sábado, 23 de janeiro de 2016

Lição 05 - O Conflito Continua

(1 Samuel 17, 2 Samuel 11-12, Neemias 1-2) 
Introdução: O que Deus exige de você? Miquéias 6:8 responde: “Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.” Os exemplos que vamos estudar nessa semana e os exemplos {estudados} dos últimos líderes de Deus podem fazer você imaginar como eles se encaixam na resposta de Miquéias. O que fica expresso com mais intensidade é que precisamos defender a honra de Deus, em situações desafiadoras. Vamos pular para dentro de nosso estudo bíblico e aprender mais sobre o que Deus tem em mente para nós!

I. Davi

A. Leia 1 Samuel 17:20-24. Você acha que Davi considerou se ele poderia ser capaz de entrar num confronto, sem autorização? 

1. Qual você acha que foi a reação de Davi quando ele viu os israelitas fugindo com medo de Golias? (Leia 1 Samuel 17:26. Davi achava aquilo uma vergonha. Deus havia sido desonrado, covardemente, por aqueles homens.)

B. Leia 1 Samuel 17:28. O que Eliabe sugeriu, acerca de Davi? (Que Davi não tinha importância, era presunçoso e, na verdade, um covarde com medo de lutar, que só queria assistir.)

1. Por que Eliabe diria coisas terríveis sobre seu irmão? (Ele sabia que era o que Davi estava pensando sobre ele (na verdade, o exército inteiro) e, então, Eliabe insultou Davi naqueles mesmos pontos.)

C. Leia 1 Samuel 17:31. O que isso nos diz, acerca de Saul? (Ele estava desesperado. Por que o rei chamaria um jovem pastor de ovelhas?)

D. Leia 1 Samuel 17:32-37. Sobre quem Davi estava colocando sua confiança? (Em Deus. Sua fé era extraordinária.)

E. Leia 1 Samuel 17:40-44. Qual era o ponto de vista de Golias, quanto ao desafio apresentado por Davi? (Ele achava que era um insulto. Temos basicamente um consenso universal sobre as probabilidades de Davi vencer. Isso mostra ainda mais claramente o desespero do rei Saul.)

F. Leia 1 Samuel 17:45-47. Que elemento Davi introduziu na luta? (O sobrenatural. Davi afirmou, claramente, que era Deus quem venceria a luta. Davi não estava, antecipadamente, tomando os créditos por sua vitória.)

G. Leia 1 Samuel 17:48-51. Releia 1 Samuel 17:43. O que faltou para Golias? (Uma atiradeira. Ele se antecipou para um combate corpo a corpo com Davi, usando “pedaços de pau”.)

1. Golias invocou poderes sobrenaturais? (Sim. “E o filisteu amaldiçoou Davi, invocando seus deuses”.)

2. Qual é a lição de Davi para nossas vidas? O que você pensa sobre Davi?

H. Leia 2 Samuel 11:1. O que havia de diferente com o rei Davi?  (Aparentemente, ele perdeu o desejo de enfrentar os bandidos.)

1. Por que isso? Idade? Preguiça? A “boa vida”?

I. Leia 2 Samuel 11:2.  Às vezes você sente que se não praticar alguma atividade física, você tem dificuldades para dormir?

1. Será que Bate-Seba sabia que alguém poderia vê-la do terraço do palácio? Será que ela sabia que Davi perambulava no terraço, à noite?

J. Leia 2 Samuel 11:3-4. Em que ponto Davi pecou? Quando ele enviou alguém para saber se ela era casada? Ou quando ele dormiu com ela?

K. Leia 2 Samuel 11:5. O que mudou na vida de Davi? (O pecado secreto de Davi  estava prestes a se tornar público.)

L. Davi tentou, sem sucesso, esconder seu pecado. Então, ele planejou a morte do marido de Bate-Seba, junto com outros soldados, numa batalha. Leia 2 Samuel 11:26-27.  Como você acha que o jovem Davi se tornou o velho rei Davi?

