quinta-feira, 29 de março de 2012

Evangelismo e Testemunho - Lição1

Definindo Evangelismo e Testemunho
(Lucas 24, Atos 1, 5 e 10)

Introdução: Compartilhar o evangelho é algo que todos os cristãos podem fazer. A pergunta é “Como fazemos isso bem?”. Normalmente, eu penso em evangelismo e testemunho como sendo a mesma coisa. Entretanto, quando vistos pela lente de um advogado, são muito diferentes. Na maioria dos dossiês jurídicos, os fatos de um caso são discutidos primeiro. Depois vem o argumento legal. A primeira seção é sobre as testemunhas e o que elas dizem ter acontecido. A segunda é sobre persuasão. Quando eu escrevo fatos em um dossiê, meu objetivo é persuadir. Entretanto, nenhum bom advogado ficaria confuso sobre a diferença entre expor os fatos e fazer um argumento legal. Isso é verdadeiro para os cristãos que querem compartilhar o evangelho? Deveríamos estar certos sobre se entendemos a diferença entre os fatos e persuasão? Quanto temos de um papel persuasivo? Vamos mergulhar em nossas Bíblias e ver o que aprendemos!

I. Testemunho versus Evangelismo

A. Leia Lucas 24:45-48. Essas são algumas das últimas palavras registradas de Jesus aos Seus discípulos antes de retornar ao Céu. Jesus diz que eles devem ser “testemunhas”. Entretanto, Ele começa (verso 45) ensinando sobre a Bíblia. Os discípulos são mandados a testificar ou persuadir? (O único papel deles é testificar. Jesus os ensina que a Bíblia predisse alguns eventos da vida de Jesus. Os discípulos são testemunhas dos fatos que aconteceram assim como a Bíblia predisse).

B. Leia 2 Coríntios 5:20-21. Isso é testemunhar ou persuadir? (Claramente é persuasão).

C. Leia Atos 1:8. Aqui estão mais algumas palavras das últimas de Jesus antes de voltar ao Céu. Por que precisaríamos do Espírito Santo para testificar?

D. Leia Atos 5:30-32. O que vemos aqui? Testemunho ou persuasão? (Pedro começa falando sobre os fatos, mas então muda para um argumento legal “arrependimento e perdão de pecados”).

1. Note como o Espírito Santo é usado. Eu não leio onde o Espírito Santo está dando algum fato. Como o Espírito Santo é uma “testemunha”?

E. Vamos dar uma olhada no que precedeu isso. Leia Atos 5:12-18. É o porquê dos discípulos e Pedro terem sido presos. Como o Espírito Santo é uma testemunha? (O Espírito Santo está corroborando o testemunho dos fatos e o argumento legal dos discípulos ao fazer milagres por meio deles).

F. Vamos ver como os discípulos colocam todos esses elementos juntos. Leia Atos 10:39-41. O que está acontecendo? (Testemunho. Os discípulos estão falando os fatos que sabem).

G. Leia Atos 10:42-43. O que está acontecendo aqui? (Essa é a parte do argumento legal).

H. Leia Atos 10:44-46. O que está acontecendo aqui? (Essa é a afirmação do Espírito Santo da verdade dos fatos e de que o argumento legal é acurado).

II. Testemunha Hoje?

A. Boato é a colocação de fatos não testemunhados por uma pessoa testemunhando em um tribunal. O que é errado no boato? (Você não pode testar para ver se é verdadeiro. Se eu testemunhar que vi alguém bater em outra pessoa, eu posso ser questionado novamente sobre minha habilidade de ver o evento e questionado sobre meus preconceitos. Se eu testemunhar que meu irmão me contou que viu alguém bater em outra pessoa, meu testemunho não pode ser testado para ver se é acurado).

B. Os cristãos hoje estão emperrados com um evangelho de boato? (Certamente é um boato para nós dizer que Jesus viveu, morreu e subiu dentre os mortos. Os discípulos foram testemunhas disso, mas nós não).

1. Então, testemunhar é parte do trabalho inacessível para nós? (Não. Podemos dizer o que Jesus fez por nós).

C. Lembre-se de que eu disse que todo dossiê necessita de afirmação de fatos antes do argumento legal. Eu também disse que os pobres advogados misturam as coisas. Todo o nosso trabalho evangélico deveria começar com o testemunho antes de ir para a persuasão? Ou, o tempo eliminou a importância dos fatos porque nossos fatos não são tão animados comparando com Jesus subindo dentre os mortos?

D. Um dia eu estava visitando uma igreja, e um homem bem grande levantou para dar louvor sobre um testemunho dele naquela semana. Sua história era assim: ele estava fazendo um ministério na prisão, e viu que o carcereiro responsável estava comendo um sanduíche de presunto. Ele disse ao carcereiro que comer presunto o levaria ao inferno. O homem, que estava uns 50 ou 75 quilos acima do peso, ficou agradecido por Deus ter dado a oportunidade de testemunhar ao carcereiro.

1. Vamos quebrar isso nos elementos que aprendemos. O membro da igreja testemunhou algum fato? (Ele tinha uma mensagem de saúde, mas seus fatos “não verbais” mostraram que ele tinha uma mensagem mista na melhor das hipóteses).

2. Qual foi a mensagem legal (persuasão) do homem? (Que o mandamento de Levítico 11 contra comer carne imunda era uma mensagem de salvação. Se o homem estava certo ou não sobre enfatizar sua suposição teológica, isso parece não ter nada a ver com a mensagem evangélica da vida, morte e ressurreição de Jesus).

