sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Crescendo em Cristo - Lição 1

O Grande Conflito: Fundamento de Nossas Crenças
(Gênesis 2-3)

Introdução: Bem vindo a uma nova série de estudos que nos darão um melhor entendimento do “quadro geral” de nosso Deus. Frequentemente os cristãos debatem intensamente sobre coisas relativamente não importantes, como o que deveriam comer ou vestir, ou algum ponto pequeno da doutrina. Se o seu tempo de vida é encurtado em 20 anos por causa da sua dieta, isso é terrível, mas não tão terrível quanto perder a vida eterna. Enquanto eu penso que deveríamos medir tudo o que fazemos pelos ensinamentos da Bíblia, ter um entendimento claro da quadro geral é nossa primeira prioridade. Ninguém começaria a estudar como o corpo trabalha ao examinar criticamente uma unha. Vamos começar nosso exame do quadro geral mergulhando em nossas Bíblias e vendo o que podemos aprender sobre como o pecado entrou no mundo!

I. Éden

A. Leia Gênesis 2:15-16. O fruto dessa árvore não era veneno. Por que Deus criaria uma árvore que estava fora dos limites de Adão? Que diferença fazia qual árvore era a fonte da comida de Adão? (Deus estava criando um teste para os humanos).

1. Três perguntas: Primeira, por que criar um teste? Segunda, se você vai criar um teste, por que fazer sobre árvores e comida? Por que não estruturar um teste sobre amor a Deus, fazer alguma boa obra ou resgatar um animal?

2. Um grande número de pessoas não acredita na história do Éden. Se um humano estivesse criando isso, esse seria o teste criado? (Não. Se você já leu ficção sobre humanos sendo testados, isso sempre envolve algum grande desafio à força humana, inteligência ou habilidade. Nunca é sobre escolhas alimentares, a não ser que a história fictícia pretenda fazer um paralelo com a narrativa bíblica).

3. Terceira pergunta: Quando se trata dos mandamentos de Deus, é seguro dizer “Isso não faz nenhum sentido. Por que Deus se importaria?”?

B. Leia Gênesis 3:1-3. Como a serpente (que é Satanás, veja Apocalipse 12:9) sabe sobre o teste?

1. Deus estabeleceu o teste, mas Satanás está participando do teste da árvore/fruto. O que isso nos diz sobre se Satanás achou que o teste era válido? (Ele parece ter concordado que era válido).

2. O que você acha que teria acontecido se Satanás discordasse da validade do teste? (Ele não teria usado isso. Ele teria argumentado que o teste não oferecia uma oportunidade justa para os humanos escolherem Satanás acima de Deus).

3. O que o conhecimento de Satanás sobre o teste, a natureza incomum do teste e o fato de Satanás aparentemente ter concordado com a validade do teste sugerem? (Parece provável que se ambos concordaram que esse jeito era o caminho para testar a lealdade dos humanos, ou Deus estabeleceu um teste que Satanás achou justo, ou Satanás e Deus tiveram extensas negociações sobre a natureza do teste).

C. Leia Gênesis 3:4. Qual é a natureza da tentação de Satanás? (Essa tentação é sobre confiar em Deus. Considere como um teste sobre “que diferença isso faz” levanta a questão da confiança).

1. Olhe para isso do ponto de vista de Satanás. Que desvantagens você tem com esse teste? (É um teste com tempo limitado, lugar limitado e assunto limitado. Mais, os humanos foram especificamente alertados).

a. Por que Satanás não pode abordar os humanos à qualquer hora, em qualquer lugar e com qualquer tentação?

2. Note que Satanás diz o mandamento e pede para Eva repetir o que Deus disse. Por que ele faria isso se ele queria que Eva comesse o fruto? (Comer o fruto não era o objetivo, mas sim mostrar que os humanos conscientemente não confiaram e desobedeceram a Deus).

3. O que esse teste, e a maneira como Satanás abordou esse teste, nos diz sobre a natureza da tentação em nossas vidas? [Deus e Satanás estão em uma batalha pela nossa lealdade. Ambos se importam com o resultado. Deus faz as regras finais da batalha, mas elas estão sujeitas a alguns tipos de barreiras (veja Jó 2:3-6). Satanás está limitado à maneira que pode trazer a tentação para nós].

II. Céu

A. Leia Apocalipse 12:7-8. Onde a disputa entre Deus e Satanás começou? (No céu).

1. Nessa disputa, Deus tinha controle livre sobre Satanás? (Não. Era uma disputa. Era guerra, uma batalha acirrada).

a. A narrativa da criação diz em Gênesis capítulo 1 que Deus criou o mundo e os céus pelo simples falar. Já que Deus tem esse poder estarrecedor, como você explica uma batalha contestada entre Satanás e seus anjos? (Ou Satanás e seus anjos são poderosos dessa forma, ou Deus limitou a natureza da batalha).

b. Vamos imaginar que a China invadiu a República de Taiwan, porque a China toma a posição de que Taiwan faz parte da China. Os Estados Unidos, de acordo com um site que eu consultei, têm aproximadamente 5000 ogivas nucleares e a China tem por volta de 240. Os Estados Unidos lançariam um ataque com armas atômicas em massa sobre a China? Ou, iria muito provavelmente se engajar em uma guerra convencional para proteger seu aliado? (O mundo ficaria horrorizado se os Estados Unidos destruíssem a China, matasse o povo e fizesse da terra inabitável. Além disso, nessa troca a China poderia causar grande dano aos Estados Unidos. Isso mostra que até humanos iriam voluntariamente limitar o arsenal da batalha. Parece lógico que isso é o que Deus fez na batalha celeste contra Satanás e seus anjos).

B. Leia Apocalipse 12:9. Que penalidade Deus impôs sobre Satanás e seus anjos rebelados? (A derrota e o banimento).

III. A Consequência

A. Leia Apocalipse 12:10-12. Satanás, os anjos caídos e os humanos se rebelaram contra Deus. Como as partes estão alinhadas depois disso? (Deus e os humanos estão alinhados).

1. Quais são as más notícias para os humanos? (Satanás está na vizinhança, está bravo, tem um prazo e está nos acusando e nos ameaçando. Poderíamos perder nossa vida no processo).

2. Quais são as boas notícias para os humanos? (Não estamos apenas alinhados ao vencedor, mas também podemos vencer Satanás pelo “sangue do Cordeiro” e a palavra de nosso testemunho).

a. Note que Satanás é descrito como o “acusador de nossos irmãos” e ele faz isso constantemente. Que acusação ele está fazendo? (Eu vou apostar que tem algo a ver com o fato de que ele e nós pecamos).

b. Qual é nossa defesa contra essa acusação? (O “sangue do Cordeiro”! Isso faz referência à vida, morte e ressurreição de Jesus em nosso favor. Isso se refere à graça).

c. Note que tanto o sangue do Cordeiro quanto a “palavra do testemunho” são nossas armas. O que a “palavra do testemunho” quer dizer? (Lembre-se de que estamos sendo acusados e ameaçados por Satanás. O texto reporta que os justos não fizeram da vida seu objetivo final. Nosso testemunho deve lidar com essas questões: graça e negação própria).

B. Agora que adicionamos algumas informações importantes do quadro geral a partir do Apocalipse, vamos voltar para Gênesis e olhar mais cuidadosamente para alguns detalhes. Leia Gênesis 3:11-13. Se estamos certos sobre Deus negociar a natureza do teste, como você reagiria aos resultados se fosse Deus? (Eu ficaria estarrecido sobre como os humanos puderam ser enganados tão facilmente por Satanás. Eu ficaria bravo com suas defesas deploráveis).

1. O teste era muito duro? Os humanos são muito estúpidos?

2. Deus baniu Satanás e seus anjos. Deus tratou Adão e Eva de forma diferente?

a. Se sim, por quê? (Adão e Eva não atacaram a Deus. Eles falharam com Deus. Eles falharam em confiar nEle).

C. Leia Gênesis 3:14-15. Agora que os humanos falharam com Ele, qual é o plano de batalha de Deus? É dar um novo teste aos humanos? (É mais um dom do que um teste. Entretanto, temos que escolher).

1. O plano de batalha de Deus tem algo a ver com quão facilmente Satanás enganou os humanos? (Eu acho que sim. Deus diz que no novo conflito entre os humanos e Satanás, os humanos irão sofrer, mas Satanás morrerá).

2. O que isso nos ensina sobre a atitude de Deus conosco? (Ele nos mostrou grande misericórdia! Ele estabelece limites aos ataques de Satanás e seus anjos. Jesus fez o que não poderíamos fazer. Ele dá a vida eterna como um dom).

D. Amigo, qual é seu testemunho na luz desse estudo sobre como o pecado entrou no mundo e o que Deus fez sobre isso? Se você não escolheu um lado nesse conflito, você escolherá agora? Você será um vencedor ou um perdedor?

IV. Próxima Semana: Deus e a Revelação

Tradução: Tamiris Borges da Silva

Nota da tradutora: PEÇO A ATENÇÃO URGENTE DE TODOS
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, A PARTIR DO MÊS DE NOVEMBRO NÃO PODEREI CONTINUAR A TRADUZIR ESSES COMENTÁRIOS.
CASO ALGUEM SE INTERESSE EM ASSUMIR ESSA TAREFA, FAVOR FAZER UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO.

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Epístolas aos Tessalonicenses - Lição 13

Conservando a Igreja Fiel
(2 Tessalonicenses 2:13-3:18)

Introdução: “Amor duro” é um termo que esteve por aí muito tempo. Todo pai deve entender o que isso significa – algumas vezes você tem que ser maduro e disciplinar seu filho. Você faz isso porque ama seu filho, não porque ama disciplinar. Mas, quando se trata de dois adultos, o lado da disciplina parece ser mais difícil de entender. Que direito eu tenho de te disciplinar? Que direito você tem de me disciplinar? O amor não requer que eu sempre te ajude, não importa o que aconteça? Essas são questões difíceis, e Paulo lida com elas em suas palavras finais aos tessalonicenses. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e aprender mais!

I. Chamados

A. Leia 2 Tessalonicenses 2:13. Deus te escolheu para ser salvo?

1. Existem pessoas que Deus não escolheu para serem salvas?

a. Se Deus escolheu todo mundo, então por que Paulo escreve que Deus escolheu os tessalonicenses?

B. Leia Mateus 22:1-10. O que essa história sobre o Reino de Deus nos ensina sobre aqueles que são chamados? (Deus procura qualquer pessoa para ir ao Seu banquete. Na parábola, quando o rei diz a seus servos para convidar “todos os que encontrarem”, isso representa o evangelho indo aos gentios. É assim que os tessalonicenses foram “escolhidos”).

C. Olhe novamente para 2 Tessalonicenses 2:13. Falamos de ser justificados somente pela graça. Que papel desempenhamos na santificação – a ideia de progressivamente viver uma vida mais santa? (Paulo diz que o Espírito Santo nos santifica).

D. Leia 2 Tessalonicenses 2:14-15. Não temos nenhum papel nisso? (Temos um papel. Paulo escreve sobre a fé na verdade e permanecermos firmes nas tradições).

1. Por que a fé na verdade é tão importante? Noite passada mesmo eu ouvi um famoso anfitrião da televisão americana falar sobre os “muitos caminhos para o Céu”. (Meu principal problema com o pecado está nas áreas em que eu continuamente debato a vontade de Deus. Eu não quero admitir que algo é pecado, pois daí teria que abandonar isso. Temos que ter uma estrela guia de fé na verdade. Devemos primeiro reter o que é certo antes de segurar firme nisso).

E. Leia 2 Tessalonicenses 2:16-17. Quantos de nós precisamos de encorajamento? (Todos).

1. Qual é a fonte de nosso encorajamento? (Deus morreu por nós. Ele morreu por nós para que pudéssemos viver com Ele no futuro).

2. Qual é o resultado desse encorajamento? (É nos dado força para vivermos vidas melhores).

II. O Maligno

A. Leia 2 Tessalonicenses 3:1-2. O que ameaça as nossas vidas? (Homens maus e perversos que não aceitam o evangelho).

1. Pelo que devemos orar? (Para que o evangelho se espalhe e seja aceito).

2. Como isso está conectado com o problema das pessoas más? (As pessoas que são um problema em nossas vidas são provavelmente aquelas que não são convertidas. Convertê-las resolve o problema).

