sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A História dos Começos - Lição 13

O Fim do Começo (Gênesis 41-50)

Introdução: A vida de José estava indo sempre ladeira abaixo, apesar da fidelidade dele em Deus. Agora ele tem uma grande mudança. Será que Deus vai “consertar” para sempre os seus problemas? Se Deus está com José, ele pode esperar recompensas pela sua fidelidade aqui na terra? Tudo isso foi parte do plano de Deus para José e sua família? Vamos mergulhar em nossa lição e descobrir como as coisas funcionaram na vida de José!

I. José, o Mestre

A. Leia Gênesis 41:41-44. Quando Deus decidiu que estava na hora de salvar José do calabouço, quanto tempo levou para que Ele revertesse completamente a situação de José? (Menos do que um dia.)

1. Haviam se passado 13 anos desde que José havia sido vendido como escravo. Por que Deus esperou 13 anos?

2. Durante esses 13 anos parecia a José que ele estava fazendo algum progresso em direção ao trono? (De um ponto de vista humano, as coisas só estavam ficando piores. Se você soubesse que Deus daria o reino a José, pareceria que José não estava fazendo qualquer progresso nesta direção. A resposta deve ser (pelo menos em parte) que Deus tinha em mente algum desenvolvimento de caráter para este jovem que havia dito a seus pais e irmãos que reinaria sobre eles.)

B. Leia Gênesis 41:45. O sacerdote de Om. Om significa “luz” ou o “sol”. A cidade de Om era o centro da adoração ao sol no Egito. Os comentários que li referem-se ao deus-sol “Re”. Contudo, na leitura popular tenho visto o deus-sol egípcio sendo referido como “Ra”. Note que Potífera termina com “ra”, o que o conecta com o deus-sol. Por que o Faraó ordena que José se case com a filha do sacerdote de Om? (Faz sentido ajuntar esses genes vinculados aos deuses. Eles poderiam ter filhos com uma super-consciência dos deuses.)

1. Isto era um problema para José?

2. Leia I Reis 11:1-2. Por que José resiste em dormir com a esposa de Potifar, mas não se opõe a casar-se com a filha do sacerdote do deus-sol? (Duvido que ele pudesse dizer alguma coisa nesta questão. Ele não estava na posição que o Rei Salomão estava em sua escolha voluntária.)

C. Leia Gênesis 41:50-52. José pensa que algum dia voltará para casa? (O nome de seu filho indica que Deus o havia ajudado a se esquecer da casa de seu pai. Ele não vai voltar.)

D. Leia Gênesis 41:53-57. Quão segura é a posição de José no Egito?

1. O que Deus está fazendo através de José? (Salvando o mundo da fome. Tornando o reino egípcio ainda mais rico e poderoso.)

2. Deus poderia fazer isto por intermédio de José se José nunca tivesse saído de casa?

a. Deus estava manipulando as condições climáticas mundiais para o benefício de José?

II. José e Seus Irmãos

A. Leia Gênesis 42:1-2. Jacó é um homem de vasta riqueza. Como ele pode falar em morrer, tendo tanto gado? (Estas poucas palavras nos dizem muita coisa. Os filhos estavam tão chocados pela súbita mudança de sua sorte que ficaram sentados apalermados, sem saber o que fazer.)

B. Leia Gênesis 42:3-5. Qual era a fonte de danos que Jacó temia em relação a Benjamim?

1. Você acha que Jacó tinha alguma suspeita com relação à morte de José?

C. Leia Gênesis 42:6. Este verso te lembra de algum sonho anterior? (Veja Gênesis 37:5-8. Agora, quem você acha que deu este sonho a José?)

D. Leia Gênesis 42:7-11. Note que o verso 9 faz uma ligação entre os sonhos de José com a sua alegação de que eles eram espiões. Que sentido você pode tirar disto? (Os sonhos ainda não foram cumpridos. Portanto, José pode estar pensando em como poderá trazer toda a sua família para o Egito.)

1. O que os irmãos mais velhos de José fizeram para evitar que seus sonhos se cumprissem? (A própria ação que seus irmãos tomaram para evitar que seus sonhos se cumprissem é a causa do cumprimento de seus sonhos!)

2. Eles são, conforme disseram no verso 11, “homens honestos”?

E. Leia Gênesis 42:12-17. O que você acha deste método de prova? Quão difícil seria para eles provar que não eram espiões? (Não estou certo do que este teste prova. Se eles estavam mentindo, poderiam trazer qualquer pessoa jovem como seu “irmãos mais novo”. Este teste só faz sentido porque José conhece a verdade.)

1. Por que José escolhe este teste? (Ele quer saber o relacionamento deles com seu irmão mais novo.)

2. Por que José está mentindo sobre seus irmãos, jurando pelo Faraó (“Juro pela vida do Faraó”) e mandando-os para a prisão? (Ele está dando a eles uma amostra de sua vida anterior no Egito.)

F. Leia Gênesis 42:18-22. Por que os irmãos fariam a ligação entre o tratamento que eles deram a José e a sua situação atual? (Eles se lembraram de José por causa da ordem de trazer Benjamim ao Egito. Isto mostra que as suas consciências culpadas continuavam em atividade.)

G. Leia Gênesis 42:23-24. Os irmãos estão fazendo progressos? Agora, apenas um deles está na prisão. Por que José escolheu Simeão? (O comentário The Wycliffe Bible Commentary sustenta que ele era o m ais cruel dos irmãos. Veja Gênesis 49:5-7 para uma comprovação desta tradição.)

H. Leia Gênesis 42:25-28. O que há de errado em receber de volta o dinheiro? Comprar no Egito é uma verdadeira pechincha! (Eles já haviam sido acusados de desonestidade. Este fato pode ser tomado como evidência contra eles.)

1. Por que os irmãos atribuiriam seus problemas a Deus?

I. Os irmãos vão para casa e explicam a situação ao seu pai Jacó. Ele não quer permitir que eles levem Benjamim e eles não voltam até que a sua situação alimentar fica desesperadora. Leia Gênesis 43:15-18. O que você acha de seus temores? (Eles temem que aconteça com eles o que eles fizeram a José!)

J. Leia Gênesis 43:26-34. Por que José dá instruções para que Benjamim receba mais comida? (Ele queria ver como os irmãos reagiriam agora ao favoritismo.)

K. José instrui seu mordomo a dar aos irmãos o seu grão, devolver o seu dinheiro e colocar o seu copo real no saco de grãos de Benjamim. Depois que eles partem, José envia seu mordomo para apanhá-los e acusá-los de roubo. O copo é encontrado no saco de Benjamim e eles são forçados a voltar. Parece que Benjamim pode ser executado e o restante deles feitos escravos, mas a sentença é reduzida a escravidão para Benjamim. Volte o relógio; se fosse José e seus irmãos, quando José tinha 17 anos, o que os irmãos teriam dito? (Ótimo! Tire-o de nossas mãos.)

L. Leia Gênesis 44:30-33 para ver o que Judá fala sobre deixar Benjamim. Até que ponto as coisas mudaram?

1. O que você acha que teria acontecido se os irmãos ficassem contentes em deixar Benjamim?

III. José, o Salvador

A. Leia Gênesis 45:1-7. Note o que José diz a respeito do plano de Deus para a sua vida e as vidas de seus familiares. José está amargurado por causa dos 13 anos que ele passou em escravidão e na prisão?

1. E você? Já chegou no ponto que José chegou? Pode ver a mão de Deus operando em teu benefício nas coisas negativas da tua vida?

2. Que paralelo você vê em Gênesis 45:7 entre José e Jesus?

B. José convida a sua família para o Egito, os irmãos vão para casa e contam a Jacó as maravilhosas notícias de que José é o governador do Egito. Leia Gênesis 45:25-46:4. Por que Deus permite isto, quando Ele sabe que os descendentes de Jacó se tornarão escravos no Egito?

C. Jacó morre e os irmãos de José estão com medo. Leia Gênesis 50:15-21. Que tipo de atitude José demonstra com relação aos seus irmãos?

D. Amigo, às vezes a vida não segue da forma como nós queremos que ela siga. A lição que aprendemos a partir da vida de José é que precisamos simplesmente confiar em Deus. Outros podem pretender nos ferir, mas Deus pode reverter qualquer má intenção. Você vai concordar em confiar em Deus?

IV. Na próxima semana começaremos o estudo do livro de Eclesiastes.

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

A História dos Começos - Lição 12

Da Prisão ao Palácio (Gênesis 37-41)

Introdução: O tempo passa, o pai Isaque morre e seus dois filhos, Esaú e Jacó o sepultam. Os dois filhos, agora em paz, decidem que possuem recursos demais para viverem na mesma área. Esaú se muda para a região dos montes e prospera. Jacó permanece em Canaã, a terra prometida a Abraão, Isaque, e agora a ele. Vamos mergulhar na continuação de nossa saga do Gênesis!

I. José e Seus Irmãos

A. Leia Gênesis 37:1-2. Note com quais filhos José estava trabalhando. Qual você acha que é a perspectiva de vida deles? (Eles são filhos de esposas “menos importantes”. Pior, seu irmão mais velho, Rúben, havia dormido com uma destas mães (Gênesis 35:22 – Bila) e Jacó ficou sabendo disso. Sou levado a crer que, com todo ciúme nesta família, eles se sentiam inferiorizados.)

1. O que o filho da esposa favorita faz a estes filhos “desfavorecidos”? (Ele fez a seu pai um relatório ruim a respeito deles.)

2. Por que este fato está na Bíblia? Como você reagiria a isto, se fosse um filho “desfavorecido”?

B. Leia Gênesis 37:3-4. Discutimos anteriormente esta idéia de pais que tem filhos favoritos e os problemas causados pelo favoritismo. Por que Jacó favorece a José? (A Bíblia nos diz que é porque ele nasceu quando Isaque tinha idade avançada. Devo crer que o status favorecido de sua mãe Raquel tem alguma coisa a ver com isto. A túnica era a de um filho de nobre.)

1. Que tipo de vida isto criou para José? (Eles eram inamistosos com ele.)

2. Jacó está sendo sábio? (Não. Em vez de ajudar a José, ele o torna um pária.)

C. Leia Gênesis 37:5-9. Você gosta de José?

1. Quantos dos problemas de José foram causados por José? (Já é mal o bastante que seu pai o favoreça, mas é pior porque José não tem bom senso. Ele faz relatórios ruins sobre seus irmãos e se arroga de que ita governar sobre eles.)

2. Como você acha que José respondeu às perguntas de Gênesis 37:8? (Note o que o texto diz: Eles o odiaram pelos sonhos e pelo “que tinha dito.”)

D. Leia Gênesis 37:10-11. Jacó se sentiu insultado pelo sonho? (Sim, mas ele levou a sério.)

1. Quem você acha que deu o sonho a José?

a. Se você diz “Deus”, é apropriado manter a mensagem de Deus para si mesmo?

b. Se não, Deus é parte do problema de popularidade de José? (Romanos, especialmente Romanos 14:22-23, nos diz que, quando se trata de assuntos “polêmicos”, não precisamos ficar falando aos outros cada verdade que Deus nos revelou. Precisamos usar o bom senso, para não insultarmos nossos companheiros cristãos. Penso que esta é uma verdade que Paulo diria para José manter para si mesmo.)

II. José e a Traição

A. Leia Gênesis 37:12-14. Quando Jacó pediu a José para “trazer notícias”, você acha que ele estava enviando José para que ele relatasse a qualidade do trabalho de seus irmãos?

1. Esta situação era semelhante a Gênesis 37:2?

2. Se Jacó sabia a respeito dos problemas entre José e seus irmãos mais velhos, por que ele enviaria José em uma missão como esta?

B. Leia Gênesis 37:18-20. Esta é a família da qual o povo escolhido de Deus surgiria. Que tipo de homens eram estes?

1. Qual é a causa direta da decisão deles de matar José? (Seus sonhos.)

2. Você acha que considerações sobre primogenitura tiveram alguma coisa a ver com isto?

C. Leia Gênesis 37:21-22. Você esperaria que Rúben fosse aquele que iria intervir em favor de José? (Rúben tinha sérios problemas de caráter, ele foi quem dormiu com uma das esposas de seu pai (Gênesis 35:22).)

D. Leia Gênesis 37:23-24. Por que eles levaram a túnica de José com eles? (A túnica era a merca que o tornava especial – e aparentemente superior a eles.)

1. José poderia viver neste poço? (Não. Eventualmente ele morreria.)

E. Leia Gênesis 37:25-30. Quantos dos irmãos mais velhos eram contrários à morte de José? (Dois.)

1. A Bíblia relata os nomes dos dois que eram contrários à morte de José, mas você acha que eles ganharam algum crédito por suas ações? (Eles deveriam ter se levantado contra fazer qualquer mal a José, mas por preservarem a sua vida, preservaram suas vidas no futuro, quando veio a fome.)

2. Fale-me dos teus sentimentos, caso você fosse José e estivesse cavalgando como um escravo, para longe da sua casa e de seu pai?

a. O que você acha dos teus sonhos?

F. Leia Gênesis 37:31-35. O texto diz que todos os filhos de Jacó o confortaram. Que impacto você acha que isto teve sobre os filhos que o venderam como escravo?

III. José e Potifar

A. Leia Gênesis 39:1-6. José é um escravo, mas Deus está com ele. Que tipo de vida você acha que José desfrutava neste ponto? (Provavelmente era bastante agradável, levando em conta que ele estava no comando de tudo na casa de um homem importante.)

B. Leia Gênesis 39:6-10. Novamente (lembre-se de Raquel) vemos a Bíblia descrevendo o corpo e a aparência de um de seus personagens. Por que José se recusa a dormir com a esposa de seu senhor? (Ele faz referência à confiança de seu senhor nele, mas baseia sua recusa nos mandamentos de Deus.)

1. Por que José se recusa até mesmo a ficar perto dela? Certamente ele confia em si mesmo! (Aproximar-se do pecado é uma má idéia.)

C. Leia Gênesis 39:11-15. Se a esposa de Potifar queria dormir com José, por que ela faz isto? (Ela se sente rejeitada e menosprezada por um escravo. Isto está refletido em sua afirmação de que ele “foi trazido para nos insultar”.)

D. Leia Gênesis 39:16-20. O comentário Keil and Delitzsche Commentary on the Old Testament sugere que esta era uma punição muito suave. O que isto sugere? (Que Potifar gostava de José e não tinha convicção acerca das alegações de sua esposa. Sua grande dependência do manto de José para comprovar a sua história sugere que ela precisa disso para sua credibilidade.)

E. Leia Gênesis 39:20-23. Note que estes versos dizem repetidamente que “o Senhor estava com José”. Parece ser assim para você?

1. Pareceria ser assim para José?

2. O que José ganhou com sua obediência? (à primeira vista, ele conseguiu ser atirado na prisão.)

3. Quão “seguro” você acha que teria sido dormir com a esposa de Potifar? (Deixar de lado os mandamentos de Deus teria sido sem dúvida muito perigoso, porque ela era mimada e teria se cansado dele – e provavelmente o teria entregado. Por esta época, provavelmente haveria alguma outra prova do caso e Potifar teria mandado matá-lo.)

IV. José e a Absolvição

A. Na prisão, José entra em contato com dois ex-oficiais da corte de Faraó. Eles têm sonhos, e José interpreta corretamente seus sonhos. A interpretação para um deles é que ele será restaurado à sua antiga posição. Leia Gênesis 40:14-15 para ver o que José pede ao oficial. Como você descreveria isto? Isto é confiança em Deus? (Não penso que haja qualquer coisa de errado com o pedido de José. Ele não demonstra uma falta de confiança em Deus.)

B. Leia Gênesis 40:23. Quão confiáveis são os seres humanos para livrar você de problemas?

C. Leia Gênesis 41:1-13. Quanto tempo mais José ficou mofando na prisão? (Dois anos! Este foi um teste de fé.)

D. Leia Gênesis 41:14-16. Como era a fé de José? (Ainda era forte. Ele dá crédito a Deus!)

E. Leia Gênesis 41:25-32. Que decisão Faraó precisa tomar? (Colocaria ele o futuro de seu reino nas mãos de um estrangeiro que ele acaba de arrastar para fora da prisão?)

1. Se você estivesse no lugar do Faraó, o que faria?

F. Leia Gênesis 41:33-36. O que José está fazendo? Isto não é parte da interpretação do sonho – isto é conselho sobre como dirigir uma nação, vindo do “cara da prisão”!

G. Leia Gênesis 41:37-40. Considero que esta foi uma impressionante decisão do Faraó. Em que bases ele a toma? (José dá crédito a Deus, não a si próprio. Como resultado, Faraó crê que está colocando a tarefa nas mãos de Deus, não de um homem.)

H. Amigo, e você? Quando as coisas vão mal, você mantém a tua confiança em Deus? Dá a Ele o crédito por tudo de bom na tua vida?

V. Próxima Semana: O Fim do Começo

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

A História dos Começos - Lição 11

Jacó se Torna Israel (Gênesis 29-33)

Introdução: Na semana passada deixamos nossa história no momento em que Jacó fugia de sua casa para evitar ser morto por seu irmão, por haver usurpado dele o direito da primogenitura. A desculpa que Jacó deu para esta fuga é que ele estava indo encontrar uma esposa. Vamos mergulhar em nosso estudo e ver o que Jacó encontra!

I. Jacó Chega

A. Gênesis 29 relata que Jacó encontra Raquel, a filha de seu tio Labão. Vamos acompanhar a história, lendo Gênesis 29:11-13. Por que você acha que Jacó chora quando encontra Raquel? Isto faz com que ele pareça ser um “bom partido”? (Jacó estava sofrendo um grande estresse por causa de sua fraude, a ameaça à sua vida, a sua saída de casa e a expectativa de encontrar seus parentes. Ele agora os encontrou e sua cálida recepção é um grande alívio.)

B. Leia Gênesis 29:14-15. Baseado na afirmação de Labão, que tipo de negociante você acharia que ele é? (Ele parece ser bastante justo e honesto. Não vai tirar vantagem de um parente.)

1. Olhe mais perto. É apropriado tratar seu sobrinho como um empregado comum?

C. Leia Gênesis 29:16-18. Quanto tempo levou para que Jacó se apaixonasse por Raquel? (Um mês!)

1. Por que Jacó se apaixonou por Raquel? (Ela tinha um corpo bonito e uma linda face.)

a. Por que você acha que a Bíblia menciona isto?

b. Esta é uma base apropriada para que alguém se apaixone?

2. O que você acha do “trato” que Jacó ofereceu a Labão?

a. Leia Gênesis 31:14-15. O que Raquel e Lia pensaram do “trato”?

b. Leia Gênesis 29:19. O que Labão pensou do “trato”?

II. Os Casamentos

A. Leia Gênesis 29:20-25. O que, nestes versos, te lembra da vida passada de Jacó? (Ele enganou seu pai, colocando-se no lugar de seu irmão. Agora Labão o engana, substituindo a irmã.)

1. Lia e Raquel eram parte desta fraude?

B. Leia Gênesis 29:26. O que você acha da defesa legal de Labão?

1. O que você teria dito em resposta se fosse Jacó? (Estive aqui por sete e você nunca mencionou este “costume”, nem disse que ele tornava o nosso contrato impossível.)

C. Leia Gênesis 29:27-29. Que tipo de festa de casamento foi feita para Raquel? (Parece que ela não recebe festa alguma.)

D. Considere o impacto da fraude de Labão:

1. Sobre Raquel;

2. Sobre Lia; e,

3. Sobre Jacó.

E. Qual é o ponto de vista de Deus sobre tudo isso? (Leia Levítico 18:18.)

1. De acordo com este texto, qual é o problema? (Rivalidade!)

F. Que tipo de pessoa é Labão? (Ele só pensa em si mesmo.)

1. Você consegue encontrar uma justificativa para as ações de Labão? (Casamentos arranjados provavelmente eram normais. Jacó planeja casar-se por amor, mas Labão decide “arranjar” um casamento para ele. Ele dará o que Jacó quer, mas vai arrancar um pouco mais de trabalho dele (porque Lia vale isto). Se as filhas são tratadas como propriedade, não se pode estar muito preocupado acerca de seus sentimentos.)

G. O que teria acontecido se Jacó não tivesse escolhido Raquel com base em sua aparência e seu corpo?

III. A Vida de Casado Com Esposas Rivais

A. Leia Gênesis 29:30-35. Que tipo de atitude Lia tem acerca de sua situação?

B. Leia Gênesis 30:1-2. Corpo bonito, rosto lindo, que tipo de personalidade Raquel possui?

C. Leia Gênesis 30:3-6. Você acha que Deus fez justiça a Raquel? (Raquel fez justiça a Raquel.)

1. O que ela deveria ter feito? (reveja Gênesis 28:13-14; Gênesis 25:21; Gênesis 16:1-2. Tanto Jacó quanto Raquel estão esquecendo a história. Deus faz promessas a Jacó acerca de seus descendentes. Jacó deveria ter seguido o bom exemplo de seu pai e sua mãe, em vez de seguir o exemplo falho de Abraão e Sara.)

D. Leia Gênesis 30:14-18. Mandrágoras, que se parecem com pequenas maçãs amarelas, eram consideradas como um remédio para a fertilidade. O que esta pequena história revela sobre o relacionamento entre as duas mulheres?

1. Deus havia recompensado Lia? (Precisamos ser cuidadosos com o que atribuímos a Deus.)

E. Leia Gênesis 30:22-24. Raquel está satisfeita? (Ela quer mais filhos.)

IV. Vida de Trabalho

A. Leia Gênesis 30:25-28. Jacó está pronto para partir? (Seus 14 anos de serviço estão para acabar.)

1. Por que Labão quer que Jacó fique? Ele está preocupado com a perda de suas filhas e os filhos delas?

2. Labão parece generoso? (Sim: “Diga o seu salário, e eu lhe pagarei!”)

B. Leia Gênesis 30:29-34. Descreva o “trato” para o salário de Jacó e me diga o que você acha dele. (Vários comentários dizem que as ovelhas no Oriente são normalmente brancas e os bodes são normalmente pretos ou marrons. Jacó estava pedindo os poucos que eram uma exceção.)

C. Leia Gênesis 30:35-36. O que o “Sr. Honestidade” faz para ter certeza de que Jacó receba o salário que lhe foi prometido? (Labão remove todos os animais que deveriam pertencer a Jacó e os separa do resto do rebanho apascentado por Jacó, para que quando eles se reproduzirem, sejam propriedade de Labão.)

D. Leia Gênesis 30:37-43. Você concorda com Gênesis 30:43? Jacó se tornou rico por causa de seu plano ingênuo de mostrar ao rebanho pedaços de madeira que pareciam de alguma forma com as crias que deveriam ter? (Mulheres grávidas: tomem cuidado para olhar somente para homens e mulheres bonitos!)

1. O que está errado com o plano de Jacó? (Ele tem um esquema em vez de confiar em Deus.)

E. Vamos pular adiante por um momento. Leia Gênesis 31:10-12. Qual este texto revela que era a parte de Deus neste plano? (Deus revela a Jacó o seu “planejamento de negócios”.)

1. Há uma lição nisto para nós?

V. A Viagem Para casa

A. Deus vem a Jacó e lhe diz que é o momento de voltar para casa. Jacó chama Raquel e Lia e discute [com elas a possibilidade de] deixarem seu pai e sua casa. Leia Gênesis 31:14-16. Sobre que base as esposas de Jacó confirmam sua decisão? (Com considerações financeiras!)

B. Leia Gênesis 31:17-21. Que momento Jacó escolheu para partir? (Quando seu sogro estava ocupado demais para notar, porque ele estava fora, tosquiando as ovelhas.)

1. Por que ele escolheu este momento? (Ele não teria que tratar com Labão quando partisse.)

2. O que aprendemos sobre o lado espiritual de Raquel? (Este texto demonstra que ela não era completamente devotada a Deus.)

VI. Encontrando Esaú

A. Se você fosse Jacó, O que estaria passando pela tua mente, quando pensasse no encontro com teu irmão Esaú?

B. Leia Gênesis 32:3-6. Como você reagiria a esta mensagem se fosse Jacó? Leia Gênesis 32:7-8. Jacó está com medo e toma medidas para preservar as suas posses.)

