sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Crescendo em Cristo - Lição 10

A Lei e o Evangelho
(Salmos 19, Êxodo 20)

Nota da tradutora: PEÇO A ATENÇÃO URGENTE DE TODOS
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, A PARTIR DO MÊS DE DEZEMBRO NÃO PODEREI CONTINUAR A TRADUZIR ESSES COMENTÁRIOS (FALTAM 4 SEMANAS).
CASO ALGUEM SE INTERESSE EM ASSUMIR ESSA TAREFA, FAVOR FAZER UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO.

Introdução: Como você vê os Dez Mandamentos? Você diria que pode ver uma conexão lógica entre os mandamentos e a última vez que viu as luzes refletoras de polícia no espelho retrovisor de seu carro? Jesus não auxiliou o problema quando explicou que os mandamentos contra o adultério e o homicídio incluindo os problemas mais comuns de luxúria e raiva. Quantas pessoas, quando escutam sobre a graça, ficam deliciadas porque acham que não precisam mais se preocupar com aqueles mandamentos inoportunos e inconvenientes? Muita tinta foi usada no tópico da lei e da graça, mas eu acho que entenderemos melhor a graça se entendermos a natureza da lei. Alegamos que se somos salvos pela graça, iremos querer obedecer a Deus. Mas, isso não é coerente com igualar os mandamentos aos sentimentos de quando um policial está prestes a nos prender! Então, vamos dar um pulo na Bíblia para melhor entender o que ela diz sobre a lei!

I. A Lei de Deus e os Benefícios

A. Leia Salmos 19:7. Eu posso entender por que o Espírito Santo inspiraria Davi a dizer que a lei de Deus é perfeita. Mas, de que maneira a lei “revigora a alma”?

1. Você consegue imaginar um policial te dizendo “o limite de velocidade aqui está perfeitamente estabelecido – e o limite de velocidade irá torna-lo mais feliz!” (Eu amo a ordem e odeio a desordem. Onde eu trabalho e onde eu moro estão sempre em ordem, com o resultado de que raramente estou tentando achar algo. Eu entendo que a ordem melhora minha vida. Quando as pessoas na estrada têm mais do que 32 km/h de diferença nas suas velocidades, isso cria desordem. Quando os carros adiante de mim estão parando e eu não notei, minha esposa não fica feliz).

B. Salmo 19:7 também diz que a lei torna indivíduos inexperientes em sábios, e a razão para isso é que a lei é confiável. Nada disso faz sentido na superfície. Como você explicaria isso?

1. Quando você está buscando um conselho, porque não é inteligente o suficiente (ou educado o suficiente) para pensar por si próprio, que tipo de conselho você quer? (Um conselho no qual você possa confiar).

2. Por que você quer conselhos confiáveis? ([O problema é que você não confia em si mesmo para ter a solução certa. Uma coisa que separa pessoas sábias de pessoas tolas é que as pessoas sábias sabem o que fazer para viver melhor. O texto sugere que a lei de Deus dá conselhos confiáveis às pessoas burras (Hebraico: “tola” ou “boba”) para que possam viver melhor].

C. Leia Salmo 19:8. Acabamos de mencionar como a lei algumas vezes se parece com a polícia. De que maneiras a lei nos traz alegria? (O policial nos para porque violamos a lei. Se guardarmos a lei, nos mantermos fora de confusão. Isso é causa de alegria).

D. Salmo 19:8 nos diz que a lei é como uma luz nos olhos. Como a lei é como uma luz nos olhos? [Isso retorna ao ponto de fazer de pessoas tolas, sábias. A lei revela segredos (ou pelo menos verdades) sobre o comportamento. Se seguirmos o que a lei diz sobre o comportamento correto, viveremos de forma mais inteligente].

1. Você já sentiu que se você fosse mais inteligente sua vida seria melhor? Se sim, por quê? (Você faria melhores decisões que melhorariam sua qualidade de vida).

2. Pense sobre o momento em que se sentiu mais culpado. Você se sentiu mal por ter violado a lei, ou por ter arruinado relacionamentos com outros? (Podemos ver que isso fala diretamente à nossa qualidade de vida).

E. Leia Salmo 19:9-11. Há um assunto aqui sobre a lei? (Sim! A lei de Deus nos dá grandes conselhos sobre como viver. Se seguirmos, isso será melhor do que riquezas – nossa vida será mais doce. Somos alertados sobre coisas a serem evitadas, e somos recompensados ao fazermos o que é certo).

II. Benefícios e Sacrifício Próprio

A. Quando as pessoas dizem que se somos salvos pela graça obedeceremos a lei porque amamos a Deus, isso parece ser uma afirmação totalmente honesta? Essa é a verdade completa? (Os textos bíblicos que temos lido sugerem que guardamos a lei porque confiamos em Deus e amamos a nós mesmos!).

B. Esse assunto que estamos desenvolvendo o perturba? Os Dez Mandamentos são um “livro de autoajuda” que qualquer um em sã consciência seguiria? Portanto, guardar os mandamentos é fácil porque é isso o que fazemos por uma vida melhor?

1. Certamente nem toda a lei de Deus envolve um benefício para você e para mim, certo? Por exemplo, Jesus diz em Mateus 22:37-40 que amar a meu próximo como a mim mesmo é um pilar da lei. Meu próximo acabou de parar sobre meu arbusto e quebrou o tronco em dois! Algumas das leis são dores de cabeça? Vamos explorar isso a seguir.

III. O Sábado e o Sacrifício Próprio

A. Leia Êxodo 20:8-11. Se seu empregador oferece uma folga remunerada, você reclama? Deus nos deu uma folga semanal com esse mandamento?

1. A quem mais Deus deu essa folga? (A nossos empregadores e a nossos animais).

a. Isso é bom para você – dar a seus trabalhadores uma folga semanal? (Não. Isso é dinheiro fora do meu bolso. Eu poderia estar ganhando com o trabalho deles).

B. Se os Dez Mandamentos são um monte de dicas de autoajuda, como explicamos o mandamento do Sábado dando um dia de folga aos nossos trabalhadores?

