sexta-feira, 29 de março de 2013

Lição 01 Adultério Espiritual

(Oséias 1-3 e 6)
    

Introdução: “Desprezado” não é uma palavra comum nos dias de hoje. Mas, todos nós sabemos como a sentimos. Sentimos desprezo quando somos rejeitados e outra pessoa é escolhida. Você pode ter passado algumas destas experiências com seus pais, algumas experiências com seus filhos, algumas experiências no namoro ou no casamento e algumas experiências no seu trabalho.  Talvez você tenha experimentado em todos estes contextos. Dói. Nossa lição desta semana refere-se a nossa rejeição a Deus. Parece ilógico, mas fazemos isto o tempo todo. Vamos passar para nossa nova série de lições e aprender mais sobre "adultério espiritual!”

I.   Gômer

A.   Leia Oséias 1:1. Quem é e o que é Oséias? ( Um profeta. Deus fala através de Oséias para dar ao povo Sua mensagem.)

B.   Leia Oséias 1:2. Como você poderia casar com uma mulher adúltera?  Você ainda não é casado,então é impossível cometer adultério no casamento, certo? (Todos sabemos que homens e mulheres solteiros particam sexo  antes do casamento. Se uma pessoa faz isto rotineiramente, é difícil parar este tipo de comportamento depois do casamento. Suspeito que Deus tenha dito a Oséias: "Case com uma mulher selvagem.")

1.   O que isto vai parecer, se você é um profeta?

2.   Como isto soará para outros crentes ao lhes dizer: "Deus me disse para casar com uma mulher selvagem"?

a.   Oséias estava apenas iniciando seu trabalho como profeta. Como fazer para seguir a ordem de Deus?

3.   Que tipo de filhos teria?( Filhos cuja paternidade seria de algum outro homem.)

a.   Considere as dificuldades nisto. O que torna isto tão difícil? ( Não somente  sua esposa escolhe alguém mais, além de você,mas você lembra disto, todos os dias, quando olha para a criança.)

4.   Por que Deus disse para Oséias fazer isto? (Porque Deus diz que: “isto ilustra a infidelidade do  povo Comigo”.)

5.   Se eu fosse Oséias eu diria: “ que tal uma outra proposta? Fale-me sobre isto Deus, eu entenderei.” Por que isto não é bom o suficiente?

6.   Você já ouviu um líder religioso ou orador que você achava ser fingido?

a.   Quando Oséias falou do sofrimento de Deus por causa da infidelidade de Seu povo, ele parecia estar sendo insincero? (Aqueles que têm sido desprezados entendem a natureza do sentimento de Deus, acerca de nossa infidelidade com Ele.)

II.  Os Filhos

A.   Leia Oséias 1:3-5. Discutimos que um filho, cuja paternidade é de outro homem, é uma contínua lembrança da infidelidade de sua esposa. Qual é a lembrança aqui? (Exatamente o oposto. O filho é nomeado para lembrar às pessoas infiéis sua infidelidade.)

1.   Quem é, especificamente, mencionado como sendo infiel?( O rei Jeú.)

B.   Leia 2 Reis 10:28-31. Como é a infidelidade de Jeú?(Ele é um saco de misturas. Ele destrói o ímpio rei Acabe e os adoradores a baal, mas continua a adorar o bezerro de ouro. A referência específica em Oséias 1:4 para um “massacre em Jezreel” é duvidosa pois, para alguns, as mortes em Jezreel foram dirigidas por Deus. 2 Reis 10:30.)

1.   O que a infidelidade de Jeú nos ensina?( Podemos fazer grandes coisas para Deus mas, ainda seremos infiéis, se não dermos a Ele todo nosso coração.)

C.   Leia Oséias 1:6-7. Como Deus pode dizer que não ama mais a Israel e o perdoa, mas amará Judá? Eu achei que Deus sempre perdoasse!

