sábado, 28 de março de 2015

Lição 1 - A Primeira Vinda de Jesus


(Lucas 1-2) 
Introdução: Começamos uma nova série, estudando o Evangelho de Lucas. Estou entusiasmado e espero que você também esteja. Lucas era médico e historiador. Ele foi um homem culto, que escreveu para um público não judeu. Quando você escreve, você quer ser claro? Sei que alguns escritores ficam mais preocupados com a opinião dos leitores, a respeito da inteligência deles, em vez de tornarem claros os seus pensamentos. Lucas queria ser claro. Sua proposta foi fazer uma análise melhor, sobre a vida de Jesus, acima de todos os relatos feitos, anteriormente. Vamos estudar, intensamente, Lucas e seus claros ensinamentos sobre nosso Senhor Jesus!

I. Os Antecessores

A. Leia Lucas 1:1-2. Quantos escritores relataram a vida de Jesus? (Lucas disse que "muitos" se dedicaram a elaborar um relato.)

1. Por que você acha que isso aconteceu? (Note que Lucas mencionou “transmitidas” por “testemunhas oculares”, que acreditavam em Jesus. Os mais atentos seguidores de Jesus perceberam a importância de transmitir um relato preciso, a partir daqueles que testemunharam, efetivamente, a vida de Jesus - e isso exigiria documentá-la.)

2. Quando Lucas se referiu aos fatos que se “cumpriram”, o que você acha que ele quis dizer? (Ele acreditou que Jesus cumpriu as profecias, acerca do Messias do Antigo Testamento. Assim, Lucas acreditou que Jesus continuaria a mensagem do Antigo Testamento.)

B. Leia Lucas 2:3-4. Se muitos já haviam elaborado relatos dos fatos, por que Lucas achou que precisava escrever um? (Quando Lucas usou a expressão “relato ordenado”, para mim, significa que ele achava que, aos relatos anteriores, estava faltando algo importante - uma sequência adequada.)

1. Quão preciso foi Lucas em seu relato? (Ele estava familiarizado com “muitos” outros relatos. Ele disse que “investigou tudo, cuidadosamente, desde o começo”, para que aquelas pessoas que lessem seus escritos tivessem “certeza” do que  havia acontecido.  Parece maravilhoso para mim!)

C. Leia Atos 1:1-3. O que isto nos diz sobre os escritos de Lucas? (Ele foi o historiador da igreja primitiva. Ele escreveu seu primeiro volume (o Evangelho de Lucas) para fazer o registro dos ensinos e ações de Jesus, até o momento em que Ele foi levado ao céu. O segundo volume trata da prova da ressurreição de Jesus e a liderança do Espírito Santo, na igreja primitiva.)

1. Além de Lucas garantir que estava sendo cuidadoso, meticuloso e organizado, por que deveríamos acreditar em seu relato? (Nós vemos que ele estava convicto. Ele se envolveu, investigou e acreditou que Jesus é o Messias.)

II. João Batista

A. Leia Lucas 1:5-7. Temos uma pequena biografia de Zacarias e Isabel. Eles eram boas pessoas? (Sim.)

1. Eles eram pessoas felizes? (Eles estavam com idade avançada e perderam a alegria, por não terem filhos.)

B. Leia Lucas 1:8-13. Zacarias e Isabel se preocupavam por não terem filhos? (Sim. Aparentemente, eles tinham orado sobre isso, por longo tempo.)

1. Como você reage quando obedece a Deus e pede, durante muito tempo, por alguma coisa boa mas, Deus não faz nada? (O céu mantém um registro de suas orações por um filho.)

2. Por que Zacarias estava no templo? (Era sua atribuição (juntamente com seu grupo) estar a serviço do templo, e ele foi escolhido por "sorteio" para entrar no santuário e oferecer incenso.)

a. Você acha que este detalhe era desnecessário? (Não. Ele mostra como Deus utilizou uma ordem existente e a Sua direção, para colocar, juntos, Zacarias e o anjo.)

C. Leia Lucas 1:14-17. Estude, cuidadosamente, estas palavras. O que o anjo falou sobre o futuro de seu filho, João?

1. Agora, pense em todos os pensamentos rebeldes que Zacarias e Isabel poderiam ter tido (e, provavelmente, tiveram) contra Deus. Eles eram obedientes, mas o desejo de suas vidas lhes foi retido. Que lição podemos aprender sobre orações que parecem não ser respondidas? (Deus tem algo muito maior em mente. Precisamos confiar no amor de Deus por nós!)