1. Para esse propósito, como explicamos os mandamentos contra matar, furtar, adulterar, falso testemunho e cobiça? (Você pode ver o assunto aqui? A lei de Deus não permite uma pessoa desenfreada. Você pode gostar mais do carro, da casa, da esposa, do emprego ou do salário de seu vizinho. Mas, você não está autorizado a tomar dele. Na verdade, você não está autorizado a até mesmo pensar em como prefere essas coisas, pois isso é cobiça).

C. Leia Romanos 7:7-9. O que isso diz sobre quando nossa natureza humana é confrontada pelas regras? (Não ficamos satisfeitos com simplesmente ter uma vida melhor. Não estamos satisfeitos com simplesmente ter progresso pessoal. Ficamos satisfeitos quando progredimos mais do que as pessoas ao nosso redor. Queremos ter o sábado livre, mas não queremos isso para nossos trabalhadores. Se nosso vizinho tem um carro melhor, queremos o carro, mas ele pode ter um carro inferior).

IV. O Sábado e a Natureza Humana

A. Leia Êxodo 20:11 novamente. Qual é a razão para guardar o sábado – ter uma folga? (Não. O Sábado é abençoado e santo porque nos relembra de Deus como nosso Criador).

B. Leia Deuteronômio 5:15. Qual é a razão que o texto dá para guardarmos o sábado? (Deus redimiu os judeus da escravidão no Egito).

C. Leia Mateus 27:62-63 e Mateus 28:1-4. Esses versos deixam claro que Jesus passou o sábado no túmulo e ressuscitou no primeiro dia da semana (domingo). Por que você acha que Ele fez isso? (Vemos aqui que o sábado tem o intuito de não apenas lembrar Jesus como nosso Criador, mas também de que Ele nos redimiu da escravidão do pecado. Jesus descansou para comemorar Sua vitória sobre o pecado! De outra forma o atraso não faria sentido lógico).

D. Leia Colossenses 1:16-22. Quando combinamos, como Paulo faz aqui, Jesus como Criador e Redentor, como isso nos ajuda a lidar com nossa natureza humana? (Duas coisas. Primeira, isso cria uma atitude de amor e gratidão perante Jesus. Segunda, isso modela nossa atitude perante os outros. Fomos feitos por Deus e redimidos por Deus. Qualquer outra pessoa está no mesmo barco. Por que pensaríamos que a pessoa desenfreada é apropriada?)

E. Leia 1 João 2:3-6. João diz algo muito interessante aqui. Ele não diz “Sabemos que somos salvos se obedecemos aos mandamentos de Deus”. Em vez disso, ele diz que “O conhecemos” se obedecermos. Por que o conhecimento de Deus promove obediência? (Os Dez Mandamentos melhoram nossas vidas. Eles são registro de como viver melhor. Passamos por dificuldades com os mandamentos, entretanto, quando buscamos os interesses pessoais desenfreadamente. Conhecer a lição do sábado, que Jesus nos fez e nos redimiu ao Se entregar por nós, nos ensina conter o interesse próprio. Isso nos ensina a querer olhar para os outros).

F. Amigo, você pedirá ao Espírito Santo para te ajudar a conhecer o Jesus que nos inspira a viver uma vida de interesses próprios restritos? Uma vida que se regozija na lei, incluindo o sábado que nos lembra do que Deus fez por nós e de nossa atitude apropriada perante os outros?

V. Próxima Semana: A Vida Cristã

Tradução: Tamiris Borges da Silva

Nota da tradutora: PEÇO A ATENÇÃO URGENTE DE TODOS
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, A PARTIR DO MÊS DE DEZEMBRO NÃO PODEREI CONTINUAR A TRADUZIR ESSES COMENTÁRIOS. (FALTAM 4 SEMANAS).
CASO ALGUEM SE INTERESSE EM ASSUMIR ESSA TAREFA, FAVOR FAZER UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO.

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Crescendo em Cristo - Lição 9

Rituais e Cerimônias da Igreja
(Marcos 16, 2 Reis 5, João 13, 1 Coríntios 11)

Nota da tradutora: PEÇO A ATENÇÃO URGENTE DE TODOS
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, A PARTIR DO MÊS DE DEZEMBRO NÃO PODEREI CONTINUAR A TRADUZIR ESSES COMENTÁRIOS (FALTAM 4 SEMANAS).
CASO ALGUEM SE INTERESSE EM ASSUMIR ESSA TAREFA, FAVOR FAZER UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO.

Introdução: Hora da confissão. Você tem fantasias de ser grande, bonito ou poderoso? Nessas últimas décadas lutando nos tribunais pela liberdade religiosa, eu tenho essa fantasia recorrente de ser algum tipo de guerreiro romano moderno – combatendo os caras maus. Claro que meus músculos são pequenos, não sou selvagem quanto a sangue e se você viesse a mim com uma espada, eu provavelmente correria no sentido contrário. À medida que eu envelheço minha situação muscular não está melhorando. Alguns de meus ancestrais de fato tinham “Running” (correndo) como sobrenome! Um dos costumes dos guerreiros romanos é bater no peito sobre o coração com o punho fechado como um símbolo de lealdade a Roma. Mais de uma vez eu fiz isso como um símbolo de lealdade a Deus. Em vez de fantasias tolas, Deus tem símbolos reais de lealdade a Ele? Os símbolos de Deus fazem sentido? O que a Bíblia revela sobre isso? Guerreiros do estudo da Bíblia, vamos marchar adiante e ver o que podemos encontrar em nosso estudo desse tópico!

I. Naamã

A. Leia Marcos 16:15-16. Essas são algumas das últimas palavras de Jesus aos Seus discípulos. Qual é o caminho da salvação? (Crer e ser batizado).

1. Qual é a lógica por trás do ato do batismo? Por que esse deveria ser um símbolo de lealdade e crença?

B. Leia 2 Reis 5:1. Que relação Naamã tem com Deus? (Deus está trabalhando por meio dele).

C. Leia 2 Reis 5:2-3. Naamã é o inimigo de Israel? (Sim! Ele está tomando o povo de Deus como escravo).

1. Que tipo de atitude a garota escrava tem perante o homem que a mantém em cativeiro?

D. Leia 2 Reis 5:4-7. Como o rei de Israel viu a condição médica de Naamã? (Era uma sentença de morte. “Posso...trazer a vida de volta?”).