1.   Leia Mateus 12:31-32. Por que alguns pecados são perdoados e outros não?

a.   Se você acredita na Trindade, as palavras de Jesus são mais difíceis de entender! (O aviso de Jesus tem a ver com nossa atitude para com o Espírito Santo e a natureza do trabalho do Espírito Santo.)

2.   Leia Gálatas 5:16-18. Por que o papel do Espírito Santo é tão importante em nossas vidas? ( Se entendermos o papel do Espírito Santo em nossas vidas, entenderemos que Jesus não estava sendo arbitrário ao falar do pecado imperdoável. Deus continua sempre pronto para nos perdoar, mas quando rejeitamos o Espírito Santo fechamos a porta da salvação. Quando nos afastamos do poder que nos leva ao arrependimento e a uma vida vivida de acordo com a vontade de Deus, não somente rejeitamos Deus, mas também rejeitamos Seu meio de salvação. Deus não está sendo arbitrário, nós é que O rejeitamos.)

D.   Veja, novamente, Oséias 1:7. Como Deus salva Judá? Por suas próprias obras? (Não. Deus diz que a salvação não virá pelo poder humano,mas que Ele intervirá.)

E.   Leia Oséias 1:8-11 e Romanos 9:25-26. O que está sendo previsto por meio do nascimento deste filho? (Leia Romanos 9:22-24 e 1 Pedro 2:10. Oséias olha à frente, para um tempo em que gentios e judeus se voltarão para Deus.Um tempo em que eles se voltarão para Jesus.)

F.   Por que você acha que Deus faria Oséias sofrer com uma esposa infiel e filhos ilegítimos, a fim de promover Sua mensagem? Por que não dar somente uma profecia?(Esta é outra face de nossa discussão anterior. Se você pode aprender uma lição com os outros, ótimo. Mas, se você aprender a lição a partir de sua própria experiência, isso será um impulso para instruir sua casa.)

III. Julgamento

A.   Leia Oséias 2:9-13. O que podemos esperar quando desobedecemos a Deus? (Julgamento.)

B.   Observe, novamente, Oséias 2:11. Por que Deus desejaria parar os momentos em que as pessoas se voltam para Ele? ( Olhe, novamente, Oséias 2:13. Estas celebrações não têm significado quando nossa verdadeira afeição vai em direção aos falsos deuses e nos esquecemos do verdadeiro Deus.

IV.  Salvação

A.   Leia Oséias 3:1. Espere um minuto. Volte e reveja Oséias 1:6-7. Como Deus pode dizer que ama os israelitas se, anteriormente, Ele disse: “ já não mostrarei amor para a casa de Israel, por que deveria perdoá-los?”

1.   Deus se contradiz?  Ou, isto é um truque, que significa que Oséias, realmente, não deve amar Gômer?

2.   Coloque-se no lugar de Oséias. Como você gostaria de fazer para mostrar amor ao cônjuge que ainda está envolvido em adultério?

3.   O que isto nos ensina sobre a natureza do amor de Deus com respeito a nós? (O amor de Deus continua, mesmo quando O rejeitamos. Nosso problema, como discutido antes, é que somos responsáveis por nossa salvação.  Mesmo que Deus nos ame, podemos rejeitar o Espírito Santo e, assim, bloquear o caminho para o arrependimento.)

B.   Leia Oséias 6:1. Isto é uma declaração justa – que Deus os despedaçou, que Deus os feriu? (Eles rejeitaram Deus. Deus estabeleceu um julgamento. Mas,não parece justo culpar Deus por isto.)

C.   Leia Oséias 6:2. O que isto traz à mente? (Leia 1 Coríntios 15:3-4. Esta é a mensagem da Páscoa! Esta é a mensagem da salvação! Esta é a profecia de nosso Senhor ressuscitado!)

1.   Contemple isto: no meio da história de um adultério doloroso, Deus nos lembra de Sua decisão de morrer uma morte dolorosa, em nome de um povo adúltero. Que amor surpreendente! Que maravilhosa graça!

