terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Figura dos Bastidores - Lição 12

Geazi: Errando o Alvo
(II Reis 4, 5 e 8)

Introdução: Se eu perguntasse qual era o teu objetivo na vida, o que você responderia? Teu objetivo teria algo a ver com fazer o bem? Trazer progresso para você mesmo? Trazer progresso para o reino de Deus? Trazer progresso tanto para você quanto para o reino de Deus? No nosso estudo da Bíblia desta semana vamos ver alguns que fizeram o bem sem buscar recompensa, e outros que só buscaram uma recompensa. Vamos mergulhar no nosso estudo!

I. Generosidade

A. Leia II Reis 4:8. Não sabemos o nome desta mulher, então vamos chamá-la de “Sherry”, a sunamita. Compare a situação dela com a situação da viúva que estudamos na semana passada. (Em ambos os casos o profeta (desta vez Eliseu, em vez de Elias) para para comer. A diferença é que Sherry tem um marido, dinheiro e comida – os quais ela usa para abençoar o profeta.)

B. Leia II Reis 4:9-10. Por que Sherry faz isto por Eliseu? (Ela quer trazer progresso para o reino de Deus.)

1. O que este texto sugere a respeito de pagarmos os membros do clero? (Ter algo com o qual se pode contar – em vez de depender de caridade aleatória – é preferível.)

C. Leia II Reis 4:11-13. O que você acha de um profeta oferecer favores do governo?

1. Como Sherry responde a esta oferta? (Sua situação com o governo está muito bem.)

D. Leia II Reis 4:14. Elias ainda quer fazer um favor para Sherry. Compare a sugestão de Geazi com a oferta original de Eliseu. (A proposta de Geazi parece mais consistente com o trabalho de um profeta.)

E. Leia II Reis 4:15-16. Podemos ter uma relação tal com Deus que poderíamos fazer este tipo de promessa aos outros?

1. Sherry parece dizer, “Não zombe de mim a respeito disso!” Ela está brincando?

F. Leia II Reis 4:17. Se Sherry soubesse deste resultado no início de seu relacionamento com Eliseu, ela acharia que seu trabalho pelo profeta era uma coisa digna? (Sem dúvida. Sherry era generosa, sem esperar uma recompensa. Nosso grande Deus no céu a abençoou grandemente.)

II. A Crise

A. Leia II Reis 4:18-20. O garoto provavelmente tinha algum problema congênito que se manifestou somente agora. Por que Deus permitiria isto, já que o filho foi dado a Sherry como um sinal de apreciação?

1. Você acha que Sherry iria preferir não ter este filho do tê-lo apenas por alguns anos e depois vê-lo morrer?

a. A observação dela, “Não zombe de mim” sugere uma resposta?

B. Leia II Reis 4:21-23. Compare a atitude do pai e de Sherry sobre entrar em contato com Eliseu. (A mãe achou que a situação era uma emergência – o que demonstrava que ela acreditava que Eliseu poderia fazer algo. O pai achava que era uma visita de rotina – ele não tinha expectativa de receber ajuda.)

1. Compare a reação de Sherry à morte de seu filho com a reação da viúva que estudamos na semana passada. (A viúva culpou a si mesma, o profeta e a Deus. Sherry vai ao profeta em busca de ajuda. Que possamos ser como Sherry!)

C. Leia II Reis 4:24-26. O que a pergunta de Eliseu nos diz sobre a maneira como Sherry se aproximou? (Sua aproximação demonstrou para Eliseu que alguma coisa ruim tinha acontecido.)

1. Por que Sherry diria que estava tudo bem?

D. Leia II Reis 4:27. Compare a sensibilidade de Eliseu com a sensibilidade de Geazi. (Eliseu está prestando muita atenção. Ele olha para além das palavras de Sherry, para a sua aparência.)

1. Quantas vezes você demonstra uma sensibilidade assim para com aqueles que estão ao teu redor?

E. Leia II Reis 4:28. Sherry agora está culpando Eliseu? (Até certo ponto. Sua atitude é que ela não havia pedido por um filho – ela estava contente sem ter um – mas ter um filho e depois vê-lo morrer foi muito duro.)

1. Que coisa positiva você encontra nos atos e mas palavras de Sherry? (Ela vai a Eliseu em busca de ajuda. Não creio que Deus nos culpe por dizer o tipo de coisas que Sherry disse ali.)

F. Leia II Reis 4:29. Quanta confiança Eliseu coloca em Geazi?

G. Leia II Reis 4:30. Quanta confiança Sherry coloca em Geazi? (Ela quer que Eliseu venha.)

H. Leia II Reis 4:31-35. Por que o cajado não funcionou? Por que Eliseu teve que se deitar dias vezes sobre o menino? Estes foram passos falsos ou foram passos necessários?