M. Leia 2 Samuel 12:7-10 e Hebreus 11:32-34. Como Davi foi incluído na lista dos heróis da fé?

1. De que modo Davi se assemelha a Sansão, que também está na lista dos heróis? (Ambos tiveram problemas com mulheres.)

N. Leia 2 Samuel 12:11-14. O que aprendemos sobre pecar contra “nosso semelhante”? (Os pecados que cometemos contra os outros se voltam contra nós e nos prejudicam. Esse tipo de pecado tem consequências práticas terríveis.)

1. A respeito do que Deus parecia mais preocupado? (Os inimigos de Deus mostraram total desprezo.)

2. Releia 2 Samuel 12:13. Você concorda com Davi, que ele havia pecado contra Deus? (Isso foi discutido na última semana. Na primeira metade dos Dez Mandamentos, o serviço a Deus é nossa maior preocupação. Muitos acham que Davi pecou contra o marido de Bate-Seba e os outros soldados que morreram. Mas, Davi e Deus entenderam que a questão fundamental foi como ela impactou a Deus e, como impactou a batalha entre o bem e o mal. Você evita violar a segunda metade dos Dez Mandamentos porque você não é idiota e nem vai querer sofrer. Você obedece a primeira metade, por causa da fidelidade a Deus.)

a. De que modo as duas metades dos Dez Mandamentos se impactam entre si? (Tanto Davi quanto Sansão ficaram mal diante de Deus, por causa de seus pecados sexuais.)

II. Ezequias

A. Leia 2 Reis 19:9-13. O que você entende como sendo a essência da carta do rei Senaqueribe para o rei Ezequias? (Que nenhum deus tinha sido capaz de se levantar contra ele {Senaqueribe} e o seu Deus {o Deus de Ezequias} não faria melhor.)

B. Leia 2 Reis 19:14-16. Por que Ezequias não respondeu: “Muitas pessoas morrerão  se você não fizer alguma coisa”? “Sua nação será destruída se você não intervir”? (Ezequias tinha razão, pois se tratava da honra de Deus. Ele disse para Deus que aquela mensagem O “insultara”.)

C. Leia 2 Reis 19:17-19. O que isso ensina sobre a oração, quando você está em dificuldades?

D. Leia 2 Reis 19:20-22 e 2 Reis 19:27-28. Deus sabe onde vivem nossos inimigos?

E. Leia 2 Reis 19:32-34. Por que Deus salvaria Jerusalém e seu povo? (Por causa dEle e de Davi.)


F. Leia 2 Reis 19:35-36. O rei Ezequias teria que arriscar sua vida na batalha? (Não.)

1. O que isso ensina a você sobre os problemas que você enfrenta - se você levantar-se pela honra de Deus?

III. Neemias

A. Os primeiros versículos de Neemias relatam a terrível condição de Jerusalém, depois de sua destruição pelos babilônios. Leia Neemias 1:4-7. Como Neemias começou sua oração? (Magnificando a Deus.)

1. Como o povo de Deus falhou com Ele? (Uma parte da glória de Deus é que Ele Se mantém firme em Suas promessas mas, nós não sustentamos nossa parte do acordo.) 

B. Leia Neemias 1:8-9. Aquela “instrução” para Moisés tinha sido há muito tempo.  A promessa ainda é válida? 

1. Se for assim, por que ainda é válida? (Neemias vinculou a promessa para Moisés com a glória de Deus. Ele se referiu à Jerusalém como “o lugar escolhido para estabelecer meu Nome”.{Neemias reportou-se às palavras de Deus para Moisés - vs 9} )

C. Leia Neemias 1:10-11. Se você estivesse olhando para a oração de Neemias como a um argumento, explicaria uma fluência lógica? (Ele argumentou que Deus tinha um contrato (“aliança”) com aqueles que O amavam e O obedeciam. Nesse contrato incluía que, se eles obedecessem a Deus, sua vida seria melhor e isso levaria glória ao Seu nome. Ele confessou que o povo abandonara a Deus, mas que ele e o grupo todo queriam, novamente, celebrar aquele contrato.)

