto, porque a Bíblia tem textos que apoiam ambas as visões. Se eu me encontrar no Céu imediatamente após a morte, eu ficarei surpreso, mas não chocado. Terceiro, a Bíblia é absolutamente clara que Deus pode fazer o que quiser. Algumas pessoas Ele ressuscita antes da segunda vinda).

I. Amigo, a questão para você não é tanto “quando eu irei ao Céu”, mas “se eu vou”? Você aceitará Jesus como seu Salvador hoje para que a questão do “se” seja respondida para você?

V. Próxima Semana: Eventos Finais

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Epístolas aos Tessalonicenses - Lição 7

Vida Santa
(1 Tessalonicenses 4:1-12)

Introdução: Às vezes é bom dar uma espiada no escritório, no jardim, na casa ou na igreja de outras pessoas para ver como elas fazem as coisas – como elas pensam e agem. Pela maior parte da minha vida eu acreditei que a graça estava de um lado do cristianismo e as obras estavam do outro lado. Os fortes, eu estou salvo independentemente do que faço, não prestavam muita atenção ao que faziam. Os fortes, eu não vou beber, dançar, fumar ou comer ou sair com os que fazem, não prestavam muita atenção na graça. Ensinar na Regent University me deu uma visão muito claro de outra maneira. Eu topei com pessoas, de várias denominações, que são muito fortes na graça. Elas acreditam que uma vez salvo é muito difícil perder a salvação por más obras. Concomitantemente, santidade no viver é de extrema importância para elas. Que combinação maravilhosa! Elas estão seguras de sua salvação, mas constantemente em alerta para o avanço do Reino de Deus por suas obras. Vamos pular para nosso estudo e ver o que Paulo nos ensina sobre salvação e viver vidas santas!

I. Agradando a Deus

A. Leia 1 Tessalonicenses 4:1. Que tipo de viver Paulo recomendava? (Viver para agradar a Deus).

1. Quão frequentemente você se pergunta “O que eu estou fazendo está agradando a Deus”?

a. Isso deveria ser algo que se tornasse um hábito em sua vida – perguntar se o que estamos fazendo no momento está agradando a Deus?

2. Como os tessalonicenses vivem à altura de suas vidas? (Paulo diz que, de fato, eles estão vivendo para agradar a Deus).

3. Como Paulo diz que os tessalonicenses podem melhorar nesse aspecto de suas vidas? (Eles deveriam fazer isso com mais frequência).

4. Considere o conflito aparente no que Paulo está escrevendo. Primeiro ele diz que eles estão “de fato” vivendo a fim de agradar a Deus, e depois diz “cresçam cada vez mais”. Como eles podem estra fazendo isso “de fato” e ainda não fazer algumas vezes? Como pode haver espaço para “cada vez mais”? (Isso reflete a mensagem da “graça” de Paulo. Por causa do que Jesus fez por nós, estamos salvos. Somos perfeitos aos olhos de Deus. Mas, aos nossos próprios olhos estamos longe de sermos perfeitos. Paulo diz “Continuem trabalhando nisso. Continuem prestando atenção ao alvo de santidade de vocês”).

B. Leia 1 Tessalonicenses 4:2. Com que autoridade Paulo está dando essas instruções? (A autoridade de Deus).

C. Leia 1 Tessalonicenses 4:3-5. Coloque-se no lugar de Paulo. Ele está escrevendo para pessoas que não aprenderam a controlar seus corpos. Pessoas que estão envolvidas em imoralidade sexual. Você começaria dizendo que eles estão vivendo para agradar a Deus, mas, por favor, faça isso cada vez mais? Por favor, trabalhe para fazer isso melhor?

1. Que tipo de cristão são esses tessalonicenses? (São cristãos salvos. Paulo não diz que eles são pagãos. Ele não diz que estão perdidos).

2. Qual é o alvo para esses cristãos salvos? (O alvo é viver de forma “santa e honrosa”. Eles deveriam ser santificados. Eles deveriam estar na estrada para se tornarem santos).

II. Paixão de Desejo Desenfreado

A. Leia 1 Tessalonicenses 4:6. Quando eu era jovem, todo tipo de mensagem sobre sexo era apresentada para mim por cristãos. Algumas de referiam a “imagens sujas” e conduta impura e suja. Ao mesmo tempo, meus pais me mandaram para uma turma de educação sexual dirigida por um colega que escreveu o livro “Deus inventou o sexo”. Paulo não se refere à “paixão de desejo desenfreado” como sendo suja ou como sendo criada por Deus. Qual é o problema principal que Paulo vê? (Você tirar vantagem de alguém. Você tratar alguém de forma errada).