1. Este procedimento parece com uma ressuscitação mecânica. Que ajuda isto seria para alguém morto há tanto tempo?E se a causa da morte foi o rompimento de um vaso sangüíneo no cérebro? (Eu não sou médico, mas inflar os pulmões, massagear o coração e aquecer o corpo me parece que não fariam bem {neste caso}.)

a. O que isto nos ensina sobre a natureza dos milagres? (Deus deseja que sejamos parte de Seus milagres – mesmo se o que fazemos parece ser inútil.)

I. Leia II Reis 4:36-37. Missão completa!

J. Leia II Reis 8:1-3. O que a obediência conquistou para Sherry? (Salvou a sua família da fome, mas invasores haviam tomado a sua casa!)

K. Leia II Reis 8:4-6. Por que esta série de eventos aconteceu? Por que Sherry não poderia ter recebido uma bênção não diluída? (Sherry e sua família não foram salvos da adversidade. Mas podemos ver a mão de Deus operando, mesmo na adversidade. Se o filho de Sherry não houvesse morrido e sido ressuscitado miraculosamente, o rei não teria decidido em favor de Sherry, com respeito à suas terras.)

1. Qual é a lição para nós? (Um conflito entre o bem e o mal está acontecendo no mundo. Dê a Deus uma chance para a obra de Deus na sua vida. Não perca a fé neste meio tempo.)

III. Naamã

A. Leia II Reis 5:1-3. Quem é responsável pelo sucesso na vida de Naamã?

B. Leia II Reis 5:9-11 e Romanos 13:7. Naamã deveria ter entrado na casa de Eliseu, em vez de ficar na carruagem? Eliseu deveria ter saído para cumprimentá-lo?

1. Você notou que Eliseu não falou diretamente com Sherry (II Reis 4:13)? Primeiro ele enviou Geazi para lidar com o filho morto de Sherry (II Reis 4:29). Esta é uma questão de personalidade? É por que Eliseu representa a Deus?

2. O que haveria de errado em fazer as coisas na maneira como Naamã esperava?

C. Leia II Reis 5:12. O que mais há de errado com as instruções de Eliseu? (Lógica. Se você quer se limpar de alguma coisa, vá a um rio limpo!)

1. Quais são os resultados deste “ataque” à dignidade e à lógica de Naamã? (Ele se retira irado.)

D. Leia II Reis 5:13-14. Já demos algumas bordoadas na lógica. Que lógica é usada pelos assistentes de Naamã? (Você já fez algo difícil; por que não fazer uma coisa ilógica e sem dignidade?)

1. Que lições você acha que Deus está ensinando a Naamã? (O milagre só tem a ver com o poder de Deus. Não tem coisa alguma a ver com Eliseu abanar as suas mãos. Não tem coisa alguma a ver com a dignidade de Naamã. Não tem coisa alguma a ver com a lógica humana.)

2. Alguma coisa foi exigida de Naamã? (Fé e obediência.)

3. Você alguma vez já misturou lógica e dignidade em teus pedidos por um milagre?

E. Leia II Reis 5:15-16. Por que Eliseu se encontra com Naamã agora? (O teste acabou.)

1. Por que Eliseu recusa o presente? (Eliseu não merece paramento pela obra de Deus.)

F. Leia II Reis 5:17-19. Eliseu pode perdoar pecados? Ele pode perdoá-los antecipadamente? (Eliseu está dizendo que com a atitude de Naamã, isto não é um pecado.)

G. Leia II Reis 5:20-25. Como Geazi se classifica em uma escala de honestidade e integridade?

H. Leia II Reis 5:26-27. Isto parece um castigo justo para uma pequena mentira e um “furto de loja”?

1. Qual é a questão primária no pecado de Geazi? (Assim como Eliseu sucedeu a Elias, assim também Geazi poderia ter sido o próximo profeta. O que o desqualificou foi pensar em si mesmo. Sherry ajudou a Eliseu sem se preocupar consigo mesma. Na cura de Naamã, o poder de Deus estava no palco central, não a importância de Naamã ou de Eliseu. Geazi não se preocupou com o plano de Deus, só se preocupou em como as coisas seriam para ele. Isto o desqualificou para ser um profeta de Deus.)

I. Amigo, e você? O teu objetivo primário é fazer o bem e fazer progredir o reino de Deus? Ou o teu objetivo primário é fazer avançar os teus próprios interesses, sem considerar o que é correto? Você vai se comprometer hoje a ser diligente em fazer o bem e avançar o reino de Deus?

IV. Próxima Semana: Baruque: Legado em um Mundo em Pedaços

===============================
Direito de Cópia de 2010, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
===============================

Nenhum comentário: