quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Figura dos Bastidores - Lição 05

Abigail: Senhora das Circunstâncias
(I Samuel 25)

Introdução: Pense nas pessoas que parecem conseguir se socializar com todo mundo. O que lhes permite se socializar assim? É algo que você pode ter? O que eles possuem é chamado de “inteligência emocional” e você pode aprender como tê-la. Nossa lição desta semana é sobre uma mulher esperta, bonita, prática e emocionalmente inteligente chamada Abigail. Sua história nos apresenta as regras para a inteligência emocional baseadas na Bíblia. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e aprender mais!

I. Os Personagens Principais

A. Leia I Samuel 25:1-3. O que sabemos sobre Davi, Nabal e Abigail? (Samuel era a testemunha primária de que Davi havia sido ungido para ser o rei de Israel. Agora, Samuel havia morrido. Depois da morte de Samuel, Davi imigra para Maom, onde Nabal vive. Nabal é rico. Ele também é maldoso e rude em seus assuntos de negócios. Abigail, a esposa de Nabal, também vive em Maom. Ela é inteligente e bela.)

B. Você conhece mulheres inteligentes e bonitas que são casadas com homens brutos?

1. Como este casamento funciona?

II. A Disputa de Negócios

A. Leia I Samuel 25:4-6. Assuma que alguns jovens chegam à tua porta e dizem “Vida longa para você! Bom dia e boa saúde para você e para a tua família!” Qual seria a tua reação? (Eu pensaria, “O que será que eles estão vendendo?”)

B. Leia I Samuel 25:7-9. Vamos considerar esta mensagem. Assuma que alguns imigrantes chegam à tua casa e dizem, “Nós não tratamos mal os teus empregados nem roubamos as tuas coisas. Que tal você nos dar algum dinheiro por causa disso, porque estamos vendo que você está recebendo os lucros do teu negócio e sem dúvida está com um humor bondoso e generoso?”

1. Você pensaria que está sendo visitado pela Máfia?

2. Davi tem algum direito legal sobre os lucros de Nabal? (Não.)

3. Davi tem algum direito moral sobre os lucros de Nabal? (Não.)

4. Davi tem algum direito do tipo “você está bem” sobre os lucros de Nabal? (Não.)

C. Vamos pular um pouco à frente e recolher um pouco mais de informações sobre se Davi e seus homens tem um direito moral. Leia I Samuel 25:14-16. O que você acha que “um muro ao nosso redor” quer dizer? (Os pastores de Nabal estavam no deserto, onde poderiam naturalmente sofrer algumas perdas, devido ao ambiente hostil. Os homens de Davi os protegeram. Isto dá a Davi o argumento moral de que, se seus homens não houvessem protegido os animais de Nabal, ele teria lucros menores.)

1. Se os homens de Davi podem fazer a viagem para coletar os seus direitos, por que Davi não se apresentou meses antes para entrar em acordo com Nabal, para proteger seus animais em troca de uma parte do lucro?

D. Leia I Samuel 25:10-11. Qual é a resposta de Nabal à solicitação de Davi sobre parte dos lucros? (Não.)

1. Vamos explorar isto um pouco mais. Leia novamente I Samuel 25:8. Davi pede a Nabal para que ele fale com seus pastores, de forma a conseguir informações mais precisas sobre o seu pedido. Nabal fez isso? (Não. Note que quando avançamos no texto, vimos que Abigail faz isso mais tarde.)

a. Leia Provérbios 13:16. Que conselho encontramos sobre a tomada de decisões?

2. Sem ter qualquer informação de primeira mão, sobre qual base Nabal toma a sua decisão? (Este é uma forma de pensar muito estranha no mundo dos negócios de hoje. Nabal decide não dar coisa alguma a Davi, porque ele é um ninguém. Ele não discute a questão principal – Davi executou algum serviço que mereça um pagamento?)

a. Por que você acha que Nabal deixa de perceber a questão principal? (Poderia ser porque ele assume que Davi pode ter ajudado a proteger seus rebanhos, mas Davi não tem autoridade para exigir seus direitos. Ou, pode ser que Nabal não seja apenas brutal e maldoso, ele também é tão estúpido que não consegue perceber a questão principal. Estupidez, maldade e brutalidade às vezes vêm como um pacote, em algumas pessoas.)

b. Se Nabal soubesse de onde Davi havia imigrado, isto teria feito alguma diferença?