B. Leia 2 Tessalonicenses 3:3. O que Deus faz para nos proteger do pecado? (Duas coisas. Ele nos fortalece e nos protege de Satanás).

1. Se Deus nos protegesse totalmente, por que precisaríamos de fortalecimento?

C. Leia 2 Tessalonicenses 3:4-5. Se nossas vidas em Cristo tiverem a direção apropriada, que direção será essa? (O amor de Deus e a perseverança de Cristo).

1. Essas duas coisas estão conectadas? Se sim, como?

III. Os Ociosos

A. Leia 2 Tessalonicenses 3:6. Como devemos tratar os ociosos e os desobedientes? (Devemos nos afastar deles).

1. Vou assumir que Paulo não esqueceu o que acabou de escrever. Ele acabou de escrever que devemos crescer em amor e perseverança. Como isso é condizente com se afastar dos ociosos e desobedientes? (Essa é a mensagem do “amor duro”).

2. Se devemos nos afastar deles, o que significa aquilo de que devemos ajuda-los?

B. Vamos pular e ler 2 Tessalonicenses 3:14-15. Qual é o objetivo de nos afastarmos dos membros da igreja ociosos e desobedientes? (A ideia é que isso é um avido. Os ociosos e desobedientes não são nossos inimigos. Em vez disso, são pessoas que precisam ser alertadas e disciplinadas pela nossa ausência).

C. Leia 2 Tessalonicenses 3:7-8. O que Paulo demonstrou para a igreja? (Diligência. Não ser pesado. Pagar pela comida).

D. Leia 2 Tessalonicenses 3:9. Por que Paulo não pegou comida dos tessalonicenses? Ele estava trabalhando para eles. (Ele estava autorizado a ser sustentado por eles pelo su trabalho do evangelho, mas demonstrou diligência).

1. Isso deveria ser um modelo para o governo, para encorajar a diligência?

2. Se a resposta é sim, então o governo deveria impor impostos mais altos para aqueles que se recusam a trabalhar? (Os governos geralmente fazem o contrário, eles colocam os maiores níveis de impostos sobre aqueles que são mais bem sucedidos em seu trabalho).

E. Leia 2 Tessalonicenses 3:10. O que devemos fazer com pessoas que nos abordam e imploram por dinheiro para comida? Como você deve, como a sua igreja deve responder aos ociosos pobres? (A Bíblia é clara de que devemos encorajar, na verdade requerer, o trabalho daqueles que são auxiliados).

1. Como você pode dizer se uma pessoa pobre é diligente ou não? [Aqui está a raiz do problema. Você teria que conhecer a pessoa para estar certo. É fácil (e provavelmente errado) apenas dar dinheiro a alguém sem conhecer a sua situação. Não somos requeridos a conhecer alguém antes de podermos fazer um julgamento correto?]

2. Na noite depois que escrevi a série de questões anterior, um homem jovem se aproximou de mim em um restaurante e me perguntou se eu era um padre. (Eu frequentemente só uso preto, então sua pergunta não era ridícula). Brincando, eu respondi “Por que, você tem algo a confessar?” Eu disse a ele que não era padre. Conversamos um pouco e eu pude dizer que ele era socialmente desajeitado. Depois, eu caminhei para fora do restaurante bem atrás dele. Ele me pediu uma quantia bem pequena de dinheiro para comida. O que eu deveria ter feito? (Eu fico constrangido em dizer que estava correndo para um encontro, então dei a ele algum dinheiro. Depois, eu pensei “como posso ser tão estúpido?” Existiam maneiras muito melhores de lidar com isso, em vez de simplesmente dar dinheiro. Tínhamos acabado de sair de um restaurante!).

F. Leia 2 Tessalonicenses 3:11-12. Qual é o problema de se encorajar a ociosidade? (O trabalho é uma das bênçãos na vida. Ele te mantém longe de problemas. Ele te permite ajudar os outros. Deus deseja que sejamos diligentes em nosso trabalho, não deseja que fiquemos sentados fofocando da vida dos outros).

G. Leia 2 Tessalonicenses 3:13. Como podemos nos queimar fazendo o que é certo? (Fazer o bem aos outros é uma alegria. Entretanto, precisamos trabalhar de forma inteligente com aqueles em necessidade).