D.   Leia Oséias 6:6. Qual é o objetivo de Deus para nossa vida? (Deus quer nosso amor. Ele quer que mostremos misericórdia para com os outros. Ele criou um sistema para o perdão dos pecados, mas o que Ele realmente quer é nossa fidelidade!)

E.   Amigo, Deus mostra Seu amor ilógico, irreprimível para você! Você convidará o Espírito de Deus para viver em você? Você vai se decidir a viver uma vida dirigida para a santidade e misericórdia? Por que não assumir este compromisso hoje?

V.   Próxima semana: Amor e Julgamento: o Dilema de Deus (Oséias).



Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Tradução:Denise de Mesquita
 

sábado, 23 de março de 2013

Origens Lição 13

                                          Recriação


                          (Apocalipse 21 e 22, 1 Coríntios 15)



Introdução: Você já tirou uma foto e percebeu que o foco central estava no ponto errado? Esta manhã li uma manchete que dizia que 1/3 das pessoas que morrem de velhice foram afetados por demência. Se você olhar à frente, sua aposentadoria, você ficaria ansioso ao analisar a demência e um lar de idosos? Eu costumava esperar ansioso por minha aposentadoria,até que decidi que não vou mais me aposentar, se eu puder fazê-lo. Agora estou olhando somente para a demência e para um lar de idosos? Não. Assim como a foto com o foco errado estou, lentamente, orientando-a para minha verdadeira "aposentadoria" - no céu! Vamos passar para nosso estudo da Bíblia e ver o que podemos aprender sobre o céu - "a recriação”


I. Nova Terra, Novo céu, Nova Cidade, Novas Circunstâncias


A.        Leia Apocalipse 21:1. Tenho a idéia de uma nova terra mas, por que precisamos de um 
            novo céu?

B.        Leia Apocalipse 21:2-3. O que isto nos diz sobre o velho céu? (Ele não é mais o lugar
            onde Deus habita. Já não é a localização da Cidade Santa.)

                   1. O que isto sugere sobre a razão para se referir a um novo céu, ao mesmo         
                       tempo que nos referimos a nova terra? (Os dois parecem estar combinados.
                       O céu agora veio para a terra. Deus e Sua Cidade Santa estão agora na terra 
                       renovada.)

C.         Leia Apocalipse 21:4. Qual é a "antiga ordem" sob a qual nós agora vivemos? (Que
             ficamos velhos, progredimos rumo a demência e para um lar de idosos. Morte e
             dor,choro e luto são nosso destino terrestre.)


                      1. Qual é nosso novo destino? ( Leia Apocalipse 21:6. Beberemos da fonte da
                           vida eterna. Sem deterioração.)


D.         Leia Apocalipse 21:5. Você gosta de coisas novas? (Sim! Deus está fazendo tudo novo.
             Além disto, Deus diz a João, o revelador, para escrever estas coisas para nosso 
             benefício, a fim de que possamos contar com esta promessa!)



II. Nova Cidade


A.          Leia Apocalipse 21:10-14. Se tudo é novo, por que todas referências históricas? ( A
              Nova Jerusalém está ligada às nossas experiências aqui na terra.)



B.           Leia Apocalipse 21:15-17. Qualquer cidade no mundo é tão grande quanto a Nova 
              Jerusalém? ( Nem de perto. Nenhuma cidade que conhecemos é semelhante a Nova
              Jerusalém.Ela tem o formato de um cubo, cerca de 1.400 milhas (2.200 km) de
              comprimento, largura e altura. Uma vez que aprendemos que ela tem três portões em
              cada parede, isto é mais do que 450 milhas (700 km) entre os portões. Isto é um pouco 
              menor do que a distância entre Denver, Colorado e Washington, D.C. - e isto é apenas
              o comprimento de uma parede.)



                 1. Apocalipse 21:17 nos diz que o muro da cidade é de 200 metros de espessura
                     {tradução literal}. O que você acha da engenharia de um muro de 1.400 milhas de
                      altura?