1. Esse contrato está disponível para você? (Acho que sim.)

a. Presumivelmente, cada contrato tem um objetivo global e um beneficio para ambas as partes. Qual é o objetivo global desse contrato? (Avançar a glória {o resplendor} de Deus.)

b. Qual é o beneficio para os homens? (Quando os seguidores de Deus fazem o bem, Deus é glorificado.)

(1) Esta regra é constante? (Não. Às vezes, Deus é glorificado quando, apesar das adversidades, somos fiéis.)

D. Amigo, o objetivo de nossas vidas deveria ser magnificar e exaltar a Deus. Na sua vida, como você traz {leva, influencia, conduz, produz, provoca} a glória de Deus?  Se é muito difícil falar, por que não pedir que o Espírito Santo abra seus olhos para as oportunidades de buscar {e levar} a glória de Deus? 

IV. Na próxima semana: “Vitória no Deserto”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2016, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2016.html"


**********************************

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Lição 04 - Conflito e Crise: os Juízes

(Juízes 4, 6, 7 e 14-16) 
Introdução: Você consegue lidar com o medo? Você se debate com a falta de fé e de fidelidade? Sei que eu me debato. Há um par de meses atrás, fui escalado para argumentar, diante da Corte de Apelação dos EUA - um tribunal que fica diretamente abaixo da Suprema Corte dos EUA. Isso criou um certo receio. No entanto, um pouco antes da argumentação, fiz um sermão sobre  confiança em Deus e aquele sermão blindou minha coluna vertebral {ou seja, “deu-me mais força moral e intelectual”}. Deus abençoou-me e o argumento foi muito bom. Nesta semana, nosso estudo diz respeito aos homens e mulheres que enfrentaram grandes perigos. Vamos estudar intensamente na Bíblia, para ver se podemos encontrar alguma blindagem que nos ajude a lidar com nossos problemas e nossos medos!

I. A Juíza Debora

A. Leia Juízes 4:1-3. Quem eram os “bandidos” aqui? (O rei Jabim e o comandante de seu exército, chamado Sísera.)

1. O que lhes deu poder sobre o povo de Deus? (Deus “os vendeu” por causa da  infidelidade do povo. Havia, também, 900 carros de ferro - uma enorme vantagem para os bandidos.)

B. Leia Juízes 4:4-5. Quem liderava o povo de Deus, na época? (Débora.)

1. Quais eram suas qualificações para liderar? (Ela era uma profetisa de Deus. O povo de Deus a procurava, para que ela decidisse suas questões - isso mostra que eles reconheciam sua autoridade.)

II. O Plano de Batalha

A. Leia Juízes 4:6-7. Que plano de batalha Deus havia dado para Débora? (Baraque deveria reunir uma tropa de 10.000 homens e ir até o rio Quisom.)

1. Você vê algum ponto fraco nesse plano de batalha? (À exceção de usá-los  como “isca”, não se explica uma estratégia de guerra. E quanto aos carros? Deus disse que lhes daria a vitória.)

B. Leia Juízes 4:8-10. Por que você acha que Deus escolheu Baraque para comandar as tropas?

1. Considere as palavras dele. Ele estava disposto a desobedecer a Deus? (Sim! Ele disse que só iria se Débora fosse junto.)

a. O que isso nos diz, acerca de Débora? (Ela estava segura e inspirava confiança.)

(1) Existe alguma outra explicação que seja mais favorável a Baraque? (Pode ser que Baraque estivesse mais preocupado com a honestidade de Débora. Ele imaginou que, se ela não estivesse mentindo sobre as instruções de Deus, ela estaria disposta a arriscar a própria vida.)

b. Não estamos discutindo a natureza incomum de Débora por ser a líder de Israel. Como Débora ratificou aquele problema cultural? (Ela disse que Deus entregaria Sísera nas mãos de uma mulher - como se aquilo fosse algo inesperado ou negativo.)

C. Leia Juízes 4:14-16. O que aconteceu, apesar da clara vantagem militar com cavalos e carros de guerra sobre os soldados de infantaria? (Os israelitas venceram. Eles mataram o exército inimigo inteiro e coletaram muitos carros!)

D. Leia Juízes 4:17-21. Homens, as mulheres são confiáveis? (Note que elas estavam a cargo de Deus.)

1. Será esta a razão pela qual a maioria dos homens, nos dias de hoje, vivem em casas e, não, em tendas?

2. Releia Juízes 4:9. Achei que Débora quis dizer que Deus entregaria Sísera   nas mãos dela. Qual foi o ponto para Deus, ao entregar Sísera nas mãos de Jael? (Apenas uma questão de igualdade de oportunidades para homens e mulheres.)

a. Qual é o ponto? (Parece que, se os homens não lideram, Deus seleciona mulheres para fazê-lo. Deus tem uma inclinação inicial a respeito dos homens. (Talvez por causa de Gênesis 3:16, que estudamos recentemente.) Mas, no final, Deus escolhe a pessoa que confia nEle, independentemente, do sexo.)

E. Leia Juízes 4:22-24. As mulheres mudaram o curso da história militar aqui? (Sim, elas confiaram em Deus, o que teve como consequência o esmagamento de uma potência militar, que se opunha ao povo de Deus.)

III. O Juiz Gideão 

A. Leia Juízes 6:1-2. Quem eram os bandidos, agora, e por que eles detinham o poder? (O povo de Deus O decepcionara, novamente, e então, Deus permitiu que os midianitas o oprimisse.)

B. Leia Juízes 6:3-6. Que estratégia os midianitas usaram para controlar o povo de Deus? (Ou destruir ou comer todos os mantimentos em Israel.)

C. Leia Juízes 6:7-10. Quando o povo clamou a Deus, Ele os ignorou? (Não. Deus enviou um profeta que explicou a razão dos seus problemas.)

D. Leia Juízes 6:11. Por que Gideão malhava o trigo no lagar? Que dificuldades isso implicava? (Um lagar era um grande barril de madeira. Seria necessário que o vento soprasse a palha para longe, no momento em que o trigo estivesse sendo debulhado. Um barril grande era, exatamente, o lugar onde você não deveria estar, se estivesse malhando o trigo. Podemos concluir que Gideão estava fazendo isso para esconder a comida dos midianitas.)

E. Leia Juízes 6:12. O anjo estava zombando de Gideão? “Ei, valoroso homem, que  beleza esse barril!”

F. Leia Juízes 6:13. A quem Gideão culpou pelo fato do “valoroso homem” estar escondido num barril? (Ele parecia dizer: “Eu seria muito mais corajoso se Deus aparecesse e fizesse algo poderoso”. Gideão, do mesmo modo que Adão, parecia estar culpando Deus.)

G. Leia Juízes 6:14-16. Será que Gideão, assim como Baraque, precisava de uma mulher para colocar um pouco de aço em sua coluna vertebral?{Ou seja, uma mulher para dar-lhe força e coragem?}

1. Diga-me: o que você acha que Deus estava dizendo no versículo 16? (Deus disse que: “Tudo o que você precisa para vencer sou Eu. Você disse que Eu não tenho ajudado? Eu estou aqui, vamos fazer isso juntos.”)

H. Leia Juízes 6:17. O que você acha da fé de Gideão? 

I. Leia Juízes 6:20-23. Gideão disse: “Por favor, espere! Quero trazer um presente.” O que Deus fez para Gideão? (Deu-lhe um sinal. Note a paciência de Deus e como Ele trabalhou com as dúvidas de Gideão.)

J. Estamos pulando muito rápido sobre essa incrível história. Leia Juízes 6:33 e Juízes 7:19-22. Quantos homens estavam com Gideão para atacar aquele bando indisciplinado dos midianitas? (Cem.)