H. Leia 2 Tessalonicenses 3:16-18. Por que uma pessoa fisicamente capacitada iria querer deixar de trabalhar? (Eles pensam que é a forma mais deleitosa de vida. Uma vida de lazer).

1. O que Paulo indica que deveria ser o objetivo chefe de nossa vida? (A paz dada por Deus).

I. Amigo, você já considerou fazer de seu objetivo uma vida de paz? Paulo nos ensina que caminhar para a santidade e trabalhar para abençoar os outros são o caminho para a paz. Você irá se comprometer a começar a caminhar nessa direção hoje?

IV. Próxima Semana: Começamos um novo estudo intitulado “Crescendo em Cristo”

Tradução: Tamiris Borges da Silva

Nota da tradutora: PEÇO A ATENÇÃO URGENTE DE TODOS
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, A PARTIR DO MÊS DE NOVEMBRO NÃO PODEREI CONTINUAR A TRADUZIR ESSES COMENTÁRIOS.
CASO ALGUEM SE INTERESSE EM ASSUMIR ESSA TAREFA, FAVOR FAZER UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO.

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Epístolas aos Tessalonicenses - Lição 12

O Anticristo
(2 Tessalonicenses 2:1-12)

Introdução: Semana passada Paulo nos contou que o fim do sofrimento virá com a Segunda Vinda de Jesus. Lembre-se de que Paulo disse anteriormente aos tessalonicenses que, na Segunda Vinda, eles veriam seus amados que haviam falecido. Naturalmente, eles queriam saber mais a respeito do tempo da Segunda Vinda! Mas, ao invés de dar detalhes precisos, Paulo disse a eles (1 Tessalonicenses 5:1-2) que não precisava contar porque eles seriam surpreendidos. Que tipo de resposta é essa? Aparentemente, os tessalonicenses tiveram o mesmo tipo de reação porque Paulo está de volta com o assunto do tempo da Segunda Vinda. Eles devem ter falado que queriam saber mais. Eu estou interessado no tempo da Segunda Vinda! Você está? Se você está, vamos mergulhar juntos para descobrir o que Paulo tem a dizer sobre os eventos que rodeiam a Segunda Vinda de Jesus!

I. Firme Agora

A. Leia 2 Tessalonicenses 2:1-2. Paulo se endereça a que problema? (Os tessalonicenses se tornaram alarmados com o tempo da Segunda Vinda de Jesus).

1. Qual é a razão para o alarme? (Alguém disse que já tinha ocorrido. Eles perderam!).

2. Por que as pessoas pensariam que tinham perdido a Segunda Vinda? (Aparentemente, os rumores foram inventados há muito tempo. O rumor que os tessalonicenses ouviram era de que tinham perdido a Segunda Vinda – e a fonte para essa afirmação presumivelmente vinha de Paulo).

B. Leia 2 Tessalonicenses 2:3. Por que Paulo não diz “Eu nunca falei uma coisa dessas”?

1. O que ele diz ao invés disso? (Paulo não está satisfeito com uma simples negação. Em vez disso, ele compartilha detalhes da Segunda Vinda para mostrar que isso não poderia já ter acontecido).

2. Como podemos ter uma melhor ideia do tempo da Segunda Vinda? [Uma rebelião vem primeiro. Um homem de desobediência (o homem do pecado) é revelado. Esse homem é o “filho da perdição”].

3. Como uma pessoa pode ser o “filho da perdição”? Eu pensei que a graça estivesse disponível para todos que a quisessem?

C. Leia João 17:12. Se você precisar ler o contexto para entender essa afirmação de Jesus, faça isso. Quem Jesus chama de “destinado para a perdição”? (Judas. O comentário de Adam Clarke faz nota de que o equivalente hebraico para essa frase foi usado pelos Rabis para se referir a Satanás ou Adão após a queda. Judas, Satanás e Adão fizeram todos uma escolha terrível. Portanto, esse homem que Paulo identificou escolheu a perdição).

II. Anticristo

A. Leia 2 Tessalonicenses 2:4. Precisamos tomar nota cuidadosamente das características desse homem destinado à perdição. Quais são elas? (Ele se opõe a Deus. Ele se exalta acima de Deus. Ele estabelece sua sede no templo de Deus. Ele se proclama Deus).