C.           A nova Jerusalém é um perigo para o transporte aéreo? ( Sim! Aviões voam a cerca de
              33.000 pés de altura. As elevações da cidade são de 7.392.000 pés de altura! Não é de
              admirar que ela necessita de doze fundações.)


D.          A alucinante dimensão de Nova Jerusalém levou-me a fazer ainda mais pesquisas -
              pensando que alguém deve ter feito alguns cálculos adicionais sobre este assunto.
              Encontrei o seguinte : ( não verifiquei a teologia deles,só estou usando seus cálculos.)
               1. A Nova Jerusalém contém 2,25 milhões de km²;

               2. É grande o suficiente para acomodar 100 bilhões de pessoas; e,

               3. Se a população é de 10 bilhões, cada um de nós pode ter uma mansão de 14 milhas
                   quadradas com 100 pés de altura.


E.             Leia Apocalipse 21:18-21. Existem pérolas com 1.400 milhas de altura? Como você
                colocaria a estrada principal da cidade, que é feita de ouro puro?


                 1. A cidade é transparente? O que você acha que significa “ouro puro, puro como 
                     vidro”?     Ou, “de ouro puro, como vidro transparente”?

                 2. Coloque-se no lugar de João, o revelador. Leve em consideração seu público.
                     Qual seria a melhor maneira de descrever algo grandioso, para que as pessoas
                      pudessem entender? ( Usando símbolos como jóias preciosas e ouro.)


                          a. Como você descreveria alguma coisa grandiosa? (Você pode imaginar a
                              tecnologia deste lugar? A engenharia de uma parede super fina (considerando
                              sua altura) nos diz que Deus está fazendo algo muito especial com a
                              tecnologia.)


F.           Leia Apocalipse 21:22-24. Quando imagino um cubo de 1.400 milhas de lado,
              imediatamente penso que deve ser muito escuro dentro dele. Qual é a fonte de luz desta
              surpreendente cidade? ( Deus. Lembre-se, claro, as referências para a cidade, em ser
              como vidro – então, talvez, esta seja a parte dos arranjos da iluminação.)


              1. A Bíblia diz que não será necessário sol ou lua. Considere isto: o sol ou a lua são 
                  suficientes para uma cidade como esta? (Não! Entretanto, se ela tem um sol, penso
                  que o controle de temperatura pode ser um problema extremo, por causa da altura da
                  cidade.)


G.          Re-leia Apocalipse 21:24. Pessoas vivem do lado de fora da Nova Jerusalém?
             (Aparentemente. Para que “os reis da terra tragam a ela seu esplendor”. Note que a
              cidade é uma fonte de luz para a terra.)



              1. Quão longe você pode estar e ainda assim ver o topo de uma cidade de 7.392.000
                  pés de altura? (Pense a respeito da paisagem dominante! Pense no que poderia ser
                  visto, assim como por exemplo, a irradiação da luz.)


H.           Leia Apocalipse 22:1-2. Se a Nova Jerusalém é um cubo de 1.400 milhas, como o rio
               corre? Como a “rua principal” é projetada para fora dele?  Da parte superior para a
               parte inferior? É como uma cahoeira ao lado de uma estrada descendo uma grande
               montanha? Quão grande é a árvore da vida? Tem 1.000 milhas de altura?



I.            Sempre que você olha para algumas casas grandes ou enormes condomínios você
               gostaria de poder viver lá ou se aposentar e morar lá?  Bom, eu quero viver nesta
               cidade! Esqueço o lar de idosos e a casa onde moro atualmente!


J.            Leia Apocalipse 21:27. Como se inscrever para uma mansão neste grande lugar? ( Seu
               nome está escrito no “livro da vida, do Cordeiro”. Eu quero meu nome escrito lá!
               Preciso do manto da justiça de Jesus me cobrindo. Quero viver neste lugar!)


III. Novas Circunstâncias


A.         Leia Apocalipse 22:3-4. Sobre que maldição está sendo escrito? (Em Gênesis 3:17,
             lemos sobre a terra ter sido amaldiçoada por causa do pecado. Em Gênesis 4:10-12, a
             terra é amaldiçoada por causa de Caim, a medida em que nada mais cresceria. Em
             Gênesis 8:20-21, Deus fala acerca do dilúvio ser outra maldição sobre a terra.)