C. Leia Gênesis 32:9-12. Compare o Jacó que fugiu de sua casa com o Jacó que retorna, muitos anos depois. (Ele agora se volta para Deus, e não para si mesmo, quando está com problemas.)

D. Leia Gênesis 33:1-4. Qual é o resultado de confiar em Deus?

E. Amigo, o engano e a falta de confiança de Jacó em Deus Lhe causa dores de cabeça em sua casa e no seu trabalho. Anos mais tarde, ele aprende a lição. E você? Vai confiar em Deus agora ou terá que aprender a confiar nEle da maneira mais difícil?

VII. Próxima Semana: Da Prisão ao Palácio

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

A História dos Começos - Lição 10

O Preço da Duplicidade (Gênesis 25-28)

Introdução: Quantas vezes parece que Deus precisa de uma “ajudinha” tua para fazer aquelas coisas que você sabe que Ele precisa fazer agora mesmo? Até agora, na história de Abraão e seus descendentes, temos visto que tipos de problemas este tipo de atitude pode criar. Nesta semana estudaremos duas abordagens diferentes para “ajudarmos” a vontade de Deus. Vamos mergulhar em nosso estudo e aprender mais!

I. Gêmeos!

A. Leia Gênesis 25:19-21. Deus havia feito uma promessa a Abraão que seus descendentes seriam uma grande nação. Deus guiou na seleção de Rebeca como a esposa de Isaque (Gênesis 24). Por que Isaque deveria enfrentar o problema de uma esposa estéril?

1. Como Isaque enfrentou este problema? (Ele orou para que Deus cumprisse a Sua promessa.)

a. A família está fazendo “progressos” na confiança em Deus? (A solução que a mãe dele encontrou para o problema foi que o pai tivesse uma outra esposa. Isaque não faz isso, ele vai a Deus e pede ajuda.)

B. Leia Gênesis 25:22-23. O que modera a alegria desta gravidez de Rebeca? (Parece que alguma coisa está errada.)

1. A quem ela se volta em busca de ajuda? (A Deus.)

2. Note o que Deus disse a Rebeca sobre o futuro destes dois meninos. Como isto se compara a com a ordem natural das coisas? (É o oposto, conforme veremos. Normalmente, o primogênito é aquele que recebe a liderança.)

3. Por que você acha que Rebeca teve dois filhos? (Se você ler Gênesis 25:26, verá que Isaque estava casado a vinte anos antes de ter um filho. Ele passou vinte anos orando. Deus está compensando pelo tempo perdido.)

4. O que Gênesis 25:22-23 sugere a respeito do aborto? (Deus conhece a criança que vai nascer.)

C. Leia Gênesis 25:24-28. Conforme as pessoas ficam mais velhas, a comida parece ficar mais importante para elas. Você acha que é apenas a comida que faz com que Isaque prefira Esaú? (Ele era um filho “rude e pronto”, que aceita o desafio da caçada e é bem sucedido. O seu outro filho fica pela casa com a mãe. A preferência de Isaque não é tão difícil de entender. Nem a preferência de Rebeca.)

1. Os pais deveriam preferir um filho em detrimento de outro? (Meus pais fizeram com que não demonstrar qualquer preferência entre meu irmão e eu fosse uma prioridade. Meu pai não havia sido o filho favorito e minha mãe achava que seu pai preferia o cachorro dele a ela! Quando eles se casaram, decidiram que não mostrariam qualquer preferência.)

a. Rebeca tinha alguma desculpa para a sua preferência por causa do que Deus lhe disse sobre o futuro dos dois rapazes?

II. Direito de Primogenitura

A. O que é o direito de Primogenitura? Leia Gênesis 27:28-29. Esta é a benção dada normalmente ao filho mais velho. Leia também Deuteronômio 21:15-17.)

1. Que importância você daria a uma benção assim?

B. Leia Gênesis 25:29-30. Qual dos filhos demonstra um maior defeito de caráter? (Voto em Jacó como tendo o maior defeito de caráter. Ele não é bondoso, não é generoso e está ultrapassando os limites para conseguir uma coisa que não é sua. O defeito de Esaú foi não dar valor ao que possuía.)

1. O que você acha que a Bíblia quer dizer quando fala que Esaú “desprezou” o seu direito de filho mais velho? (Leia Hebreus 12:16. Hebreus revela que eu subestimei o defeito de caráter de Esaú. Ele não se preocupa com seu direito de filho mais velho porque não se preocupa com Deus.)

a. O direito de filho mais velho tem uma dimensão espiritual?

III. Mais Estratagemas

A. Leia Gênesis 27:1-4. Por que Isaque simplesmente não deu a benção logo? Por que foi envolvida uma refeição? (Quando você pensa sobre as cerimônias religiosas na Bíblia, freqüentemente elas tem uma conexão com comida ou bebida. Por exemplo, considere a Santa Ceia.)

1. Releia Gênesis 25:23. Você acha que Isaque não tinha conhecimento do que Deus havia dito?

B. Leia Gênesis 27:5-10. Você teria reagido desta forma? Se não, o que você teria feito? (Eles poderiam ter feito uma reunião de família, onde teriam revisado o que Deus tinha dito a Rebeca e o “trato” que Jacó e Esaú tinham feito com relação ao direito da primogenitura. Leia Gênesis 26:34-35. Eu teria lançado em discussão o problema de Esaú ter esposas hititas irritantes.)

1. Era possível dar ao filho mais novo o direito do filho mais velho? Isto era uma coisa que podia ser discutida? (Leia I Crônicas 5:1 e Gênesis 48:17-19. Estes textos, mais o que havia acontecido com Ismael, mostram que dar a benção ao filho mais velho não era uma regra inflexível.)

C. Leia Gênesis 27:11-13. O que preocupa mais a Jacó? (Ser apanhado.)

1. E você? Qual é a tua maior preocupação com relação ao pecado?

2. Existia alguma forma de este esquema não ser descoberto? (É isso que mais me deixa atônito. Não há maneira de isto não ser descoberto – e logo!)

D. Leia Gênesis 27:14-10. Quantas mentiras você descobre nestes versos?

1. Qual mentira te perturba mais? (Uma coisa é mentir, mas creio que é pior tomar conscientemente o nome de Deus para dar suporte à tua mentira. Ele não precisava mencionar a Deus nesta mentira. Note que ele se refere ao Deus de seu pai, não o seu próprio.)

E. Leia Gênesis 27:21-25. Isaque tinha dúvidas: o período de tempo estava errado, a voz estava errada, as coisas simplesmente não estavam certas. Por que Isaque não chamou uma terceira pessoa para confirmar quem estava para ser abençoado?

F. Leia Gênesis 27:26-27. O que convenceu Isaque de que este era Esaú? (Ele cheirava como Esaú, por causa das roupas.)

1. O que vem à tua mente quando você pensa sobre este beijo? (Judas.)

G. Leia Gênesis 27:28-29. Quanta autoridade Isaque tinha ao dar esta benção? Deus daria a benção a Jacó, mesmo se ela tivesse sido obtida por fraude?

H. Leia Gênesis 27:30-37. A fraude é descoberta quase que imediatamente. Qual é a resposta para a pergunta se uma benção obtida por meio de fraude seria honrada?

1. Isto demonstra que o crime compensa? Deveríamos ajudar a Deus por todos os meios necessários? (O comentário The New Bible Commentary aponta as terríveis conseqüências que brotaram deste traço de desonestidade. Jacó deixou a sua casa e nunca mais viu a sua mãe (Gênesis 27:13 foi, assim, cumprido em parte). Mais tarde, o sogro de Jacó, Labão, enganou Jacó depois de sete anos de trabalho e lhe deu uma esposa que ele não desejava. Este engano causou um problema para o resto da vida de Jacó e resultou, em parte, em Jacó ter sido enganado sobre o destino de seu filho, José. Assim como Jacó usou um bode para enganar seu pai, também seus filhos usaram o sangue de um bode para enganá-lo a respeito de José. A vida é melhor e mais fácil se você é honesto.)

2. Veja mais de perto o que está em Gênesis 27:36. As acusações de Esaú são verdadeiras? (Exatamente o oposto, já que a sua “barganha” consciente de seu direito de filho mais velho deu a Jacó o direito à benção.)

I. Leia Gênesis 27:41-46. A quem Rebeca está se referindo quando fala de perder “vocês dois num só dia?” (Isaque e Jacó.)

1. Que tipo de vida Rebeca tem no futuro? (Sem dúvida Isaque e Esaú sabiam que ela tinha parte neste engano. Es esposas hititas de Esaú, que já eram um problema, seriam ainda piores quando pensassem que estavam mais pobres por causa deste engano.)

2. Rebeca ainda está enganando Isaque? (Ela lhe diz que Jacó precisa partir para conseguir uma esposa, não para evitar de ser morto pelo seu irmão.)

J. Leia Gênesis 28:1-5. Isaque não está enganado agora. Por que ele repete a benção? (Duas coisas: Penso que ele reconhece que Deus tinha em mente que Jacó recebesse a benção da primogenitura. Ele também acredita que a benção é irrevogável.)

K. Amigo, nosso estudo desta semana confirma novamente que quando Deus nos promete alguma coisa, não precisamos “ajudá-Lo” em conseguir que a promessa aconteça, através de atos desonestos.Deus nos chama a confiar nEle e obedecê-Lo. Você vai responder a este chamado?

IV. Próxima Semana: Jacó se Torna Israel

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

A História dos Começos - Lição 09

O Triunfo da Fé (Gênesis 21-22)

Introdução: Há alguns anos atrás, um homem me fez uma pergunta da qual ainda me lembro claramente, ainda hoje: como posso saber o que Deus tem em mente para a minha vida? Que direção devo tomar? Tenho certeza de que muitos leitores desses estudos tem a mesma pergunta. Como podemos confiar ou mesmo saber a direção de Deus para a nossa vida? Nosso estudo desta semana nos dá exemplos da liderança de Deus, o que poderá nos dar algumas respostas. Vamos pular para dentro do nosso estudo!

I. Um Ganho, Um Perdido

A. Leia Gênesis 21:1-7. Você se lembra que na semana passada aprendemos que o nome de Isaque veio da raiz da palavra hebraica que significa “rir”? Que tipo de riso vemos agora a respeito deste rapaz? (O riso da descrença torna-se em riso de alegria!)

B. Leia Gênesis 21:8-9. Ismael tem agora pelo menos 15 anos. Coloque-se no lugar dele, porque Ismael estaria rindo de Isaque? (Ismael é o filho primogênito. Pela tradição, ele tem uma posição especial. Contudo, uma grande festa está sendo dada para Isaque, e estou certo que Ismael está se sentindo mais do que enciumado. Rir de Isaque faz com que Ismael se sinta melhor.)

C. Leia Gênesis 21:9-11. Por que Sara está fazendo esta exigência? (Agora que ela tem um filho, Hagar e Ismael não são mais necessários e são uma ameaça a ela e a seu filho.)

1. De acordo com Sara, Ismael é filho de quem? (O filho de uma escrava.)

a. Isto é verdade? (Não exatamente. Hagar também é esposa de Abraão. Gênesis 16:3. Sara também deixa de mencionar que Ismael é filho de Abraão.)

2. Abraão, demonstrando fraqueza, permitiu anteriormente que Sara maltratasse Hagar. O que você acha que está passando na mente dele agora? (Abraão está nervoso e perturbado. Ele ama seu filho. Além disso, o que Sara propõe é contra a lei.)

D. Leia Gênesis 21:12-13. Como Deus se refere a Ismael? (Deus diz essencialmente o que Sara disse!)

1. Como Deus pode pedir a Abraão que não fique perturbado por perder seu filho primogênito? (Deus diz que abençoará a Ismael.)

E. Leia Gênesis 21:14-16. Abraão é rico. O que você pensa de Abraão mandar seu filho primogênito e sua segunda esposa embora, apenas com comida e água amarrados às costas de Hagar?

1. Onde está a caravana de animais e soldados que deveria acompanhá-los e protegê-los? (A melhor idéia que posso aplicar a isto é que Abraão acreditava que Deus protegeria Ismael. Se não for assim, isto me parece uma atitude totalmente intolerável, totalmente inconsistente com o amor para com Ismael e Hagar.)

F. Leia Gênesis 21:17-19. As coisas ficaram complicadas, como você poderia esperar que ficassem. Hagar pensa que seu filho vai morrer, e ela começa a chorar. Hagar está orando a Deus, pedindo ajuda? E o rapaz? Ele não tem idade suficiente para saber orar?

1. Alguma razão pela qual eles podem não estar orando? (Abraão, como um representante de Deus aos olhos deles, tratou-os de forma terrível.)

2. Quem começa a ajudar Hagar e seu filho? (Deus ajuda, assim como havia prometido.)

3. Considere como Deus “conserta” o problema. Que lição você pode aprender disto para a tua vida? (O comentário The Bible Reader’s Companion aponta que Deus abriu os olhos de Hagar para uma solução existente. Ele não criou um milagre, apenas a ajudou a ver uma saída com base nos recursos que já estavam disponíveis para ela.)

G. Leia Gênesis 21:20. Deus é digno de confiança, mesmo quando todo o teu mundo está caindo aos pedaços? (Sim.)

II. Dois Perdidos

A. Leia Gênesis 22:1-2. Coloque-se no lugar de Abraão. Que razões você teria para desobedecer este mandamento de Deus?

1. Note como Deus descreve Isaque nestes versos. Esta descrição deveria aumentar a possibilidade de que Abraão iria obedecer? (Deus enfatiza que este é (agora) o “único filho” de Abraão, a quem ele “ama”. Isso é que é tornar as coisas piores!)

2. Leia Levítico 20:1-2 e Jeremias 32:35. Qual é o ponto de vista de Deus com relação a sacrificar filhos?

a. Por que Deus instrui Abraão a fazer exatamente o que é oposto ao Seu caráter?

3. Leia Gênesis 21:12. Como Deus que seria o futuro de Isaque?

a. O que este texto dispararia na tua mente, se você fosse Abraão? (Que Deus havia mandado embora meu primogênito quando ele era um adolescente. Eu não queria isto. Eu não esperava isto. Isto quebrantou meu coração. E, o fato de Deus mandar Ismael embora era contrário à promessa que Deus me havia feito em Gênesis 17:20. Agora Deus está quebrando novamente a Sua promessa comigo? Me privando do meu único filho restante, quando ele é tão jovem?)

4. Abraão tem 120 anos de idade, ele é rico e honrado. Seu filho está para tomar posse de toda a sua fortuna. Tudo está saindo conforme planejado. Deus estaria realmente pedindo isto agora?

5. Note que Gênesis 22:1 diz que Deus testou Abraão. Leia Tiago 1:13-14. Como você reconcilia estes dois textos? (O comentário sobre o Gênesis “Be Obedient” faz uma distinção entre provas e tentações. Provas vem de Deus por razões especiais; tentações vem de Satanás para trazer à tona o pior de nós. Ele diz que as tentações parecem razoáveis, mas as provas parecem ser irracionais.)

a. Se este comentário está certo, que razão especial Deus teria para colocar Abraão à prova? (Leia I Pedro 1:6-7. A fé de Abraão ainda não havia sido aperfeiçoada.)

B. Leia Gênesis 22:3-5. Você acha que Abraão contou a Sara antes de partir?

1. O que ele diria quando voltasse, depois de haver matado seu único filho?

2. Por que Abraão faz isso prontamente?

3. O que você acharia de uma jornada de três dias, apenas para pensar em sacrificar teu único e amado filho?

4. Por que Abraão diz ao seu servo “voltaremos”?

C. Leia Gênesis 22:6-8. Você acha que Abraão acredita no que disse a Isaque? Ou Abraão está mentindo para dar conforto a seu filho? (Leia Gênesis 18:14. Tenho confiança de que uma terrível luta ocorreu na mente de Abraão. Resumindo, penso que Abraão simplesmente decidiu que Deus cuidaria das coisas – nada é difícil demais para Deus.)

D. Leia Gênesis 22:9-10. Em algum ponto Abraão tem que contar a Isaque acerca das instruções de Deus. Qual podemos crer que tenha sido a reação de Isaque? (Ele obviamente concordou com isto. Ele poderia ter dominado seu pai. Ele cria que seu pai conhecia a voz de Deus e compartilhava da fé de seu pai.)

1. Abraão estava comprometido a realizar o terrível ato que violava toda a lógica, exceto a lógica da obediência a Deus? (Sim. É incrível!)

2. Havia algum resquício de lógica nisto? Era confiança pura em Deus? (Leia Hebreus 11:17-19. Abraão havia abandonado a lógica de reconciliar as promessas de Deus com sua ordem presente.)

E. Leia Gênesis 22:11-12. Abraão passa o mais intenso teste de fé. Como Deus pode dizer “Agora sei”, quando Deus conhece o futuro? (Um fascinante comentário, “Patriarcas e Profetas” (capítulo 13) compara esta história com Jó. Em Jó descobrimos que todo o universo está observando o teste da fidelidade de Jó a Deus. Patriarcas e Profetas sugere que a mesma coisa está acontecendo aqui. Onde Adão e Eva falharam, Abraão provou ser fiel (com um teste muito mais terrível). Assim, o “eu sei” pode ser uma referência ao universo que está observando.)

F. Leia Gênesis 22:13-14. Você se lembra que eu perguntei se Abraão estava dizendo a verdade quando disse “o Senhor proverá”? Deus proveu? (Sim!)

1. Você compararia o carneiro a Jesus? (Assim como este carneiro tomou o lugar de Isaque, e poupou a sua vida, também Jesus toma o lugar de nossos filhos, nossos pais e de nós mesmos, e nos poupa da morte eterna.)

G. O que a história de Abraão nos ensina sobre nosso Pai celestial, que não tinha alguém para parar a Sua mão quando Seu filho, Jesus, morria em nosso lugar?

H. Esta história revela o amor de Deus por nós. Jó é uma lição para nós. Assim também é esta história. Quantas das nossas provações são, em grande parte, uma benção para outros, se formos fiéis?

I. O que esta história nos ensina acerca da importância das obras em nossa salvação pela fé? E se Abraão houvesse se recusado a fazer isto? Houvesse falhado neste teste? (Compare Tiago 2:20-22 com Romanos 4:1-3.)

J. Amigo, a direção de Deus às vezes é difícil. Abraão perdeu seu filho primogênito, e então foi ordenado a matar seu segundo filho, o filho através do qual a promessa de sua futura grandeza havia sido dada. Você está determinado a obedecer a Deus, não importa onde Ele te guie? Será um exemplo brilhante para outros de obediência e bênçãos?

III. Próxima Semana: O Preço da Duplicidade

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

A História dos Começos - Lição 08

Fé e Fraqueza (Gênesis 16-19)

Introdução: Você já se encontrou inesperadamente em uma “situação difícil” e ficou se perguntando como chegou ali? O nosso estudo desta semana revela como o fato de tomarmos uma série de decisões de pouca importância, mas erradas, podem criar sérios problemas em nossas vidas. Vamos pular pata dentro do nosso estudo e aprender mais!

I. Hagar

A. Leia Gênesis 16:1-2. Colocando de lado teus conceitos de “casamento = um homem e uma mulher”, Sarai fez uma proposta razoável?

1. Sarai está agindo contra Deus ou ela está cooperando com Deus? (Sarai diz que Deus a impediu de ter filhos, então ela está se colocando de lado, para permitir que a vontade de Deus seja feita. Posso entender perfeitamente sua forma de pensar.

B. Vamos voltar e dar uma olhada em alguns versos de Gênesis 15. Abrão tem um servo em sua casa chamado Eliezer, o qual havia sido apontado como o principal beneficiário no testamento de Abrão. Leia Gênesis 15:3-6. Em que Abrão cria?

1. A fé de Abrão é contrária ao plano de ação sugerido por Sarai? (Posso ver claramente a mim mesmo dizendo, “Deus fechou uma porta e abriu outra. Louvado seja Deus.” Além do mais, a promessa era para Abrão, e não para Sarai.)

C. Vamos continuar com a nossa história. Leia Gênesis 16:3-4. Você diria que o plano funcionou? Deus abençoou e o plano deu certo!

1. Que problema surgiu? (Hagar começou a “olhar com desprezo” para Sarai.)

a. Por que ela faria isto? (Orgulho.)

b. Você se lembra daquela pequena regra (“casamento = um homem e uma mulher”) de Gênesis 2:24 que eu pedi para você colocar de lado? Qual é a influência dela aqui? (Esta regra engloba a proteção contra questões relativas a auto-estima, orgulho e ciúmes.)

D. Leia Gênesis 16:5. O que você diria destas acusações? (Sarai está falando com base na emoção, não na lógica. Por outro lado, ninguém gosta de ser desprezado.)

E. Leia Gênesis 16:6. O que você pensa agora sobre o caráter de Abrão e Sarai? (Ele é fraco. Ela é rica, orgulhosa e inconstante.)

1. Como eles chegaram a esta situação? (lembre-se, Abrão tinha sido fraco quando mentiu acerca de Sarai der sua irmã. Sem dúvida, foi ali que eles obtiveram Hagar. Ele foi fraco quando concordou em tomar Hagar como esposa. Certamente foi fraco agora, permitindo que sua segunda esposa fosse abusada. Sarai é dirigida por suas emoções de ciúmes e orgulho. A lógica fugiu pela porta há muito tempo atrás, e agora ela é abusiva.)

F. Leia Gênesis 16:1-10, 15. Explique-me este texto. Acabamos de concluir que nada disso – tomar Hagar como sua segunda esposa, e a conduta de Abrão, Sarai e Hagar em relação de uns com os outros – era o que Deus tinha em mente. Por que Deus continua com a Sua promessa a Abrão (e agora para Hagar)? (Deus é fiel mesmo quando nós não somos fiéis. Pode chegar um tempo em que Deus desiste de nós (por exemplo, no dilúvio), mas Deus mostra que Ele é muito paciente com relação àqueles que O buscam.)

G. Deus consertou tudo o que estava errado e fez com que tudo ficasse certo? (Leia Gênesis 37:28. José, o bisneto de Sara e Abraão, é levado cativo como escravo pelos descendentes de Ismael. Os comentaristas apontam que os problemas atuais do Oriente Médio tem como origem esses conflitos entre os herdeiros de Isaque e Ismael.)

II. Isaque

A. Leia Gênesis 17:1-6. Acabamos de discutir sobre como Deus é fiel conosco. Qual você acha que era a opinião de Abrão acerca da fidelidade de Deus? (Ele tem agora 99 anos, tem um filho e Deus lhe dá (o que é um pouco embaraçoso) o nome de Abraão, que significa “pai de muitas nações”.)

B. Leia Gênesis 17:15-18. Que tipo de fé Abraão demonstra?

1. O comentário “Wiersbe’s Expository Outlines” diz que a risada de Abraão “era aquela que vem de uma fé alegre”. É assim que você vê este episódio?

2. Quanta fé é demonstrada por Abraão em Gênesis 17:18? (O comentário de Wiersbe não é o único que argumenta que a risada de Abraão foi uma risada de fé. O verso 18 torna esta análise improvável. Abraão ainda está argumentando em favor do filho “das obras”, não do filho da fé. Veja Gálatas 4:24-31.)

C. Vamos saltar adiante e ler Gênesis 18:10-15. Como Sara reage?

D. Leia Gênesis 17:19-21. Um comentário diz que a raiz da palavra hebraica para “rir” é o verbo do qual o nome Isaque foi tomado. Será que nosso Deus tem senso de humor?

1. Como você reage quando as pessoas riem das tuas palavras porque não crêem em você?

III. Sodoma

A. Três viajantes são convidados por Abraão a pararem e descansarem. Leia Gênesis 18:16-21. Por que Deus revelou a Abraão Seu plano de destruir Sodoma? (Deus compartilha Seu plano com Seu amigo humano.)

1. O que este texto nos ensina hoje? (Deus revela a Sua vontade aos Seus amigos.)

B. Leia Gênesis 18:22-26. Lembre-se de que Deus disse que iria verificar para ver se as coisas estavam tão ruins como Ele havia ouvido. Qual é a opinião de Abraão sobre o estado de Sodoma? (Abraão é da opinião que quando fizer a verificação, Ele votará pela destruição.)