1. Compare a atitude do rei com a atitude da menina escrava.

E. Leia 2 Reis 5:8-10. De que maneiras isso te lembra o batismo? (O batismo se refere a um problema que é fatal. O batismo é um tipo de lavagem).

F. Leia 2 Reis 5:11-12. Que tipo de objeções Naamã levanta? (A lepra deveria ser curada por um poder mágico! Se é curada pela água, então a água deveria ser pelo menos limpa. Isso não faz sentido para Naamã).

G. Leia 2 Reis 5:13. Que lógica oposta os servos de Naamã usam?

1. Lembra que quando começamos, eu estava falando sobre os guerreiros romanos e como eles mostravam lealdade? Se o batismo é um símbolo de nossa aliança com Deus, deveríamos ter os mesmos tipos de objeção que Naamã? (Como a água pode nos lavar dos pecados? O pecado é um problema “interno”).

2. Por que Deus usaria o batismo, em oposição a um teste de lealdade, como porta para a salvação? (Veremos graça por toda parte se apenas prestarmos atenção. Naamã era um guerreiro grandioso. Deus mandou que ele apenas se lavasse. Deus não pediu obras. Não pediu dinheiro. Apenas pediu que Naamã colocasse de lado a lógica e se lavasse. Qualquer um que confiasse poderia se lavar. A lavagem era a cura para a morte certeira).

H. Leia 2 Reis 5:14-15. O que Deus faz por Naamã? (Ele o limpa da lepra – a podridão da morte).

II. Batismo

A. Leia 1 Pedro 3:18-21. Como o dilúvio é semelhante ao batismo? O que isso tem a ver com o sacrifício de Jesus?

1. Pedro nos diz que o batismo não é relacionado à “sujeira”, mas é um compromisso. O que o dilúvio nos ensina sobre esse “compromisso”? (O compromisso era uma decisão de entrar na arca. Eles escolheram acreditar que a destruição estava chegando e que o plano de Deus era a única forma de escapar da morte).

B. Leia Colossenses 2:9-14. O compromisso do batismo é de obediência, como o do guerreiro romano? (Não. Tomamos o “compromisso” no batismo, mas é Deus quem nos limpa. Ele prega nossos pecados na cruz. Ele vive em nós).

C. Leia Romanos 6:1-4. Como esse compromisso funciona? (Tomamos a decisão de morrer para o pecado – participar da morte de Jesus na cruz. A morte de Jesus é nossa morte para o pecado. Devemos viver uma vida nova).

D. Leia Romanos 6:5-10. Que outros resultados se seguem a esse compromisso? (A ressurreição de Jesus é nossa ressurreição da morte eterna).

E. Leia Romanos 6:11-14. Esse compromisso é algo que continuamos a fazer? (Sim. O Novo Testamento não fala de múltiplos batismos, mas nos diz para “oferecer” nosso corpo a Deus. O batismo é o compromisso de que queremos nos unir à vida, morte e ressurreição de Jesus. Então tomamos uma decisão diária de afirmar esse compromisso ao nos unirmos à batalha do lado de Deus).

1. Leia 2 Reis 5:17. Como o compromisso de Naamã nos ajuda a entender nosso compromisso batismal. (Quando vemos o que Deus tem feito por nós, nossa resposta natural é dizer “Eu sempre Te servirei”).

F. Leia Mateus 28:18-20. Por que a Trindade está no cerne do batismo? (Porque nosso compromisso de fidelidade é para toda a Divindade. Porque queremos um relacionamento com os três).

III. Lava Pés

A. Leia João 13:3. Coloque-se no lugar de Jesus. Se você soubesse disso, como se sentiria? (Eu me sentiria comemorando! Claro que saber que a cruz estava adiante seria como um amortecedor nas minhas emoções).

B. Leia João 13:4-5. Como pode “assim” ser a palavra de transição certa? Se você é o Mestre do Universo, por que “assim começou a lavar os pés dos Seus discípulos” a conclusão lógica? Assim, ele começou a limpar banheiros. Assim, ele começou a varrer folhas. Assim, ele carregou o lixo para fora.

C. Leia João 13:6-7. Estamos no mesmo barco de Pedro? Isso não faz sentido?

D. Leia João 12-16. Agora, responda a questão do “assim” para mim. Como é o entendimento de Jesus de que Ele ser o Mestre do Universo é o fundamento lógico para "assim Ele começou a lavar os pés"?

1. Como Jesus estava para se tornar o Mestre do Universo? (Ao entregar Sua vida por nós. Ao morrer em nosso lugar. Se o triunfo de Jesus foi pelo sacrifício próprio, assim deve ser o nosso triunfo).

E. Leia João 13:14 e João 13:17. Quando a maioria dos cristãos celebra a Santa Ceia, eles não lavam os pés uns dos outros. Eles deveriam lavar? (Sim. Jesus nos diz para fazermos isso. Assim como o batismo é um símbolo de nossa entrada no Reino dos Céus, assim o lava pés é um símbolo de nosso compromisso com o serviço cristão. Somos abençoados por esse símbolo de sacrifício próprio).

IV. A Santa Ceia

A. Leia Mateus 26:19-20. Jesus direciona Seus discípulos para a preparação da Páscoa. O que a Páscoa comemora? (Leia Êxodo 12:5-7 e Êxodo 12:12-14. A Páscoa comemorava uma fuga de um juízo de Deus).

1. Que elementos da graça você encontra na Páscoa? (As pessoas tinham que seguir as direções para o preparo e a colocação do sangue, mas escapar do juízo não tinha nada a ver com as pessoas de dentro da casa serem boas ou más. Deus olhou para o sangue, Deus não avaliou o caráter das pessoas no interior da casa).