1. Você já viu a pornografia, o adultério e outros pecados sexuais dessa perspectiva?

2. Recentemente, eu fui moderador em uma conferência sobre tráfico humano. Isso abriu os meus olhos para o fato de que muitos que estão envolvidos na prostituição e na criação de pornografia são escravos de certa maneira. Alguma outra pessoa os está controlando. Como esse conhecimento muda sua visão sobre seu envolvimento pessoal nessa atividade? (O velho argumento é de que isso é um “divertimento sem vítimas” ou um “crime sem vítimas”. Pelo contrário, existem muitas vítimas – geralmente pessoas jovens que são vítimas das piores formas).

3. Essa semana uma mãe me disse que a esposa de seu filho o tinha deixado e também o filho pequeno por outro homem. Essa história poderia ser repetida milhões de vezes. Que “comércio” está sendo feito aqui? (O cônjuge acha alguém que é mais divertido ou mais interessante, e o outro cônjuge com o filho sofrem. O cônjuge que se desviou tirou vantagem da família. Um marido que se desvia tira vantagem da família. É extremamente egoísta).

B. Paulo escreve em 1 Tessalonicenses 4:6 que Deus “castigará” aqueles que cometerem esses pecados. Como você pode conciliar isso com 1 Tessalonicenses 4:1 que diz que eles estão vivendo de forma a agradar a Deus? (Nem todo o castigo de Deus é a danação eterna. Nossas escolhas imorais resultam em um castigo aqui. A excitação e o divertimento de resultados do “desvio” em prejudicar aqueles que irão, em contrapartida, prejudicar você).

1. Quantas vezes você observou a verdade do que acabei de escrever? Aqueles que achavam que seria “divertido” acabaram com um fardo de pesar?

III. O Pecado que Separa

A. Leia 1 Tessalonicenses 4:7-8. Temos o mesmo problema que discutimos anteriormente. Paulo diz que essas pessoas estão vivendo uma vida de agrado a Deus, e também diz que correm o risco de rejeitar a Deus. Pegue um pecado sexual. A pessoa que comete esse pecado rejeita a Deus ou essa pessoa lidera uma vida para agradar a Deus? (Parece que, surpreendentemente, a resposta poderia ser qualquer uma. Para os tessalonicenses a resposta, segundo Paulo, é de que eles lideram uma vida de agrado a Deus – eles precisam apenas melhorar nisso).

1. O que isso nos diz sobre a natureza do pecado? (Servimos um Deus santo, mas Ele tolera o pecado naqueles que clamam a justiça de Jesus. Todos nós sabemos que o pecado é progressivo. Se torna pior a medida que nos espojamos nele. O resultado de se mover na direção do pecado é que o pecado nos leva à rejeição a Deus e ao Espírito Santo. Esse é o ponto no qual ocorre a perda da graça. Não mais aceitamos a Deus. Rejeitamos a Deus, rejeitamos Sua graça e rejeitamos o poder purificador do Espírito Santo!).

2. Como sabemos que cruzamos a linha de um pecador salvo pela graça e um pecador perdido? (Quando não mais escolhemos a Jesus como nosso salvador. Quando não nos importamos mais quando rejeitamos a Deus e a direção do Espírito Santo. A graça é profunda. A graça cobre uma multidão de pecados. Mas, em algum ponto a graça nos separa de Deus porque nos faz rejeitar a Deus).

B. Amigo, você pode ver o que Paulo está falando? Você pode estar seguro de sua salvação desde que você escolha permanecer conectado com Deus. Os pecados diários nos quais caímos não ameaçam nossa salvação – não importa o quanto Satanás nos diga que isso é verdade. Pelo contrário, Deus nos chama a evitar o pecado, a buscar a santidade porque Deus é santo e porque queremos evitar o castigo que as ações erradas nos trazem aqui na Terra. Nossa salvação é perdida apenas quando nossos pecados foram tão longe que acabamos rejeitando a Deus e rejeitando Suas instruções.

IV. Vida de Amor

A. Leia 1 Tessalonicenses 4:9. O que essa graça maravilhosa nos ensina sobre amar aos outros? (Paulo diz que somos ensinados por Deus a amar os outros. Quando você analisa quão generoso Deus é para você, quando você lembra o pecador que é – entretanto ainda está vivendo uma vida para agradar a Deus – isso muda sua atitude perante todos os outros pecadores ao seu redor).

B. Leia 1 Tessalonicenses 4:10. Que tipo de amor os tessalonicenses têm? (Parece muito com a vida agradável deles – eles precisam trabalhar nisso! Eles precisam amar cada vez mais).

C. Leia 1 Tessalonicenses 4:11-12. Paulo instruiu os tessalonicenses a obedecer mais e amar mais. Qual é o objetivo de maior obediência e amor? (Eles serão um exemplo positivo para aqueles ao redor. As pessoas irão respeitá-los).

D. Amigo, você está cheio de alegria ao saber que sua salvação é segura? Deixe isso irradiar de você! Irradie amor e boas obras para que outros sejam atraídos para nosso grande e gracioso Deus! Você irá se determinar a fazer isso hoje?

