sábado, 24 de outubro de 2015

Lição 05 - Mais Tristezas para o Profeta

(Jeremias 18-19 e 20-21) 
Introdução: “Nenhuma boa ação fica sem punição” diz um velho ditado. Em nosso estudo, nesta semana, parece que esse provérbio remonta ao tempo de Jeremias! Quantas vezes guias religiosos foram afligidos, como resultado de fazer a vontade de Deus? Aqueles que se envolvem no mal não querem ser repreendidos ou lembrados da vontade de Deus. Sem dúvida, o problema aumenta, muitas vezes, causado pela falta de tato e sabedoria, mas o problema principal é a oposição estruturada, contra a luz, daqueles que amam as trevas (veja João 3:19-21). Vamos mergulhar em nosso estudo em Jeremias e aprender mais!

I. Ouvidos Retinindo

A. Leia Jeremias 19:1-3. Se alguém dissesse que aquilo que Jeremias estava prestes a dizer, faria seus ouvidos “retinirem”, você iria esperar para ouvir?

B. Leia Jeremias 19:7. Você tem planos para sua vida? O que aconteceu com os planos das pessoas que viviam em Judá? (Eles se esvaziaram.)

1. Vou dar um palpite ousado. Ninguém gostaria de servir de comida para  animais, depois de morto. Qual era a maior preocupação, aqui? (Ninguém que se preocupasse com você, ficaria vivo para enterrá-lo!)

C. Leia Jeremias 19:8-9. Quão desagradável ficaria a situação em Jerusalém? (As pessoas se tornariam canibais - elas comeriam seus próprios filhos.) 

D. Leia Jeremias 19:10-12. Deus tinha feito Jeremias usar um recurso visual, quebrando um jarro, para transmitir Sua mensagem para o povo. Por que? (Pessoas diferentes aprendem de formas diferentes mas, um recurso visual, as ajuda a entender e lembrar a mensagem.)

1. Temos várias referências a Tofete, nesses versículos. Leia Isaías 30:33 e 2 Reis 23:10 e me diga que tipo de lugar parece? (Aquilo era o inferno na terra. Eles construíram uma grande trincheira de fogo e, ali, queimavam seus filhos como sacrifício a baal e moloque.)

2. Seus ouvidos estão retinindo? Jeremias disse que Jerusalém tinha se transformado num inferno na terra. Como você reagiria se Jeremias falasse com você dessa forma?

II. A Reação dos Líderes

A. Leia Jeremias 20:1-2. Os ouvidos dos líderes religiosos retiniram tanto, que eles mandaram espancar Jeremias e o prenderam no tronco. {“Tronco” ou “estoque” feito de madeira, muito utilizado nos tempos medievais para infligir dor e tortura, como forma de punição, interrogatório e humilhação.} Quando eu estava em Williamsburg, Virgínia,  tentei experimentar o estoque de madeira que eles têm na vila colonial. Se você já experimentou como é estar num estoque, diga-me que outros problemas você pode imaginar se, antes de ser colocado nele, você tivesse sido espancado? (Leia Deuteronômio 25:2-3. Os estoques são muito desconfortáveis e, se eu tivesse acabado de ser açoitado, isso tornaria as coisas muito pior!)

1. Como você explica o que os líderes religiosos fizeram a Jeremias? (A violência é a resposta para aqueles que são incapazes de levantar um contra-argumento lógico.)

B. Leia Jeremias 20:3-6. Jeremias tinha aprendido a lição? (Ele disse para Pasur, o homem que o colocou no estoque, que este seria aterrorizado (seu novo nome significa “terror para todos os lados”), capturado e morto na Babilônia.)

1. A que pista chegamos, acerca do interesse especial de Pasur, naquilo que Jeremias profetizava? (A última linha nos diz que Pasur era um falso profeta, que mentia sobre o futuro de Judá. Agora podemos ver, claramente, porque Pasur quis ferir Jeremias.)

III. A Reação de Jeremias

A. Leia Jeremias 20:7-8. Como você se sente, quando as pessoas debocham de você? Quando elas o insultam? Imagine que as pessoas não respeitam você e, diariamente, o ridicularizam. Que tipo de atitude você teria se fosse ridicularizado constantemente?

1. Leia Jeremias 1:6-8. Lembra-se do intercâmbio entre Deus e Jeremias, no início? O que Jeremias quis dizer, quando falou que Deus o “enganou”? (Deus disse para Jeremias não ter medo que Ele o ajudaria.)

a. Será que Deus enganou Jeremias?

b. Se você disser “sim” (ou “talvez”) o que isso sugere sobre a confiança de Jeremias, na mensagem principal que ele levou para Judá?