1. O que cada um daqueles cem homens tinha em suas mãos? (Um instrumento musical e um jarro com uma luz dentro.)

2. Releia Juízes 6:15. Qual era a preocupação de Gideão, quanto a assumir riscos contra os midianitas? (Que ele era fraco e estava em pequeno número.)

3. Qual é a lição, hoje? (Tudo o que é necessário para derrotar os bandidos é Deus e você, trabalhando juntos.)

IV. Sansão

A. Leia Juízes 14:1-2. Por que Sansão exigiria que seus pais buscassem uma esposa para ele? (Leia Êxodo 22:17. Os pais iriam aprovar o casamento.)

B. Leia Juízes 14:3. Os pais de Sansão aprovaram? Ele deveriam? (Leia Deuteronômio 7:1-3. Eles não deveriam aprovar porque Sansão pretendia casar com alguém que não adorava o verdadeiro Deus.)

C. Leia Juízes 14:4. Aqui, que lições os pais podem aprender? Que cada exigência vem com uma nota de rodapé, dizendo que Deus faz exceções em certas circunstâncias?

D. Leia Juízes 14:5-9. Por que Sansão não se vangloriou por ter matado o leão e ter recebido o mel como bônus? (Levítico 11:39-40 revela que os pais de Sansão achariam que comer o mel os tornaria impuros.)

1. O que esses dois eventos nos ensinam? (Sansão não se preocupava com regras.)

E. Leia Juízes 13:6-8, para entender a história por trás do nascimento de Sansão. O que você pensa sobre o que os pais de Sansão sentiram quanto a sua atitude negligente com as regras de Deus? (Tenho certeza que eles ficaram muito infelizes, e achavam que tinham decepcionado a Deus.)

F. Leia Juízes 15:20 e Juízes 16:1. Sansão era juiz! Que tipo de homem era ele?

G. Sansão acabou sendo capturado e cego por seus inimigos. Leia Juízes 16:25-30.  Deus ouve as orações de pecadores? (Sim.)

H. Leia Hebreus 11:32-33. Como você explica que esses homens foram colocados na lista do “hall “ da fama da fé?

1. O povo de Deus foi entregue aos bandidos, quando falhou ao não seguir a Deus. Quão diferentes foram esses homens? (A chave foi a confiança em Deus. Eles estavam vacilantes (ou pior) quanto as suas ações, mas quando reconsideraram, eles confiaram em Deus.)

I. Amigo, você vai se decidir, hoje, a depositar sua confiança em Deus - e a confiar nEle sempre?

V. Na próxima semana: “O Conflito Continua”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2016, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2016.html"

**********************************


sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Lição 03 - A Rebelião Global e os Patriarcas

(Gênesis 4, 6, 22 e 45) 
Introdução: Na nossa primeira lição desta série, descobrimos como o pecado começou no Céu.  Em seguida, aprendemos como o incitador do pecado no Céu, que havia sido expulso de lá,  divulgou-o, em nossa terra, diante da perfeita criação de Deus: Adão e Eva. Nesta semana, iremos explorar como o pecado continuou sua marcha insidiosa na Terra. Vamos mergulhar em nossa Bíblia de estudos e aprender mais!

I. Os Filhos

A. Leia Gênesis 4:1-2. Lembra-se como você era com seu primeiro filho? Eu achava que meu filho fazia coisas que nenhuma outra criança, na história do Universo, havia feito! Como deve ter sido com o primeiro filho de Adão e Eva, uma vez que foi literalmente verdade que as ações de Caim, como bebê, não tiveram precedentes?

1. Observe a divisão do trabalho entre os dois filhos. Por que você acha que eles escolheram aquelas profissões? (Leia Gênesis 3:17. Caim fazia, exatamente, o que Deus disse que ele devia fazer. Talvez, Abel quisesse ser um pouco diferente e achou que seu trabalho deveria ser mais espiritual.)

B. Leia Gênesis 4:3-5. Como você entende a raiva de Caim? (Não há dúvidas de que ele estava fazendo o que Deus ordenara. Por que o resultado daquele trabalho não foi um sacrifício digno?)