V. Próxima Semana: Os Mortos em Cristo

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Epístolas aos Tessalonicenses - Lição 6

Amigos para Sempre
(1 Tessalonicenses 2:13-3:13)

Introdução: Você já notou que algumas pessoas tomam decisões baseadas na lógica e outras tomam decisões baseadas nas emoções? Eu acho que estou firme no campo da “lógica”, mas a história diz outra coisa. Quando minha esposa e eu compramos nossa atual casa, estamos analisando três casas. Eu listei três fatores importantes a serem considerados (como o quanto custava; quão perto era do trabalho), e então fizemos um ranking de cada casa em cada um desses fatores. Quando terminamos com essa abordagem bem lógica, olhamos para o resultado e decidimos que nós não gostávamos dele. Compramos a casa que era a última no ranking na lista da lógica! A emoção prevaleceu para a decisão na qual moramos por 30 anos! Na semana passada, Paulo explicou aos tessalonicenses as razões lógicas pelas quais eles deveriam acreditar e confiar nele. Essa semana ele compartilha as suas emoções. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e aprender mais!

I. A Palavra de Deus sob o Fogo

A. Leia 1 Tessalonicenses 2:13. Isso é um apelo à emoção? (Eu amo quando as pessoas dizem “Eu sou grato a você!”. Isso é um apelo às minhas emoções).

1. Muitos que são chamados de “eruditos” da Bíblia afirmam que podem pegar e escolher que textos bíblicos são corretos e que textos são errados. Outros não são tão espalhafatosos sobre isso, mas rejeitam certos textos por conflitarem com suas opiniões pessoais. Outros pegam um determinado texto para seguir e ignoram todo o resto da Bíblia sobre esse assunto. O que Paulo diz sobre a autoridade da Bíblia? (É a “palavra de Deus”).

B. Leia 1 Tessalonicenses 2:14. Quem fez as “igrejas na Judeia”? (Os crentes judeus).

C. Leia 1 Tessalonicenses 2:14-16. Quem Paulo diz que matou Jesus? (Os judeus).

1. Quando eu fui para a faculdade de Direito, eu aprendi que os judeus não eram apenas personagens da Bíblia, mas eram reais, pessoas vivas hoje. Quando eu adquiri vários amigos judeus, eles me contaram de terem sofrido deboche de “assassino de Cristo” quando crianças. Um amigo me disse que era chamado assim antes mesmo de saber sobre Cristo. Quando sou questionado, geralmente respondo que os romanos mataram Jesus. Mas, Paulo claramente diz que os judeus fizeram isso. Que atitude Paulo está atribuindo aos judeus? (Paulo acabou de dizer que os tessalonicenses estavam fazendo uma coisa boa ao imitar os crentes judeus. Paulo é judeu. Jesus é judeu. Paulo não pode estar sugerindo uma má atitude do povo judeu).

2. Quem, então, são os “caras maus”? (Os que são inimigos do evangelho: aqueles que se opuseram ao cristianismo ao matarem Jesus, matarem os profetas, afugentarem os cristãos e tentarem parar a disseminação do evangelho).

3. Que apelo emocional Paulo está fazendo quando fala sobre todos os cristãos sofrendo nas mãos dos caras maus? (Estamos nisso juntos!).

II. A Ira de Deus

A. Note que 1 Tessalonicenses 2:16 sugere que podemos identificar os caras maus porque são aqueles tentando impedir que os outros falem. Qual é a reação de Deus para isso? (A “ira de Deus” veio para aqueles que acreditam em parar o cristianismo fisicamente).

B. O que 1 Tessalonicenses 2:16 diz sobre o tempo da ira de Deus? (Ela veio “finalmente”).

1. Paulo fala como se a ira de Deus estivesse atrasada! Por que a ira é apropriada? Como isso é consistente com o amor?

2. Recentemente, um agente de Satanás matou algumas pessoas em um cinema. Se você ouviu sobre isso, qual foi sua reação? Qual seria a sua reação se você conhecesse alguém que tivesse sido morto? Qual seria a sua reação se um dos mortos fosse seu filho? (Você vê como o nível de sua emoção aumenta à medida que o nível de seu amor aumenta? A ira de Deus é terrível, porque Seu amor por nós é infinito).

C. O que Paulo quer dizer quando fala que a ira de Deus já começou? (Jamieson, Fausset and Brown Commentary diz que no ano 48 d.C, um motim ocorreu em Jerusalém durante a Páscoa que matou por volta de 30.000 pessoas. Josefo diz que mais de um milhão de judeus foram mortos mais tarde, quando Jerusalém foi destruída).

D. Leia Lucas 19:42-44. O que Jesus diz ser a razão para a destruição de Jerusalém? (Eles não reconheceram que Jesus era Deus).

1. Esse é um argumento baseado na emoção? (Esse é o evento crucial da história mundial. Deus morreu por Sua criação. Sua criação O matou. Deus tem um envolvimento emocional incrível conosco. Rejeitar o amor de Deus, pisar no que Deus tem feito é disparar a mais terrível emoção – ira!).

III. O Esforço

A. Leia 1 Tessalonicenses 2:17-19. O que evitou que Paulo e seus migos visitassem os tessalonicenses novamente? (Satanás).

1. Pense nisso só por um minuto. Deus está na ativa punindo aqueles que pisam em Seu amor, enquanto Satanás está na ativa para restringir as boas novas de Seu amor. Como esse conhecimento deveria afetar nossa vida cotidiana? (Precisamos estar entusiasticamente conscientes do papel que o sobrenatural desempenha nos eventos de cada dia).

B. Leia 1 Tessalonicenses 2:20. O que dá alegria a Paulo? O que dá glória a Paulo? (Note as emoções. Aqueles que ouvem a apresentação de Paulo do evangelho e agem nisso dão alegria a ele. Por outro lado, Paulo fica chateado quando Satanás tenta desfazer seu trabalho).

C. Leia 1 Tessalonicenses 3:1-5. O que é isso que Paulo não pode mais suportar? (A tensão emocional da separação. Ele não podia mais suportar os tessalonicenses sofrerem perseguição sem ajuda. Ele estava preocupado de que os tessalonicenses pudessem não ficar firmes).

1. O que Paulo fez sobre isso? (Enviou Timóteo para encorajar, fortalecer e desfazer qualquer dano feito pelos agentes de Satanás).

2. Como você se sente quando alguém diz “Eu sinto tua falta, quero ir e ajuda-lo”? (Isso aquece meu coração. Isso me faz saber que a pessoa se importa).

D. Vemos muita emoção nos escritos de Paulo. Discutimos na introdução a abordagem da lógica e a abordagem da emoção na vida. E se Paulo tivesse usado apenas a lógica em seu apelo aos tessalonicenses? (Seu apelo teria sido seriamente prejudicado. As pessoas não precisam apenas saber a verdade, precisam saber que você se importa).

IV. O Relatório

A. 1 Tessalonicenses 3:6. O que mudou? (Acabamos de ver Paulo dizer que enviou Timóteo em seu lugar para visitar os tessalonicenses, para Timóteo retornar com um relatório).

1. Que relatório Timóteo faz? (Os tessalonicenses têm lembranças agradáveis de Paulo).

2. Leia Atos 17:5-8. Discutimos isso em uma lição anterior. A visita de Paulo provocou oposição, com o resultado de que Jasom e alguns outros novos crentes foram arrastados perante as autoridades e tiveram que pagar fiança. Essa é uma lembrança agradável?

3. Como essa “lembranças agradáveis” podem ser um relatório honesto? (Sob tensão emocional, as pessoas formam vínculos fortes. Não é como se Paulo as tivesse iludido. Ele não apenas compartilhou com elas as boas novas do evangelho, mas também disse – 1 Tessalonicenses 3:4 – que a perseguição iria se seguir).

B. Leia 1 Tessalonicenses 3:7-9. Como a firmeza dos crentes tessalonicenses afetou Paulo? [Ele está encorajado. Ele se sente vivo (“agora vivemos”). Ele sente alegria].

1. Quando Satanás e seus agentes te atacam, você já considerou o impacto que sua fidelidade pode ter sobre os outros?

2. A reação de Paulo não parece um pouco excessiva? [Você se lembra da última vez que venceu algo? Ganhou uma nota boa? Ganhou uma disputa atlética? Ganhou uma promoção no trabalho? Você se sente ótimo. Você se sente “vivo”. Paulo acabou de ganhar uma batalha (por meio dos tessalonicenses) contra Satanás – e se sente ótimo por isso].

C. Leia 1 Tessalonicenses 3:10. Espere um pouco! Paulo está se alegrando pela vitória contra Satanás. Como ele pode escrever de “falta” de fé? (Estamos todos na estrada por um relacionamento melhor e mais profundo com o Senhor. Todos temos espaço para aprimoramento).

D. Leia 1 Tessalonicenses 3:11-13. Paulo pede que Deus permita que eles venham, que os tessalonicenses mostrem amor uns pelos outros, e que Deus fortaleça os seus corações. O que significa para Deus “fortalecer seu coração”? (É uma mudança mental e emocional que o Espírito Santo faz para ajudar você a se tornar mais amoroso e mais obediente).

E. Amigo, como você está no lado emocional de tratar com os companheiros membros da igreja? Se você acha que esse é um ponto fraco, por que não pedir para o Espírito Santo fortalecer seu coração?

V. Próxima Semana: Vida Santa

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========