2. Por que Jesus direcionou Seus discípulos para a preparação da Páscoa?

B. Leia 1 Coríntios 11:23-26. Como a Páscoa e a Santa Ceia estão relacionadas? (Jesus usou a refeição da Páscoa para criar uma nova regulamentação. Em vez de lembrar que o sangue nas ombreiras das portas os tinha salvado do juízo de Deus, agora lembramos que o sangue de Jesus derramado por nós nos salva do juízo de Deus).

C. Que tema comum você encontra no batismo, lava pés e Santa Ceia? (Todos comemoram a entrega de Deus por nós).

1. Por que Deus quer que tomemos o compromisso do batismo, do lava pés e da participação na Santa Ceia? (Para fixar em nossas mentes o que Jesus tem feito por nós e o papel central de nos entregarmos em benefício dos outros).

2. Pense no pecado que mais o incomoda. Que papel o egoísmo tem nisso? (Senhor, perdoe-me pelo meu egoísmo! O compromisso do guerreiro romano não era apenas ser forte e corajoso, mas era algo maior do que o guerreiro por si. O mesmo é verdadeiro para nós).

D. Amigo, você tomará o compromisso de lealdade ao Reino de Deus? Você confessará seu pecado de egoísmo e usará os lembretes que Deus ordenou para restringir o coração egoísta?

V. Próxima Semana: A Lei e o Evangelho

Tradução: Tamiris Borges da Silva

Nota da tradutora: PEÇO A ATENÇÃO URGENTE DE TODOS
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, A PARTIR DO MÊS DE NOVEMBRO NÃO PODEREI CONTINUAR A TRADUZIR ESSES COMENTÁRIOS. (FALTAM 4 SEMANAS).
CASO ALGUEM SE INTERESSE EM ASSUMIR ESSA TAREFA, FAVOR FAZER UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO.

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.br/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Crescendo em Cristo - Lição 8

A Igreja a Serviço da Humanidade
(1 Coríntios 12, Mateus 25 e 28)

Nota da tradutora: PEÇO A ATENÇÃO URGENTE DE TODOS
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, A PARTIR DO MÊS DE NOVEMBRO NÃO PODEREI CONTINUAR A TRADUZIR ESSES COMENTÁRIOS.
CASO ALGUEM SE INTERESSE EM ASSUMIR ESSA TAREFA, FAVOR FAZER UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO.

Introdução: Que papel a igreja deveria desempenhar na vida do crente? Alguns acham que poderiam viver uma vida cristã confortavelmente sem uma religião organizada. Evitar uma religião organizada, e seus conflitos institucionais, permite que eles tenham um relacionamento mais próximo, pessoal com Deus. Eu acho que isso é uma ilusão e um erro profundo. A igreja desempenha muitos papéis indispensáveis na vida de um cristão. Mas, o que importa o que eu acho? O que importa é o que Deus pensa. Vamos passar para a Bíblia e ver o que ela tem a nos ensinar sobre o papel da igreja em nossa vida!

I. Dons Espirituais

A. Leia João 16:12-15. Muitos de vocês reconhecem que essas são algumas das palavras de despedida de Jesus para Seus discípulos. Quão importante é o papel do Espírito Santo na vida de um cristão? (Ele é a substituição de Jesus estando conosco pessoalmente).

B. Leia 1 Coríntios 12:1-3. Quem lidera os pagãos e quem lidera os cristãos? (Os pagãos são levados pelos ídolos. Os cristãos são inspirados e levados pelo Espírito Santo).

C. Leia 1 Coríntios 12:4-6. Como o Espírito Santo nos leva? (Uma maneira do Espírito Santo nos liderar é nos dar dons para que possamos estar a serviço de Deus. Ele nos lidera em serviço).

1. Nossos dons e nosso serviço são os mesmos? (Não. Pessoas diferentes recebem dons diferentes. Elas têm dons diferentes porque têm diferentes tipos de serviço e diferentes trabalhos).

II. O Bem Comum

A. Leia 1 Coríntios 12:7. Qual é o sentido de dar aos cristãos dons diferentes? Na faculdade de Direito, tentamos dar aos estudantes as habilidades centrais que permitirão a eles serem bons advogados. Essas habilidades centrais são as mesmas.

1. O que é esse “bem comum”? (O corpo de crentes, a igreja).

B. Como a igreja é essencial para o método pelo qual o Espírito Santo trabalha? (A imagem está começando a ter foco? Sem o corpo de crentes contribuindo como um todo pelos vários dons dados pelo Espírito Santo, o trabalho cai aos pedaços. O método pelo qual o Espírito Santo trabalha torna a igreja essencial!)

C. Leia 1 Coríntios 12:8-11. Quão essenciais são esses dons na vida do crente? (A menos que estejamos juntos em um grupo, somos privados do benefício de alguns desses dons).

D. Leia 1 Coríntios 12:12-14. Que analogia Paulo nos dá para nos ajudar a entender a importância da igreja? (Ele diz que a igreja é como um corpo. Os indivíduos são como as partes de um corpo).

1. Se os membros da igreja são como as partes de um corpo, o que isso diz sobre as pessoas que se recusam a serem parte de uma “religião organizada”?

2. Unidade e diversidade são visões opostas. Atualmente eu acho que saímos da estrada e entramos na parte da erva daninha da diversidade. O que é tanto uma benção quanto um antídoto para a diversidade? (O Espírito Santo une a todos nós, a despeito de raça ou classe social. A chave é que o Espírito Santo nos une. O foco é na unidade. Se o foco fosse na diversidade, seríamos como um bando de partes de corpo desconectadas!)

III. Lobo Solitário

A. Leia 1 Coríntios 12:15-17. O que está errado com o pensamento do cristão “lobo solitário” – aquele que não quer fazer parte de um grupo de crentes? (Duas coisas. Primeiro, a pessoa nega a realidade da maneira pela qual o Espírito Santo trabalha ao nos dar dons individuais. Segundo, essa pessoa não pode ser eficiente no ministério porque não tem dons importantes. É como tentar olhar pelo seu ouvido!)