E. Você sabia que a maioria dos empregados são mandados embora por que não conseguem se socializar, e não porque sejam incompetentes para realizar o seu trabalho?

1. A habilidade para se socializar com os outros, conforme mencionamos na introdução, é chamada de “inteligência emocional”. Como você avaliaria Nabal por sua inteligência emocional?

a. O que, especificamente, Nabal está fazendo, que seja emocionalmente estúpido? (A maior parte do que ele fala são simplesmente insultos a Davi. Não haveria necessidade de insultar Davi para tomar uma decisão de negócios ou dar uma resposta.)

2. Vamos ler alguns princípios sobre a inteligência emocional baseados na Bíblia.

a. Leia Provérbios 18:19, Provérbios 20:30 e Provérbios 11:17. Até que ponto Nabal está cumprindo as regras para a inteligência emocional baseadas na Bíblia?

III. A Resposta de Davi

A. Leia I Samuel 25:12-13. Davi é realmente como a Máfia?

1. Por que você acha que ele teve esta reação? (Devido ao que sabemos sobre Davi, de maneira geral, e pelo fato de que Deus o havia escolhido para ser o futuro rei de Israel, estou assumindo que ele não está fazendo algum tipo de extorsão com Nabal. Ao contrário, penso que Davi está reagindo aos insultos.)

B. Davi está demonstrando inteligência emocional?

1. Leia Provérbios 12:16, Provérbios 24:19 e Provérbios 19:11. O que a Bíblia diz sobre a inteligência emocional de Davi?

IV. A Resposta de Abigail

A. Leia I Samuel 25:14-17. Por que você acha que o servo veio a Abigail? (Sem dúvida, porque ele tinha algum bom senso.)

1. Considere que o servo está dizendo a Abigail o que fazer. Ela deveria se sentir insultada?

2. O que você acha sobre o fato de que Nabal não aceitar conselhos, e Abigail os aceitar? (Leia Provérbios 12:15, Provérbios 13:10 e Provérbios 19:20. Abigail poderia ter se sentido insultada. Em vez disso, ela demonstrou inteligência emocional por ter aceitado conselho. Ela demonstrou ainda mais inteligência emocional (Provérbios 13:10) por ter buscado agir com base no que sabia. O fato de que Nabal nunca aceitava conselhos é mais evidência de que ele não possuía inteligência emocional.)

B. Leia I Samuel 25:18-19. Qual é o ponto em Abigail ajuntar toda esta comida?

1. Por que ela cavalga mais atrás? Ela está preocupada com a sua segurança, e não com segurança dos servos? (Nabal havia insultado Davi, não lhe dando comida alguma. Abigail está demonstrando a importância de Davi, dando-lhe muitos presentes de comida. Ela cavalga mais atrás, para que Davi veja os presentes primeiro.)

a. Se você fosse Abigail, cavalgaria em direção a Davi ou ajuntaria o máximo de bens que pudesse e cavalgaria na direção oposta?

2. É uma coisa boa ou uma coisa ruim não contar ao esposo o que ela está fazendo? (Leia Provérbios 18:1, Provérbios 21:24 e Provérbios 9:7-8. Nabal não teria aceitado o conselho de Abigail. Sendo um “zombador”, ele teria simplesmente abusado dela por suas ações.)

C. Leia I Samuel 25:23-28. O que Abigail compreende, e Nabal não? (Que os insultos para com Davi são um problema. Ela está fazendo tudo o que pode para mostrar que Davi é digno de homenagens e honra.)

1. Abigail poderia ter dito, com razão, “Rapazes, o que vocês são, a Máfia? Aqueles rebanhos eram nossos e estou disposta a pagar pela ajuda de vocês. Mas o que vocês têm em mente é simplesmente criminoso!” (Leia Provérbios 11:2 e Eclesiastes 10:20. O argumento anterior teria expressado orgulho. Davi deveria ser o próximo rei. Desprezá-lo seria um grande erro. Abigail demonstrou inteligência emocional sendo humilde e evitando insultar aqueles que possuíam autoridade.)

D. Leia I Samuel 25:32-35. Quais benefícios a inteligência emocional de Abigail lhe trouxe? (Ela controlou a ira de Davi e trouxe à tona a inteligência emocional dele.)

E. Leia I Samuel 25:36-40. Como a história termina para esta esposa emocionalmente inteligente e para o seu marido emocionalmente estúpido? (Abigail troca um marido maldoso e bruto pelo próximo rei. Parece ser uma troca bastante boa.)