C. Leia Gênesis 4:6-7. Justificou-se a ira de Caim? O que aprendemos sobre isto? (Lendo nas entrelinhas, aprendemos que não se justificava a raiva que Caim sentia. Quando Deus lhe falou para “fazer o que era certo”, mostrou que Ele havia dado instruções sobre um sacrifício apropriado.)

1. Naquele momento, qual foi a natureza do fracasso de Caim? Como compará-la ao pecado de sua mãe? (Teve o mesmo sentido do pecado de Eva, já que, aparentemente, Caim não acreditou no que Deus havia dito sobre os sacrifícios adequados. Caim decidiu que seguiria sua própria lógica de entendimento, quanto ao que ele iria sacrificar, baseando-se nas circunstâncias de seu trabalho.)

D. Leia Gênesis 4:8-12. Que tipo de castigo Deus lhe impôs? (Em Gênesis 3:17-19, aprendemos que um dos castigos para o pecado original foi a dificuldade para cultivar alimentos. O castigo para Caim foi mais severo, pois a terra não produziria qualquer tipo de comida para ele.)

1. Coloque-se no lugar de Eva e de Adão. Seu filho mais velho matou o seu segundo filho e, em seguida, foi enviado para o exílio. Eles perderam seus dois filhos num só dia. O que você pensaria?

2. O que você acha do castigo que Deus impôs para Caim? (Leia Gênesis 9:5-6. Foi um assassinato premeditado e sem precedentes. No entanto, Deus deu uma pena reduzida para Caim.)

3. Quem você acha que inspirou Caim a cometer assassinato? 

a. Como você acha que seria a vida, se satanás tivesse o total controle do mundo?

II. Noé

A. Leia Gênesis 6:1-4. Ficou um pouco obscuro o significado de “filhos de Deus” e “filhas dos homens”. O que está claro é que haviam gigantes e que Deus não estava feliz com isso, a ponto dEle reduzir sua expectativa de vida. Por que você acha que este seria o melhor remédio? (Se as pessoas vivessem centenas de anos e elas se declarassem com uma tendência para o mal, isso interferiria na obra de Deus, na Terra.)

B. Leia Gênesis 6:5-7. Nós somos um erro?

1. Deus criou o homem com o livre arbítrio. Deus Se arrependeu de ter feito isso?

2. Uma vez que estamos examinando a história da rebelião e da redenção, nessa série de lições (o grande conflito entre o bem e o mal), quem sairia ganhando?

a. Se você fosse satanás, você iria se queixar por Deus ter mudado as regras?

b. Será que Deus mudou as regras? (Leia Gênesis 2:15-17. A morte é o castigo para o pecado. Deus não mudou as regras. Uma vez que as pessoas rejeitam a Deus, elas ficam sujeitas a esse castigo.)

C. Leia Gênesis 6:8-13 e Gênesis 6:17-21. Vamos ver se podemos entender a mente de Deus. Será que ele se arrependeu de criar os seres humanos? (Não. Deus queria continuar com o experimento humano. No entanto, Ele não queria continuar sustentando o mal.)

1. O que isso nos ensina sobre viver retamente? Será que Deus favorece pessoas justas? (Sim!)

2. Por que Deus não destruiu satanás e seus anjos caídos, ao mesmo tempo?  Por que não remover a liderança que promove o mal? (Minha melhor resposta é que não era o tempo certo. Deus não havia vindo à Terra para salvar o homem e satanás não havia mostrado a amplidão de seu projeto maligno.)

III. Abraão

A. Leia Gênesis 22:1-2. Diga-me, o que estaria passando em sua mente, se você fosse Abraão?

1. Leia Jeremias 32:35 e 2 Reis 16:3. Está tudo errado aqui. Deus chamou  de “repugnante” o sacrifício das crianças, no fogo, e disse que tais idéias Ele “jamais imaginou”. Os sacrifícios eram feitos numa montanha, um lugar tradicional para adoração de ídolos. Você acredita que esta mensagem viria de Deus? (Abraão deve ter conhecido a voz de Deus. Caso contrário, a ordem seria inacreditável.)