B. Leia 1 Coríntios 12:18-20. Quem decidiu que os cristãos deveriam trabalhar juntos como um corpo? (Deus! Esse é o plano de Deus. Portanto, aqueles que trabalham sozinhos trabalham de forma inconsistente com o plano de Deus).

1. Até que grau Deus está envolvido na organização da igreja local? (“Deus dispôs cada um dos membros no corpo....segundo a Sua vontade”. Deus decidiu quem deveria ter cada papel).

a. Se alguém está tentando preencher um papel para o qual não foi selecionado por Deus, ele está se opondo a Deus? (Ele está no mínimo se opondo ao plano de Deus).

IV. Linguagem Corporal

A. Cada um de nós tem um corpo. Nossas partes (esperançosamente) trabalham juntas sem problemas sérios. Esse é o objetivo da vida – ter um corpo funcional? (Não. Precisamos fazer algo com o corpo).

1. Isso também é verdade para o corpo que é a igreja?

B. Leia Mateus 28:19-20. Qual é a missão da igreja? (Fazer discípulos).

1. Quais são as partes componentes dessa missão? (Batizar e ensinar).

2. Essa ordem é importante? (A maneira pela qual Jesus declara a missão faz com que isso pareça ser verdade. Ensinar discípulos a obedecer deve ser seguido pelo batismo).

a. Que ordem a sua igreja segue?

3. Por que Jesus termina com “Eu estarei com vocês!”? (Ele quer que nós saibamos que Ele está presente, por meio do Espírito Santo, para nos ajudar com nossa missão central).

4. Há algo mais na missão, além de converter os outros e fazer discípulos? (Eu acho que não. Quaisquer outras tarefas que pensemos estão abaixo dessas duas centrais. Mas, vamos olhar para mais alguns textos para testar minha teoria).

C. Leia 1 Pedro 2:9. Essa é parte da missão? Se sim, que parte? (Louvar a Deus e O representar são partes de converter e ensinar os outros).

D. Leia Mateus 10:5-10. Na seção seguinte, nós iremos discutir a questão da igreja e a ajuda aos pobres. Por que dar dinheiro aos pobres não é mencionado aqui?

1. O que é mencionado nesses versos que é uma “ajuda” aos outros?

2. Se alguém diz a você que você não ajudou suficientemente os pobres, é apropriado responder que ele não curou ou ressuscitou suficientemente?

a. Por que no modelo dado por Jesus, os discípulos coletam dinheiro e não distribuem?

E. Leia Tiago 1:27. Qual é a primeira coisa que Tiago menciona sobre a missão da religião? (Ajudar órfãos e viúvas).

1. O que isso nos ensina sobre ajudar os pobres? (É parte da missão da igreja – mas, note que os ajudados eram indefesos).

V. O Teste das Ovelhas e dos Bodes?

A. Dê uma olhada em Mateus 25:31-46 e leia Mateus 25:34-36. Jesus parece dizer que o teste da salvação, e, portanto logicamente o trabalho primário da igreja, é ajudar os pobres. Você concorda?

B. Leia Romanos 10:9 e João 6:29. Como você pode conciliar esses textos com a história de Jesus sobre as ovelhas e os bodes?

C. Leia Mateus 25:37-39. Essas pessoas chegaram ao Céu acidentalmente? A menos que essa seja uma questão capciosa, como elas podiam ser inconscientes de que estavam realizando a missão “central” da igreja? (Essa é a parte mais importante da história. Os salvos não têm consciência da parte das “boas obras” da missão. Ajudar os pobres não é o trabalho central da igreja. Converter e formar discípulos são o trabalho central da igreja. São corações convertidos, aqueles que entendem o amor de Deus, que automaticamente ajudam os outros. É o impulso natural do coração convertido. Você não pode ajudar os pobres para ser salvo, assim como não pode fazer qualquer obra para ganhar a salvação).

D. Amigo, você é um lobo solitário? O Espírito Santo direciona Seus dons e poder para que trabalhem melhor no corpo, que é a igreja. Quando esse corpo está trabalhando corretamente, está convertendo e disciplinando. Você irá decidir agora mesmo distribuir seus dons com a igreja para o avanço do Reino de Deus?

VI. Próxima Semana: Rituais e Cerimônias da Igreja

Tradução: Tamiris Borges da Silva

Nota da tradutora: PEÇO A ATENÇÃO URGENTE DE TODOS
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, A PARTIR DO MÊS DE NOVEMBRO NÃO PODEREI CONTINUAR A TRADUZIR ESSES COMENTÁRIOS.
CASO ALGUEM SE INTERESSE EM ASSUMIR ESSA TAREFA, FAVOR FAZER UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO.

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Crescendo em Cristo - Lição 7

"Armas" para a Vitória
(1 Samuel 17, Efésios 6)

Nota da tradutora: PEÇO A ATENÇÃO URGENTE DE TODOS
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, A PARTIR DO MÊS DE NOVEMBRO NÃO PODEREI CONTINUAR A TRADUZIR ESSES COMENTÁRIOS.
CASO ALGUEM SE INTERESSE EM ASSUMIR ESSA TAREFA, FAVOR FAZER UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO.

Introdução: Você já olhou de perto para a armadura utilizada pelos cavaleiros medievais? Parece um pouco perigosa para a pessoa que a usa! Certamente isso pode impedir uma flecha de te atingir, mas não te ajudaria se você quisesse se mover rapidamente para se esquivar das flechas. Mercedes-Benz faz o carro “Smart” (inteligente, em português). Esse pequeno carro “arma” o compartimento do passageiro para que seja difícil que alguém entre por ele. Assim como a armadura dos cavaleiros, você deve se fazer algumas perguntas sobre a praticidade disso. O que acontece com seu corpo quando o compartimento armado começa a quicar por aí em uma batida? Nas suas últimas semanas temos notado alguns textos de Efésios 6 sobre a armadura para o conflito espiritual, mas não entramos em detalhes sobre a natureza de nossa armadura. Vamos pular para a Bíblia e ver qual armadura é boa e que atitudes diante da armadura podem ser um pouco perigosas!

I. Armadura da Batalha

A. Leia 1 Samuel 17:32 e 1 Samuel 17:38-39. Você conhece a história do jovem Davi se voluntariando para lutar com o gigante Golias, que estava insultando o Senhor. O que estava errado com a armadura de Davi? (Foi feita para outra pessoa. Ele não estava acostumado com ela).

B. Leia 1 Samuel 17:34-37 e 1 Samuel 17:40. Que tipo de armadura Davi escolheu? (A armadura espiritual. Deus estando com ele. Ele também tem algumas armas ofensivas: uma funda, pedras e um cajado).

C. Leia 1 Samuel 17:41-43. O que Golias pensou da armadura e das armas de Davi? (Ele as desprezou, elas eram um insulto ao seu poder e suas armas).

D. Leia 1 Samuel 17:45-50. Que erros Golias cometeu em sua avaliação das armas de Davi? (Ele desconsiderou completamente o aspecto espiritual da abordagem de Davi. Ele nunca considerou que uma pequena pedra e uma funda fossem perigosas.).

E. Vamos considerar isso a partir do ponto de vista de Davi. Ele decidiu (1 Samuel 17:39) não usar a armadura tradicional, porque não estava acostumado com aquilo. O que você acha que teria acontecido se ele tivesse experiência com a armadura tradicional?

1. Se você olhar novamente para 1 Samuel 17:49 você verá que foram uma funda e uma pedra reais, não uma funda e uma pedra espirituais, que mataram Golias. O que isso sugere sobre a rejeição de Davi à armadura tradicional? (Se Davi tivesse experiência com isso, ele deveria usar, assim como ele usou as armas com as quais estava familiarizado).

2. Por que Davi escolheu apenas cinco pedras? Quantas você teria colocado em sua mala?

F. Medite nessa história. Que papel o armamento espiritual desempenhou e que papel as armas reais desempenharam? (Releia 1 Samuel 17:47. Davi usou o seu bom senso. Ele usou sua habilidade e experiência com armas reais. Ele rejeitou armas reais com as quais não tinha experiência. Mas, Davi compreendeu que Deus estava no comando do resultado. Não era uma batalha de armas “reais”, era uma batalha espiritual).

G. Releia 1 Samuel 17:37. Qual teria sido o resultado se o rei Saul tivesse simplesmente orado sobre o problema de Golias?

1. O que essas duas semanas nos ensinam sobre as batalhas que enfrentamos? (Deus é nosso parceiro ao lidarmos com as forças do mal. Precisamos orar para perguntar se mais do que oração é necessário para um bom resultado. Não somos liberados para deixarmos o bom senso de lado. Devemos usar toda a nossa experiência e sabedoria. Mas, precisamos compreender que todo o nosso bom senso e armas físicas não irão vencer a batalha. A batalha está nas mãos de Deus).

II. Zona da Batalha

A. Leia Efésios 6:10-12. Meu pai levou 33 meses em uma zona de combate na Segunda Guerra Mundial. Eu era velho o suficiente para lutar no Vietnã e meus filhos eram velhos o suficiente para lutar no Iraque. Um soldado se prepararia da mesma forma para as três situações de combate?

1. O que o nosso texto de Efésios nos ensina sobre a natureza de nossa batalha hoje? Isso sugere um tipo específico de preparação? (O estrategista do outro lado é Satanás. A batalha é majoritariamente institucional e espiritual).

a. Pense sobre isso por um minuto. Parece correto que a maioria de nossas batalhas é espiritual? O que você acha que uma batalha “espiritual” significa?

b. Leia Provérbios 4:23 e Mateus 5:27-28. Onde esses textos sugerem que a batalha entre o bem e o mal acontece? (Não são nossas ações, é nossa mente. Isso se encaixa perfeitamente na ideia de que estamos em uma batalha espiritual).

2. A Vida Dirigida com Propósito é um livro que nos lembra que a vida não é sobre nós. Quando decidimos que a batalha espiritual ocorre em nossas mentes, violamos a regra do “não é sobre mim”? Se violamos, essa regra é correta? (Essa regra é correta quando se trata de avançar o Reino de Deus, mas a regra é errada quando se trata do conflito espiritual – porque a batalha é muito sobre mim e você, como veremos a seguir).

III. Armas da Batalha

A. Leia Efésios 6:13. Quais são nossos alvos territoriais nessa batalha? (Preserve o solo no qual você está!)

1. Isso não parece ser uma visão muito limitada? (Isso reforça a ideia de que a batalha é primariamente sobre nós).

B. Leia Efésios 6:14. Por que a verdade é a primeira arma mencionada? (Essa é a razão pela qual o estudo da Bíblia é importante. Como você pode saber onde ficar se não for informado pela verdade? Eu regularmente encontro pessoas que dão um passo para a falta de sentido. Frequentemente, é a falta de sentido do mundo, mas algumas vezes é a falta de sentido religiosa).

1. Quão importante é a ideia de que nossa couraça da justiça está amarrada? (Leia Romanos 5:18-19. Jesus nos justifica. É um dom, que vestimos).

C. Leia Efésios 6:15. O que sapatos novos fazem com você? A maioria das manhãs eu ando pela praia por uns três quilômetros. Meus sapatos são “sapatos de convés”, o tipo de sapato calçado em navios, e são muito usados. Semana passada eu comprei um par para substituição. Esses são considerados um dos sapatos mais confortáveis, mas os sapatos novos fizeram a parte traseira do meu pé sangrar. Como os sapatos e o “evangelho da paz” se relacionam? (Você não tem paz se teus sapatos te machucam! Precisamos estar confortáveis em nosso conhecimento do evangelho. Nosso estudo da Bíblia precisa começar agora, e não esperar até que a batalha esteja sobre nós. Isso nos dará paz).

D. Leia Efésios 6:16. Por que Paulo escreve que um escudo da fé iria “apagar” as setas inflamadas? Por que não dizer, “a mangueira da fé”? (Eu amo essa linguagem figurada. A fé não apenas impede que as flechas do Diabo te perfurem, mas para a queima. Leva embora o machucado).

E. Leia Efésios 6:17. Por que a “salvação” é a armadura para a cabeça? (Essa é a razão pela qual eu tomo a graça. Você quer proteger sua cabeça quando está no meio de uma batalha espiritual? Então reconheça que está salvo pela graça somente – não são suas obras).

1. A única arma ofensiva nessa lista é a espada. Por que a inspiração do Espírito Santo, a Bíblia, é uma espada? (A verdade bíblica corta a falta de sentido do mundo. Um membro de minha família acabou de escrever favoravelmente sobre a “igualdade matrimonial”. Isso assume que todas as visões são iguais. Eva queria ser “como Deus” (Gênesis 3:5-6). E aparentemente considerou que as visões de Satanás eram iguais às visões de Deus. Jesus, por outro lado, não considerou a igualdade como algo a ser agarrado (Filipenses 2:6), em vez disso Ele procurou fazer a vontade de Deus. A igualdade não é o parâmetro para nosso julgamento. A palavra de Deus é o parâmetro).

F. Leia Efésios 6:18. Qual é nossa arma final? (Oração).

1. Note uma frase muito importante “Ore no Espírito”. O que isso significa?

2. Leia Romanos 8:26-27. Duas vezes a palavra “intercede” é usada nesses textos. Pensamos em Jesus como nosso Intercessor. O que isso sugere sobre o papel do Espírito Santo e da oração? (O Espírito Santo também é um Intercessor, pois nos ajuda na formulação e na expressão de nossas orações).

3. Essa é uma arma que faz parte de nosso arsenal?

G. Vamos voltar ao início de nosso estudo. Quais armas Davi usou? (Aquelas com as quais ele tinha experiência. Aquelas que se encaixavam com ele).

1. Que lição, nas ações de Davi, aprendemos quando se trata das armas espirituais de Efésios 6? (Precisamos nos familiarizar com essas armas. Precisamos usá-las agora. Elas precisam ser como “sapatos velhos” em nossas vidas).

H. Amigo, você perguntará ao Espírito Santo agora mesmo para te ensinar como usar essas armas espirituais agora e no futuro?

IV. Próxima Semana: A Igreja a Serviço da Humanidade

Tradução: Tamiris Borges da Silva

Nota da tradutora: PEÇO A ATENÇÃO URGENTE DE TODOS
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, A PARTIR DO MÊS DE NOVEMBRO NÃO PODEREI CONTINUAR A TRADUZIR ESSES COMENTÁRIOS.
CASO ALGUEM SE INTERESSE EM ASSUMIR ESSA TAREFA, FAVOR FAZER UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO.

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Crescendo em Cristo - Lição 6

Vitória sobre as Forças do Mal
(Efésios 1 e 6, Romanos 8, Tiago 4)

Nota da tradutora: PEÇO A ATENÇÃO URGENTE DE TODOS
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, A PARTIR DO MÊS DE NOVEMBRO NÃO PODEREI CONTINUAR A TRADUZIR ESSES COMENTÁRIOS.
CASO ALGUEM SE INTERESSE EM ASSUMIR ESSA TAREFA, FAVOR FAZER UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO.

Introdução: Quando eu era um homem jovem, a mudança era lenta – exceto para os carros. Os fabricantes americanos de carros mudavam as aparências de seus carros todos os anos. As coisas custam mais a cada ano. Nesses dias, temos novas tecnologias o tempo todo, e a tecnologia se torna cada vez mais barata. Uma nova área impressionante é a de celulares. O tempo todo eu descubro um novo “aplicativo” para meu telefone, que me permite viver ou trabalhar mais eficientemente. Há um paralelo com o mundo espiritual? Existem novas armas (novos “aplicativos”) que não notamos ou descobrimos para nos ajudar a viver vidas mais santas? Talvez tenhamos ouvido deles, mas não os usado? Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender!

I. Olhos do Coração

A. Leia Efésios 1:17. O que os efésios necessitavam? O que eles tinham que aprender? (Paulo ora pelo “espírito” de sabedoria e revelação).

1. Como essa educação funciona? (O “espírito” faz referência ao Espírito Santo. O Espírito Santo pode nos dar tanto sabedoria quanto a descoberta de novas coisas).

2. Por qual razão iríamos querer sabedoria e aprendizado de novas coisas? (Conheceremos melhor a Deus).

B. Isso parece ótimo! Temos um “aplicativo” para conhecer melhor a Deus. Vamos ler Efésios 1:18-19. Quais são os “olhos do coração”? (Deve ser o discernimento espiritual).

1. O que “olhos do coração” fazem por nós? [(Três coisas: a)Conhecer a esperança pela qual somos chamados; b)Conhecer nossa herança futura; e, c)Conhecer o poder de Deus disponível para nós].

a. Suponha que eu tenha acabado de te entregar essas três armas, esses três aplicativos. O que você faria com eles? Quais possibilidades existem?

C. Leia Romanos 8:26-27. Que dom especial Deus nos deu para nos ajudar a entender do que precisamos? (Seu Espírito Santo. Vemos esse tema coerente de que o Espírito Santo nos ajuda a entender tanto nossas necessidades quanto nossos poderes. Se você não está claro sobre que armas, que aplicativos, Deus disponibilizou para você, então pergunte para o Espírito Santo para tornar isso claro).

II. Poder

A. Leia Efésios 1:19-23. Aprendemos que uma das armas dadas a nós é o poder. Qual é a extensão do poder que Deus disponibilizará para nós? (Esse poder é o que Deus usou para levantar Jesus do túmulo e exaltá-Lo acima de tudo! É um poder impressionante!).

B. Vamos meditar nisso por alguns momentos. Paulo nos diz que Deus quer nos dar dons, armas, aplicativos que nos ajudarão a entender melhor Deus e o poder que Ele torna disponível para nós. Por que Deus estaria nos dando algo tão extraordinário? (Vamos explorar isso a seguir!).

III. Por que Precisamos de Poder

A. Leia Efésios 6:10-12. Olhamos para isso semana passada. Que razões vemos aqui para nos armarmos com conhecimento e poder? (Satanás está tramando contra nós. “Dominadores deste mundo de trevas” hostis, e “forças espirituais do mal nas regiões celestiais” estão estabelecidas contra nós).