D. Leia Lucas 1:18-20. O que este versículo nos diz sobre a fé de Zacarias? (Veja, novamente, Lucas 1:6. Ele foi chamado “justo” e “irrepreensível”. Louve a Deus por Sua generosa visão acerca de nós! Quando a oração da vida de Zacarias estava prestes a ser cumprida, ele expressou dúvida!)

1. Considere a reação de Gabriel, pela dúvida de Zacarias. O que você teria dito se fosse ele? (Eu teria ficado irritado. “Lembra-se daquelas orações que vocês fizeram?” “Percorri um longo caminho.” “Com quantos anjos você já falou no passado?”)

2. Como Gabriel “provou” sua afirmação? (Ele descreveu suas “credenciais.” Então, trouxe uma prova imediata da credibilidade de suas palavras.)

III. Jesus

A. Leia Lucas 1:26-28. Sexto mês do quê? (Pulamos a leitura de alguns versículos. Se você olhar Lucas 1:24, verá que a história é retomada no sexto mês de gravidez de Isabel. Gabriel deslocou-se para a Terra, no mínimo, duas vezes em um ano!)

1. Quanto você se agradaria desta saudação?

B. Leia Lucas 1:29. Por que Maria ficaria perturbada? (Se alguém se aproximasse de mim com muitos  elogios, eu poderia perguntar o que esta pessoa estaria querendo.)

C. Leia Lucas 1:30-33. Você tem grandes expectativas por seus filhos? Por um momento considere o que Maria aprendeu sobre o futuro de seu Filho!

D. Leia Lucas 1:34. Maria poderia ter indagado sobre aquela incrível profecia mas, de todas as perguntas, por que ela fez esta? (Foi a que teve impacto mais imediato sobre ela.)

1. Compare a pergunta de Maria, em Lucas 1:34, com o que Zacarias perguntou, em Lucas 1:18. Qual é a melhor? (Zacarias queria uma garantia de que Gabriel estava falando a verdade, ao passo que Maria queria entender o processo.)

E. Leia Lucas 1:35-38. O que você acha da fé de Maria?

F. Deus ainda está engajado em selecionar filhos especiais, para pais especiais?

IV. O Nascimento de Jesus

A. Leia Lucas 2:1-7. Vamos considerar o que temos discutido até agora. Deus providenciou que Zacarias estivesse no lugar certo, para encontrar o anjo, e Ele realizou milagres nos nascimentos de João e de Jesus. Deus estava de férias, quando Jesus nasceu? Por que não providenciou, também, um quarto e uma cama, na hospedaria?

1. O que você acha que Maria pensou acerca do grande contraste entre suas circunstâncias e o fato de seu Filho ser o Messias / o Rei? (Deus tem estratégias. Acho que a estratégia, aqui, tem algo a ver com o homem ser capaz de identificar-se com seu Deus encarnado.)

B. Leia Lucas 2:8-15. Por que os anjos apareceram para os pastores? Estes eram cidadãos proeminentes da época? (Leia Gênesis 46:34. Esta não era uma profissão "top". Pelo menos, não, no Egito. Acho que a estratégia de Deus estava cada vez mais clara.)

C. Leia Lucas 2:16-20. O que Maria estava pensando? Você acha que ela pensava que a chegada do seu Rei não era, exatamente, o que havia imaginado? Ou ela, ainda, estava tendo problemas para se adaptar à idéia   de que seu Filho era o Messias / o Rei, e aqueles pastores apenas confirmaram que Ele era "Cristo, o Senhor"(Lucas 2:11)?

D. Leia Lucas 2:25-27. Quão importante foi o Espírito Santo, na vida de Simeão? (Ele era um homem cheio do Espírito, assim como deveríamos ser.)

1. O que você pensa sobre os anjos falando aos pastores, e do Espírito Santo falando a Simeão? (Isto é o esforço coordenado do céu.)

E. Leia Lucas 2:28-33. Por que Maria e José ficaram   maravilhados com a declaração de Simeão? (Isso mostra que eles, ainda, não haviam compreendido, completamente, a natureza de seu Filho.)

1. O que você pensa sobre a referência aos gentios? (Boa notícia para nós!)

2. Simeão seguiu depois dos pastores, no encontro com Jesus. Por que não deixar que um sujeito cheio do Espírito Santo, que estava esperando por Jesus, fosse o primeiro? (Mais uma estratégia de Deus? Considere Mateus 9:13.)

F. Amigo, o que você pensa de um Deus que abdicou de tudo para estar conosco? Quando pedi para você considerar as estratégias de Deus, eram elas estratégias para beneficiar a Si próprio? É lógico que não. Que tal decidir, hoje, a adotar uma estratégia de vida que beneficiará outras pessoas?