F. Amigo, você já considerou se está agindo de uma maneira emocionalmente inteligente? Se não está, por que não estudar o livro de Provérbios para aumentar a tua inteligência emocional e melhorar o teu sucesso na vida?

V. Próxima Semana: Urias: Um Estrangeiro de Fé

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Figura dos Bastidores - Lição 04

Jônatas: Nascido Para a Grandeza
(I Samuel 13, 14, 19, 20 e 31)

Introdução: Quantas vezes nós olhamos para a doença e a morte e dizemos “Isto não é justo”? Nosso senso de justiça fica ofendido quando pessoas virtuosas morrem e pessoas indignas vivem. Quando a injustiça envolve você e os teus objetivos de vida, é muito mais difícil de aceitar. Como deveríamos reagir quando servimos fielmente a Deus, mas somos preteridos em uma promoção? Como deveríamos reagir quando os nossos objetivos de vida são engolidos pela doença ou por problemas, sobre os quais não temos responsabilidade? Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender da vida de Jônatas!

I. Destemido Por Deus

A. Leia I Samuel 13:5 e I Samuel 13:19-22. Quem tinha a vantagem tecnológica na batalha que estava por vir? (Não chegava nem perto. Os filisteus tinham carruagens, a mais moderna arma militar; eles tinham armas e armaduras de metal. Os israelitas tinham madeira.)

1. Quem tinha a vantagem numérica? (Os filisteus tinham “tantos soldados quanto a areia da praia.” Este não é um número exato, mas parece ser uma vantagem.)

B. Leia I Samuel 13:6-7 e I Samuel 13:15. Qual é a tua análise militar da situação? Era simplesmente impossível para os israelitas vencer?

1. Você iria embora se fosse um dos 600 que estaria lutando com “a areia”?

C. Leia Samuel 14:6-7. O que você teria dito se fosse o escudeiro de Jônatas? (“O que? Você está maluco?”)

1. Você estaria preocupado que Jônatas tenha dito que “talvez” o Senhor os ajudaria?

2. O que aprendemos da fé de Jônatas? (Incrível! Ele diz que a vantagem numérica e tecnológica dos filisteus não significa nada se Deus está conosco.)

3. Jônatas está sendo presunçoso? (Não. Ele diz “Talvez o Senhor aja em nosso favor”. Esta não é uma declaração de dúvida, é simplesmente o reconhecimento de que Deus conhece melhor {as circunstâncias envolvidas}.)

D. Leia I Samuel 14:8-10. Agora Jônatas está sendo presunçoso? (Se está, Deus não parece se importar com isso. É certamente muito melhor do que ficar com medo e fugir correndo.)

1. Deveríamos dar a Deus escolhas como estas para determinar a Sua vontade?

E. Leia I Samuel 14:11-12. Fé abstrata é uma coisa. Fé em ação é outra. Como você classificaria a fé de Jônatas?

F. Leia I Samuel 14:13-16. Como é a coragem e fé de Jônatas e seu escudeiro, ligadas à mão de Deus? (Jônatas avança em fé e Deus envia um pânico entre os filisteus.)

1. Jônatas é digno de ser o rei de Israel?

G. Leia I Samuel 14:19-23. Qual é o resultado da fé e da coragem d um homem que decidiu dar um passo adiante em fé? (O povo de Deus venceu o que parecia ser, do ponto de vista humano, uma vitória impossível.)

1. A vantagem numérica e tecnológica dos filisteus fez alguma diferença?

2. Que lição Deus tem em mente para você e para mim?

a. Você quer ser um Jônatas? Ou um daqueles homens que se escondem e depois pulam para fora para lutar somente quando as coisas parecem ser favoráveis a eles?

II. Amigos e Rivais

A. Leia I Samuel 19:11-12. Quem são os personagens aqui nesta narrativa? (Saul é o rei. Davi é o “rei à espera”. Mical é a esposa de Davi e filha do rei Saul.)

1. Qual é a atitude de Sal com relação a Davi?

B. Leia I Samuel 20:1. Uma vez que Jônatas é o filho do rei Saul, Jônatas e Davi são potencialmente rivais ao trono. O que Davi quer saber de Jônatas? (Ele está buscando por “informação privilegiada”.)

1. Além de informação, o que mais Davi está pedindo? (Justiça. Ele quer saber quais são as acusações contra ele e por que o rei desejaria matá-lo.)

C. Leia I Samuel 20:2. Jônatas tem alguma informação privilegiada sobre este assunto? (Ele diz que normalmente tem, mas nós sabemos que, neste caso, ele está errado.)

D. Leia I Samuel 20:3. Que teoria Davi sugere que seja o motivo pelo qual Jônatas está errado a respeito dos planos do rei Saul?

1. Que nível de confiança Davi tem em Jônatas?

2. Se você fosse Jônatas, o que poderia passar pela tua mente?

3. Nesta pergunta sobre o que Jônatas tinha a ganhar com a morte de Davi, salte alguns textos e leia I Samuel 20:30-31. O que este texto nos diz a respeito do caráter de Jônatas?

a. Como você trata os teus amigos quando somente um de vocês pode ter alguma vantagem?

E. Leia Filipenses 2:3-4 e I Samuel 20:4. Jônatas está seguindo o conselho de Deus com relação à amizade? (Definitivamente sim.)

1. Note que Filipenses 2:4 nos diz que é correto buscar nossos próprios interesses. Jônatas está buscando seus próprios interesses?

2. Na história anterior vemos um Jônatas que, em cooperação com Deus, levou seu país a uma grande vitória. Davi está melhor qualificado para ser rei do que Jônatas?

F. Leia I Samuel 20:5-11. Por que Jônatas pede a Davi para ir ao campo com ele? (Jônatas está preocupado que outras pessoas saibam a respeito do que ele e Davi estão planejando. Certamente os que estão em torno de Jônatas são leais a ele e poderiam não ser tão generosos com relação a Davi quanto Jônatas. Ao contrário, eles podem ter a mesma atitude que o rei Saul.)

G. Em I Samuel 16 encontramos que Deus disse a Samuel para ungir Davi para ser o próximo rei de Israel. Você acha que Davi tinha compartilhado este fato com Jônatas?

1. Se você acha que sim (e eu acho que ele compartilhou), como você se sentiria se fosse Jônatas?

2. Deus falhou em recompensar a tua grande fé na batalha contra os filisteus?

3. Você acha que Jônatas falava com seu pai, quando era um menino pequeno, a respeito do dia quando ele se tornaria rei?

a. Você acha que Jônatas sonhava com o dia em que ele seria rei? Ou você acha que Jônatas era apenas um rapaz tímido, que não queria ser um líder? (O ataque aos filisteus demonstra que Jônatas era um líder motivado e corajoso.)

H. Leia I Samuel 20:12-16. Lembre-se de que acabei de perguntar se Jônatas estava buscando seus próprios interesses? Agora que você já Lou um pouco mais desta história, qual é a sua resposta para esta pergunta? (Jônatas aparentemente compreendeu que Deus iria fazer de Davi o novo rei. Ele sabia que iria colocar a si próprio e à sua família em perigo – porque, como “rivais” ao trono, os amigos de Davi iriam procurar destruir a ele e à sua família. Ele extraiu de Davi uma promessa de proteção. Ele estava cuidando de sua família.)

I. Leia I Samuel 20:17. O que torna Davi e Jônatas amigos tão perfeitos? (Leia Marcos 12:29-31. Jônatas cumpria perfeitamente o mandamento do amor. De fato, Jônatas amava a Deus e a Davi mais do que a si mesmo.)

J. Leia I Samuel 23:15-18. Como Jônatas vê seu futuro? (Ele será o segundo no futuro reinado de Davi.)

III. Desapontamento

A. Leia I Samuel 31:1-6. Por que Deus dá a Jônatas uma vitória tão grandiosa na luta anterior contra os filisteus e depois permite que ele seja derrotado aqui?

1. Por que ele não poderia viver e ser o segundo de Davi, como eles haviam combinado?

B. Leia I Samuel 31:8-10. Por que os filisteus colocam a armadura de Saul em seu templo e penduraram o corpo de Saul e os corpos de seus filhos nos muros da cidade? (Eles estavam mostrando a vitória de seus deuses sobre o Deus de Israel.)

1. Você pode explicar o destino de Jônatas?

C. Leia Hebreus 11:32-38. A vida é justa para aqueles que seguem a Deus? (Não. Alguns, como Davi, conquistaram. Alguns, como Jônatas, foram tratados terrivelmente mal.)

1. Por que nem sempre Deus intervém para tornar a vida justa? (Leia Hebreus 11:39-40. Deus tem algo muito melhor, muito mais justo em mente para nós!)