1. Como você identificaria o inimigo em termos práticos? (Parece que instituições terrestres estão contra nós, e forças espirituais estão contra nós).

B. Considerando os textos que acabamos de ler, parece que um monte de poder está ordenado contra nós, e que uma quantidade incrível de poder está disponível para nós.

1. Você olha para a vida como uma luta por poder?

2. Se sim, como você luta na vida?

3. Quando você luta, você se sente fortalecido?

C. Se minha vida parecer um pouco com a tua, parece que eu estou predominantemente flutuando pela corrente da vida, e que as áreas de fraqueza (referentes ao pecado) em minha vida continuam a ser fracas. O que nossos textos nos ensinam sobre uma vida assim? (Deus nos deixa disponível um poder tremendo para lidar com o pecado em nossa vida. Além disso, Ele nos dá a habilidade de entender melhor Sua vontade para nós para que possamos descobrir novas áreas de pecado).

1. Existe alguma razão para não pedirmos discernimento e poder para derrotar o pecado ao Espírito Santo? (Talvez não queiramos nos libertar do pecado. Amigo, você precisa de um aplicativo para lidar com isso?).

D. Leia Tiago 4:1-2. Que tipo de luta com o pecado Tiago revela? (Nós cobiçamos coisas que outras pessoas têm, e isso cria lutas entre nós).

1. Por que não temos as coisas que cobiçamos? (Não pedimos a Deus por elas).

E. Leia Tiago 4:3. Se apenas usássemos o grande poder disponibilizado para nós por Deus, teríamos todas as coisas que cobiçamos? (Não. Nosso motivo para pedir é simplesmente para nos ajudar. Vamos gastar o que conseguimos de forma egoísta).

F. Leia Tiago 4:4-5 e Lucas 15:1-2. Isso é difícil de entender. Jesus estava cercado por pecadores que Ele acolhia. O que Tiago quer dizer com “amizade com o mundo”? (Eu não acho que ele esteja escrevendo sobre amizade com pecadores. Ele está falando sobre preferir ter o pecado em nossas vidas. Estar confortáveis com o pecado em nossas vidas. Ser “adúltero” significa romper lealdades. Parte de nós quer e gosta do pecado, parte de nós quer e gosta de Deus. Deus diz que isso é inaceitável).

1. Por que isso é inaceitável? (Entendemos isso pelo casamento. Temos que escolher a quem seremos leais).

G. Olhe novamente para Tiago 4:5. Que espírito é esse? (Certamente não é o Espírito Santo. Eu acho que isso quer dizer que nosso coração natural, pecaminoso inveja o mundo).

H. Leia Tiago 4:6. Por que invejaríamos o mundo? (Porque o mundo é poder. Queremos poder, dinheiro e influência. Não procuramos ser humildes. Isso nos coloca em conflito com Deus).

I. Leia Tiago 4:7-9. Esse é o coração da batalha? Aqui é onde precisamos que o Espírito Santo nos ajude a entender nossos corações, entender as questões e entender nossas armas espirituais? É aqui que precisamos do poder extraordinário que Deus disponibilizou para nós? (Sim).

1. Você preferiria lidar com os pecados dos outros do que lidar com seus próprios pecados? (Essa é talvez a maior parte da batalha – descobrir onde a batalha está se desenrolando. Acaba se desenrolando em meu coração!).

J. Leia Tiago 4:9-10. Eu já vi cristãos sérios que me fizeram pensar que eu não gostaria de ser como eles! Alguém envolvido em uma batalha espiritual interior irá parar de rir, parar de ter alegria e começar a ficar de luto e ser melancólico? (Leia Gálatas 5:22. O segundo fruto do espírito é a alegria! Deus está nos dizendo para tomar o problema do pecado a sério. Ele não está nos dizendo que quer que tenhamos uma vida sem alegria).

1. Se você leva o seu problema do pecado a sério, qual é a primeira questão a se considerar? (Você precisa escolher a Deus, e não o mundo. Você precisa escolher a justiça, não o pecado).

K. Duas semanas atrás aprendemos que podemos estar seguros de nossa salvação enquanto viajamos pela estrada para a santidade – uma estrada na qual o pecado ainda é um problema. Escolher a salvação é a mesma escolha que estamos discutindo hoje? Quando Tiago nos chama de povo adúltero, ele está dizendo que recusamos escolher a salvação? (Essa questão me perturba. Eu não estou certo de que tenho esse direito, mas aqui está o que eu penso. Oscilar entre Deus e o pecado não pode tirar nossa salvação, se outro modo ninguém poderia ser salvo e ninguém estaria certo da salvação. Entretanto, em certo ponto, escolher a Deus em detrimento do mundo é a decisão da salvação. Essa escolha precisa estar em um nível bem básico de escolha a Deus – certamente não pode ser escolher fazer a coisa certa sobre o pecado o tempo todo).

L. Leia Atos 5:12-16. Se você escolhe a justiça, se você escolhe a Deus, que poder Satanás tem para frustrar sua escolha? (Como podemos nos defender ao dizer que somos apenas humanos? Deus deixa Seu Espírito disponível para nós. Ele nos dá armas extraordinárias, aplicativos para lidar com nossa luta interna contra as forças do mal).

M. Amigo, você consegue ver que a batalha do pecado é em sua vida? Você tem todo o poder e discernimento que quiser. Deus deixa tudo disponível para você. A questão é, você irá escolher a Deus? Por que não fazer a escolha agora mesmo?

IV. Próxima Semana: Armas para a Vitória

Tradução: Tamiris Borges da Silva

Nota da tradutora: PEÇO A ATENÇÃO URGENTE DE TODOS
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, A PARTIR DO MÊS DE NOVEMBRO NÃO PODEREI CONTINUAR A TRADUZIR ESSES COMENTÁRIOS.
CASO ALGUEM SE INTERESSE EM ASSUMIR ESSA TAREFA, FAVOR FAZER UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO.

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========