            1. Ao invés de uma maldição, que gloriosa oportunidade nós temos? (Poderemos ver a
                face de Deus.)

                     a. Você acha que o “nome em suas frontes” é uma tatuagem? (Acho que isto
                         significa que Deus estará em nossas mentes. Nós seremos seus.)


B.         Leia João 14:1-3. Somos como visitantes, capazes de ver a face de Deus e, então, seguir
             em frente? (Não. Jesus fala como se vivêssemos com Ele. Temos que viver naquela
             grande cidade com Jesus!)


C.         Leia 1 Coríntios 15:26 e 1 Coríntios 15:51-54. O que não mais existe? ( A morte. Ela
            foi derrotada. Ela foi tragada na vitória.)


D.         Leia Daniel 12:2-3. Até quando seremos capazes de viver na presença de Deus?( Para
             sempre.)


             1. O que você acha que a Bíblia quer dizer quando fala que você “brilhará como a luz
                 do céu?”



E.          Veja novamente 1 Coríntios 15:51-52. Por que você acha que Paulo usa a frase “ em um
              flash, num abrir e fechar?” ( Existe algum brilho acerca do seu novo eu.)


             1. Leia Ezequiel 1:25-28 e Gênesis 1:26. Se o objetivo de Deus era fazer-nos como
                 Ele, e Deus afigura-se como fogo, como deveremos parecer na nova terra? (Parece
                 que vamos dar a impressão de sermos como luz, de alguma forma. Isto sugere que
                 Adão e Eva eram fontes de luz, quando foram criados, o que explica sua preocupação
                 pos pecado, ao terem ficado nus. Veja Gênesis 3:7-10.)


              2. Leia Apocalipse 4:5 e Apocalipse 15:8. Por que a glória de Deus criaria “fumaça” e
                  de Seu trono sairiam “relâmpagos” e “trovões”? ( Acreditamos que o sol e as
                  estrelas são abrasadores.Eles têm uma fonte de energia que os provoca a gerar luz.
                  A referência à fumaça sugere que isto também é verdade para Deus. Talvez nossa luz
                  e brilho resulte de nos ser atribuída uma fonte de energia que permite que façamos
                  todo tipo de coisas!)


F.           Leia Apocalipse 5:11-13. O que mais faremos na nova terra que podemos começar a
              fazer já? ( Louvar a Deus! Digno é o Cordeiro que foi morto! Digno de receber o poder
              e a riqueza e a sabedoria e a força e a honra e a glória e o louvor – para sempre e
              sempre! Amém!)


G.           Amigo, você quer estar lá? Seu nome está escrito no livro da vida, do Cordeiro?  Se
               não, por que não confessar seus pecados, pedir perdão a Deus e aceitar o sacrifício de
               Jesus em seu favor?   Em seguida, louve a Deus, pois Ele faz de você uma nova
               criatura!


IV.         Próxima semana: Iniciaremos uma nova série de estudos sobre os “profetas menores”
             do Velho Testamento.


Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Tradução: Denise de Mesquita

sexta-feira, 15 de março de 2013

Origens Lição 12

                            

                                Criação e Evangelho
(Gênesis 2 e 3; 1 Coríntios 15 ; Romanos 5; Gálatas 3)
      

Introdução: Meu caro amigo judeu julga Jesus como “aquele professor itinerante.” Ele não acredita que há 2.000 anos atrás Deus tornou-se homem e, autoritariamente , lidou com o problema do pecado.Qual a resposta de Deus para este tipo de  acusação? Quantas vezes você, sentado em sua casa, pensou que ela foi construída a partir de árvores tiradas de uma terrível tempestade de vento? E quanto aos cinco milhões de anos de tempestades? O que acontece com o que é lançado dentro de um pequeno número de terremotos? Ninguém imagina que sua bela casa surgiu por acidente. Deus, essencialmente, diz: “Eu criei você e a terra, então você pode acreditar que sou capaz de tornar-me um ser humano e derrotar o pecado.” Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e aprender mais sobre a ligação entre Criação e a nossa salvação!