D. Amigo, e você? Vai permanecer fiel e destemido, não importando como as coisas decorram na vida?

IV. Próxima Semana: Abigail: Senhora das Circunstâncias

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron
===============================

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Figura dos Bastidores - Lição 03

Ana: Aprendendo a Ser Alguém
(I Samuel 1 e 2)

Introdução: Ao conversar com os colegas de classe em uma das reuniões da minha escola secundária, tive uma visão profunda. Compreendi que todos na minha turma da escola secundária, mesmo os menos populares, tinha sentimentos de inferioridade quando estava na escola. Isto simplesmente faz parte de ser um adolescente. Será que as pessoas alguma vez superam este sentimento? Duvido que alguém supere completamente o sentimento que as outras pessoas são melhores. De fato, a menos que você seja a pessoa mais talentosa do mundo, os outros são melhores. A Bíblia nos fala para pensar sobre nós mesmos com um “conceito equilibrado” (Romanos 12:3) e nos encoraja a sermos “humildes” (Efésios 4:2). Mas o que acontece quando o nosso senso de auto estima se torna tão baixo que temos problemas para viver? Como deveríamos reagir quando aqueles que estão mais próximos de nós têm soluções bem intencionadas, mas que não ajudam? Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e aprender a história de Ana, uma mulher que sofria severos problemas com a sua auto estima.

I. O Problema

A. Leia I Samuel 1:1-2. Que problema você vê instantaneamente com esta família? (Primeiro, o marido tem duas esposas – o que prepara o palco para a rivalidade. Segundo, uma esposa (Penina) tem filhos e a outra esposa (Ana) não tem.)

1. Isto é uma falha de Ana? (“Falha” pode não ser a palavra, mas o problema parece estar do lado de Ana, porque a outra esposa teve filhos com o mesmo marido.)

B. Leia I Samuel 1:3-5. Como você acha que as práticas do marido afetam a situação?

1. Ele está tentando melhorar as coisas? (Sim.)

2. Você acha que isso está funcionando? (É claro que não. O marido pode ter a melhor das intenções, mas ele não consegue ser tão esperto. Por que a esposa que tem mais filhos ganharia menos? O texto diz que o esposo “amava” Ana – com a implicação de que ele amava menos a Penina, se é que a amava. A combinação dessas duas coisas devia tornar Penina infeliz.)

3. Por que você acha que é importante a questão de que o presente do marido pretende compensar o fato que “o SENHOR a tinha deixado estéril”? (A sugestão é que Deus não cuida de Ana. Ela está sofrendo sob algum tipo de maldição – e seu marido está tentando compensar a desaprovação de Deus.)

C. Leia I Samuel 1:6. Coloque-se no lugar de Penina. Você tem os filhos e, portanto, deveria ter o direito a receber a maior afeição. O que você faria no lugar dela?

D. Leia I Samuel 1:7-8. Ana tem alguma culpa das ações de seu marido? Há alguma coisa que ela possa fazer para ajudar a sua situação – para parar os insultos de Penina?

1. O marido identificou corretamente o problema? (Ele acha que a questão é acerca dele. Se Ala tem a ele, por que ela precisa de filhos?)

a. Esta maneira de pensar tem funcionado até aqui? (Não. É isso que está por trás da solução da “porção dupla”, que está causando problemas.)

2. Qual é, realmente, o problema? (Tem a ver com os sentimentos de auto estima de Ana. Não tem a ver com o senso de dignidade do marido. Ela pensa que se ela é digna, deveria refletir o amor do marido dando a ele um filho. Seu marido diz “Você tem a mim – eu sou melhor do que muitos filhos”. É bom ouvir que ele tem sentimentos de valor próprio, mas isto não está fazendo muito para resolver o verdadeiro problema.)

3. Quando uma pessoa tem problemas com a auto estima, você já disse “Deus te ama”?

a. Você está sendo como este esposo? Ou este conselho é diferente?

E. Vamos nos desviar por um momento para uma história diferente. Leia Gênesis 30:1-2. Como Raquel e Jacó estão lidando com isto, em comparação com Ana e seu marido?

II. A Solução

A. Leia I Samuel 1:9-10. Esta é a primeira pista sobre o que Ana está fazendo para tentar “resolver” sua amarga situação. O que é? (Chorar e voltar-se para Deus.)

