Introdução: Começamos uma nova série de lições sobre o evangelho de Mateus. Mateus, antes de ter sido discípulo de Jesus, foi cobrador de impostos para os romanos – uma profissão desprezada pelos judeus. Que mudança de atitude milagrosa, para que Mateus escrevesse um dos relatos sobre Jesus! Quantas informações importantes para seus escritos. Vamos mergulhar em nosso estudo e aprender mais!
I. Os Antecedentes
A. Leia Mateus 9:9. O que as habilidades de um cobrador de impostos proporcionariam à missão de Jesus? (Os cobradores de impostos se "ofereciam" para recolher tributos de uma determinada região. O lucro de Mateus era a diferença entre o que ele pagava para os romanos, pelo direito de coletar os impostos, e a importância coletada. Isso exigia alguém que mantivesse, cuidadosamente, os registros, e que tivesse iniciativa e inteligência.)
B. Leia Mateus 9:10-11. Por que os fariseus fizeram essa pergunta para os discípulos e, não, para Jesus? (Provavelmente, eles achavam que os discípulos tinham a mesma opinião que eles, de menosprezar os cobradores de impostos. Isso nos ensina algo mais sobre Mateus: ele não se importava com o que os outros pensavam dele – ou, no mínimo, ele se importava menos com isso do que com ganhar dinheiro.)
1. Se Mateus se importava tanto com dinheiro, por que ele deixou de ser cobrador de impostos e seguiu Jesus? (Aparentemente, ele decidiu que era hora de mudar. Você está pronto para mudar?)
II. A Genealogia de Jesus
A. Explore, rapidamente, Mateus 1:1-16. Coloque-se no lugar de Mateus e pense em como você começaria um livro sobre Jesus? Você iria querer que o livro fosse monótono e entediante? (Este não seria o meu objetivo. Mas, um vez que Mateus já prestava atenção em detalhes, essa era uma parte de como, normalmente, ele examinava as coisas. Obviamente, o livro teria muitos detalhes.)
B. Leia Mateus 1:1. Por que Mateus decidiu começar apontando esses dois homens, na genealogia de Jesus? (Se, assim como Mateus, você tivesse maus antecedentes, você iria querer começar mostrando que Jesus tinha um grande antecessor. Mateus ligou Jesus aos dois homens mais importantes da história judaica. Abraão foi um grande homem de justiça e Davi, um grande rei guerreiro.)
1. Leia Isaías 11:1-2. Quem era Jessé? (Mateus 1:6 revela que Jessé foi o "pai do rei Davi".)
a. Os leitores de Mateus deveriam estar familiarizados com Isaías 11. Qual é a importância dessa ligação com o rei Davi? (Isaías 11 é uma profecia sobre a vinda do Messias.)
b. Leia Apocalipse 5:5. O que esse texto revela sobre a pregação dos discípulos? (Eles vincularam o Jesus triunfante ao rei Davi.)
2. Leia Atos 2:29-33. Pedro (Atos 2:14) fez essa declaração no dia do Pentecostes. O que isso nos explica sobre o entendimento dado, pelo Espírito, para os discípulos de Jesus? (Jesus cumpriu as profecias que apontavam para o Messias.)
3. Leia Gênesis 12:1-3. Explique a última parte dessa promessa feita a Abraão. (Essa foi a promessa de que o Messias viria através de Abraão. Mateus não estava apenas ligando Jesus com pessoas importantes da história Judaica mas, ele começou seu argumento fazendo essas conexões, para mostrar que Jesus era o Messias.)
C. Não iremos passar, de ponta a ponta, todos os detalhes que Mateus dispôs, para mostrar a ancestralidade humana de Jesus mas, eles fazem sentido para um homem que foi usado porque sabia fazer registros detalhados? (Sim. Mateus forneceu provas para aqueles que duvidam da genuína herança de Jesus. Vamos dar uma olhadinha em alguns pontos interessantes, nessas provas especificadas.)
1. Leia Mateus 1:3 e Mateus 1:5-6. Na lista, vemos o nome de três mulheres: Tamar, Raabe e "a mulher de Urias". O que você sabe sobre essas três mulheres? (Gênesis 38 revela que Tamar se fez passar por prostituta. Josué 6 divulga que Raabe era uma prostituta. 2 Samuel 11 nos diz que Bate-Seba (esposa de Urias) se envolveu num escândalo sexual com o rei Davi.)
2. Mateus não precisava dar nomes as três mulheres. Uma vez que ele estava tentando mostrar a herança genuína de Jesus, por que ele as acrescentaria na Sua história humana? (Lembre-se que Mateus tinha um passado duvidoso. Provavelmente, ele acrescentou seus nomes para mostrar que Jesus podia simpatizar com alguém como ele e com o restante de nós pecadores.)