3. Qual era o testemunho do Espírito Santo? (“O Homem do Presunto” não falou de nenhum).

E. Leia Mateus 15:16-18. Isso sugere que o homem do presunto precisava fazer um pouco mais na parte legal (persuasão) de seu evangelismo. Mais importante, o que isso nos ensina sobre testemunho? (O importante é o que dizemos).

F. Leia Mateus 12:36. O que isso sugere sobre testemunho? (Que cada palavra é significativa).

1. É assim que você olha para o evangelismo – como um processo momento por momento, palavra por palavra?

2. Considere nosso grande homem do presunto novamente. O que você acha que era sua esperança? (Que o carcereiro se arrependesse de comer presunto e se convertesse a membro da igreja do homem do presunto. Isso não aconteceu. Mas, o homem do presunto achou que deveria mencionar isso durante o momento de “agradecimentos” para que alguém o considerasse digno de louvor por pelo menos tentar. Sem dúvida esse foi o único testemunho que o homem do presunto se lembraria durante a semana).

G. Leia Marcos 4:13-16. A que Jesus compara compartilhar o evangelho? (Como palavras sendo lançadas pelo caminho da vida).

H. Há um livro popular que li cujo título é “Nudge: O Empurrão para a Escolha Certa”. É sobre governo, economia, e fazer decisões. Ao mesmo tempo há um livro religioso menos popular também intitulado “Nudge”*. O livro religioso é sobre evangelismo. Os dois livros têm um tema comum: pequenas tentativas de influenciar podem ter grandes resultados. Como você poderia relacionar a ideia de “Nudge” com os três textos bíblicos que acabamos de ler: a) “toda palavra conta no julgamento”, b) “o que vem da boca é criticamente importante, não vai à boca” e c) “evangelismo é semear palavras”? (Todas as afirmações de Jesus nos dizem que toda palavra tem um efeito de nudge-empurrão. Ou empurramos as pessoas para o evangelho ou as afastamos do evangelho).

I. Como sua perspectiva de evangelismo e testemunho mudaria se você visse isso como algo momento a momento, ao invés de fazer como o homem do presunto: “uma grande oportunidade a cada alguns meses de atingir uma casa e converter alguém”.

III. O Espírito Santo como Testemunha

A. Leia Marcos 16:19-20. Vemos os discípulos compartilhando a Palavra. Qual é o papel do Espírito Santo nisso? (Confirma a verdade das palavras compartilhadas. Corrobora o testemunho de uma pessoa).

B. Leia João 16:7-11. Que trabalho do Espírito Santo vemos aqui? (Que o Espírito Santo traz convicção do pecado, culpa, justiça e julgamento).

C. Leia Atos 8:29-31. Que trabalho do Espírito Santo vemos aqui? (O Espírito dirige Felipe a uma pessoa que quer entender o evangelho).

D. O que esses três textos nos ensinam sobre o papel do Espírito Santo em nosso testemunho? (Que Ele nos levará às pessoas certas, nos trará convicção e corroborará nosso testemunho).

1. Você já experimentou isso em sua vida? (Meu palpite é que você tem histórias para mostrar que o Espírito Santo o trouxe alguém que procurava e trouxe convicção).

2. Quantos de vocês experimentaram o Espírito Santo corroborando seu testemunho por sinais?

a. Como você deve ter adivinhado, eu achei o testemunho do “homem do presunto” inútil. Tenho quase certeza que muitas pessoas tem um testemunho inútil, e muitas vezes me pergunto sobre meu testemunho. Você é incerto sobre a melhor maneira de testemunhar?

b. Se acharmos que nosso testemunho não é corroborado pelo Espírito Santo nem por sinais nem por convicção, deveríamos tomar isso como um sinal de que estamos fazendo errado?

E. Amigo, acabamos de começar nosso estudo sobre testemunho. Você fará duas coisas? Pedir ao Espírito Santo para te dar uma luz no testemunho e estudar conosco enquanto exploramos a palavra de Deus nesse assunto?

IV. Próxima Semana: O Ministério de cada Cristão

*Nota da tradutora: Nudge seria “empurrão”, “cotovelada”.

Tradução:Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

quinta-feira, 22 de março de 2012

Vislumbres do nosso Deus - Lição 13

A Promessa de Sua Vinda
(Atos 1, Mateus 24, Apocalipse 21-22)

Introdução: Tolos cientistas. Eles continuam fazendo predições falhas sobre o fim do mundo. Quando uma predição se mostra errada, eles tornam para outra baseada em algum evento diferente. Quando eu era jovem eles predisseram uma era do gelo na qual a vida iria congelar. Quando eu era velho, eles predisseram um aquecimento global no qual a vida iria explodir. Eles devem ser um grupo de fé ignorante e facilmente guiada para continuarem predizendo coisas que nunca aconteceram na história registrada. Espere! Não é isso que eles dizem sobre os cristãos? Que nós continuamos a predizer o fim do mundo porque somos ignorantes e facilmente guiados? Somos exatamente o mesmo que os cientistas tolos? Vamos pular para nosso estudo da Bíblia e descobrir!

I. A História se Repete

A. Leia Atos 1:1-2 e Atos 1:6-11. O que os anjos prometeram aos discípulos? (Que Jesus iria voltar.).

1. Nossos amigos cientistas predizem um fim que nunca antes foi parte da história registrada. Como os cristãos são diferentes? (Jesus veio do Céu para a Terra. Isso é parte da história registrada. Os anjos prometeram que Jesus faria isso uma segunda vez, Ele iria voltar).

B. Leia 2 Pedro 3:3-7. Que desafio o texto bíblico está respondendo? (Como podemos saber que Jesus virá já que faz um longo tempo que Ele Se foi?)