1. Abraão está barganhando com Deus baseado na misericórdia de Deus? (Não. Em Gênesis 18:25 ele menciona a salvação dos justos.)

C. Leia Gênesis 18:27-33. Explique-me a lógica da súplica de Abraão. Por que Abraão quer que toda a cidade seja salva? (Não consigo entender a lógica dele. Não é necessário, como veremos, poupar toda a cidade para salvar os justos.)

1. Se o argumento de Abraão é tão ilógico, poderíamos concluir que ele está realmente argumentando para salvar os ímpios? (Penso que sim. Como é o teu coração em relação aos ímpios? Como é o teu coração em relação aos homossexuais? O que você está fazendo para salvá-los?)

D. Você acha que Abraão pensou que a cidade seria poupada? (Sim. Somente os membros da família de Ló e os amigos mais chegados já poderiam chegar a dez.)

E. Leia Gênesis 19:1-2. Onde está Deus, o terceiro membro do grupo? (Deus faz uma visita pessoal ao seu amigo, mas não a Ló.)

F. Leia Gênesis 19:3. Por que Ló insiste com os viajantes para que eles fiquem com ele em vez de ficarem na praça pública?

G. Leia Gênesis 19:4-7. Ló chama os homens da cidade de seus “amigos”. Você acha que eles são amigos?

1. Note que Ló havia se mudado de uma tenda perto da cidade (Gênesis 13:12) para uma casa na cidade. Por que ele fez isso? (Ele deve ter feito amizade com as pessoas que moravam em Sodoma.)

2. Que tipo de homens moravam em Sodoma? (Eles eram não apenas homossexuais, mas também estupradores. Não apenas alguns deles, mas Gênesis 19:4 diz “todos os homens” da cidade.)

H. Leia Gênesis 19:8. Por que os homens não aceitaram a oferta de Ló? (Tal oferta parece estar tão além da minha compreensão (estranhos estão sob a “proteção do meu teto”, mas suas filhas não estão) que gostaria de pensar que Ló sabia que esses homossexuais não estariam interessados em suas filhas.)

I. Leia Gênesis 19:9-11. O que você acha que teria acontecido se os dois homens não fossem anjos? (Os homens de Sodoma teriam arrombado a porta e estuprado Ló e seus hóspedes. Vemos que Ló havia feito uma série de decisões pequenas, mas erradas.)

1. Por que cegar esses homens, em vez de matá-los?

J. Leia Gênesis 19:12-14. Lembre-se que Deus disse que iria verificar Sodoma para ver se ela era tão ímpia como Ele havia ouvido. Qual é a resposta?

1. Qual é a resposta para a questão acerca de encontrar dez pessoas justas na cidade?

2. Deus está mantendo a Sua promessa para Abraão? (Deus, como sempre, está fazendo mais do que manter Sua promessa. O trato era de que Deus poderia destruir todo o lugar se só pudessem ser encontrados menos do que 10 pessoas justas. Em vez disso, Deus salva os “justos” (menos de dez) que encontra.)

K. Leia Gênesis 19:15-17. Por que Ló hesitou? (Ele tinha amor às suas coisas e àquele lugar pecaminoso.)

1. Note que os anjos literalmente empurraram Ló e sua família para fora da cidade. Por que? (Novamente, Deus é mais do que bondoso e generoso. Ele não apenas vai além de Sua promessa a Abraão, mas ainda faz com que Seus anjos empurrem o relutante Ló e sua família para fora da cidade condenada por amor a Abraão. Veja Gênesis 19:29.)

L. Leia Gênesis 19:24-26. Os habitantes de Sodoma mereciam morrer? Quem os destruiu?

M. Amigo, vemos que Deus demonstra grande bondade e amor para com aqueles que tem interesse nEle. Por outro lado, pequenos passos na direção errada podem nos levar para longe da vontade de Deus. Quando estamos muito longe da Sua vontade, a destruição nos aguarda. Em que direção teus passos estão indo atualmente?

IV. Próxima Semana: O Triunfo da Fé

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

A História dos Começos - Lição 07

Abrão, Ser Humano (Gênesis 12-14)

Introdução: Deus já te chamou para servi-Lo? Você já desapontou a Deus? Se você já sentiu o chamado, mas descobriu que falhou com Deus, sendo indigno, este estudo é para você! Abrão nos mostra o que significa falhar com Deus e o que Deus fará com aqueles que aprendem com seus erros passados. Vamos pular para dentro do nosso estudo!

I. O Chamado

A. Leia Gênesis 11:31-32. Quem parece haver iniciado esta viagem? (Terá)

1. Qual era o destino final? (Canaã)

a. Eles chegaram lá? (Não. Eles se estabeleceram em Harã.)

b. Se você puder, veja um mapa e me diga, Harã está no caminho de Ur para Canaã?

B. Leia Atos 7:2-4. Que ponto da nossa história é esclarecido em Atos? (O chamado foi para Abraão, não para seu pai Terá. A implicação é que Terá pode ter sido um obstáculo à obediência, porque eles se estabeleceram em Harã e não completaram a jornada até depois que ele havia morrido.)

C. Você já experimentou o chamado de Deus para mudar alguma coisa na tua vida e fez as mudanças gradualmente, e não de uma vez?

D. Veja novamente Atos 7:3. Quão difícil seria um chamado como este para você? (Deus chama Abrão para que ele abandone seu país e seu povo, para ir para um lugar que Abrão nunca viu.)

E. Leia Gênesis 12:1-3. O que Deus promete a Abrão?

1. Leia Gênesis 11:29-30. Que problema Abrão teria para acreditar na promessa de Deus? (Deus prometeu fazer dele uma “grande nação”, mas sua esposa não podia ter filhos.)

2. Leia Gênesis 11:4. Que outro problema Abrão tinha para crer em Deus? (A filosofia daquela época era que ficar junto, construir uma cidade e uma torre, era a maneira de construir um nome para si mesmo.)

3. Tenho estado matutando sobre o problema do orgulho no pecado de Eva e da torre de Babel. Deus está encorajando o orgulho de Abrão? (Deus promete a Abrão honra e grandeza se ele obedecesse. O problema com Eva e os construtores da torre é que eles queriam obter maior honra contrariando os mandamentos de Deus.)

II. Indecisão

A. O capítulo 12 de Gênesis continua, nos dizendo que Abrão se mudou para Canaã. Vamos continuar com a nossa história, lendo Gênesis 12:10-13. O que aconteceu com a fé de Abrão? (Se Deus estava dizendo a verdade sobre tornar-se uma grande nação, certamente ele não poderia ser morto pelos Egípcios.)

1. Que impacto a fome poderia ter sobre a fé de Abrão em Deus?

2. O que este texto sugere sobre a forma como Sara se vestia? (Devido às variações na forma como as mulheres se vestem naquela parte do mundo, fico curioso sobre como Sara se vestia. Este texto nos diz que Sara devia vestir-se de uma forma que, pelo menos, mostrava o seu rosto.)

B. Leia Gênesis 12:14-16. A mentira de Abrão está dando certo para ele? A sua predição está correta? (A predição de Abrão está correta. Ele está “tendo lucro” com a sua mentira.)

1. Adivinhe onde Abrão conseguiu Hagar (um assunto que trataremos mais tarde), que era uma “serva egípcia”? (Gênesis 16:1).)

C. Leia Gênesis 12:17-20. Por que Deus fez o que fez? Por que simplesmente não deixar Abrão continuar neste caminho e encontrar uma outra pessoa para ser uma grande nação? (Isto mostra vários aspectos de Deus. Primeiro, Ele disciplina (de forma branda, devo acrescentar) Abrão por sua mentira. O faraó, que era inocente, parece sofrer mais. Segundo, Deus é mais fiel do que Abrão (pelo que podemos ser agradecidos). Terceiro, Deis intervêm para assegurar que a Sua vontade é cumprida.)

1. Abrão “saiu dos trilhos”. Como ele volta aos trilhos? Esta volta é baseada em arrependimento e voltar voluntariamente ao caminho de Deus? (Ele é expulso do país, sob uma nuvem de escândalos.)

III. Resolução de Conflitos

A. Leia Gênesis 13:1-7. Abrão tinha um problema bom de muitas formas. Abrão deixou esta área Há alguns anos atrás por causa de uma fome. Ele retorna rico. Ló também tinha sido abençoado. Os dois tinham mais animais de pasto que a terra podia suportar, e isto causou um problema sério. Assuma que eles vieram a você, como juiz, para decidir como este problema deveria ser resolvido. Como você o resolveria? (Eu diria que Abrão havia sido o beneficiário de Ló. Abrão também era mais velho. Ló deveria ser quem devia deixar a área e encontrar a sua própria área de pasto. Além disso, aquele lugar havia sido dado a Abrão por Deus! Gênesis 12:7)

B. Leia Gênesis 13:8-9. Abrão seguiu a minha “sabedoria” na resolução do problema? (Não. Ele deixa Ló decidir.)

1. O que isso demonstra sobre o caráter de Abrão? (Desprendimento. Não reclama direitos que são seus.)

C. Leia Gênesis 13:10-12. Sobre que base Ló faz a sua escolha?

1. Esta á a escolha que você faria? Ou você “dividiria” a planície do Jordão, de forma que teu tio Abrão pudesse ficar com a melhor parte da terra?

2. Que outra vantagem a planície do Jordão tinha para Ló? (Ela tinha cidades. Isto quer dizer que entretenimento e comércio estavam bem à mão.)

D. Leia Gênesis 13:13. O que Ló não leva em conta quando se muda para Sodoma?

1. Este é um problema para nós hoje?

E. Leia Gênesis 13:14-17. Pensei que havíamos tido uma divisão de propriedade e que Abrão havia “perdido”. O que este texto quer dizer? (Deus nega a decisão de Ló. Deus diz a Abrão que ele não havia aberto mão de qualquer parte da terra. Tudo seria dele.)

1. Há uma ligação entre a decisão de Abrão com respeito a Ló e o anúncio de Deus a Abrão? (Acho que sim. Quando demonstramos abnegação, Deus é generoso conosco.)

2. Que lição de vida existe para nós nesta parte da história? (Os seres humanos podem decidir o que eles querem. É Deus quem ordens o curso dos seres humanos. Abrão dependia de Deus.)

IV. O Resgate

A. Leia Gênesis 14:8-12. Que outro resultado acontece a Ló por causa da sua decisão de morar entre as cidades? (Ele é envolvido nas políticas locais, que terminam em guerra. A decisão de Ló faz com que ele perca tudo e que conseguiu – inclusive sua própria liberdade.)

B. Leia Gênesis 14:13-14. O que você acha que significa ter “trezentos e dezoito homens treinados, nascidos em sua casa”? (Abrão tinha um “exército particular”. Quando o texto diz “treinados”, entendo que isto significa treinados para lutar.)

1. Acabamos de dar uma olhada em uma história onde a completa dependência de Abrão em Deus lhe dá toda a terra – apesar da decisão de Ló. Você diria que o fato de Abrão ter um exército treinado demonstra uma falta de fé em Deus?

2. Quando eu era um garoto, conheci um pastor que não tinha qualquer tipo de seguro para a sua casa, porque ele confiava em Deus para proteger sua casa e seus pertences. O que o exmplo de Abrão sugere acerca de sua decisão de não ter seguro?

C. Leia Gênesis 14:15-16. Que novas habilidades vemos em Abrão? (Ele entende a arte da guerra.)

D. Leia Gênesis 14:18-20. O que levou Abrão a dar a décima parte do que ele havia capturado? Todo o saque pertencia a Abrão?

1. Que mensagem nos é enviada pelo fato de Abrão dar a décima parte do saque a Melquisedeque? (Estávamos falando acerca da sabedoria humana em Abrão ter um exército particular e da sua habilidade militar. Este ato demonstra que Abrão credita a Deus a sua vitória.)

E. Leia Gênesis 14:21-24. O rei de Sodoma está sendo generoso? (Não creio que ele esteja em posição de negociar. Isto é pura “conversa”.)