V. Na próxima semana: "O Batismo e as Tentações"

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"

**********************************

sexta-feira, 20 de março de 2015

Lição 13 - As Mulheres e o Vinho

(Provérbios 31) 
Introdução: “Mulheres e Vinho” soa como música, certo? As mulheres, pensando que isto pode estar seguindo por um caminho que as levará a não serem vistas com bons olhos, perguntam: "Por que não, Os Homens e a Cerveja"? O Livro de Provérbios nos tem dado conselhos positivos para que nossas vidas melhorem e isto, nesta última lição desta série, não será diferente. Não só estudaremos as mensagens positivas de Deus para as mulheres mas partiremos da sabedoria de uma mulher. Vamos mergulhar na Bíblia e ver o que podemos aprender!

I. A Sabedoria da Mãe de Lemuel!

A. Leia Provérbios 31:1. Quem é a fonte desta sabedoria? (A mãe de Lemuel!)

B. Leia Provérbios 31:2-3. Por que, no versículo dois, a mãe de Lemuel fez aquele relato? (Ela o lembrava quão próximo eles eram - ela era sua mãe, que lhe deu à luz e fez votos por ele. Seu nome significa “consagrado a Deus”, sugerindo que ela o dedicou a Deus.)

1. Que advertências a mãe de Lemuel lhe deu, em Provérbios 31:3? (Para ele não gastar sua “força” com mulheres e seu “vigor” com “aquelas que destroem reis”.)

a. Por que a referência à “força” e  “vigor"? (Acho que a idéia era não dedicar tempo demais com mulheres ou coisas (ou pessoas) que fossem arruiná-lo como governante. Muitos acham que “Lemuel” era, na verdade, Salomão. Uma vez que Salomão teve 700 esposas e 300 concubinas (1 Reis 11:3), podemos entender  a preocupação com sua força e vigor.)

C. Leia Provérbios 31:4-5. Por que somente reis e governantes são mencionados e não, outras pessoas? (A preocupação é que eles perderiam de vista o “estado de direito”. Em vez de governar pelo que a lei requeria, o rei a esqueceria e faria apenas o que ele decidisse como apropriado, quando não estivesse raciocinando claramente.)

1. Você já fez algo inapropriado, quando não conseguiu raciocinar claramente?

D. Leia Provérbios 23:20-21. A que problema esses versículos se referem, quanto a beber e comer demais? (“À sonolência”. Mais uma vez, vemos que o problema está no perder a clareza dos pensamentos, no momento em que é importante fazer as coisas de modo certo.)

E. Leia Provérbios 31:6-7. Para quem a mãe de Lemuel achava que era uma boa idéia dar cerveja e vinho? (Para os que estavam morrendo e para os que estavam tristes.)

1. Por que isto seria uma boa idéia? (O rei não poderia esquecer as regras mas, para alguns, seria melhor esquecê-las.)

a. Este conselho parece ser sensato? Entendo o conselho para aliviar a dor da morte mas, ajuda dar bebida alcoólica a quem está triste ou deprimido? (Dificilmente, parece ser uma solução útil, a longo prazo.)

F. Leia Provérbios 31:8-9. Ao considerar os versículos que acabamos de ler em Provérbios 31, você acha que a principal preocupação é com a bebida e com gastar muito tempo com mulheres? (O foco parece estar no fazer o que é certo. O que se espera dos reis é que eles mantenham o estado de direito, independente do estado da pessoa que está sendo julgada. Pessoas não instruídas ou que não se pronunciam com clareza, os pobres e os que não podem ajudar o rei, são tipos de pessoas que têm tanto direito à justiça, quanto qualquer outra pessoa.)

II. A Mulher para Encontrar

A. Leia Provérbios 31:10. Acho que na primeira linha, “uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar!” é uma questão retórica. Qual deveria ser a suposta resposta? (Essas mulheres são raras - como rubis.)

B. Leia Provérbios 31:11. Quando o versículo expressa que para o marido de uma “esposa rubi” “nunca falta coisa alguma”, quer dizer que a esposa rubi ganha um monte de dinheiro? (Não. Se você tem uma boa esposa, você tem tudo o que precisa.)

C. Leia Provérbios 31:12. Como você sabe que tem uma esposa rubi? (Ela só faz o bem ao seu marido e, nunca, o mal.)

1. Supõe-se que esposas rubis sejam raras. Quão difícil é fazer o bem e não o mal, para seu esposo?

2. Qual você acha que é a chave para ser capaz de realizar isto? (Viver pela direção do Espírito Santo é o primeiro requisito. Mas, parece-me que o altruísmo é a meta.)

D. Leia Provérbios 31:13–15. Esposas rubis acordam cedo? (Sim!)

1. O que você acha da comparação de uma esposa rubi com um "navio mercante"? (A marinha mercante trouxe grande riqueza e diversidade de bens. Parece ser um grande elogio comparar uma boa esposa a esta revolução comercial.)

E. Leia Provérbios 31:16. Do ponto de vista histórico, esta é uma declaração surpreendente. Note que às mulheres, frequentemente, tem sido negado o direito à imóveis próprios. O que diz o versículo sobre qual seria a meta para uma esposa? (Ter sua própria opinião nos negócios (“considera um campo”), possuir seu próprio dinheiro e bens (“compra-o com o que ganha”), envolver-se em negócios (“ela planta uma vinha”).)

F. Leia Provérbios 31:17-18. O que o texto diz sobre a imagem das mulheres frágeis e dependentes? (Diz que o oposto é, justamente, o ideal.)

1. Em que outro negócio esta esposa rubi está comprometida? (Ele administra bem seu comércio lucrativo.)

2. O que o texto diz, acerca da livre iniciativa, na visão bíblica? (Ele elogia e recomenda que as mulheres façam parte dela.)

G. Leia Provérbios 31:19 e Provérbios 31:22 e 24. “Roca”(versículo 19) não faz parte do meu vocabulário. Os comentaristas não deixam claro o que isto significa, exatamente, mas a maioria acredita que deve ser algum tipo de dispositivo para tecelagem. Os versículos 22 e 24 dão suporte a esta idéia.)

1. Veja, novamente, Provérbios 31:22. O que você acha destas roupas? (Não são roupas comuns. São finas e valiosas e sugerem riqueza.)

2. Leia 1 Pedro 3:3-4. A descrição da esposa rubi, em Provérbios 31, está diferente da descrição de Pedro, sobre como deve ser uma esposa cristã? (Os dois textos devem ser lidos em conjunto. Pedro disse que a verdadeira beleza provém do caráter e das ações. Lido, de forma consistente, com Provérbios 31, Pedro não estava dizendo que jóias, roupas finas e cabelos, cuidadosamente, elaborados, era proibido. Ele estava apenas dizendo que eles não deveriam ser a fonte da verdadeira beleza feminina.)

H. Leia Provérbios 31:20. Qual é a atitude da mulher, com relação aos pobres? (Ela os ajuda.)

1. O que você acha que significa a referência aos “braços” e às “mãos”? (“Braços abertos” parece refletir uma atitude acolhedora para com os pobres e ter simpatia por eles. “Mãos” nos explica que suas duas mãos ajudam os necessitados. Sua atitude é apoiada pelas ações de suas "duas mãos"!)

I. Leia Provérbios 31:23. O que seu marido tem a ver com isto? Quer dizer que esposas rubis são bem casadas? (Ela tem algo a ver com seu sucesso.)

J. Leia Provérbios 31:25. Ela acha graça do futuro? (Observe suas atitudes: força, dignidade e sem preocupações quanto ao futuro.)

1. Uma vez que nenhum ser humano pode prever o futuro, esta mulher está sendo tola, imprudente? (A última metade de Mateus 6 contém instruções para não termos preocupações quanto ao futuro. Deus cuidará de nós. No entanto, Provérbios 31 acrescenta um ponto essencial: nós precisamos ser diligentes, hoje. Deus não está dizendo: “seja preguiçoso e não se preocupe”. Ele diz: “trabalhe e confie em Mim.”)

K. Leia Provérbios 31:28-29. Mães, que tipo de postura vocês querem que seus filhos e maridos tenham, com relação a vocês? (Seguindo esta fórmula, você vai conseguir excelentes críticas de sua família.)

L. Leia Provérbios 31:30. Homens, como vocês irão encontrar uma esposa rubi? Quais são as considerações? (Beleza, formosura e seu relacionamento com Deus.)

1. Qual é a mais importante? (O relacionamento da mulher com Deus. A formosura, muitas vezes, deixa de existir com a idade. Algumas mulheres são simpáticas, apenas, quando estão namorando. Mas, um relacionamento com Deus pode ser um atributo eterno.)

M. Leia Provérbios 31:31. Como os maridos deveriam tratar suas esposas rubis? (Com recompensas e elogios!)

N. Amigo, considere a atitude afirmativa de Deus acerca das mulheres neste capítulo. Em primeiro lugar, Deus nos diz que elas são uma fonte de práticos conselhos. Em segundo lugar, Ele nos diz que elas deveriam ser autorizadas a usar suas extraordinárias habilidades para abençoar aqueles que as rodeiam.

III. Na próxima semana: Vamos começar a estudar o Evangelho de Lucas.  

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"

**********************************

sexta-feira, 13 de março de 2015

Lição 12 - A Humildade dos Sábios


(Provérbios 30) 
Introdução: O livro de Provérbios tem-nos dito, repetidamente, que sabedoria traz riqueza e felicidade, enquanto tolice ou preguiça trazem pobreza e sofrimento. As pessoas que se dão bem na vida, geralmente, são humildes? Pelo que tenho constatado, não são humildes e, por uma simples razão: uma vez que, para elas, tudo tem ocorrido bem, elas acham que suas opiniões são superiores às daqueles cujas vidas não tem ido tão bem. Talvez estejam certas. O problema é que a Bíblia cita a humildade como uma virtude e que as pessoas orgulhosas não são sábias. Vamos escavar dentro de nosso estudo, no livro de Provérbios, para entender melhor a virtude da humildade!

I. Ignorância e Erro

A. Leia Provérbios 30:1-2. Alguns comentaristas dizem que estes são nomes simbólicos de outros personagens bíblicos, outros dizem que o significado do nome é o que importa.  Quem é a pessoa que fala? (Agur. Nós vamos manter as coisas de modo simples e tratar isto, apenas, como o nome de um orador.)

1. Que tipo de opinião o orador tem acerca de seu conhecimento e de sua educação? (Ele disse que é o mais ignorante dos homens. Isso é humildade!)

B. Leia Provérbios 30:3. Que tipo especial de ignorância Agur confessou? (Ele disse que não sabia nada a respeito de Deus e que não aprendeu sabedoria.)

C Leia Provérbios 30:4. Vamos re-expressar estas perguntas na linguagem de hoje. Que tal isto:

1. Quem é Deus?

2. Aonde fica o céu?

3. Quem controla o tempo?

4. Quem definiu os limites dos oceanos?

5. Quem decidiu os limites da terra?

6. Qual é o nome de Deus e o nome de Seu Filho?

a. O que você acha que é ímpar nestas perguntas? (Elas são algumas das grandes questões da vida.)

b. O que estas questões assumem, que o homem moderno não consegue? (Elas assumem que uma entidade pensante governa o universo.)

D. Leia Provérbios 30:5. Espere um minuto! Uma outra pessoa está escrevendo aqui?  Apenas um raio de sabedoria atingiu Agur? O que deve ter acontecido para fazer com que Agur utilizasse palavras "impecáveis" com relação a Deus? (Para isto fazer sentido, Agur deveria ser crente em Deus. Sua mensagem diz que as respostas, para todas as questões fundamentais na vida, vêm de Deus. Podemos não perceber mas, quando se trata de responder estas questões fundamentais da vida, assim como Agur, estamos, razoavelmente, harmonizados.)

1. De que modo Deus é um escudo, quanto se trata das questões mais fundamentais da vida? (Deus nos dá informações especiais. Podemos não saber muito mas, o que nós sabemos é importante.)

E. Leia Provérbios 30:6 e Deuteronômio 4:2. Deuteronômio 4:2 é uma das minhas passagens preferidas, porque ela nos lembra que, inventar novas regras, é tão errado quanto dizer que está tudo bem, quando ignoramos as regras existentes de Deus. Acho que este texto deveria ser postado em cada escola cristã! Provérbios 30:6 apenas repete a mesma verdade? (Acho que temos algo diferente, em Provérbios. O tema trata de algumas das derradeiras questões da vida. Deus disse para nada acrescentar, ao que tem sido revelado.)

1. Isto quer dizer que devemos ignorar a ciência? (Salmos 19:1-3 revela que a natureza nos ensina sobre Deus. Não acho que este texto esteja dizendo para ignorarmos a natureza e o que ela revela, através da ciência.)

2. Vamos aplicar Provérbios 30:6 à idade da Terra. A Bíblia revela, claramente, a idade da Terra? (Eu creio que não. Gênesis 1:...2 nos diz que existia algo anterior à semana da criação de Deus. Gênesis 1:12 nos diz que Deus criou plantas e árvores adultas - o que significa que elas foram criadas com certa idade. Não acho, embora eu não tenha certeza, que os estudiosos da Bíblia acreditem que as genealogias contidas nela estejam concluídas e tencionam ser uma forma de estipular uma idade para a Terra. Esta pode ser uma área em que, se nós “acrescentarmos às palavras de Deus”, comprovaremos ser mentirosos.)

3. Qual é a mensagem prática de Agur, aqui? (Há muitas coisas que Deus não nos revelou. Não comece a afirmar coisas que Deus não revelou, claramente - para não sentir-se envergonhado, quando for provado que você está errado.)

4. O que isto tem a ver com humildade? (Preste atenção ao que você não sabe, e confesse quando você não souber, ao invés de ficar inventando coisas.)

5. Pensando nas palavras de Agur, o que elas nos ensinam sobre nosso relacionamento com Deus? (Deus é nosso ponto de referência. Deveríamos ser humildes quando comparados a Deus.)

a. Quando começamos a inventar coisas e afirmamos que elas estão corretas, porque somos cristãos, a reputação de quem é atingida? (Afirmamos falar em favor de Deus! Deus diz: “Uau, você aí! Não invente nada em Meu Nome.”)

II. A Vantagem da Humildade

A. Leia Provérbios 30:7-8. Um termo comum nos Estados Unidos é a “lista do balde”, que significa a lista de todas as coisas que você quer fazer antes de morrer. Por exemplo, pode-se colocar na lista, “ver o Grand Canyon” ou “saltar de pára-quedas”. Não tenho certeza se há alguma coisa no meu "balde" mas, Agur tinha duas coisas, em seu balde. Quais eram? (Ser verdadeiro e honesto. Estar no “meio da estrada”, quando se trata de dinheiro.)

1. Entendo o objetivo da honestidade: aceitar a verdade ao buscar os meios, quando se trata de riqueza?

B. Leia Provérbios 30:9. Aqui está a resposta sobre buscar os meios para alcançar o objetivo. Quais são os problemas com a riqueza e a pobreza? (O problema com a riqueza é que você depende dela, ao invés de depender de Deus. Você “nega” a Deus. O problema com a pobreza é que você é tentado a roubar - e, Deus não tolera o roubo, mesmo que você seja pobre.)

C. Leia Provérbios 30:10. O que isto tem a ver com humildade? (Por que você criticaria um outro empregado {seu colega de trabalho}? Poderia ser para mostrar-se melhor, aos olhos do chefe? Se assim for, isso é problema de humildade.)

1. Quem está amaldiçoando você, aqui? (O outro funcionário!)

D. Leia Provérbios 30:11-12. Quantas pessoas culpam os pais, pelos problemas em suas vidas?

1. Quem deveria suportar a culpa, segundo estes versículos? (O filho é “impuro” mas acha que é “puro”. Isto sugere que o filho não está pensando, de forma realista, sobre seus pais ou sobre si mesmo.)

E. Leia Provérbios 30:13-14. Quais são os reais problemas na vida deste filho? (O orgulho e o uso de palavras ásperas. Esta pessoa não é boa.)

1. Quem é a vítima desta pessoa má? (Os pobres e necessitados.)

2. Por que escolher os pobres e necessitados? (Eles parecem indefesos.)

F. Leia Provérbios 30:15-16. Será que invertemos o curso? Aqui, Agur estava falando sobre o fracasso dos pobres? Se não for assim, quem é a “sanguessuga” e suas filhas? (São as pessoas que querem que você dê tudo a elas.)

1. Por que Agur passa, a seguir, uma lista de coisas “que nunca estão satisfeitas”? (Sugere uma classe de pessoas sanguessugas - elas querem que você lhes dê e nunca ficam satisfeitas.)

2. Se a pretensão de Agur era marcar a característica de alguma pessoa, por que ele se referiu a coisas inanimadas como fogo, água e túmulo? (Talvez ele estivesse dizendo que é a natureza de algumas pessoas. Talvez ele estivesse dizendo que é a natureza de alguns problemas - eles nunca serão resolvidos aqui.)

a. Este grupo que “nunca está satisfeito” tem algo a ver com humildade? (O senso de direito é um problema de humildade.)

G. Leia Provérbios 30:20. Por que o desperdício, tem a ver com comida? (Mostra que esta senhora é muito descuidada no que ela tem feito.)

1. Como você aplicaria as lições de humildade, aqui? (Assim como o filho mau que culpa seus pais, e, ainda se acha "puro" aos seus próprios olhos, a adúltera tem o falso orgulho de que ela não faz nada errado.)

H. Leia Provérbios 30:32-33. Em que ponto deveríamos abordar o orgulho? (A batalha está na mente. Lá, precisamos dar fim ao nosso orgulho ("tapar a boca com as mãos"), não deixá-lo escapar de nossos lábios e impedí-lo de produzir discórdias.)

I. Amigo, qual a dimensão do problema do orgulho, em sua vida? Por que não pedir para o Espírito Santo ajudar você, agora mesmo, a "tapar sua boca com suas mãos”?

III. Na próxima semana: "As Mulheres e o Vinho"

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"

**********************************

sexta-feira, 6 de março de 2015

Lição 11 - "Vivendo pela Fé"


(Provérbios 28 e 29) 

Introdução: Dois temas que discutiremos nesta semana são lei e transparência. Você pode supor o que quer dizer: “todo aquele que tem janela de vidro não deve atirar pedras.” Mas você estaria errado. Em vez disso, "transparência” significa deixar as pessoas verem tudo o que você faz. Sem segredos. Isto ajuda você a viver de acordo com seus padrões. Se a lei de Deus é seu padrão e, mesmo assim, você acredita que algo deveria ficar em segredo, esse é um indício de que aquilo que você quer manter em segredo é algo que você não deveria estar fazendo. Vamos mergulhar no nosso estudo do livro de Provérbios!

I. O Governo e a Lei

A. Leia Provérbios 28:2. Você gostaria de viver num país com “muitos governantes”?

1. Se sua resposta for não, por que? (Ao que parece, com muitos governantes viriam muitas regras - e elas poderiam, muito bem, ser conflitantes.)

2. Qual é a melhor maneira de governar um país? (Vivendo pelo estado de direito. “A ordem se mantém com um líder sábio e sensato.”)

a. Este princípio também se aplica a nossa vida pessoal? (A lei de Deus deveria ser a "regra” em nossa vida.)

B. Leia Provérbios 29:4. Como os subornos se encaixam com o estado de direito? (Não se encaixam. O rei que aceita suborno subverte o estado de direito para o ganho pessoal.)

1. Qual é a consequência, para o país?(Destrói a estabilidade e leva o país à ruína.)

C. Leia Provérbios 28:3. Observe que a NVI traduz isto de forma diferente do que a maioria das outras traduções. A NVI diz "um governante que oprime...." Outras traduções dizem: "o homem pobre que oprime..." O que a tempestade súbita faz na plantação? (Uma oportunidade perdida! Se um governante é injusto com os pobres, o resultado é terrível. Se os pobres são injustos com os pobres, eles, também, desperdiçam oportunidades.)

D. Leia Provérbios 28:4. Que duas classes de pessoas encontramos nestes provérbios? (Os que guardam e os que não guardam a lei.)

1. O que caracteriza os que não guardam a lei? (Eles elogiam os ímpios.)

2. O que caracteriza os que guardam a lei? (Eles resistem aos ímpios.)

3. Existe uma discussão, nos Estados Unidos, sobre o papel da crença religiosa na política. O que esse texto sugere? (Os justos são obrigados a resistir aos ímpios.)

a. De que lei estamos falando aqui? A lei de Deus ou a lei do estado? (A lei de Deus, mas deveria haver uma relação entre a lei de Deus e a lei dos homens. Leia Romanos 13:1-2.)

E. Leia Provérbios 28:5. Temos visto que os ímpios não suportam a lei. Por que? (Eles não entendem a justiça.)

F. Leia Provérbios 28:15-16. Como você explica que Deus, algumas vezes, deixa governantes ímpios e tiranos no comando? (Deus está no comando, mas Ele concede aos homens o livre arbítrio. Às vezes, os homens colocam líderes ímpios e tiranos no poder - ou deixam de resistir a eles.)

G. Leia Provérbios 28:12. O que quer dizer “tratam de esconder-se”? (Todos querem evitar lidar com um governante ímpio. Mas, também pode significar que a maldade é autorizada a continuar por aqueles que tem medo de levantar suas vozes. Quanto a isso, devemos ter cuidado. Lembre-se que Romanos 13:2 adverte contra a rebelião.)

II. Os Pobres

A. Leia Provérbios 28:6-7. Temos lido muitos provérbios que nos dizem que existe uma conexão positiva entre ser justo e ter sucesso. O que este provérbio diz sobre essa conexão? (Isso nem sempre é verdade. Algumas vezes, os ricos são perversos e os pobres são íntegros.)

1. O que isto nos sugere, como motivo para obedecer a Deus? Deveríamos obedecê-lO por dinheiro? (Obediência é a própria recompensa. Tendo ou não dinheiro, uma pessoa obediente vive melhor - uma vida que reflete bem em seus pais.)

B. Leia Provérbios 28:9. Será que Deus ouve as orações dos ímpios? (Leia Mateus 9:10-12. Quando Jesus estava na terra, Ele fazia questão de passar o tempo com pecadores. É difícil imaginar que isso tenha mudado.)

1. Se Jesus ouve as orações dos pecadores, então, o que significa que aqueles que não prestam atenção à lei fazem orações detestáveis? (Qual é a característica da oração? Ter ajuda de Deus para você ou para outras pessoas, certo? A característica da lei é nos ajudar. Portanto, se não prestarmos atenção à lei, por que Deus deveria olhar, com bons olhos, para nossos pedidos de ajuda?)

C. Leia Provérbios 28:10. Você já viu pessoas boas serem induzidas ao erro por pessoas más? Caso afirmativo, o que a Bíblia nos informa como isso acaba? (As pessoas más caem nas armadilhas que preparam, mas os bons saem-se bem no final.)

D. Leia Provérbios 28:11. O que isso nos ensina sobre sabedoria e riqueza? (Este homem rico não tem sabedoria mas, o homem pobre, sim.)

1. Por que você acha que isso é verdade? (O orgulho do rico pode cegá-lo para a verdade.)

2. Por que o homem pobre tem discernimento? (Ele não fica cego no seu orgulho. Além disso, muitas vezes temos mais capacidade de observar os pecados dos outros do que os nossos próprios.)

E. Leia Provérbios 28:27. Por que nosso relacionamento com o pobre é contra-intuitivo? (As regras ficam revertidas pois, dar significa conseguir mais. Recusar-nos a dar, significa que acabamos perdendo.)

F. Leia Provérbios 29:7. Por que os ímpios não se preocupam com justiça para os pobres? (Eles não fazem nada para ajudá-los. Por outro lado, os justos entendem que o amor de Deus é para todos. Note que ao pobre são requeridas tanto justiça, quanto ajuda.)

G. Leia Provérbios 29:13. Esta parece ser uma estranha afirmação. O que quer dizer “dá vista a ambos”? (Ambos, opressor e oprimido, entendem o que está acontecendo.)

1. E daí? (O julgamento final de Deus é justificado. Ninguém pode alegar ignorância.)

III. Transparência

A. Leia Provérbios 28:13. Por que você iria querer esconder seus pecados? (Por orgulho - você não quer que os outros saibam sobre seus pecados. Pode, também, ser uma questão de tentar manter-se longe de problemas.)

1. O que a confissão dos pecados faz a você? (É como deixá-los a céu aberto, no sentido de que você admite o pecado.)

a. Quão descobertos estão esses pecados? (Discutimos, em lições anteriores, a idéia de que nós confessamos os pecados para Deus e, não, para outros homens, a menos que tenhamos prejudicado alguém e, então, a confissão poderia melhorar as coisas.)

b. E quanto a idéia de viver com transparência; como relacionar isso à confissão dos pecados? (Se você permitir que outras pessoas vejam como você vive e compartilhar seus padrões com elas, é improvável que você vá fazer algo que esteja em desacordo com esses padrões.)

B. Esquadrinhe Romanos 14 e leia Romanos 14:22-23. Este texto sugere que é bom ter alguns segredos. Como você pode saber quais aspectos de sua vida devem ser transparentes e o que é melhor deixar em segredo? (A regra geral deve ser a transparência. No entanto, se você está absolutamente confiante, de que aquilo que você faz não é pecado e você sabe que outras pessoas pensam, erroneamente, que é pecado, então, para benefício delas - não, seu - você deveria mantê-lo entre você e Deus.)

C. Leia Provérbios 28:14. O que quer dizer “endurecer” seu coração? (Determinar-se a fazer o que você quiser, sem levar em conta as leis de Deus.)

D. Leia Provérbios 28:25. Qual é a fonte dos problemas com um “homem ganancioso”? (O egoísmo. Ele sempre quer mais.)

1. Qual é a ligação lógica entre ser ganancioso e criar discórdias? (Você chuta e empurra para chegar no topo. Você quer que as pessoas notem você.)

2. Em contrapartida, o que uma pessoa sábia faz? (Confia em Deus.)

3. O que isto tem a ver com transparência? (Sabemos que as pessoas que causam tumultos não são as que confiam em Deus.)

E. Amigo, nosso estudo mostrou que intergridade, transparência, obediência ao estabelecer regras e, preocupação e justiça com os pobres são o caminho para uma vida melhor e um país melhor. Por que não fazer destas coisas sua meta?

IV. Na próxima semana: "A Humildade dos Sábios"

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"

**********************************