B. Leia Jeremias 20:9. Aparentemente, Jeremias havia tentado manter sua boca fechada, para evitar sofrer novos abusos. Por que isto era um problema? (Fazer a vontade de Deus era como um fogo, dentro dele. Jeremias estava exausto tentando contê-lo.)

1. Você já experimentou isto? Fazer a vontade de Deus parece tão natural que não se pode abster-se de fazê-la?

C. Leia Jeremias 20:10. Os inimigos de Jeremias estavam, apenas, tirando sarro e opondo-se a ele? (Jeremias escreveu  que “todos os amigos” estavam esperando que ele tropeçasse.)

1. Note que os amigos estavam esperando que Jeremias se deixasse “enganar”. Não bastava Jeremias dizer (Jeremias 20:7) que ele fora enganado?

a. Isto quer dizer que Jeremias acreditava que seus “amigos” (que eram seus reais inimigos) prevaleceriam?

D. Leia Jeremias 20:11. Como você explica essa declaração confiante, à luz de Jeremias 20:7? (Jeremias era um ser humano. Ele foi agredido e estava sendo insultado e humilhado. Sua fé vacilou, quando a situação ficou ruim, e ele achava que Deus iria impedir aquilo tudo. Mas, naquele momento sua fé se fortaleceu.)

            1. Como as ofensas sofridas por Jeremias se diferenciariam das ofensas que seus inimigos experimentariam? (A sua desonra era temporária e a de seus inimigos “jamais seria esquecida”.)

a. Que lição existe aqui, para nós? (Devemos sempre “olhar à frente”. As coisas podem não ir tão bem para nós, no momento, mas Deus promete fazer tudo certo, no final.)

E. Leia Jeremias 20:12. Será que nos sentiremos melhor se soubermos que o fim daqueles que nos perseguem não será bom? (Leia Lucas 23:34 e Marcos 11:25. Jeremias podia sentir-se melhor pedindo por vingança mas, essa não é a atitude que Deus quer de nós.)

F. Leia Jeremias 20:14-15 e Jeremias 20:18. Jeremias estava caindo em depressão, depois de sua gloriosa declaração de fé, em Jeremias 20:11? (Sim, naquele momento ele disse que desejava não ter nascido.)

1. Leia Jeremias 1:4-5. Deus disse que Ele conhecia Jeremias “antes de formá-lo no ventre” e, Jeremias disse que desejava ter morrido no ventre, ao invés de viver a vida como profeta. Qual é a lição para nós? (Jeremias parecia estar, profundamente, deprimido. Os servos de Deus podem experimentar momentos de depressão. Se você meditar sobre isto, vai poder lembrar que Salomão era depressivo (Eclesiastes 6 e 9), Elias teve medo e depressão (1 Reis 19), e Davi teve medo (1 Samuel 21:12-13). Deus nos revelou isto para que não pensemos que somos os únicos a passar por este tipo de experiência.) 

G. Leia Jeremias 21:1-2. Espere um minuto! Quem estava pedindo conselhos? (O rei Zedequias! Jeremias, naquele momento, estava sendo convidado, pelo mais alto funcionário de seu país, a consultar Deus.)

1. Se você se sentisse desencorajado e com medo, qual seria a sensação de ter uma pessoa muito importante, buscando sua ajuda?

IV. A Nossa Escolha

A. Leia Jeremias 18:1-5. Por que Deus disse para Jeremias que ele receberia a mensagem seguinte na oficina do oleiro? (Mais uma vez, esse foi um recurso visual, para ajudar a compreender a mensagem.)

B. Leia Jeremias 18:6-10. Qual é a lição, para que possamos compreender a profecia? (Temos um papel para desempenhar em nosso futuro. Como Deus conhece o futuro, tenho certeza que algumas profecias refletem este conhecimento e, não são condicionais. Por outro lado, Deus disse para Jeremias que o homem, por causa de seu comportamento, pode mudar aquilo que Ele anunciar. Pelo menos, algumas profecias são condicionais.)

C. Amigo, às vezes, você se sente desencorajado? Se as coisas vão mal, por causa de suas escolhas erradas, Deus nos diz que nosso futuro pode melhorar, se fizermos a Sua vontade. Se as coisas estão indo mal, porque você tem seguido a vontade de Deus, e pessoas más estão prejudicando você, Deus diz que Ele cuidará do problema e, no futuro, tudo dará certo. O tema consistente é seguir a vontade de Deus. Você vai se decidir, agora mesmo, a fazer isso?