     I. Sopa de Pecados

A.     Leia Gênesis 2:15-17. Você já viu um sinal na estrada que indica a multa, se você for pego acelerando?  Qual é a penalidade "publicada" por comer da árvore do conhecimento do bem e do mal? (“Você certamente morrerá.”)

B.     Leia Gênesis 3:8-11. Qual é a resposta de Deus para a pergunta? (Se você ler os versículos anteriores em Gênesis 3, você verá que ambos têm “comer o fruto da árvore proibida”.)

1.     Porque você acha que os seres humanos estão se escondendo? Porque eles estavam nus?  Ou porque eles se lembram do castigo, por terem comido da árvore proibida?

C.     Leia Gênesis 3:12. A explicação normal que ouço por Adão ter comido o fruto proibido é que ele não queria perder Eva. Se você acredita no que Adão disse, qual é a resposta lógica para isto?  Eva deveria ser condenada à morte? (Sim.)

D.     Leia Gênesis 3:13. O que você pensa sobre a resposta da mulher? (Pelo menos ela não está acusando Adão. Matar a serpente é algo que não causaria sua dor.)

E.     Leia Gênesis 3:14. Deus acredita em Eva? (Sim. Deus sabe exatamente o que havia acontecido.)

1. Porque o castigo é algo diferente da morte?

F.     Leia Gênesis 3:15. Isto é pena de morte? (Sim. Esmagar a cabeça causa morte.)

G.     Leia Gênesis 3:16. Isto é pena de morte? (Não. Pelo menos não imediatamente.)

H.     Leia Gênesis 3:17-19. Isto é pena de morte? (Sim e não. Da mesma maneira que para Eva e a serpente, existe uma sanção imediata de algo diferente da morte e então, finalmente, morte. Nós “retornamos à terra.”)

I.     Vimos  o castigo "publicado" para desobediência, e vimos o castigo verdadeiro. O que isto nos ensina  sobre Deus? ( Nos diz a verdade sobre julgamento. Mas nos mostra a graça.)


     II. Graça

A.     Leia 1 Coríntios 15:21. Quem é o homem por quem a morte veio? (Adão.)

1.     Porque o texto não diz "Eva"?”

B.     Leia 1 Coríntios 15:22-23. Como Adão e Jesus estão ligados? (Adão deu-nos a morte. Jesus deu-nos vida.)

1.     Quando Jesus nos dá vida? (“Quando Ele voltar.”)

2.     Para entender esta conexão, temos que acreditar na Criação? Será que o fato de acreditarmos em um Adão ajuda-nos a crer em Cristo Jesus?

C.     Leia Romanos 5:12-14. Como Adão mudou nossas vidas? (Ele trouxe a morte. Mesmo que nunca tenhamos violado um mandamento específico, nós teremos que enfrentar a morte. Entretanto, nós todos, independentemente, pecamos ,portanto nós todos ganhamos a pena de morte.)

D.     Leia Romanos 5:6-9. Como Jesus nos dá vida? (Lembre-se que a pena para o pecado é a morte. Jesus pagou a pena por nós.)

1.     Que outra penalidade devemos evitar? (A ira de Deus.)

E.     Leia Romanos 5:10-11. Como Jesus nos salva da ira de Deus? (A morte de Jesus nos reconciliou com Deus, o Pai.)

1.     Olhe, novamente, Romanos 5:8. Como Deus pode amar-nos e irar-se conosco? ( Pecado. Deus odeia o pecado. Ele não nos odeia. Nossos pecados nos fazem Seus inimigos.)

a.     Vamos recuar um momento e pensar sobre isto. Existe alguma situação em que nosso Deus é neutro, com relação ao pecado?