2. Leia Gênesis 17:19-21. Como você conciliaria a promessa de Deus, feita aqui, com a instrução dada por Ele, para oferecer Isaque em sacrifício?

3. Acabamos de examinar como Deus favorece aqueles que O seguem. Como explicar esta terrível instrução para um fiel?

B. Leia Gênesis 22:3-5. Quanto tempo Abraão esperou para seguir as orientações de Deus?

1. Observe a última parte do versículo 5: “Depois de adorarmos, voltaremos”. Abraão estava mentindo, para que seus servos não interferissem? Se não foi assim (e eu suponho que não) o que Abraão estava pensando? (Ele acreditava na promessa de Deus, quanto ao futuro de Isaque. De alguma forma, Deus ia resolver a questão.)

C. Leia Gênesis 22:9-12. Por que Deus faria uma coisa dessas para Abraão (e para Isaque)? Por que Deus registraria este episódio na Bíblia? (Se essa é uma das piores histórias que você já ouviu, o ponto de Deus, para Abraão e para nós, é que foi isso que Ele fez em nosso favor, quando enviou Seu Filho, Jesus, para morrer em nosso lugar. Não havia ninguém para evitar a terrível morte de Jesus.)

D. Vamos voltar um instante. A história de Abraão é incrivelmente emotiva (especialmente para pais que estão próximos aos seus filhos). Ao mesmo tempo, a história de Noé coloca Deus numa luz menos favorável. Qual é a mensagem geral para nós, a partir dessas histórias? (Que Deus nos ama, além de nossa imaginação. Deus fez um incrível sacrifício por nós, mesmo tendo dito, na época de Noé, que Ele Se arrependeu de ter-nos criado. Ao mesmo tempo, Deus é um Deus de juízo. Ele destruirá o mal.)

IV. Jacó e José

A.      Tanto Jacó quanto José tiveram histórias complexas, que não poderemos explorar em detalhes, aqui. Cada uma dessas histórias envolveu sentimentos amargos entre irmãos. Jacó e José eram caras “bons”, mas eles tiveram diferentes graus de responsabilidade, por causa da raiva que seus irmãos nutriam por eles. Vamos explorar como isso funcionou para José. Leia Gênesis 45:1-4. Todos aqueles que conhecem a história me disseram que José tinha servos e, a criadagem do faraó tinha um interesse em seus assuntos, e José, anteriormente, havia sido “vendido”? (Os irmãos de José o venderam como escravo, porque eles o odiavam (Gênesis 37) e, através de uma série de eventos, José, naquele momento, era o primeiro ministro do Egito (Gênesis 41).)

1. Era justificável que os irmãos de José se sentissem “aterrorizados”?

a. José estava ajudando, ao lembrar-lhes que eles o haviam vendido (Gênesis 45:4)?

B. Leia Gênesis 45:5-7. O que isso nos ensina sobre as coisas ruins que acontecem às pessoas boas? (Leia Gênesis 50:19-20. Deus utilizou as coisas ruins, que aconteceram na vida de José, para criar as boas.)

1. Se você conhece a história de José e dos hebreus, você sabe que, em última análise, eles foram escravizados pelos egípcios (Êxodo 1). Que relação teve esse acontecimento, com os irmãos de José vendendo-o como escravo, se é que existe alguma relação?

C. Amigo, o pecado criou uma situação terrível para os seres humanos. Nosso Deus está atento, na luta contra o pecado. Ele suprime o pecado, sem limitar o livre arbítrio para o homem e, Ele transforma em coisas boas, as tragédias causadas pelo pecado. Ele fez um sacrifício surpreendente para derrotar o pecado e tornou a vida eterna, livre de pecado, disponível para nós. Por que não escolher entregar sua fidelidade a Deus, agora mesmo, ao invés de dá-la para aquele que inspirou a morte de Abel?

V. Na próxima semana: “Conflito e Crise: os Juízes”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2016, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2016.html"


**********************************