V. Na próxima semana: “Atos Simbólicos” 

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"

**********************************


domingo, 18 de outubro de 2015

Lição 04 - Repreensão e Represália

(Jeremias 11, 12 e 17) 
Introdução: Como você compararia as pessoas para as quais Jeremias dava suas advertências? Quando você pensa sobre o que Deus diz para você, através da Bíblia e das palavras inspiradas    de outras pessoas, você leva a sério essas “correções de conduta” ou, simplesmente, faz o que quer? Como confiar em seu próprio julgamento? Você pode confiar em si mesmo, para tomar boas decisões, quando se trata de mudanças a serem feitas? Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e ver o que podemos aprender, que nos permitirá ficar mais atentos à direção do Espírito Santo!

I. Uma Questão de Confiança 

A. Leia Jeremias 17:5. Quando foi dito que confiar no homem é maldição, isso inclui confiar em si mesmo?

1. Note a palavra “mas”, na frase “mas cujo coração se afasta do Senhor”. Devemos ajustar ambas as condições: confiar nos homens e afastar-se de Deus?

a. Podemos confiar em ambos? (Leia Provérbios 3:5. Se, realmente, entendemos o lugar de Deus em nossa vida, percebemos que nossa compreensão é muito pobre.)

B. Leia Jeremias 17:6. Por que isto é verdade? Será que é porque Deus provoca as dificuldades, quando a pessoa confia nela mesma? Ou, confiar em si mesmo é, simplesmente, a estratégia errada?

C. Leia Jeremias 17:7-8. Observe que a árvore está relacionada com as palavras “confiança” (“cuja confiança está no Senhor”), “temor” (“não temerá quando chegar o calor”) e “ansiedade” (“não ficará ansiosa…na seca”). O que a mensagem diz sobre ansiedade? (Se você depender de si mesmo, deverá ficar ansioso. Se você confiar em Deus, pode deixar as preocupações para trás.)

1. Vamos discutir o assunto por um minuto. Isso quer dizer que as coisas sempre serão resolvidas do jeito que você quer? (Quer dizer que, qualquer que seja o resultado, devemos confiar em Deus. Se acreditamos que Deus nos ama e que Ele guarda no coração, nossos melhores interesses, então, podemos confiar nEle.)

2. Leia Deuteronômio 3:23-26. Esse foi o relatório de Moisés, acerca da decisão de Deus, de que ele não entraria na terra prometida. Você acha que Moisés pensava que Deus tinha os melhores interesses dele em mente, quando Ele lhe disse para ficar tranquilo, quanto ao seu apelo para entrar na terra prometida? (Se Moisés ficou tranquilo, sua fé estava anos luz à frente da minha. No entanto, lembre-se que Judas 9 revela que, ao invés disso, Deus levou Moisés para a terra prometida celestial. Deus lhe deu um presente muito maior, pois tinha seus melhores interesses em mente.)

D. Leia Jeremias 17:9. Que tipo de certeza podemos ter, ao avaliarmos se nossa confiança está em Deus e não em nós mesmos? (Precisamos suspeitar de nossas auto-avaliações.)

E. Leia Jeremias 17:10. Se não podemos confiar em nossos próprios julgamentos, existe algum modo de dizer se confiamos em Deus? (Considere como está o curso de sua vida. Deus recompensa nossa fidelidade. No entanto, precisamos olhar para a história de Jó e Hebreus 11:35-39, para entendermos que “como as coisas estão indo”, não é um guia totalmente confiável.)

F. Leia Joao 3:19-21. Que outra barreira enfrentamos, quando seguimos a palavra de Deus? (Nós amamos o mal. Além do nosso julgamento não ser confiável, ele é influenciado pelo fato de que amamos o mal e não queremos que nossas “obras sejam manifestas”.)

1. Qual é a cura para isso? (Pelo poder do Espírito Santo, viver na verdade. Isto significa viver “na luz”.)

G. Leia Jeremias 17:11. Será que as pessoas que confiam em si mesmas e fazem o mal, sempre acham que “não verão quando vier algum bem”? (Jeremias 17:6) (Isso nos diz que uma pessoa má pode fazer o bem por algum tempo. Entretanto, no final, as coisas terminarão mal.)

II. Advertência

A. Leia Jeremias 17:1. Por que você coloca seu nome em determinada coisa? (Para mostrar aos outros que você é o proprietário dela.)

1. O que você acha que quer dizer ter seus pecados etiquetados? (Provavelmente, a mesma coisa. Elas mostram que eles lhe pertencem. Você tem que tomar posse deles. Ou, mais provavelmente, eles tomarão posse do seu coração.)

B. Leia 2 Coríntios 3:3. Qual deve ser nosso objetivo? (Ter a “carta” de Deus, para o mundo, escrita em nossos corações. Isso não apenas mostra que pertencemos a Ele, mas fica refletido em nossas ações.)

C. Leia Jeremias 17:2. Qual é o ponto aqui - que os filhos têm boa memória? (Os comentaristas estão em desacordo, quanto ao que isto significa. No entanto, com base na forma como a NVI traduziu este texto, parece que o povo de Deus treinou seus filhos para adorar ídolos, ao invés de adorar o Deus verdadeiro. Essa má educação fica grudada no coração dos filhos.)

D. Leia Jeremias 17:3-4. Quais são os resultados do afastamento de Deus e de ensinar os filhos a fazerem o mesmo? (Você perde a herança que Deus, de outro modo, daria a você. Você se torna escravo dos outros.)

III. Alerta, Profeta!

A. Leia Jeremias 11:18-19. O que queriam os opositores de Jeremias? (Eles planejavam matá-lo.)

1. De vez em quando, escuto cônjuges que matam (ou tentam matar) seus cônjuges. A pergunta óbvia é: “Por que, ao invés disso, não se divorciar?” No caso de Jeremias, por que não, apenas ignorá-lo, ao invés de tentar matá-lo?

B. Leia Jeremias 11:20. Qual é sua opinião, sobre a oração de Jeremias?

1. Leia Lucas 11:2-4. Sei que Jesus ainda não havia compartilhado Sua oração modelo, quando Jeremias proferiu essa oração, porém, considere o contraste. É apropriado dizer: “Eu perdôo” e “Deus mostra sua vingança sobre os meus inimigos”?

C. Leia Jeremias 11:21-23. Não mais temos que especular a atitude de Deus acerca disso. O que Deus disse que faria? (Ele mostraria vingança. (“Eu os castigarei.” “Eu trarei a desgraça sobre [eles].”)

1. Como você conciliaria isso com a oração modelo de Jesus? (Leia Romanos 12:19-21. A vingança pertence, somente, a Deus.)

D. Veja, de novo, Jeremias 11:23. Aonde viviam os homens que planejavam matar Jeremias? (Anatote.)

1. Leia Jeremias 1:1. Note que a cidade natal de Jeremias era Anatote. Na sua opinião, o que isso acrescenta na situação que ele enfrentava? (Leia Lucas 4:24. Tenho certeza que esse plano foi muito doloroso para Jeremias contemplar. As pessoas que ele conhecia queriam matá-lo.)

IV. A Atitude de Jeremias

A. Leia Jeremias 12:1. Jeremias havia apresentado “uma causa diante” de Deus - o caso da trama contra ele. Deus disse para Jeremias que Ele os castigaria. Você acha que Jeremias ainda estava falando sobre o mesmo caso, a mesma situação?

1. Qual era a preocupação de Jeremias, acerca da justiça de Deus? (Os ímpios prosperavam e viviam bem.)

2. Releia Jeremias 17:10. Lembra-se que eu achava que isto mostra uma forma de revelar o julgamento de Deus, sobre sua vida? Será que nós, tanto quanto Jeremias, temos que lembrar a Deus que aqueles que O seguem devem fazer o bem, e aqueles que não O seguem, não devem fazer o bem? 

B. Leia Jeremias 12:2. Essa pessoas testemunhavam sobre Deus? Eles falavam sobre Deus? (Sim! Mas Jeremias disse que aquilo que elas falavam, não refletiam suas verdadeiras atitudes.)

C. Leia Jeremias 12:3. Diz-me: o que você pensa sobre o coração de Jeremias?

1. Deus escolheu Jeremias, sabiamente, para advertir o povo, sobre o julgamento que viria?

D. Leia Jeremias 12:4. Jeremias era um tipo de sujeito crítico, que presumia prelecionar sobre justiça, para Deus? (A última linha revela que Jeremias estava preocupado com a aparência disso, diante dos outros. Os outros achavam que Deus não se importava e não estava prestando atenção.)

E. Vamos passar para a resposta de Deus, alguns versos adiante, e ler Jeremias 12:14-17. Quão diferente é a atitude de Deus, em relação a atitude de Jeremias? (Você encontra compaixão na resposta de Deus. Ele disse para Jeremias que julgaria, mas que esperaria, ansiosamente, pelo tempo em que Ele pudesse mostrar compaixão por Seu povo.)

F. Amigo, você tem feito um balanço em sua vida? Você deposita sua confiança em Deus? Sua relação com Deus é mostrada em palavras e nenhuma ação? Falta a você compaixão, quando se trata daqueles que fazem o mal? Por que não pedir, agora mesmo, que o Espírito Santo o ajude nas suas atitudes, para tornar-se mais confiante e mais compassivo?