D. Leia Mateus 1:17. Considere o que os judeus estavam fazendo, nos três períodos de tempo. Se Abraão e Davi representam o tempo em que a nação esteve se encaminhando para uma maior unidade, o que aconteceu nos dois períodos seguintes? (A nação não foi bem.)
1. Com relação a Jesus, o que Mateus ressaltou? (Ao apontar a queda livre das fortunas judaicas, Mateus sublinhou a necessidade que os judeus tinham de Jesus, a necessidade de um Messias para salvá-los .)
III. O Nascimento de Jesus
A. Leia Mateus 1:18-19. Foi um fato surpreendente o que Mateus revelou? (Jesus não tinha, apenas, antepassados humanos mas Ele, também, era Deus. O Espírito Santo era Seu "Pai".)
1. Por que acrescentar a parte sobre os pensamentos de José, acerca de um divórcio tranquilo? (Para mostrar que José era um bom homem e isso fez Mateus pensar que Jesus tinha algo em comum com ele – um passado que outras pessoas iriam questionar.)
B. Leia Mateus 1:20-21. O que Mateus afirmou sobre Jesus? (Jesus, totalmente homem e totalmente Deus, iria salvar Seu povo dos pecados. Aquele era o Messias. Agora temos uma testemunha adicional, para o testemunho angelical.)
C. Leia Mateus 1:22-23. Mateus encarou um verdadeiro desafio. Um homem com um passado desagradável escrevia um livro sobre um homem que havia sido crucificado pelas autoridades romanas. Sua história era que Jesus nascera de um modo diferente de qualquer outra pessoa na História. A credibilidade em Mateus seria o maior problema. Como ele enfrentou o desafio? (Mais uma vez, ele direcionou a atenção dos seus leitores para as profecias messiânicas de Isaías, especificamente, Isaías 7:14.)
1. Você ficaria convencido disso? (Coloque-se no lugar do público judeu de Mateus. Ele mostrou a autêntica genealogia de Jesus e ligou-O às profecias messiânicas, que aquelas pessoas já haviam aceitado. O nascimento virginal era algo que Isaías já havia falado para aguardarem – assim, aquela não era uma história tão fantástica para seu público.)
D. Leia Mateus 2:1-2. Que tipo de pessoas eram aqueles magos? (Os comentaristas bíblicos nos dizem que eles eram intelectuais "do oriente", que estudavam ciência e o movimento das estrelas. O rei Herodes prestou-lhes uma assistência que mostrou que eles eram muito conceituados na sua época.)
1. Por que Mateus acrescentou esse detalhe para nós? (Ele quis que soubéssemos que os cientistas viram algo, no céu, que apontava para o nascimento de Jesus. Você entende como Mateus traçou toda a cadeia de provas, para nos convencer de que Jesus é o Messias?)
E. Leia Mateus 2:3. O que era importante na natureza daquela perturbação? (Todos, do rei para baixo, acreditaram no relato dos magos. Aquela história não era inconcebível.)
F. Leia Mateus 2:4-7. Baseado em que, o rei Herodes ficou convencido de que o Messias havia nascido? (Cientistas, dignos de confiança, haviam descoberto uma estrela que apontava na direção de Jesus. Os mestres religiosos confirmaram, com base na escritura profética, que o Messias nasceria em Belém. A mensagem para nós é que, se o rei e os cientistas acreditaram, você deve acreditar.)
G. Leia Mateus 2:9-13. Se você fosse advogado, argumentando, diante do júri, as evidências sobre a identidade de Jesus, nesses últimos versículos, que pontos seriam mais importantes para discutir? (Uma "estrela" indicou o lugar onde Jesus haveria de nascer. Os magos tinham tanta certeza de sua descoberta que eles adoraram Jesus e deram a Ele presentes valiosos. Isso mostra que eles entenderam que Jesus era alguém que deveria ser adorado. Forças sobrenaturais salvaram Jesus do perigo, uma vez que Herodes acreditou que a história era tão perfeita, que ele estava disposto a cometer assassinato.)
H. Leia Mateus 2:14-18. Novamente, vemos que as escrituras apontaram para Jesus e que Herodes ficou convencido de que Ele era o Messias. No contexto dos crimes que se sucederam, que novo elemento foi introduzido? (Quem sugere a perversidade de Herodes? Existem forças sobrenaturais que se opõem a Jesus. Se você acredita no conflito entre o bem e o mal, sabe que o mal entende que Jesus é o Messias que deve ser destruído.)
I. E quanto a você, amigo? Por intermédio de Mateus, você ficou convencido de que Jesus é o Messias? Por que não aceitá-lO como seu Salvador, agora mesmo?
IV. Na próxima semana: "Início do Ministério de Cristo"
Tradução: Denise de Mesquita
**********************************
Direito de Cópia de 2016, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.
Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2016.html"
**********************************