B. Leia I Samuel 1:11. Ana parece pensar que é amaldiçoada? (Não. Ela pede a Deus para que note a sua miséria e se lembre dela. Ele não parece acreditar que Deus já a tenha notado e que a tenha amaldiçoado.)

1. Que acordo Ana oferece a Deus?

a. Isto é um suborno?

b. Você já orou que, se ganhasse na loteria, daria metade do prêmio para a igreja?

(1) A tua oferta com relação à loteria seria uma “oração de Ana”?

c. Quem recebe quais benefícios com a oferta da oração de Ana? (Ana pode dizer que teve um filho – e isto deveria parar o abuso em casa. Ela saberia que seu filho está vivo – embora não ao seu lado. Deus receberia um homem que, como nazireu, havia sido especialmente separado para Ele. (Para mais informações sobre o voto de nazireu, veja Números 6).)

2. Normalmente, o voto de nazireu era tomado por um certo período de tempo. Ana promete que seu filho em potencial será um nazireu por toda a sua vida. Ela pode fazer uma promessa assim por seu filho?

C. Leia I Samuel 1:12-14. Como isto se encaixa com os sentimentos de falta de auto estima de Ana?

1. O que isso nos mostra sobre a intensidade de sua oração?

a. Você já orou tão intensamente assim?

D. Leia I Samuel 1:15-18. O que Eli diz que causa uma mudança na atitude de Ana? (Ele ora por ela e sugere que Deus ouviu a sua oração.)

E. Posso ter parecido crítico de Ana e seu “suborno”. O que há de bom em sua abordagem e na abordagem de Eli? (Os seres humanos não são perfeitos. Deus quer que nós nos voltemos para Ele com nossos problemas. Ana tinha feito isso. Se alguém me mostrasse um registro de todas as minhas orações de “suborno”, estúpidas e egoístas do passado, tenho certeza que eu ficaria envergonhado.

III. Oração Respondida.

A. Leia I Samuel 1:19-20. Qual é o resultado da oração imperfeita de Ana? (Ele recebe o que pediu – um filho!)

B. Leia I Samuel 1:24-28. Diga-me: quais tipos de sentimentos estão passando agora pelas mentes de Ana, Samuel e Eli? (Não tenho certeza de algum deles está entusiasmado com isso. Ana está mantendo a sua palavra, mas isso provavelmente está quebrando o seu coração. Samuel não quer deixar a sua mãe e a sua casa. Eli provavelmente está perguntando a si mesmo o que vai fazer com este menininho.)

C. Leia I Samuel 2:1 e I Samuel 2:9-10. Qual é a chave para a alegria de Ana e sua vitória sobre seus problemas? (Ela se regozija em Deus. Ela diz que não alcançamos a vitória sobre nossos problemas usando a nossa força, temos a vitória pela confiança em Deus.)

D. Leia I Samuel 2:18-21. Lembre-se de que no momento em que Samuel foi entregue, nós especulamos que nenhum deles estava entusiasmado com a mudança. Como as coisas parecem estar agora? (Ana tem vários filhos. Eli parece estar contente com a situação. Samuel está crescendo na presença de Deus. Parece ser uma situação muito mais feliz.)

E. Leia I Samuel 3:19-21. Quais foram  os resultados de toda esta situação para Samuel e Israel? (Samuel se tornou o instrumento através do qual Deus fala ao Seu povo.)

1. Veja novamente o problema original e como as coisas terminaram. Quando você enfrenta problemas, poderia ser porque Deus tem grandes coisas em mente para você e para teus filhos?

a. Cada problema é uma oportunidade para que Deus seja glorificado através de você?

F. Amigo, você está lutando cm algum problema? Está tendo problemas com a tua auto estima? Você vai se voltar para Deus, pedir a Sua ajuda e esperar que grandes coisas aconteçam?

IV. Próxima Semana: Jônatas: Nascido Para a Grandeza

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron
===============================

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Figura dos Bastidores - Lição 02

Calebe: Convivendo com a Espera
(Números 13 e 14; Josué 14; Juízes 1)

Introdução: O povo judeu deixou o Egito e a escravidão e iniciou uma jornada para a liberdade e a posse de propriedades em Canaã, a maravilhosa terra que Deus lhes havia prometido. A viagem para Canaã levou apenas 15 meses. Coloque-se no lugar deles. Qual seria a tua atitude se você fizesse parte do povo de Deus? Que perguntas teria sobre a terra? Estaria agradecido por esta oportunidade? Vamos pular para o nosso estudo e descobrir o que acontece com Calebe e seus companheiros de viagem!

I. Espias

A. Leia Números 13:17-20. Moisés envia espias para Canaã. O que essas instruções aos espias revelam sobre o pensamento de Moisés? (Ele está pensando na operação militar futura, e na qualidade do prêmio.)

1. Por que trazer alguns frutos na volta? (Assim o restante do povo teria uma prova real da fertilidade da terra.)

2. Leia Deuteronômio 7:17-21 e Deuteronômio 8:7-9. Estas são afirmações feitas por Moisés ao povo de Deus enquanto ainda estavam cruzando o deserto em direção a Canaã. O que estas declarações acrescentam à tua avaliação sobre o pensamento de Moisés ao enviar os espias? (Deus já havia dito a Moisés como a conquista ocorreria, e também lhe falou acerca da fertilidade da terra. Ou Moisés está buscando confirmar a promessa de Deus ou está demonstrando falta de fé. )

B. Veja o relatório dos espias em Números 13:26-29. Este é um relatório do tipo “tenho boas notícias e más notícias”?

1. Deus os havia advertido a respeito das más notícias? (Sim!)

2. Qual era a solução divina para estes grandes guerreiros? (Leia novamente Deuteronômio 7:20.)

a. O que você vê de significativo no fato de que Deus prometeu que usaria insetos para expulsar os gigantes?

II. Reações ao Relatório dos Espias

A. Leia Números 13:30. O que o fato de que Calebe teve que pedir silêncio à multidão nos diz? (Que o relatório criou uma grande agitação entre o povo.)

1. O que você acha da fé de Calebe?

a. O que você acha do fato de Calebe ter deixado de mencionar as vespas?

B. Leia Números 13:31-33. Como a maioria dos espias se via? (Eles eram como gafanhotos comparados aos gigantes da terra.)

1. O que é um gafanhoto? (Um inseto.)

a. Por que as pessoas não se compararam a outro inseto – uma vespa? Ou pelo menos, por que não começaram a pensar a respeito da natureza da solução proposta por Deus para o problema?

C. Leia Números 14:1-4. Se você fosse Deus, como reagiria a tudo isso? (Eu levantaria s mãos em aversão. Mesmo Calebe está falando em “nós” tomarmos posse. Ninguém está falando sobre o fator “Deus” nesta conquista.)

1. O Egito era mais forte do que os israelitas? (Sim! Nada tinha mudado no que diz respeito aos seus oponentes – além do fato que os cananitas provavelmente eram maiores do que os egípcios, mas provavelmente eram menos sofisticados na arte da guerra.)

D. Leia Números 14:5-9. Finalmente, vemos Moisés, Arão, Josué e Calebe apresentando explicitamente o fator Deus! O que motivou o povo a perder a fé? (Medo.)

1. Veja novamente Números 14:9. Ter medo é rebelião contra Deus?

E. Leia Números 14:10. As pessoas estão simplesmente motivadas pelo medo? (O medo delas faz com que fiquem iradas e frustradas. Elas querem matar alguém – e falam em apedrejar Moisés, Arão, Josué e Calebe.)

1. Qual é a lógica em apedrejar os líderes, em vez de apedrejar os cananitas?

a. Este tipo de comportamento ilógico é um problema nas igrejas da atualidade?

2. Comente a diferença entre uma vida de fé e uma vida de medo.

F. Leia Números 14:11-12. Como Deus vê o medo, a ira e a frustração de Seu povo? (Ele diz que o povo está demonstrando desprezo com relação ao Seu poder.)

1. Alguém já demonstrou desprezo com relação a você? Como você se sentiu?

a. Você já demonstrou desprezo com relação a Deus por causa do teu medo, ira e frustração?

III. Derrota

A. Moisés intercede pelo povo. Leia Números 14:20-25. O povo recebe aquilo que pediu? (Leia Números 14:28. Deus lhes dá o que pediram.)

1. O que faz com que o medo do povo seja tão perturbador para Deus? (Eles já haviam visto o poder de Deus repetidas vezes! Eles já haviam se rebelado contra Deus repetidas vezes.)

2. Se você fosse Calebe, o que diria?

B. Leia Números 14:39-45. Que lições para a nossa vida podemos aprender aqui?

IV. Quarenta Anos Mais Tarde

A. Leia Josué 14:6-10. Como você veria a tua vida, se fosse Calebe? Nos primeiros 39 anos, você foi um escravo. Então, por 15 meses você está em uma missão para entrar na terra prometida. Pelos próximos 45 anos você está vagando sem rumo pelo deserto.

1. Você acharia que merecia isso?

2. Teria perdido o seu vigor?

B. Leia Josué 14:11-12. O que aconteceu com o vigor de Calebe? (Está tão forte como sempre esteve!)

1. Qual é o significado do pedido de Calebe para que lhe fosse dada a “região montanhosa”? (Do ponto de vista humano, esta é a região mais difícil de ser conquistada. Os enaquins eram gigantes. Eles tinham cidades grandes e fortificadas.)

2. Que impacto a idade tem sobre você? Conforme fica mais velho, ainda está disposto a enfrentar as grandes batalhas da fé?

a. Leia Salmos 92:12-15. O que Deus promete às pessoas mais idosas que são justas e ainda estão dispostas para o trabalho? (Deus diz que permanecerão “viçosos e verdejantes”. Este texto sugere que obedecer a Deus e permanecer ativo nos ajudam a nos manter jovens.)

C. Leia Josué 14:13-15. Quando o texto diz que Josué deu a Calebe o Hebrom (a terra onde os gigantes viviam), como isto funcionou? Será que Calebe trouxe seu título de propriedade (assinado por Josué) até a casa do líder dos gigantes e disse ao líder que agora ele tinha um título legal e que os gigantes tinham trinta dias para desocupar a área? (Não, Calebe teve que derrotar os gigantes para tomar a terra deles. Eles não iriam sair de boa vontade.)

1. Você já pensou a respeito da influência da tua vida? Que influências você acha que Calebe exerceu sobre o povo de Deus, conforme eles estavam se aproximando de Canaã pela segunda vez? (Ele foi absolutamente inspirador! O “velho homem” disse “Dê-me a terra dos maiores e mais terríveis inimigos, para que possamos conquistar a terra deles!”)

D. Leia Juízes 1:9-13. Por que você acha que Calebe escolheu seu futuro genro desta maneira? (Calebe havia desperdiçado quarenta anos de sua vida por causa da influência de pessoas que não tinham coragem suficiente para confiar em Deus. Ele não queria que este tipo de pessoa fizesse parte do legado de sua família.)

E. Leia Juízes 1:14-15. Acsa está se mudando do acampamento de seu pai para o acampamento de seu marido. O que ela quer que Otoniel faça? (Que peça ao seu pai um campo com fontes de água.) {Nota do Tradutor: - Parecem haver dois problemas de tradução no verso 14 da Nova Versão Internacional. Primeiro, o texto diz que ela “já vivia com Otoniel”. Porém, a versão Almeida diz “indo ela a ele”, ou seja, dando a impressão que ele a estava recebendo naquele momento, para levá-la à sua morada. Segundo, a NIV diz que ela o persuadiu a pedir as fontes de água. Porém a versão Almeida diz “a persuadiu que pedisse”, ou seja, foi Otoniel quem persuadiu a Acsa. Ambas correções fazem muito mais sentido dentro do contexto em que se encontram.}

1. Por que você acha que Otoniel não faz isto? (Ele pode ter pensado que isto pareceria muita ambição. Ele é genro {de Calebe} há pouco tempo.)

2. Conforme Acsa estava se mudando da casa de seu pai, ela desce de seu jumento e vem até seu pai. Descer do jumento para falar com alguém é um sinal de respeito. Calebe pensa que ela quer alguma coisa. Pais, quando as filhas de vocês estavam partindo de casa, alguma delas pediu dinheiro? (Algumas coisas nunca mudam.)

3. Compare o que Acsa pede com o que ela recebe. (Ele pediu um pedaço de terra com fontes de água, e Calebe dá a ela tanto as fontes superiores quanto as fontes inferiores. Ele lhe dá mais do que ela pede.)

a. O que isso n os mostra sobre o caráter de Calebe?

F. Amigo, você confia em Deus em momentos de pressão extrema? Você já considerou a influência da tua vida, especialmente quando as coisas ficam difíceis? Você vai decidir ser como Calebe, um homem que encorajava a fé em Deus e que tomou uma decisão destemida de fazer grandes coisas para Deus?

V. Próxima Semana: Ana: Aprendendo a Ser Alguém

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron
===============================