V. Na próxima semana: “Mais Tristezas para o Profeta”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Lição 03 - Os Últimos Cinco Reis de Israel

(2 Crônicas 34-36, Jeremias 22, 2 Reis 24) 
Introdução: Aprendemos que Jeremias passou quarenta anos advertindo Judá da destruição iminente. Durante aqueles quarenta anos, cinco reis governaram Judá. Todos eles foram maus? Por que eles ignorariam as advertências enviadas por Deus? Que lições podemos aprender a partir delas? Vamos pular para dentro de nosso estudo bíblico e descobrir!

I. Josias

A. Leia 2 Crônicas 34:1-2. “Davi” refere-se aqui, ao rei Davi. Ele era o pai de Josias? (Leia 2 Reis 21:25-26. Na verdade, o pai de Josias era o rei Amom.)

1. Leia 2 Reis 21:19-24. Que tipo de rei foi Amom? (Tão mau que seus próprios oficiais o assassinaram.)

a. Josias teve um avô piedoso? (Não. Esses versículos dizem que Manasses, seu avô, também era mau.)

2. Então, por que nos foi dito que o rei Davi era o predecessor de Josias? (“Predecessor” quer dizer antepassado. Josias “andou nos caminhos” do seu antepassado, o rei Davi. Quer dizer que ele era um bom garoto.)

B. Leia 2 Crônicas 34:3-5. Nesta semana, li que ISIS destruiu o templo de Bêl, que tinha milhares de anos.  Isto foi uma boa coisa? (Josias destruiu ídolos que eram adorados na época. Não foi uma destruição de arquitetura antiga.){Refere-se à destruição do templo de Baalshamin, em Palmira, na Síria, cidade classificada como patrimônio da humanidade.}

1. Hoje, o que poderíamos fazer, que seria semelhante ao trabalho de Josias? (Não somos reis, então, destruir a propriedade de outras pessoas apresenta um problema moral. Mas, dentro de nossa própria família, devemos trabalhar para limitar a influência do mal.)

C. Leia 2 Crônicas 34:8. O que podemos fazer que seja semelhante ao trabalho de reparação, executado por Josias? (Podemos fazer com que nossa igreja esteja em bom estado de conservação. Mais importante que isto, podemos incentivar nossa família a adorar a Deus.)

D. Leia 2 Crônicas 34:14-15. Enquanto trabalhava na reparação do templo, o Sumo Sacerdote Hilquias encontrou o “Livro da Lei do Senhor” que “havia sido dada por meio de Moisés”. O que esta nova realidade teve a ver com a adoração de ídolos? (Não ler a Bíblia e esquecer a palavra de Deus nos afasta de Deus e de depender dEle.)

1. Você pode imaginar como essa descoberta pode mudar a vida do povo de Deus?

2. Você pode pensar em algum evento paralelo, na sua vida? (Ler uma Bíblia que não pode ser compreendida é como o problema de ter que decifrar os “livros escondidos da Bíblia”. {“Hidden Bible” - Trata-se de um quebra-cabeças bíblico, montado em pequenos parágrafos, em que o participante precisa encontrar o nome de livros ou passagens da Bíblia, escondidos no texto.} Encontre uma versão da Bíblia que você pode ler e entender facilmente e você vai descobrir a palavra de Deus!)

E. Leia 2 Crônicas 34:29-32. Qual foi o resultado do trabalho de Josias? (A palavra de Deus, a partir daquele momento, foi conhecida por todas as pessoas no reino. Sob sua liderança, o povo se comprometeu a seguir a Deus.)

F. Leia 2 Crônicas 35:20-21. O que você acha da afirmação do faraó Neco, de que Deus estava ao seu lado?

G. Leia 2 Crônicas 35:22. O que isso sugere sobre a validade do que foi dito pelo faraó Neco?

H. Leia 2 Crônicas 35:23-24. Que trágico e prematuro fim, para o reinado de um grande homem de Deus. Que lição você descobriu aqui? (Precisamos ter certeza de que seguimos a vontade de Deus. Alguns comentaristas acham que Josias estava fazendo a coisa certa. Não tenho certeza de que temos provas suficientes para decidir.)

I. Leia 2 Crônicas 35:25-26. Seja qual for o mérito da última decisão fatal de Josias, vemos que ele foi pranteado como um homem devotado a Deus. Lembre-se que quando começamos a analisar Josias, aprendemos que ele andou nos caminhos do rei Davi. O que aprendemos, agora, que nos ajuda a compreender essa verdade? (Davi nem sempre tomou as decisões certas. Ainda assim, Deus celebrou sua devoção a Ele.) 