1. Embora Abrão pudesse ter mantido o despojo, por que ele se recusa a isto? Por que se preocupar com o que o rei de Sodoma diria? (Vemos um certo “crescimento” em Abrão. Deus o abençoou. Ele não quer que o rei de Sodoma receba crédito por aquilo que Deus havia feito por ele.)

F. Amigo, que lição você aprendeu de nosso estudo de Abrão? Deus foi fiel a Abrão, mesmo quando ele não foi fiel a Deus. Contudo, a paciência de Deus para com Abrão resultou em uma atitude generosa e uma confiança em Deus. Deus o abençoou por causa disso.

V. Próxima Semana: Fé e Fraqueza

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

A História dos Começos - Lição 06

A Terra Depois do Dilúvio (Gênesis 9-11)

Introdução: O dilúvio terminou. Deus salvou Seus fiéis. Como eles reagiram a isto? A terra agora é uma experiência gloriosa, “quase um céu”? Tudo está em paz e harmonia? Deus é engrandecido? Ou será que os seres humanos não aprenderam nada? Vamos mergulhar na Bíblia e descobrir!

I. Carne e Bebida

A. Leia Gênesis 9:103. Que instruções pós-dilúvio Deus dá aos seres humanos? (1. Reproduzam-se; 2. Encham a terra; 3. Dominem o reio animal; e, 4. Comam os animais.)

1. É difícil obedecer a estas instruções?

B. Vamos pular adiante dois capítulos. Leia Gênesis 11:1-4. Como isto se compara com as ordens de Deus? (Deus lhes disse para encherem a terra. Eles decidiram exatamente o oposto – construir uma cidade e uma torre, e ficarem em um único lugar (“não seremos espalhados pela face da terra”).)

1. Qual foi a motivação para desobedecerem a Deus? (Orgulho! “Assim nosso nome será famoso”.)

2. Você permite que o teu orgulho seja um obstáculo à tua obediência?

C. Veja novamente Gênesis 9:2-3. Os seres humanos têm alguma razão para serem auto-confiantes? (Sim. Deus os colocou no topo da cadeia da criação. Mas, eles queriam mais!)

1. Se os humanos desejassem menos, isto seria uma violação da ordem de Deus? Por exemplo, não ter cuidado com os animais? (Podemos encontrar esta filosofia hoje, nas pessoas que lutam contra a “discriminação das espécies”. Eles dizem que não deveríamos comer os animais ou usar produtos de origem animal, porque estão no mesmo “nível” de importância dos seres humanos. De acordo com eles, a luta contra o aborto é uma hipocrisia, pela forma como tratamos os animais. Esta filosofia está diretamente em conflito com a ordem estabelecida por nosso Criador, e denigre o status dos seres humanos.)

D. Leia Gênesis 9:4-6. Acabamos de discutir a “discriminação das espécies”. Por que, de acordo com Deus, esta é uma filosofia falsa? (Os seres humanos foram criados à imagem de Deus!)

1. O que este texto diz sobre a teoria da evolução? (Se você começa no caminho errado, vai acabar chegando a um lugar errado. A crença na Criação é fundamental para a filosofia de que a vida nos foi dada por Deus. Deus diz “Os seres humanos foram criados à Minha imagem”, e todo tipo de conclusões lógicas fluem desta afirmação. Uma destas conclusões é que você pode matar animais para comer sem qualquer problema – mas nem seres humanos nem animais podem matar seres humanos.)

2. Qual é a penalidade por matar um ser humano? (A morte.)

a. Por que Deus não aplicou esta penalidade a Caim?

3. Considerando a nossa discussão, por que você acha que Deus estava particularmente interessado na “vida do sangue”, tanto que nos disse para não comê-lo? (Mencionei anteriormente que meu estudo da Bíblia me leva a crer que existem certas coisas que são especialmente significativas para Deus. Sem entrar na explicação, luz, vinho (produtos da uva) e sangue são três exemplos. Com relação ao sangue, o que parece torná-lo especial é a sua conexão à vida – e que, conforme vemos mais tarde no serviço do santuário, representa o sangue de Jesus sendo derramado em nosso favor, para nos dar a vida.)

E. Todos os dons de Deus são bons? Por exemplo, tenho sido vegetariano por 40 anos, não por causa de qualquer consideração especial para com os animais, mas porque tenho uma consideração especial comigo mesmo. Noto que depois que Deus deu os animais como comida aos seres humanos, o período de vida destes começou a diminuir radicalmente. Isto seria inconsistente com o caráter de Deus, em nos dar um dom que pode ser bom para o Seu plano geral, mas não tão bom na aplicação específica?

II. A Promessa

A. Leia Gênesis 9:7-17. Deus estabelece um concerto, um “contrato” ou promessa para os seres humanos. Qual é a obrigação de cada uma das partes sob este contrato?

1. O que os seres humanos devem fazer? (Aumentar a vida – reproduzirem-se e encher a terra.)

2. O que Deus fará? (Ele, por sua vez, promete não destruir com outro dilúvio a vida que eles estão criando.)

3. Qual é a “assinatura” deste contrato? (O arco-íris.)

4. Pelo menos nos Estados Unidos, o desenho e as cores do arco-íris foram apropriados pelo movimento homossexual como seu símbolo. O que há de particularmente irônico a respeito disto? (Os homossexuais não se reproduzem. Talvez não estejam particularmente interessados na parte do contrato que fala em “criar vida”.)

B. Deus fala como se tivesse problemas para lembrar-Se de Sua promessa. Como você explicaria isto? Que vislumbre do caráter de Deus podemos ter a partir do arco-íris? (Vemos vez após vez que Deus utiliza-se de coisas físicas para nos lembrar de coisas espirituais. Deus não quer ídolos em nossa vida, mas parece promover o uso de memoriais.)

III. Homem da Terra

A. Leia Gênesis 9:18-21. Você consegue pensar alguma razão pela qual Noé possa ter bebido em excesso? (Alguns podem dizer: “três filhos”! Você se lembra da nossa discussão acerca da promessa de Deus de destruir a terra (Gênesis 6:13)? Toda a humanidade pereceu. A terra provavelmente é um lugar feio, comparado aos dias anteriores ao dilúvio. É razoável que Noé possa ter ficado deprimido.)

B. Leia Gênesis 9:22-25. Como você atribui a culpa aqui? Por que Canaã está sendo amaldiçoado? (Ficar bêbado não está de acordo com a vontade de Deus para Seus líderes (Tito 1:7). Aparentemente, este é um problema menor do que deixar de demonstrar respeito para com os pais (Êxodo 20:12). Posso apenas imaginar que Canaã tenha visto seu avô Noé deitado nu na tenda e ele contou isso a seu pai Cam. Então, Cam disse a seus irmãos, “Ei, o papai está nu! Vocês querem ver?” A isto os irmãos responderam, “Não!”. E então, tomaram ações para preservar a dignidade de seu pai.)

1. Qual é a lição para os filhos de hoje? (Respeito é devido aos pais mesmo quando eles deixam de fazer a vontade de Deus. É claro, Noé era um pai que, em geral, era digno de grande respeito – de fato, ele salvou a vida de seus filhos do dilúvio.)

IV. Rebelião

A. Já falamos brevemente sobre a torre que estava sendo construída na planície de Sinear. Leia Gênesis 11:3-4. O que permitiu a eles construir uma torre alta? (Avanços tecnológicos nos materiais de construção.)

1. Qual é o objetivo? (Fazer com que a torre alcance o céu.)

B. Leia Gênesis 11:5. A torre alcançou o céu? (Penso que o escritor do Gênesis está querendo dizer algo quando fala que Deus “desceu” para ver a torre. Eles não haviam levado a torre até o nível de Deus. Ele nem podia vê-la sem “descer”.)

C. Como a rebelião começou tão rápido depois do dilúvio? Qual é a raiz deste problema? (O orgulho da inteligência e das realizações. Um desejo por reputação. Resistir às instruções de Deus. Parece estar relacionado às razões pelas quais Eva escolheu pecar.)

D. Leia Gênesis 11:6-7. Deus está infeliz com o progresso dos seres humanos? Deus fica mais confortável com pessoas estúpidas? (Deus não está confortável com o fato de as pessoas usarem a inteligência para se oporem a Ele.)

E. Leia Gênesis 11:8-9. Esta é uma coisa justa para Deus fazer? (Um advogado cristão com quem trabalhei anteriormente em causas de liberdade religiosa me disse que antes de ir ao tribunal ele orava para que seus oponentes no litígio fossem “confundidos”. Isto chamou a minha atenção, porque eu sempre havia orado pelo “nosso lado” no passado, mas nunca havia orado por algo “ruim” para nossos oponentes.)

1. O que você acha – é a vontade de Deus confundir os inimigos de Seu programa? (Aparentemente sim. Depois que meditei sobre o assunto, e decidi que esta era uma oração apropriada, lembro-me de haver realmente feito esta oração em um caso diferente e de descobrir que a oposição estava, de fato, confusa no julgamento.)

2. Qual é o resultado da confusão que Deus causou nos idiomas? (As pessoas fizeram exatamente o que Deus desejava – eles se espalharam pela terra.)

F. Amigo, qual é a tua atitude com relação a Deus? Você se encontra freqüentemente em rebelião contra o que Ele escreveu na Bíblia? O orgulho é um problema? A tua vida parece confusa? As coisas não estão indo bem? O que você acha de decidir agora mesmo que irá seguir a vontade de Deus?

V. Próxima Semana: Abrão, Ser Humano

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

A História dos Começos - Lição 05

Destruição e Restauração (Gênesis 6 – 8)

Introdução: Você já se arrependeu de alguma coisa que fez? Isto parece ser uma parte normal da condição humana. Será que Deus se arrepende de alguma coisa que fez? É possível que Deus tenha se arrependido de nos haver criado? Vamos mergulhar em nossa lição e descobrir!

I. A Condição dos Seres Humanos

A. Leia Gênesis 6:1-4. Isto é uma coisa ruim? (Temos aqui o comentário de que Deus está tão descontente que pronuncia um juízo – ou, pelo menos, uma provação de 120 anos – sobre os seres humanos.)

1. O que, exatamente, você acha que significa dizer que os “filhos de Deus” escolheram para si as “filhas dos homens”? Este texto estaria descrevendo os descendentes de Sete (o próximo filho de Adão e Eva – Gênesis 5:3), casando-se com as filhas de Caim?

2. Leia Jó 1:6. A palavra hebraica traduzida aqui por “os anjos” (ben elohiym) é a mesma frase hebraica traduzida por “filhos de Deus” em Gênesis 6:2 e Gênesis 6:4. Isto sugere que anjos maus tiveram um relacionamento sexual com mulheres humanas e deram início a uma super raça de gigantes. Existe alguma razão para duvidar desta conclusão? (Leia Mateus 22:30. Jesus nos diz que os anjos não se casam. Além disso, Deus pronuncia um juízo sobre os seres humanos, e não anjos. Provavelmente já havia sido pronunciado um juízo contra os anjos maus.)

a. Jesus está dizendo em Mateus 22:30 que nosso corpo será sexualmente neutro após a ressurreição? (Você sabia que tinha que haver alguma coisa com esta promessa de vida eterna em glória, certo? Imagine a decepção daqueles que pensam que “72 virgens” estão esperando por eles – somente para descobrirem que é assim que elas permanecerão – virgens!)

(1) Chega de brincadeiras – o que você acha que Jesus está dizendo?

(2) É possível que com a decisão dos anjos maus de rejeitarem a Deus, eles também tenham rejeitado o plano assexual de Deus para eles?

(3) Se os filhos de Deus eram meramente os descendentes de Adão e Sete, por que eles criariam uma super raça – ao contrário dos filhos que eram o produto do casamento dos próprios filhos e filhas de Adão e Sete? (Os comentários que rejeitam a teoria dos “anjos maus” apontam que o texto pode não estar falando de tamanho, mas sim do caráter. Estes homens eram “guerreiros”.)

II. Deus Se Arrepende

A. Leia Gênesis 6:5-7. Qual é o problema principal com os seres humanos? (Eles se tornaram ímpios.)

1. Que tipo de impiedade era o problema? (“Toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.”)

a. Como você explica que quando Deus descreve uma grande iniqüidade, não aponta qualquer ato específico – como assassinato – mas aponta para os pensamentos?

b. Como são os teus pensamentos aos olhos de Deus?

2. Deus cometeu um erro na Criação?

3. Deus estava inclinado a “reverter” ou “desfazer” a Sua criação?

B. Já discutimos no passado as razões pelas quais Deus permitiu o livre-arbítrio, permitindo o pecado e a continuação do conflito entre o bem e o mal. Neste ponto da história, Satanás está vencendo? O plano de Deus para matar aqueles que O rejeitaram é injusto? É contrário às “regras da batalha”?

C. Qual é a tua reação a estes dois últimos versos que lemos? Eles te deixam preocupado com relação ao senso de justiça do teu Deus? Ele muda as regras quando Satanás começa a ganhar? Ou estes versos são uma razão para esperança? (Este texto revela que nós não somos os únicos que estão aguardando pela Segunda Vinda de Jesus e a terra renovada. O pecado é doloroso para Deus e Ele quer dar um fim a ele. Estas são as regras da batalha. Eles foram advertidos e nós somos advertidos (Gênesis 2:15-17). Deus não está sendo injusto, Ele simplesmente está nos mostrando que o juízo, que é um aspecto do Seu caráter, não tolerará o mal para sempre.)

III. Noé

A. Leia Gênesis 6:8-10. O que Deus gostava em Noé? (Ele andava com Deus.)

1. O que você acha que significa “andar” com Deus? (A direção da vida de Noé era correta. Ele tinha um desenvolvimento progressivo do caráter.)

2. Sempre dizemos, “Não se compare com outras pessoas, compare-se com Jesus.” Por que este verso compara Noé com “o povo da sua época”? (Parece que a impiedade ao redor dele o tornava mais notável.)

B. Leia Gênesis 6:13-17. Os pagãos chamam isto de fábula. Muitos cristãos consideram esta história uma alegoria acerca do pecado. Estes versos fazem o relato soar mais como uma alegoria ou mais como um relato histórico? (Claramente este é um problema real, com uma solução física. Deus especifica como Noé deve ser salvo e dá orientações detalhadas, inclusive sobre o tipo da madeira a ser utilizada e as dimensões específicas!)

1. O que o verso 13 afirma que irá acontecer com a terra?

2. Uma vez que a terra ainda está aqui, o que você acha que Deus queria dizer? (Não podemos compreender o tamanho do lugar que Deus criou originalmente para nós. Lembre-se, quando o pecado entrou, Deus amaldiçoou a terra (Gênesis 3:17), indicando assim que a terra se tornaria cada vez mais inóspita. Agora, Deus diz que vai “destruir” a terra. Isto revela que a terra se tornaria agora muito menos agradável. É correto crermos que o dilúvio causou um dano substancial à terra.)

3. Qual você acha que é o propósito de Deus ao destruir a terra? O que isto tem a ver com o nosso pecado? (Muito tempo livre encoraja o pecado. Uma terra e um clima muito favoráveis propicia maior tempo livre.)

C. Leia Gênesis 6:18. Que esperança Deus dá para o tempo do juízo? (Deus é fiel para com aqueles que são fiéis a Ele.)

1. Este capítulo não faz qualquer comentário sobre o caráter da esposa de Noé, seus filhos ou suas noras. Por que eles foram salvos do dilúvio? (Parece que seu relacionamento com Noé os salvou.)

2. Isto foi um golpe de sorte, ou você consegue pensar em outros exemplos onde uma família foi poupada do desastre por causa de um pai justo? (Ló – II Pedro 2:5-8.)

3. Isto nos dá um outro motivo para sermos justos – que a nossa vida justa pode ajudar a proteger a tua família?

D. Leia Mateus 24:36-40. Que lição Jesus diz que podemos aprender do Dilúvio?

1. Note que Mateus 24:39 diz que os ímpios não sabiam coisa alguma acerca do que aconteceria. O que Jesus quer dizer?

2. Como você reconcilia este verso com Hebreus 11:7, que diz que Noé “condenou o mundo” e com II Pedro 2:5, que chama Noé de “pregador da justiça”? (O Dicionário Bíblico de Nelson nos diz (veja Gênesis 6:3) que Noé pregou por 120 anos, advertindo acerca do Dilúvio, sem conversos. Jesus está nos dizendo que podemos fechar os nossos ouvidos aos Seus mensageiros e sermos destruídos, ou abrir os nossos ouvidos, obedecer e viver.)

E. Leia Gênesis 7:1-4. Que conforto você encontra nestes versos? (Que Deus instruiu Seu povo passo a passo. Ele fez as preparações para a sua sobrevivência.)

IV. Detalhes do Desastre

A. Um dos melhores argumentos contra a afirmação de que o relato do Dilúvio é uma fábula ou uma metáfora são os detalhes do desastre encontrados na história. Vamos olhar alguns deles.

B. Leia Gênesis 7:11-12. Este é o tipo de chuva que vemos o tempo todo?

1. O que você vê e te chama a atenção a respeito desta inundação? (Parece que ela veio de cima e de baixo. Note que “as fontes das grandes profundezas jorraram”.)

C. Leia Gênesis 2:6. Este verso, juntamente com Gênesis 7:11 sugere que Deus criou um sistema de irrigação para a terra, o qual era diferente deste que temos hoje? (Gênesis 2:5 fala a respeito de Deus mandar a chuva em conexão com a aparição dos arbustos e do homem, sugerindo assim que a chuva era um método de irrigação antes do dilúvio. Contudo, a afirmação no verso 6, de que a água (um vapor, segundo outras versões) brotava da terra e “irrigava toda a superfície do solo” certamente indica uma forma fundamentalmente diferente de fornecer água para a terra.)

D. Leia Gênesis 7:17-20. Esta é a história de um dilúvio local? Que detalhes nestes versos soam como um relato real e não uma metáfora? (O relato nos diz que a égua subiu quase sete metros acima do topo da mais alta montanha.)

1. O que significam os sete metros? (Esses sete metros fariam o serviço, se você estivesse querendo destruir tudo. Leia Gênesis 7:22.)

E. Jesus acreditava em um dilúvio literal? (Sim. Lemos anteriormente Mateus 24:36-40.)

V. Graça e Gratidão

A. Leia Gênesis 8:15-21. O que você vê como um parte importante da caminhada de Noé com Deus? (Ele era agradecido!)

B. Amigo, Deus ama aqueles que andam com Ele. Ele é ferido por maus pensamentos e ações más e está determinado a destruí-los. Se nos propomos a andar com Ele, Ele revelará a nós os Seus juízos e nos salvará.

VI. Próxima Semana: A Terra Depois do Dilúvio

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

A História dos Começos - Lição 04

O Paraíso Perdido (Gênesis 3 e 4)

Introdução: Há um antigo ditado que fala o seguinte: “Para acertar o rei, você só tem um tiro; ou você mata o rei ou ele mata você”. Imagine o modo de Satanás pensar: se você tem uma oportunidade de testar a lealdade de Adão e Eva, não usaria o teu melhor argumento, tua melhor tentação? Tudo estava em jogo naquele “único tiro”. Vamos pular para dentro da nossa lição e considerar a decisão de Satanás sobre como testar a lealdade dos humanos recém-criados por Deus!

I. O Tiro

A. Leia Gênesis 3:1. Até aqui, tenho estado argumentando que o relato bíblico da criação é literal. Este texto também é literal? Uma serpente está realmente falando com Eva?

1. Por que a Bíblia nos diz eu a serpente era o animal mais esperto que havia? (Este texto sugere que, se algum animal poderia falar, era este.)

2. Esta serpente era apenas uma serpente esperta? (Uma história do Novo Testamento nos dá uma forte pista. Marcos 5 contém a história de uma “Legião” de demônios que possuiu primeiro um homem e depois uma manada de porcos. Os demônios falaram através do homem, de acordo com o relato bíblico, e poderiam ter falado através dos porcos. Penso que é isto que está acontecendo neste verso. Satanás toma o controle de uma serpente. Como as serpentes são espertas, Eva não fica chocada ao ouvir uma serpente falando.)

3. Por que Satanás pergunta sobre comer frutos das árvores? (Lembre-se, este é o teste, o “único tiro”. Você não vai querer alguém, mais tarde, argumentando que Eva “não estava na reunião” sobre comer frutos das árvores. Satanás não queria uma discussão sobre se ela havia entendido a ordem de Deus.)

B. Leia Gênesis 3:2-3. Pense no que estudamos na semana passada. Eva respondeu corretamente? (Ela respondeu de forma errada e ambígua. Veja novamente Gênesis 2:16-17. Deus não disse coisa alguma sobre “tocar” o fruto. De acordo com a Bíblia, Ele disse apenas “não coma”. Além disso, haviam duas árvores no meio do jardim: a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal e a Árvore da Vida. (Gênesis 2:9).)

1. Evitar tocar o fruto era uma boa idéia? (Se você está querendo evitar comer o fruto, evitar tocá-lo pode ajudar.)

2. Eva estava fazendo a coisa certa ao dizer que se tocasse o fruto ela morreria? (Leia Deuteronômio 4:1-2. Penso que é um sério erro confundir o que é uma “boa idéia” com o que realmente Deus disse. Quando você ensinar aos teus filhos sobre o pecado, não confunda suas mentes sobre o que é realmente pecado e o que são boas idéias para evitar pecar. De outra forma, quando eles violarem a tua “boa idéia” e não tiverem problemas, pensarão que podem fazer o mesmo com relação ao pecado.)

C. Leia Gênesis 3:4-5. Este é o “tiro” de Satanás para obter a lealdade dos seres humanos. Analise a abordagem de Satanás. O que ele faz? (Primeiro, ele contradiz frontalmente a Deus. Segundo, Satanás sugere que Deus mentiu para Eva, de forma que ela permanecesse inferior. Ela pode ser como Deus.)

1. Como você caracterizaria a tentação de Satanás a Eva? Trata-se do apetite? Da confiança? Da ganância? Da vaidade? Do orgulho?

2. Compare Gênesis 3:22 com Gênesis 3:5. Satanás estava dizendo a verdade? (Em parte.)

3. Deus ocultou o fato de que Ele não queria que os seres humanos conhecessem o bem e o mal? (Reveja Gênesis 2:17. Deus chama a árvore de “conhecimento do bem e do mal”. Ele não explica por que eles não deveriam comer dela. Ele lhes diz somente a penalidade.)

a. Que lição há nisto para nós hoje? (Nós rimos de pais que respondem a um “Por que?” de seus filhos com um “Porque eu estou dizendo!”. Eu decidi que sempre daria aos meus filhos uma razão para as minhas regras. Talvez esta tenha sido uma abordagem errada. Em algumas coisas precisamos aprender que Deus não precisa explicar Suas regras aos seres humanos, além de dizer “Eu sou Deus, e você não é.”)

b. O simples relato aos seres humanos da história da queda é uma explicação das regras de Deus?

II. A Queda

A. Leia Gênesis 3:6. Por que Eva comeu o fruto, quando ela sabia o que Deus havia dito? (O texto diz que o fruto era atraente aos olhos. Parecia ser um bom fruto. Ele lhe daria sabedoria.)

1. Por que a aparência do fruto seria um fator importante na decisão de Eva? (O que ela viu contradizia o que ela esperava de uma árvore da qual Deus havia dito que causaria a morte. Certamente uma “árvore da morte” seria feia ou, pelo menos, teria um fruto de aparência suspeita.)

2. O pecado de Eva foi gradual? (Penso que um problema importante foi o fato de Eva haver citado incorretamente a lei de Deus (Gênesis 3:3). Ela tocou o fruto antes de comê-lo. Como ela não morreu quando tocou o fruto, foi levada a crer que Deus não era digno de confiança e ela ganharia sabedoria ao comê-lo.)

3. Quantas vezes você pensou que Deus não era digno de confiança, quando o problema verdadeiro era a tua falta em ler e entender a palavra de Deus?

B. Por que Adão comeu o fruto em violação à ordem de Deus? (Leia I Timóteo 2:14. Paulo nos fala que Adão não foi enganado.)

1. Paulo parece concluir que Adão merece algum crédito, porque ele não foi enganado e Eva foi enganada. Como você vê esta questão? (Todo pecado é pecado, mas considero a desobediência deliberada como sendo muito pior. Considere como você compara os dois quando teus filhos te desobedecem.)