(1)    Se a resposta é não, podemos sempre ser neutros com relação ao pecado? (Mesmo que sejamos salvos pela graça ainda devemos esforçar-nos ao máximo pela santidade.)

F.     Leia João 1:1-5 e João 1:14. Quem é o Criador do mundo? (Jesus.)

1.     Porque João deveria falar primeiro do trabalho de Jesus como Criador, em seu relato sobre Jesus tornar-se um ser humano? (Podemos acreditar na "incrível" história sobre a encarnação porque temos uma prova tangível da "incrível" história  sobre como tudo que nos rodeia surgiu.)

2.     Leia Romanos 5:18-19. Quem veio solucionar o problema do pecado e pagar a pena de morte por nós? (Jesus. Ele não somente nos criou, mas Ele nos “re-criou”  quando nos redimiu da pena de morte. Estas tarefas são paralelas. São paralelas em credibilidade, e são paralelas no propósito.)

III.        Novo Coração

A.     Leia Gênesis 3:4-6. O que Eva está buscando por seus próprios esforços? (Tornar-se semelhante a Deus)

B.    Leia Gálatas 3:1-5. Paulo faz uma série de perguntas aos gálatas. Qual é a resposta correta? (O Espírito Santo e o poder do Espírito Santo vêm pela crença e não por obediência à lei.)

1.     O que isto diz sobre os esforços de Eva? (Ela deveria ter acreditado em Deus e não tentado tornar-se semelhante a Deus através de seus próprios esforços – esforços que foram diretamente proibidos por Deus.)

2.    Quando  tentamos obedecer os Dez Mandamentos, estamos sendo como Eva? (Existe uma diferença insignificante. Deus nos disse para guardar os Dez Mandamentos, e Ele disse para Eva não comer da árvore proibida.)

C.     Leia Gálatas 3:10-14. Será que isto altera nossa conclusão de que Deus nos disse para guardar os Dez Mandamentos? (Não. Repare a diferença entre “confiar” e “observar.” Temos que ter a correta distinção.  Nada do que fizermos nos justifica diante de Deus. Nada. Se você confia em sua obediência para ser justificado, você está sob uma maldição, porque todos nós somos pecadores.  Fé no que Jesus fez por nós é o único caminho da salvação.Ao mesmo tempo, Deus odeia o pecado.Precisamos buscar santidade – sabendo que não tem nada a ver com nossa salvação. Tem a ver com amar a Deus e amar a nós mesmos.)

D.    Leia Ezequiel 36:26-27. Lembre-se que Paulo perguntou aos gálatas  como eles tomaram posse  do Espírito Santo – por fé ou por obras?  Que papel o Espírito Santo desempenha na nossa busca pela santidade? (O Espírito Santo vive em nós e remove nosso coração de pedra dando-nos um coração de carne.)

E.     Leia Salmos 51:10-12. Porque deveríamos orar? ( Pelo Espírito Santo!  Esta é a imagem completa. Somos salvos pela graça, não podemos ganhar a salvação por nossas obras.  Mas, mesmo quando se trata de viver uma vida de acordo com a vontade de Deus, ainda somos incompetentes. É o dom gratuito do Espírito Santo que nos dá um novo coração e atitude de boa vontade.)

F.          Leia Gálatas 5:16-18 e 1 Coríntios 3:16. Qual é o objetivo do Espírito Santo? (Viver em nós!  Orientar cada uma de nossas decisões. Deus conosco!)

G.         Amigo, Deus nos criou, Deus nos redimiu, e Deus nos deu seu Santo Espírito para viver em nós. Todos estes são dons imerecidos. Você, assim como Eva, tenta elaborar algum tipo de acordo, por conta própria, mas você está destinado a falhar. Como Adão e Eva, você estará debaixo de uma maldição.Por que não escolher um outro rumo, agora mesmo? Por que não reivindicar a vida, morte e ressurreição de Jesus em seu favor?  Porque não pedir a Deus que envie o Espírito Santo para viver em seu coração?

IV.        Recriação.


Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.
.

Tradução: Denise de Mesquita