II. Jeoacaz e Jeoaquim

A. Leia 2 Crônicas 36:1-3. Jeoacaz reinou por três meses. Como as ações de seu pai, Josias, que foi um grande homem, afetaram sua vida? (A última decisão de Josias fez com que seu filho, proclamado rei publicamente, perdesse seu trono.)

B. Leia 2 Crônicas 36:4. Por que Neco mudou o nome de Eliaquim para Jeoaquim? (Para mostrar sua autoridade sobre o novo rei de Judá e Jerusalém.)

1. Por que você acha que Neco colocou Jeoaquim no trono? (Aparentemente, ele o achou mais submisso do que Jeoacaz, que havia sido escolhido pelo povo.)

C. Leia 2 Crônicas 36:5-6. Que tipo de rei foi Jeoaquim? (Mau.)

1. O que aconteceu com ele? (Foi preso por Nabucodonosor.)

2. Em quem você acha que Jeoaquim confiou para salvar seu reino? (Leia 2 Reis 24:7. Parece que foi no Egito! Confiar no homem, ao invés de confiar em Deus, é uma idéia tola. Veja, também,  2 Reis 24:1.)

III. Joaquim

A. Leia 2 Reis 24:6 e 2 Reis 24:8-9. Por quanto tempo esse rei reinou? (Por três meses!)

1. Que tipo de rei foi Joaquim? (Nos seus três meses - ele foi um outro cara mau!)

2. Esse foi, realmente, um teste justo para um jovem de 18 anos?

B. Leia 2 Reis 24:10-12. Como terminou o reinado de Joaquim? (Judá foi invadida pelos babilônios.)

C. Leia 2 Reis 24:13-17. Qual a extensão desse desastre para Judá?

1. Lembre-se que eu pedi para você considerar se três meses é tempo suficiente para dizer que Joaquim era um garoto mau? Quem foi levado para a Babilônia naquela hora? (O primeiro capítulo do livro de Daniel revela que ele e seus amigos foram presos. Daniel e seus amigos, imediatamente, se posicionaram ao lado de Deus.)

D. Leia Jeremias 22:1-5. O que esses reis maus poderiam ter feito para mudar a situação a favor de Judá?

1. Vamos nos concentrar em Jeremias 22:3. Qual era a natureza da falha do sistema de justiça, em Judá? (Os fracos, os oprimidos, os estrangeiros, os órfãos e as viúvas eram vítimas de violência e injustiça. Quando a lei falha, os mais vulneráveis sofrem.)


a. Que outro problema encontramos em Jeremias 22:3? (Pessoas inocentes eram assassinadas.)

2. Vamos contemplar isto. Como Deus puniu, com imparcialidade, esse tipo de falha? (Deus enviou nações mais fortes para saquear Judá. Os líderes de Judá experimentaram o mesmo tipo de situações que eles inflingiam aos mais fracos.)

3. Uma das perguntas que fiz na introdução foi por que aqueles reis não mudaram? Que razões eles teriam para permitir um sistema judicial corrupto? (Sem dúvida, eles beneficiavam alguém ou pensavam que se beneficiariam dele.)

E. Leia Jeremias 22:8-9. Como relacionar isto com os danos causados aos oprimidos? (Isto contraria a aliança de Deus. Contraria a lei Mosaica. Quando você adora um deus fabricado por você, seu bom senso quanto a valores fica distorcido.)

IV. Zedequias

A. Releia 2 Reis 24:16-17 e leia 2 Crônicas 36:11-12. Que tipo de rei era Zedequias? (Mais uma vez, um rei mau.)

B. Leia 2 Crônicas 36:13. Se você tivesse que descrever Zedequias com uma única palavra, qual seria esta palavra? (Rebelde. Ele não aceitou a palavra de Deus, enviada através de Jeremias, e se rebelou contra Nabucodonosor.)

1. Coloque-se no lugar de Zedequias. Como você explica isso? (Desconfio que ele pensava que Deus não estava ajudando, que Jeremias era desequilibrado e que Nabucodonosor era o inimigo. Ele e o povo fariam o que quisessem, porque as coisas não poderiam piorar.)

2. Além de rebelde, como acrescentar outras características a esse tipo de pensamento? (Ele era arrogante e nada prático. Ao ignorar a palavra de Deus, enviada por Jeremias, ele criou todo tipo de dor. Nabucodonosor o esmagou como se esmaga um mosquito.)

C. Leia 2 Crônicas 36:15-19. Qual foi o resultado de toda essa rebelião contra Deus? (Destruição total.)

D. Leia 2 Crônicas 36:21. Do que a terra descansou? (Do mal.)

E. Amigo, considere sua atitude. Você é rebelde ou é uma pessoa que quer escutar a Deus e fazer Sua vontade? Por que não decidir, agora mesmo, a buscar e seguir a vontade de Deus?

V. Na próxima semana: “Repreensão e Represália”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

domingo, 4 de outubro de 2015

Lição 2 - A Crise (Interna e Externa)

(Jeremias 2 e 27) 
Introdução: Vamos rever um pouco de História. Deus tirou Seu povo do Egito e o conduziu para a terra prometida. Sua missão? Reivindicar a terra que havia sido prometida para eles. Eles nunca realizaram, inteiramente, essa tarefa,  mas no período em que reinaram os reis Davi e Salomão, eles controlaram uma vasta região da terra prometida. Depois da morte de Salomão, por causa de sua política de sobrecarga tributária, o povo de Deus foi dividido em duas nações. O reino do norte (formado por dez tribos) tornou-se Israel e o reino do sul (formado por duas tribos) tornou-se Judá. Israel existiu por cerca de 200 anos e, então, foi derrubada pelos assírios. Judá continuou por cerca de 150 anos, quando caiu diante dos babilônios. Foi, aproximadamente, nos últimos 40 anos da história de Judá que Jeremias advertiu o povo da destruição que viria. Vamos pular para dentro de nosso estudo bíblico e aprender mais!

I. A Lembrança de Deus 

A. Leia Jeremias 2:1-2. De qual período Deus estava recordando? (A jornada pelo deserto, depois da saída do Egito.)

1. É assim que você descreveria o povo de Deus, durante o êxodo? Eles eram amorosos e dedicados? (Espero que Deus lembre minha história tão favoravelmente quanto aquela! Não é assim que eu descreveria o povo, durante a jornada pelo deserto.)

B. Leia Jeremias 2:3. O que aconteceu com os inimigos do povo de Deus, durante a jornada pelo deserto e, depois dela? (“A desgraça os alcançava.”)

1. Será que Deus ainda trata desta maneira os inimigos daqueles que O amam?

II. A Análise de Deus para o Momento Atual

A. Leia Jeremias 2:4-5. Como Deus via os “antepassados” do povo de Israel? (Eles eram “sem valor”, porque seguiam os “ídolos sem valor”)

1. Preste atenção no que Deus estava dizendo. A quem Ele avaliou como sendo um provável culpado? (Parece que Deus estava examinando a Si mesmo. “Que falta os seus antepassados encontraram em Mim?” Obviamente, Deus não tinha culpa, mas considere o que um exemplo como este é para nós. Quando as coisas não estão indo bem precisamos, primeiro, examinar a nós mesmos.) 

B. Leia Jeremias 2:6. Quando somos tentados a confiar em nosso próprios esforços, para nos ajudar em tempos de angústia, ao invés disso, o que deveríamos fazer? (Precisamos revisar nossa história com Deus. A tensão na minha vida, neste momento, refere-se às próximas argumentações orais, diante do Tribunal de Recursos dos Estados Unidos. Lembro-me de duas experiências passadas, em diferentes seções, neste mesmo Tribunal, quando Deus agiu, especificamente, através de mim.)

C. Leia Jeremias 2:7. Qual era a queixa de Deus? (Ele havia trazido o povo para a terra prometida. Mas, eles a contaminaram.)

D. Leia Jeremias 2:8. Quem, em particular, culpou Deus? (Os líderes religiosos. Eles não buscavam a Deus e, nem mesmo O conheciam. Eles seguiam ídolos.)

E. Leia Jeremias 2:9. Os filhos eram mais fiéis a Deus do que seus pais? (Não. Deus disse que “ainda” faria denúncias contra Seu povo e que Ele esperava fazer denúncias contra seus descendentes.) 

1. Numa manhã, dessa semana que passou, fiquei chocado. Nos Estados Unidos “Planned Parenthood” {Planejamento Familiar} é uma organização que realiza abortos e, de acordo com revelações recentes, tem vendido partes dos corpos dos bebês. A pesquisa relatou que por uma margem de 2 por 1, os americanos querem que o governo continue a apoiar essa organização, com dinheiro do contribuinte. O argumento é que o dinheiro vai servir para outros propósitos úteis. Os Estados Unidos correm o risco de serem acusados por Deus? (Jeremias chamava a atenção daqueles que, supostamente, eram parte do povo de Deus e, não, dos pagãos. Os pagãos tinham estado naquela terra e Deus, amplamente, os chutou para fora. Quando o povo de Deus tornou-se pagão,  Ele disse que iria agir.)