C. Se você pudesse dar conselhos a Eva, que conselhos daria? (Ela deveria ter ficado totalmente alerta quando a serpente contradisse a Deus (Gênesis 3:4). Deveria estar melhor familiarizada com a palavra de Deus. Deveria ter confiado em Deus, e não no seu próprio intelecto. Deveria estar satisfeita com o conhecimento que Deus lhe havia dado.)

D. Que conselhos você daria para Adão? (Com relação a Eva, parece haver lugar para fazer as coisas certas “da próxima vez”. Com relação a Adão, parece que ele simplesmente desobedeceu a Deus [de forma deliberada].)

III. A Promessa

A. Vamos ler os resultados finais desta história. Leia Gênesis 3:14-15. Deus está falando literalmente ou figurativamente?

1. Se você acha que é “literalmente”, que “descendência” Satanás tem?

2. Insto significa simplesmente que nós não gostamos de cobras, que elas irão nos morder lá embaixo e nós vamos pisar na cabeça delas quando as virmos?

3. Se você acha que é “figurativamente”, me explique:

a. O que significa ferir o “calcanhar” versus ferir a “cabeça”?

b. O que quer dizer a inimizade entre a serpente e a sua descendência?

c. Nós dizemos “ame o pecador e odeie o pecado”. Se você acha que “descendência” significa figurativamente os seguidores de Satanás, então não deveríamos ter inimizade contra “aquelas pessoas”? (Apocalipse 12:17 afirma claramente que estamos em guerra contra Satanás. Logicamente, isto inclui seus seguidores.)

(1) Como você reconcilia Lucas 6:35 (“Amem os seus inimigos”) ou Romanos 5:8 (“Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores”) com a idéia de inimizade contra a descendência? (O amor aos nossos inimigos é uma arma de guerra contra eles (Romanos 12:20).)

4. O que a expressão “ferirá a cabeça” nos diz acerca do resultado da guerra contra Satanás? (Nós venceremos. Ele irá perder.)

IV. Resultados da Queda

A. Leia Gênesis 4:1-2. Qual é a atitude de Eva com relação a seus filhos?

B. Leia Gênesis 4:3-7. Qual é o problema de Caim? (Ele não estava “fazendo o certo”, no que dizia respeito à sua escolha de ofertas.)

1. Olhe mais profundamente. Por que isto é uma questão tão importante? (O sacrifício de um cordeiro apontava para a morte de Jesus em nosso favor. Trazer a Deus o que é lógico – de acordo com a tua linha de trabalho – é uma abordagem da salvação baseada em “obras”. Como sua mãe, Caim decidiu que poderia fazer seu próprio julgamento sobre como obedecer a Deus.)

C. Leia Gênesis 4:8. O que motivou Caim a matar Abel?

1. O que isto nos diz acerca de Satanás? Qual é a atitude dele com relação aos seres humanos? E a atitude dele com relação a você?

2. Imagine os pensamentos de Adão e Eva a respeito deste assassinato. Eles culpavam a si mesmos?

D. Amigo, considere a natureza do pecado. Vamos de simples engano, falta de confiança e desejo de ser como Deus, até assassinato premeditado em uma única geração. Considere o que Satanás tem em mente para você! Que lado você vai escolher?

V. Próxima Semana: Destruição e Restauração

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

A História dos Começos - Lição 03

A Primeira Terra (Gênesis 2)

Introdução: Quando estudamos o capítulo 1 de Gênesis, o relato da Criação parecia muito claro e direto. Gênesis 2 levanta a questão da possibilidade de haver mais do que uma história aqui. Será que Deus não é tão claro assim? Que lições para a nossa vida podemos aprender a partir do relato da Criação? Vamos mergulhar no nosso estudo e descobrir!

I. Memorial da Criação

A. Leia Gênesis 2:1-3. Por que a Bíblia diz que Deus descansou e santificou o sétimo dia? Ele estava cansado? (O descanso está ligado à Sua criação! O Sábado é o memorial de Deus da Sua criação dos “céus e a terra” – incluindo a nossa própria criação!)

1. Normalmente, memoriais são “coisas”, para as quais olhamos para nos lembrarmos de alguma coisa do passado. Você conhece algum memorial no “tempo”, assim como o Sábado? (Aniversários, datas comemorativas, feriados.)

2. Que importância tem se os outros se lembram do teu aniversário no dia exato em que você nasceu?

3. Assuma que você é uma mulher casada pela segunda vez. O teu marido tem muita dificuldade em lembrar das coisas – mas ele lembra perfeitamente do dia do aniversário da primeira esposa. Uma vez que ele realmente tem dificuldades de se lembrar do teu aniversário verdadeiro, estaria tudo bem para você celebrar o teu aniversário no dia do aniversário da primeira esposa?

a. Para tornar a vida mais fácil para teu esposo, e se ele começasse a te chamar pelo nome da primeira esposa?

b. Aniversários e nomes são uma comparação justa com o Sábado da Criação?

c. Você acha que faz alguma diferença se a posição de Deus como Criador está sob ataque pesado?

4. O que você acha que deveria ser a conseqüência prática de Deus haver santificado e abençoado e sétimo dia?

II. Dois Relatos da Criação?

A. Leia Gênesis 2:4-6. Como o verso 5 pode dizer que não havia brotado nenhum arbusto nem planta, quando isto acontece depois da semana da Criação?

1. Este é um relato conflitante da Criação?

2. Este texto indica que a criação continuou depois da primeira semana?

B. Piora ainda mais. Leia Gênesis 2:7-8. Esta é uma versão diferente do homem? Um relato conflitante?

C. Agora, desça neste capítulo e leia Gênesis 2:18, 21-23. Esta é uma terceira versão da criação do homem (mulher)?

D. Temos duas histórias da criação para as plantas e três histórias da criação para os seres humanos? Como você explica dois relatos acerca da criação das plantas e três relatos acerca da criação do homem?

III. Detalhes, Detalhes!

A. Quando você conta uma história, conta todos os detalhes de uma vez?

1. O que você faz com os detalhes adicionais? Quando você os fornece?

2. Você alguma vez já ouviu alguém contar um esboço geral de uma história e depois acrescentar alguns detalhes?

3. É isto que Deus está fazendo aqui na descrição da Sua criação?

a. Que problemas você vê, se é que há algum, com a idéia de que o relato de Gênesis 2:4-8 da criação das plantas e dos seres humanos simplesmente fornece maiores detalhes acerca do relato de Gênesis 1:11-12, 26-27:

b. Existe alguma coisa em Gênesis 2:4-8 que contradiga o relato de Gênesis capítulo 1? (Não.)

c. Que detalhes adicionais você encontra em Gênesis 2:5-6 acerca das plantas? (Gênesis 1:11-12 simplesmente indica a criação das plantas e das árvores. Gênesis 2:5-6 nos conta como Deus preparou o solo, estabelecendo um sistema de irrigação para as plantas.)

d. Assuma que alguém te disse que acabou de plantar uma árvore na frente de casa no último final de semana. Uns poucos minutos mais tarde a pessoa te fala como cavou o buraco, como adubou o solo e colocou um sistema de irrigação para a árvore. Você pensaria que a pessoa plantou duas árvores diferentes?

B. O relato de Gênesis 2:7 da criação do homem contém mais detalhes do que o relato de Gênesis 1:27?

C. Na semana passada discutimos se evoluímos das lesmas. Você gosta mais do relato de Gênesis 2:7?

1. Diga-me do que você gosta e do que você não gosta acerca do relato da tua criação? (Eu gosto do fato que fui feito “à mão” pelo Criador. Gosto do fato de que é o Seu fôlego que está em mim. Eu preferiria ter sido feito de ouro ou pelo menos de uma bonita madeira de lei.)

2. Você acha que existe alguma razão pela qual o homem foi formado do pó em vez de ouro? (Sim. Penso que Deus está nos lembrando de que somos nada sem Ele.)

D. O relato de Gênesis 2:21-23 contém mais detalhes do que o relato de Gênesis 2:7?

E. Se você não gosta da minha explicação sobre os “detalhes”, considere outra explicação. Um comentário judaico, chamado Chumash (Editora Stone), tem uma abordagem muito simples e pitoresca para a origem das plantas e Gênesis 2:5-6. Ele diz que quando Deus criou as plantas em Gênesis 1 elas ficaram aguardando embaixo da superfície da terra. Elas estavam aguardando pelo homem. Quando Adão veio e orou por comida, e estava pronto para trabalhar na terra, Deus mandou a água e as plantas brotaram.)

IV. Mulher!

A. Leia Gênesis 2:18. O que está de errado em o homem estar “só”? (Deus não explica isto, exceto para dizer que dois podem ajudar um ao outro. Veja Eclesiastes 4:9-10.)

B. Leia Gênesis 2:19-20. Deveríamos entender que Adão procurou por uma “auxiliadora” entre os animais? Você se lembra de teus pais conversando sobre seus namorados e namoradas e então brincando com você sobre como seria se outra pessoa tivesse sido a tua mãe ou teu pai? Considere as histórias que Adão teria contado aos seus filhos!

C. Releia Gênesis 2:21-24. Creio que Deus fornece detalhes na Bíblia quando Ele tem uma razão importante para fazê-lo. Que razão você pode encontrar para Deus acrescentar grandes detalhes sobre a criação de Eva? (O verso 24 nos dá uma razão – o próprio método da criação nos fala da natureza do casamento.)

1. Na semana passada alguém me disse depois da classe um outro detalhe a ser acrescentado: “O homem, quando perde o fôlego de vida, se torna pó. A mulher, quando perde o fôlego de vida, se torna homem.” Alguém tem alguma dúvida sobre o sexo da pessoa que fez esta brincadeira?

D. Vamos olhar este assunto mais seriamente. O que você gosta da forma como Eva foi formada? (Não foi formada do pó como Adão.)

1. O que você acha de Eva ter sido feita a partir da costela, e não do pé, da mão ou do cérebro? (Sugere uma igualdade.)

2. A natureza derivativa da mulher (ela foi feita a partir do homem) nega a idéia de igualdade? (O comentário de Adão (verso 23) é interessante. Ele argumenta em favor da identidade, não apenas igualdade.)

E. Que parte do relato da Criação de Deus não está sob ataque por parte de Satanás hoje? (O Sábado, o relato da Criação, a instrução de Deus para o casamento, todos estão sob ataque.)

V. As Árvores

A. Leia Gênesis 2:9. Quais são as razões de Deus para fazer as árvores?

B. Vamos assumir que você era o arquiteto do Jardim do Éden. Você colocaria a Árvore da Vida e a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal perto uma da outra?

1. Isto não seria um pouco como colocar o teu poço de água perto da fossa séptica?

2. Por que você acha que Deus as colocou da forma como fez: vida e morte perto uma da outra?

C. Leia Gênesis 2:15-17. Deus explica por que Adão não deveria comer da árvore do conhecimento? (Não. Deus simplesmente falou da a penalidade em comer dela.)

1. Por que não explicar? (Penso que isto está relacionado à questão de Deus nos formar do pó. Precisamos aceitar que somos meros humanos e que Ele é Deus. Quando Ele nos diz que fazermos algo, não tem que nos explicar sua ordem para nós e receber a nossa aprovação intelectual.)

D. Você notou que Eva perdeu a reunião a respeito da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal (Gênesis 2:16-17)? Se este é uma terceira versão da criação, em vez de culpar a serpente pelo seu pecado em ter comido o fruto (Gênesis 3:13), Eva poderia ter dito simplesmente “Eu não estava naquela reunião!” (Uma vez que ela não levantou esta desculpa, está claro que ela sabia.)

E. Amigo, Deus começou com uma explicação simples sobre como Ele criou tudo. Ele estabeleceu uma forma simples para honrarmos Seu trabalho, e estabeleceu um teste simples de fidelidade. Embora possamos querer turvar a diferença entre o certo e o errado, tentando torná-los mais complicados, a abordagem de Deus é muito simples. Você vai obedecer a Deus ou vai nublar estas questões?

VI. Próxima Semana: O Paraíso Perdido

=============================== Direito de Cópia de 2006, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================