1. Que resposta é dada? (Prova histórica!).

2. Que prova histórica a Bíblia dá em apoio à Segunda Vinda de Jesus? (1. Jesus criou o mundo. Portanto, Ele tem tanto o poder quanto o interesse em voltar. 2. Deus destruiu Sua criação no Dilúvio. 3. Essa é mais uma prova que Deus voltará e destruirá o mal e esse mundo).

a. Repare na frase “deliberadamente se esquecem”. Isso é verdadeiro para os zombadores hoje? Aqueles que negam a Criação e o Dilúvio também negam a Segunda Vinda?

C. Leia 2 Pedro 3:8-9. Que explicação temos para o tempo da Segunda Vinda de Jesus?

D. Vamos voltar para Atos 1. O que os discípulos estão questionando em Atos 1:6? (Eles querem saber se Jesus irá desfazer o governo romano).

1. O que isso nos mostra? (Que os discípulos ainda não tinham compreendido completamente a primeira vinda de Jesus).

a. Que lição isso deveria nos ensinar? (Temos a promessa da Segunda Vinda de Jesus, temos a prova de Sua primeira vinda, mas temos que nos preocupar para não termos uma compreensão errada disso tudo).

b. Dos versos que estudamos o que podemos saber sobre a Segunda Vinda de Jesus? (Atos 1:11: Jesus foi para o Céu e desapareceu em uma nuvem. Na Segunda Vinda Ele chegará em uma nuvem e descerá do Céu. 2 Pedro 3: Temos muitas evidências registradas mostrando que Deus tem o poder e o interesse para fazer isso).

E. Leia João 14:1-3. Que ponto importante Jesus mostra sobre Sua Segunda Vinda? (Essa é a asseguração pessoal de Jesus que Ele voltará. Quando Ele retornar será para nos levar para o Céu).

F. Leia 1 Coríntios 11:26. A Segunda Vinda é um ensinamento menor do cristianismo? (Não. Deus ata lembretes às coisas que Ele considera de especial importância. O Sábado é um memorial de que Ele é nosso criador. A comunhão é um lembrete que Ele morreu por nossos pecados e subiu da sepultura. Deus nos instrui a continuar lembrando isso até Sua volta. Que em troca nos lembra de Sua prometida vinda).

II. O Teste

A. Leia Mateus 24:1-3. Os discípulos fizeram uma ou duas perguntas a Jesus? (Jesus tinha acabado de descrever a destruição do templo de Jerusalém. Os discípulos acharam que quando isso acontecesse o mundo iria acabar. Eles acharam que estavam perguntando uma questão, mas sabemos que estavam perguntando duas).

B. Leia Mateus 24:4-5. Qual é a primeira coisa que Jesus nos diz sobre Sua Segunda Vinda? (Que haverá impostores).

C. Leia Mateus 24:23-25. Sobre o que Jesus nos alerta? (Que um desses impostores, um falso Cristo, irá fazer grandes milagres e sinais).

D. Leia 2 Tessalonicenses 2:1-4. O que irá preceder a volta de Jesus? (Um anticristo virá personificar Deus!).

E. Leia 2 Tessalonicenses 2:9-12. Quem é um desses impostores? (O “perverso”. É um agente de Satanás que fará “sinais e maravilhas enganadoras”.).

F. Leia Mateus 24:26-27 e Apocalipse 1:7. Como podemos dizer absolutamente a verdadeira Segunda Vinda de Jesus a partir da falsa vinda do anticristo? (A vinda de Jesus será um evento global visto no Céu por “todo olho” ao mesmo tempo. Será como um relâmpago ao redor do globo).

G. Leia 1 Tessalonicenses 4:16-18. Que outros sinais inconfundíveis veremos? (Os mortos em Cristos ressuscitarão e subirão. Os crentes que estiverem vivos encontrarão Jesus nos ares).

1. Jesus ficará perambulando ao redor da Terra? (Não).

H. Leia 2 Tessalonicenses 2:8. O falso Jesus, o anticristo, perambula na Terra? (Sim. Parece que Jesus vem logo depois que o falso vem. O falso é destruído pelo esplendor e poder de Jesus).

I. Vamos revisar. Como podemos saber da Segunda Vinda de Jesus a partir da falsificação de Satanás? (Se alguém clamar ser Jesus, mas não for visto por todos ao redor do mundo, se os mortos não subirem, e se não encontrarmos nosso Senhor nos ares, então saberemos que não é Jesus, é uma falsificação).

III. O Futuro para os Fiéis

A. Leia Apocalipse 21:1. O que acontece depois que os justos são levados para o Céu? (Jesus cria uma nova Terra).

1. O que é diferente na nova Terra? (Não há mais mar. Eu li que por volta de 70% da Terra é coberto por água).

a. O que essa explicação sugere? (Sugere duas coisas. Que a Terra será em outros aspectos reconhecível. Entretanto, os 70% adicionais significam que os lugares para os humanos habitarem serão grandemente expandidos. Eu li um livro que sugeria que na nova Terra iremos reconhecer lugares que conhecemos atualmente).

B. Leia Apocalipse 21:2-4. Quando Jesus veio pela segunda vez Ele levou os justos para o Céu. O que está acontecendo aqui? (Isso faz total sentido. Os salvos vão para o Céu e Jesus destrói e reconstrói Terra e os Céus. Então, a Nova Jerusalém desce dos céus. Daí em diante viveremos todos na nova Terra. A Terra renovada será o novo centro governante do Universo, pois Deus está habitando conosco! Se você quiser ler uma descrição da Nova Jerusalém, leia Apocalipse 21:10-21).

C. Leia Apocalipse 22:1-3. A afirmação de que não mais teríamos mar me preocupou um pouco, pois sou um cara que gosta de água. Que tipo de água encontramos na Terra renovada? (Aparentemente Deus gosta de água também, pois Ele tem água fluindo de Seu trono!).

D. Leia Apocalipse 22:4-5. O que você mais anseia na nova Terra? (Estar com Deus!).

E. Amigo, que maravilhoso vislumbre de nosso futuro! Todos fazemos predições sobre o futuro. A diferença entre nós e os cientistas tolos é que temos a história ao nosso lado. Nosso Deus veio à Terra como humano. Nosso Deus criou a Terra e destruiu a Terra. Nosso Deus prometeu que voltaria, nos levaria para o Céu, destruiria a velha Terra, e então criaria uma nova na qual viveríamos com Ele para sempre! Eu gosto dessa predição muito mais do que a da era do gelo ou aquecimento global. E você – gostaria de ter o Céu em seu futuro? Por que não agora mesmo se arrepender e confessar seus pecados a Deus e pedir a Jesus o manto da justiça que Ele anseia te dar?

IV. Próxima Semana: Começamos uma nova série de evangelismo.

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

quinta-feira, 15 de março de 2012

Vislumbres do nosso Deus - Lição 12

Histórias de amor
(Cânticos 4, Gênesis 1-3, Oséias 1)

Introdução: Essa semana nós temos outro vislumbre do caráter de Deus e analisamos outra criação improvável: o amor romântico. Semana passada, olhamos para a beleza, e analisamos como um carro, uma pessoa, um quadro e uma paisagem poderiam todos ser bonitos. Decidimos que o que a beleza tem em comum em todas essas coisas é nos dar prazer. O que o amor romântico nos dá? Prazer! Você pode lembrar os primeiros estágios do amor (ou paixão)? Isso te dá uma energia. Um prazer. Alegria. Como isso é parte do caráter de Deus? Por que Ele criaria tal coisa – principalmente quando isso é fonte de tantos problemas? Vamos mergulhar em nossas Bíblias e descobrir mais!

I. Um cântico chocante

A. Leia Cânticos 4:1. Seus olhos são como pombas e seu cabelo como cabras. Há algo faltando na tradução?

1. Que elogios você encontra nessas palavras? (Olhos cinzas? Cabelo abundante, macio?)

B. Leia Cânticos 4:2. As ovelhas tosquiadas ainda são brancas? Que elogios vemos aqui? (Vou assumir que elas ainda são brancas. Então, os dentes dessa mulher são limpos, brancos, regulares e todos presentes. Eu gosto de mulheres com todos os dentes).

C. Leia Cânticos 4:3. Essa mulher tem lábios vermelhos como rubi e uma boca belíssima. Entretanto, o que está acontecendo com suas faces? De que cor é uma romã? As que eu vi pareciam ser verdes! (Um comentário bíblico me diz que “faces” eram a “parte superior das bochechas” e que o interior da romã é avermelhado. Uma marca de beleza no Ocidente é ter maçãs do rosto altas, com algum tipo de maquiagem que valorize as maçãs do rosto. Essa mulher tem maçãs do rosto avermelhadas).

D. Leia Cânticos 4:4. O amor de Salomão deve ser uma girafa! Você pode achar um elogio aí? (Sim. Ela tem um pescoço imponente. Não muito curto. Tenho certeza que os escudos são uma ilusão das joias que ela usa ao redor do pescoço).

E. Leia Cânticos 4:5. Muitos anos atrás eu me lembro de um membro da igreja me dizer (quando eu estava com outros) que seu médico lhe disse que ela tinha “seios perfeitos”. Isso deveria ser parte de nossa conversa entre membros da igreja? (Meu conselho de casamento é que você deveria evitar falar a membros da igreja que não são seu cônjuge o que você acha sobre os seios deles!).

F. Leia Cânticos 4:6-7. Quando o dia raia e as sombras fogem? (Na manhã!)

1. O que você acha que está sendo referido aqui? Use termos aceitáveis para a igreja quando responder! (Acho que isso se refere ao ato sexual. Eu li comentários bíblicos que se referem aos versos anteriores e a esses versos nos termos da igreja. Os seios se referem a “virtude nutritiva na Igreja” e “montanha da mirra” é o Calvário ou Monte Moriá. Isso parece absurdo. Se Deus quisesse nos ensinar sobre o Monte Moriá, Ele teria dito “Monte Moriá”! Por alguma razão Deus está falando sobre sexo).

II. Por que o sexo na Bíblia?

A. Nesse momento você está se perguntando, “Por que ele está nesses versos? Isso é embaraçoso!” Deveríamos nos desculpar por estudar a Bíblia? (Eu estudei esses versos em Cânticos por uma razão muito importante. Se essas fossem coisas que seria melhor não discutirmos na igreja, por que estão na Bíblia? Qual é o propósito de Deus no amor romântico?).

B. Leia Gênesis 2:21-25 e Gênesis 1:27-28. Esses textos deixam claro que antes do pecado entrar em cena, Deus criou o sexo. Ele disse a Adão e Eva “multipliquem-se” e disse que os dois se tornariam “uma só carne”. Chegamos agora à razão prática do amor romântico? Razão para os versos meio artísticos de Cânticos?

1. Se você diz, “sim”, responde a isso. Não há absolutamente nenhuma indicação na Bíblia que Deus se reproduz dessa forma. Por que Ele iria fazer com que nos reproduzíssemos dessa forma (mesmo que Deus diga que somos feitos à Sua imagem)?

a. O sexo é como a beleza – algo que Deus criou para nenhum outro propósito além de nos dar prazer?

b. Pense nisso do ponto de vista de Deus. Deus poderia ter nos dado a habilidade de fazer pessoas como Ele fez Adão e Eva? (Deus pode tudo, mas por razões práticas posso ver o porquê que Ele não gostaria de nos fazer criadores da mesma forma que Ele é Criador. Em vez disso, Deus criou um mecanismo pelo qual criamos crianças).

c. Você acha que Deus sentiu prazer ao criar Adão e Eva? (Eu tenho certeza que isso é verdade).

(1) Isso explicaria por que Deus nos dá prazer ao criar crianças? (Faz perfeito sentido para mim que Deus tentou replicar Sua experiência tanto quanto razoavelmente possível).

C. Leia Gênesis 2:25 e Gênesis 3:6-7. Depois da entrada do pecado, algo aconteceu ao relacionamento sexual entre Adão e Eva. O que foi isso? (Seus olhos foram abertos e ele ficaram envergonhados de estarem nus).

1. Leia Gênesis 3:4-5. O que a serpente predisse? (Que seus olhos seriam abertos).

a. Como você explica isso? (Em muitas coisas boas, Satanás tem uma coisa paralela ruim. O mal fica perto do bem. Por exemplo, se eu pregar um bom sermão, o orgulho fica perto da satisfação de fazer um bom trabalho. A alegria e animação do amor romântico no casamento têm bem perto o adultério e a pornografia. São as falsificações de Satanás).

III. O Paralelo do Amor Romântico

A. Leia Isaías 62:5. Se você olhar para o contexto, achará que o assunto desse verso é Jerusalém. A que Deus compara Seu relacionamento com a Cidade de Jerusalém? (Deus é como o noivo e Jerusalém é como a noiva).

B. Leia Apocalipse 19:7-8. Quem é o Cordeiro e quem é a noiva? (O Cordeiro é Jesus e a noiva é a igreja – aqueles que estão salvos. Aqueles que colocaram as vestes da justiça dadas por Deus).

1. Por que Deus Se compararia a um noivo e a igreja à uma noiva?

2. É possível que Deus tenha criado o casamento e o sexo, não simplesmente para o prazer humano, não simplesmente para revelar Seu prazer em nos criar, mas também para ensinar lições poderosas sobre Seu relacionamento conosco?

C. Leia Oséias 1:1-3. Por que Deus deu a Oséias uma instrução tão bizarra? (Para ilustrar quanto nossa infidelidade a Deus é como o adultério humano).

1. Quando Adão e Eva primeiro notaram que estavam nus? (Quando eles cometeram adultério contra Deus. Quando eles foram infiéis a Deus).

2. A situação de Oséias é a primeira em que esse tipo de ilustração vem à mente de Deus? (Claro que não. Acho que Deus nos deu o amor romântico em parte para nos ensinar as poderosas emoções envolvidas em quebrar a corrente do amor romântico. Essas emoções poderosas no adultério nos ensinam sobre as emoções de Deus quando cometemos adultério contra Ele, quando somos infiéis a Ele).

3. Se você se envolveu em uma situação na qual há infidelidade conjugal, a aparência do “guincho da casa” faz diferença? (Se o “guincho da casa” não tem boa aparência, ou tem pior aparência que o cônjuge, isso se adiciona à nossa frustação. Podemos pensar em todos os tipos de coisas para se comparar – dinheiro, inteligência, posição. Se o guincho da casa é menor em qualquer dessas escalas em relação ao esposo, dizemos “O que está acontecendo!”).

a. Quem é a competição de Deus? (Isso nos mostra outro aspecto da frustação de Deus conosco!).

D. Leia Jeremias 2:1-3. Que tipo de relacionamento Deus quer ter conosco? (O tipo fresco, animado que encontramos no amor romântico dos jovens).

E. Leia Jeremias 2:20-22. Contra o que Deus nos alerta?

1. O que esses dois extremos emocionais nos ensinam sobre o relacionamento conosco desejado por Deus? (Deus tem grande afeto por nós. Ele deseja ter o relacionamento mais intenso e positivo conosco. Mas, quando nos afastamos dEle isso causa a Ele o sofrimento mais doloroso).

F. Amigo, você já pensou que Deus quer ter o relacionamento mais intenso com você? Acho que Deus inventou o sexo tanto para o prazer quanto para a reprodução. Mas, eu também acredito que Ele criou o amor romântico para o propósito de nos ajudar a entender o grande elo emocional e de amor que Ele procura ter conosco.

IV. Próxima Semana: A Promessa de Sua Vinda

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

quinta-feira, 8 de março de 2012

Vislumbres do nosso Deus - Lição 11

Deus como Artista
( Gênesis 1, 1 Pedro 3, Isaías 53)

Introdução: Pense em olhar para um belo quadro, um belo pôr-do-sol, uma bela paisagem, um belo carro ou uma bela pessoa. Como podemos dizer que tudo isso é bonito? Eles têm mais diferenças do que semelhanças. O que há neles que chamamos de beleza? Para mim, a beleza em todas essas coisas diferentes é que eu sinto prazer em olhar para elas. Às vezes o prazer parece com descanso, outras vezes parece mais com animação. Nossa lição essa semana investiga o lado artístico de Deus – a beleza que é parte da personalidade de Deus. Vamos passar para nosso estudo da Bíblia e descobrir mais!

I. Beleza na Criação

A. Leia Gênesis 1:31. Deus está no final da Sua semana de Criação e Ele diz “muito bom”. Isso sugeriria que o mundo era bonito?

1. Em que Deus poderia ter falhado que tornaria o mundo menos bonito?

a. E se os animais se parecessem mais com os humanos? Todos os humanos são bem parecidos. Temos cores diferentes, alturas diferentes e pesos diferentes, mas tudo é posto junto basicamente da mesma forma. E se isso fosse verdade para os animais?

2. Uma resposta que eu daria para a pergunta de “o que Deus poderia ter deixado de fazer” é flores. Como as flores são essenciais para nossas vidas? (Elas não são. Isso mostra que Deus se importa com a beleza).

3. Outra resposta que eu daria seria peixes e pássaros coloridos. Os peixes e pássaros precisam ser coloridos para viver? (Há muitos pássaros de aparência enfadonha que conseguem sobreviver. Os coloridos estão aqui para proporcionar beleza).

4. Para qualquer outra coisa bonita que você puder pensar, a beleza é fundamental para a sua vida? (Deus nos deu beleza mesmo isso sendo desnecessário. Isso diz algo importante sobre Deus e Sua atitude perante nós).

B. Vamos falar sobre design arquitetônico por um momento. A Nissan desenvolveu um carro (o Cube) que tem um design assimétrico (significando que um lado é diferente do outro) para algumas características. O Cube é majoritariamente simétrico (significando que os dois lados são iguais). Imagine se os humanos fossem assimétricos? Você necessita de duas narinas, em oposição a ter um grande buraco de ar no lado de sua cabeça?

C. Leia Salmos 19:1. Você já viu fotos de galáxias? Algumas figuras que vi são de tirar o fôlego. O que esse texto sugere sobre a beleza e a glória de Deus? (Parte da glória de Deus é a beleza que Ele cria).

D. Leia Ezequiel 28:17. Muitos estudantes da Bíblia acreditam que essa é uma descrição de Satanás quando ele ainda era um anjo no Céu. O que isso diz sobre a forma que Deus o criou? (Belo!)

1. Nesse caso, o esplendor de Satanás era uma fonte de sedução para o pecado. Por que Deus criaria um anjo belo sabendo que isso seria um problema? (Isso diz que a beleza tem um valor independente para os olhos de Deus).

II. Beleza em Humanos

A. Leia Gênesis 1:26. O que isso diz sobre humanos e beleza? ( Diz que somos feitos à imagem de Deus).

B. Leia Isaías 53:2-3. Essa é uma profecia sobre Jesus. Como Deus se parecia quando Se tornou homem? (Isaías diz que Jesus não era bonito).

1. Isso significa que Deus não é bonito? Essa é a razão para sermos simétricos, mas por outro lado com um tipo de aparência enfadonha? [Muitos atributos da vida de Jesus como humano parecem ser baseados na ideia que Ele veio à Terra como “um de nós”. Ele veio como um “segundo Adão”. (Veja Romanos 5:14 e 1 Coríntios 15:45). Eu acho que isso impôs muitas desvantagens para Jesus como humano. Ele era pobre. Deus não é pobre. Ele não nasceu na realeza. Deus é o Rei dos Reis. Se Jesus fosse rico, nobre, e incrivelmente belo, então aqueles que não são diriam que Jesus não “passou por todo tipo de tentação, como nós” (Hebreus 4:15)].

C. Leia Ezequiel 16:15. O que isso sugere ser um problema com a beleza humana?

D. Leia Lucas 12:27-28 e 1 Pedro 3:3-4. Algumas traduções colocam a palavra “apenas”, então o sentido do texto de 1 Pedro é “a beleza de vocês não deve estar apenas nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas”. O Deus que fez os lírios bonitos iria querer que parecêssemos sombrios?

1. Se a resposta é “Não, se Deus criou beleza nas flores, Ele apoia a beleza nos humanos”, como você entende esse texto em 1 Pedro? (Pedro está dizendo que a verdadeira beleza não está no vestir, em como você arruma seu cabelo ou no valor de suas joias. Em vez disso, a verdadeira beleza vem de dentro, tem a ver com seu caráter).

a. Isso é uma espécie de trapaça? Quando eu era jovem, quando um adulto me recomendava namorar alguém com “grande personalidade” eu sabia que era um código para “má aparência”. Deus está tentando fazer pessoas sem atrativos se sentirem bem?

E. Leia Salmos 96:9. “Esplendor de Sua santidade”. Isso soa como “beleza de santidade?”. Se sim, como pode a santidade ser bonita? Vamos voltar à introdução. Como um quadro, um carro, um pôr-do-sol e uma mulher serem bonitos? (Dizemos, “Como eu reajo a isso?”)

F. Agora, vamos ler Provérbios 31:30 e rever 1 Pedro 3:4. O que é a “beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo que não perece?” (Ambos os textos nos dizem que a beleza física tem uma “vida de estante” (não dura para sempre). Eu vi mulheres que foram bonitas por muitas décadas – mas eu estou envelhecendo também, então isso pode influenciar minha opinião. Entretanto, a triste notícia bíblica para nós todos é que a beleza física geralmente acaba com o tempo).

1. Como um espírito tranquilo pode ser bonito? (Beleza é “Como eu reajo a isso”?). Como eu reajo a uma pessoa gentil?

a. Você conhece pessoas do sexo oposto que são agradáveis de olhar, mas você não gostaria de se casar com elas? Os adultos que costumavam me falar sobre uma “grande personalidade” não estavam envolvidos em uma trapaça).

2. Qual você preferiria: um cônjuge belo e mesquinho, ou um cônjuge que não fosse atraente, mas amável? (Desde que a beleza acaba o estranho é que você só vai ficar com a mesquinhez! Se beleza significa aproveitar estar junto, então o sem atrativo e amável ganha).

G. Leia 1 Samuel 16:7. Estamos destinados a olhar apenas para o exterior?

H. Leia Provérbios 20:29. Vamos olhar para o design de Deus para a beleza humana a partir de outro anjo. A beleza pode mudar com a idade? (Sim. O que é prazeroso sobre homens jovens? Eles são fortes. O que é prazeroso sobre homens velhos? Eles são distintos. Você pode achar prazer (encontrar beleza) em coisas diferentes sobre seu cônjuge com o passar do tempo. Talvez você tivesse prazer na beleza física de seu cônjuge quando vocês eram jovens, mas você tem prazer na personalidade, criatividade, humor, ou sabedoria de seu cônjuge quando vocês são velhos).

I. Leia Salmos 51:10. Se decidirmos que não temos um espírito belo, Deus pode nos esculpir em pessoas mais bonitas?

III. Beleza e Música

A. Leia Apocalipse 15:2-3. Você já viu alguém “segurar” uma harpa? Nós tivemos uma harpa no casamento de minha filha. Você tinha que levar essa coisa para a igreja no caminhão. Amigo, esses instrumentos no Apocalipse são violões! (Estou brincando em parte). O que isso diz sobre música e céu? (Será parte de louvar a Deus).

B. Leia 1 Crônicas 23:1-5. Note isso, um coral e uma orquestra combinados de quatro mil! Você já esteve em uma grande multidão que estava cantando louvores a Deus?

C. Por que Deus deu a (maioria) dos humanos e a alguns animais a habilidade de cantar? (Novamente, isso mostra a beleza criada por Deus).

IV. Beleza e o Santuário

A. Êxodo 25 contém as instruções para a construção do tabernáculo no deserto. Leia a lista de materiais usados em Êxodo 25:2-8. Isso soa como uma bela criação. Josefo* descreve o templo em Jerusalém que foi destruído pelos romanos com um lugar fabuloso. Por que Deus Se cerca com beleza? (Porque Ele aprecia isso e quer que apreciemos também).

1. E sobre ajudar os pobres ao invés de construir igrejas chiques? (Não deveria ser uma questão “isso/ou”. Deveríamos construir igrejas bonitas e ajudar os pobres. Beleza e gentileza são ambas atributos de Deus).

B. Amigo, você pode apreciar melhor a essência da beleza – essa reação de prazer quando você está em sua presença? Deus, o grande artista nos abençoou com isso!

V. Próxima Semana: Histórias de Amor

*{Josefo ou Tito Flávio Josefo foi um historiador e apologista judaico-romano}.

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

quinta-feira, 1 de março de 2012

Vislumbres do nosso Deus - Lição 10

Promessa da Oração
(Mateus 6, Lucas 11)

Introdução: Como está sua vida de oração? Se você é como eu, eu venho me debatendo ao longo dos anos sobre como exatamente devo orar. Esses dias, eu acho que de certa forma estou “sintonizado” com Deus durante a maior parte do dia. É difícil de descrever, mas é olhando para o que Deus tem em mente quando várias situações emergem. Por outro lado, excluindo minha caminhada matinal na praia, eu não gasto muito tempo em oração formal, concentrada. Claramente, eu tenho muito que aprender e aposto que você também. Vamos pular para nosso estudo da Bíblia e examinar o que Jesus nos ensina sobre a oração!

I. A Oração Autorizada?

A. Leia Lucas 11:1. Por que você acha que esse discípulo foi movido a perguntar a Jesus por instruções sobre como orar? (Era algo sobre como ele viu Jesus orando).

B. Leia Lucas 11:2 e Mateus 6:9. Quando Jesus diz “Quando vocês orarem”, ou “vocês orem assim” Ele quer dizer que é como devemos orar todas as vezes? (Talvez, mas eu duvido, pois estou certo que Deus não quer que façamos orações decoradas sem pensar. Imagine se seus amigos decorassem o que iriam dizer para você e repetissem todas as vezes que te vissem. Você não gostaria disso).

1. Se Jesus não está dizendo “use essas palavras”, o que Ele está dizendo? (No mínimo, Jesus está nos dando um padrão para a oração. Se mantivermos esse padrão em mente, ao invés de apenas repeti-lo sem pensar, acho que estaremos seguindo as instruções de Jesus).

II. O Padrão de Oração

A. Vamos explorar o padrão de oração que Jesus nos dá. Leia novamente Mateus 6:9. O que chamar o Deus do Universo de “Pai” sugere sobre a oração? (Uma relação de pai e filho normal é muito próxima. A criança sabe que o Pai ama e quer ajudar).

1. O que isso sugere sobre as razões de irmos a Deus em oração? (Se você iria para seu pai ou sua mãe pedir ajuda, então você deveria ir a Deus por ajuda. A idéia é que Deus está lá assim como um pai divino estaria por nós).

2. Qual é a primeira mensagem que deveríamos levar a Deus em nossas orações? (Que queremos uma relação de Pai e filho com Deus, mas sempre lembramos que Ele é santo).

3. Por que deveríamos adicionar a posição de Deus? (Isso reafirma que Deus é Senhor de tudo).

B. Leia Mateus 6:10. O que deveríamos dizer a Deus sobre nossa esperança principal? (Que o Reino de Deus virá em breve. Queremos estar mais perto de Deus).

1. Nesse ínterim, o que devemos nos oferecer para fazer? [Seremos parte da vontade de Deus sendo feita (não apenas sonhada) aqui na Terra].

a. O que isso significa para sua vida? (Você está orando para que sua vida reflita o Reino dos Céus da parte de Deus aqui na Terra).

C. Leia Mateus 6:11. Repare na ordem do padrão de oração. Louvor a Deus que cuida de nós. Uma saudação a Seu reino futuro, e um desejo de viver agora como cidadãos do reino. A seguir, falamos sobre nossas necessidades. Isso é egoísta? (É um verso muito encorajador. Jesus nos ensina a pedir por aquilo que necessitamos. Isso não é um dos últimos assuntos, é um dos primeiros. Isso nos ensina que Deus Se preocupa com nossas necessidades e quer ouvir nossas petições).

1. Leia Tiago 4:2 e Lucas 11:9. Que sabedoria adicional encontramos sobre orar por nossas necessidades?

D. Leia Mateus 6:12. Quando eu era criança, aqueles que me ensinavam religião me assustavam dizendo que eu tinha que ser bom para ter minhas orações ouvidas. Se isso é verdade, por que Jesus coloca a confissão aqui, e não como a primeira coisa em nossa oração? (Deus quer que confessemos os nossos pecados, mas Ele quer ouvir nossos louvores, nossos planos e nossas necessidades primeiro).

1. Quão importante para nós é não guardar rancores e endurecer o coração para com o próximo? (É essencial. O perdão de Deus para nós acende o nosso perdão para com os outros).

a. Por que estamos presos ao alto padrão de conduta de Deus? (Leia Mateus 6:14-15. Deus morreu por nós. Ele morreu de uma forma muito dolorosa por causa de nossos pecados. Nossos pecados contra Deus são muito maiores do que qualquer pecado de outra pessoa contra nós. Para uma ilustração disso, leia Mateus 18:23-25).

E. Leia Mateus 6:13. Esse é um verso intrigante. O primeiro texto que vem à mente é Mateus 4:1 onde é dito que o Espírito levou Jesus para ser tentado. O que você acha que significa pedir a Deus que não nos deixe “cair” em tentação? (Tiago 1:13-14 nos diz que Deus não tenta ninguém. São os agentes de Satanás, nossos próprios desejos maus, que nos tentam. Jesus deve querer dizer “impeça os agentes de Satanás de nos testar”. Leia Lucas 22:42 para um exemplo).

1. Não podemos controlar Satanás ou Deus. Que importante lição prática deveríamos tirar dessa parte da oração do Senhor? (Precisamos evitar a tentação. Tolamente fazemos ou dizemos coisas que nos levam e levam a outros para a tentação e o pecado. Esse é um lembrete para ficarmos longe daquilo que nos leva ao pecado).

F. Olhe novamente para a última parte de Mateus 6:13. Nossa libertação do pecado está relacionada com evitar a tentação? (Satanás quer nos ferir. A questão da tentação é nos separar de Deus e das boas coisas da vida. Queremos evitar a tentação para podermos evitar o mal).

1. Por que essa oração sobre nos livrar do mal está por último? Quando você analisa suas orações, você faz isso primeiro?

a. Se você faz a petição de se livrar de algum tipo de mal primeiro, isso é um erro? (Eu acredito que a ordem da oração de Jesus é importante. Talvez nosso maior objetivo seja viver como cidadãos do Reino de Deus mesmo que vivamos em meio ao mal na Terra).

G. A versão King James termina com um tributo glorioso a Deus. Já que isso não aparece nas primeiras cópias dessa oração, isso foi adicionado por algum escriba que estava inspirado para colocar sua própria homenagem não autorizada a Deus. Cada um de nós, depois de ler a oração de Jesus, deveria se sentir do mesmo modo – que o poder e a glória do Reino do Pai são eternos!

III. Atitudes de Oração

A. Leia Mateus 6:5. Você já viu alguém que se encaixe nessa descrição? Eu lembro que em uma formatura de uma escola religiosa, a pessoa que fazia a oração principal mencionava as estatísticas de produção de petróleo de seu país! Em uma formatura anterior, um pai fazendo a oração principal falou a história de crescimento do seu filho. Por que Jesus chamou essas pessoas de hipócritas? (Porque a oração é sobre louvar as pessoas, não Deus).

1. Qual é a eficácia de uma oração dessas? (Se você quiser ser visto, tudo bem. Se você quiser que Deus se envolva na sua vida, isso não funciona. Sua recompensa é apenas ser visto e ouvido).

2. Temos um momento para pedidos e agradecimentos em nossa igreja. Algumas pessoas tomam esse tempo para fazer um mini-sermão em nós. Essas pessoas são como os hipócritas?

B. Leia Mateus 6:6. O que isso nos diz sobre as orações públicas? (O momento mais importante de oração é quando estamos sozinhos com Deus).

1. Por que você acha que isso é verdade? (Não somos influenciados pelos pensamentos dos que estão nos ouvindo).

2. Eu ouço de esposos e esposas que oram juntos. O que você acha disso?

C. Leia Mateus 6:7-8. Contra o que Jesus está nos alertando? (Não repita a oração do Senhor sem pensar. Não repita sem pensar as orações que você faz todas as manhãs e noites. Deus quer o seu cérebro engajado. Ore como se estivesse falando com outra pessoa).

1. Como deveria o fato de Deus já saber nossas necessidades impactar as nossas orações? (Lembre de como Jesus começou a oração. Ele não começou com Suas necessidades ou sugeriu que começássemos confessando nossos pecados. Pedir a Deus coisas não é a questão principal da oração. Um relacionamento com Deus é a questão principal da oração).

2. As pessoas me dizem que devemos continuar levando nossas petições a Deus. Jesus diz que Deus já sabe, não fique murmurando. O que isso sugere? (Leia Lucas 18:7-8. Mal podemos evitar pedir a Deus. Eu não acho que seja isso que Jesus está condenando. Orações de coração, fervorosas, resultarão em justiça).

D. Amigo, podemos abordar o Deus do Universo com a mesma simplicidade que abordamos nossos pais. Como você pode perder uma oportunidade dessas?

IV. Próxima Semana: Deus como Artista

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========