F. Leia Jeremias 2:10-11. O pensamento da época era que existia um deus regional. Você mora numa determinada região onde algum deus está no comando dela. Nosso Deus estava dizendo que as pessoas se prendem aos seus falsos deuses, porque Seu povo abandona o verdadeiro Deus? Que resposta você pode dar?

G. Leia Jeremias 2:12-13. Que acusação específica Deus trouxe contra Seu povo? (1. Eles O abandonaram. 2. Eles estavam tentando fazer as coisas por conta própria.)

1. Quantos problemas como esse existem em sua vida?

H. Leia Jeremias 2:14-15. Israel era escravo de nascimento? (Não! Deus os resgatou do Egito. Depois da morte de Salomão, eles se tornaram o reino do norte. Eles caíram diante dos assírios.)

1. Qual era o ponto para Deus? (Olhe ao seu redor! Veja como o afastamento de Deus leva à destruição.)

2. Você já viu isto na vida de outras pessoas?

I. Vamos passar adiante e ler Jeremias 2:23. Será que as pessoas admitiram que haviam abandonado Deus? (Não!)

1. Existe uma lição para nós nisso?

J. Leia Jeremias 2:27. Como é possível que pessoas que agem dessa maneira possam dizer que não se afastaram de Deus? (Isso mostra nossa extraordinária habilidade para nos enganarmos, no que diz respeito ao nosso relacionamento com Deus.)

III. Anunciando o Juízo

A. Leia Jeremias 27:3-4. Aquelas nações seguiam o Deus verdadeiro? (Não! Mas, elas estavam reunidas com o rei de Judá. Parece que eles estavam criando uma coalizão   para tentar derrotar a Babilônia.)

B. Leia Jeremias 27:5-7. Em que Deus baseou a autoridade de Sua declaração? (Ele é nosso Criador.)

1. Quanto da autoridade de Deus está sob ataque nesse momento?

2. Seu ponto de vista sobre a criação é uma reflexo de que você cultua o que suas mãos têm feito?

3. O que aconteceu com aqueles reis pagãos e com o rei de Judá? (Todos foram derrotados por Nabucodonosor.)

a. Lembre-se que, anteriormente, discutimos a questão dos Estados Unidos correrem o risco de julgamento, por estarem apoiando o mal?  Se os pagãos se envolvem no mal e os cristãos, não, o que vai nos salvar? (Deus traz o juízo sobre as nações pagãs.)

C. Leia Gênesis 18:32. Explore o capítulo, se você não estiver familiarizado com essa história. O que ela sugere para os seguidores de Deus que vivem em países que não seguem a Deus? (Existe um determinado número de seguidores que pode impedir o juízo para todo o país.)

D. Leia Jeremias 5:1. Qual é o número de justos necessários, aqui? (Apenas um!)

1. Recentemente, eu participei de um encontro em que o pregador falava sobre julgamento. Eu nunca havia escutado um sermão tão longo, sobre julgamento. Foi uma apresentação convincente. Como devemos reagir a uma advertência sobre juízo?

E. Leia Jeremias 27:8. Existe alguma forma de evitar o juízo de Deus? (Leia Jeremias 1:17-18. Precisamos ser fiéis a Deus, pessoalmente. Essa foi a promessa de Deus para Jeremias. Deus quer que nos voltemos para Ele. Ele não quer nos punir. No entanto, Deus quer que proclamemos Sua mensagem ao mundo. Se existe um número crítico necessário, para evitar o julgamento, precisamos trabalhar para levar esse número crítico até Deus.)

F. Leia Jeremias 27:9-10. O que complica a questão do julgamento de Deus? (Existem muitas pessoas que contradizem a palavra de Deus. Elas dizem que não haverá punição.)

G. Leia Jeremias 5:3. Qual é o problema com nossa natureza humana? (Em vez de aceitar a correção, endurecemos nossos corações.)

H. Leia Jeremias 27:11. Quão popular foi a mensagem de Jeremias? (Imagine que você more nos Estados Unidos e que eu tivesse profetizado que, por causa de nossos pecados, a China, uma nação que não tem nenhuma pretensão de seguir a Deus, iria invadir os Estados Unidos. Se você quiser viver, deve apenas se submeter às regras da China. E se eu substituir a China pelo Irã?)

1. Quão popular é hoje a mensagem de arrependimento e julgamento?

I. Amigo, você confia em Deus ou em você mesmo? Você vai abrir seu coração e sua mente para a correção de Deus? Por que não voltar para Ele, hoje?

IV. Na próxima semana: “Os Últimos Cinco Reis de Israel”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************