1. Previamente o comparamos a Adão e Judas. O que essa pessoa faz que a separa de Adão e Judas? (Proclamou sua superioridade a Deus, se autoproclamou Deus. Judas provavelmente achou que era um pensador superior a Jesus, e então forçaria Jesus a Se proclamar Rei. Mas, Judas nunca se autoproclamou Deus).

2. O que se destaca nesse texto como um claro marcador histórico? (Essa pessoa “se assenta no santuário de Deus”).

a. O que é o santuário de Deus?

b. Paulo acreditaria que apenas o templo em Jerusalém era o “santuário de Deus”, certo?

c. O templo de Jerusalém foi destruído depois disso. Nosso marcador histórico sumiu? (Talvez o templo de Jerusalém seja reconstruído).

B. Leia 2 Coríntios 6:16, 1 Coríntios 3:16 e Efésios 2:21-22. Que diferentes possibilidades esse texto cria para o entendimento do termo “santuário de Deus”? (Que os membros da igreja são o santuário de Deus).

C. Leia Apocalipse 3:11-12. O que isso adiciona à nossa imagem do santuário de Deus? (Mesmo no meio da descida da Nova Jerusalém para a Terra, Deus ainda Se refere ao Seu povo como sendo parte do “santuário do meu Deus”).

D. Seria muito grandioso simplesmente procurar esse sujeito predestinado para ele aparecer em um templo de Jerusalém reconstruído. Mas, esses outros textos abrem a possibilidade de que esse anticristo se estabelece sobre a igreja de Deus.

E. Olhe novamente para 2 Tessalonicenses 2:4. Esse homem destinado, esse anticristo se autoproclama Deus. Já vimos alguém que se estabelece sobre a igreja de Deus e se autoproclama Deus? (Barnes’ Notes, um comentário cristão proeminente, diz “Como pode haver dúvida de que a referência aqui é ao papado?” Barnes foi o pastor da primeira igreja presbiteriana em Filadélfia. O pastor Barnes morreu em 1870. Era comum para os protestantes desse tempo acreditar que Paulo se referia ao Papa. Entretanto, mesmo Barnes não conseguiu achar nenhuma prova de que o Papa clamava ser Deus. Ele teve que encontrar isso nos escritos de outros católicos).

F. Leia 2 Tessalonicenses 2:5-7. Paulo aparentemente contou aos tessalonicenses um segredo que não compartilhou conosco. O que você acha que é o “mistério da iniquidade”?

1. O que você que é “estar detendo”? (Paulo não nos diz. Mas, qualquer que seja a teoria que venhamos a construir para esse anticristo, esse espírito de pensar que somos superiores a Deus, esse espírito é compelido por algum poder divino).

G. Leia 2 Tessalonicenses 2:8. Chegará o tempo em que esse anticristo será revelado? (Sim. Em algum ponto o anticristo é liberado para se revelar).

1. Como o anticristo termina? (Isso é importante. Esse anticristo vem antes da Segunda Vinda de Jesus e é derrotado na Segunda Vinda de Jesus. O tempo aqui é muito claro).

H. Leia 2 Tessalonicenses 2:9-10. Qual é nossa prova mais clara (além do tempo) do anticristo do tempo do fim? (Ele realiza toda sorte de milagres, sinais e maravilhas. Ele coopera com o mal).

1. Por que ele realiza toda sorte de milagres, sinais e maravilhas? (Ele faz para enganar os cristãos).

a. Enganar sobre o que? (Se você revisar o que lemos, a sugestão clara é de que o anticristo do tempo do fim pretende nos fazer pensar que é Cristo chegando. Ele está tentando imitar a Segunda Vinda).

2. Isso soa como o Papa? (Não. Assim como aqueles que leem essa lição sabem, eu não sou dogmático quanto ao significado da profecia. Em vez disso, eu penso que é mais importante para nós estarmos alerta e testar os eventos atuais contra a Bíblia. A menos que algo aconteça no futuro, nenhum Papa satisfez o tempo ou as demonstrações descritas por Paulo. Nenhum Papa disse “Eu sou a Segunda Vinda de Jesus”).

I. Mais importante, é sempre problemático apontar dedos para sujeitos crentes em Jesus e chama-los de “anticristo”. Isso é especialmente verdadeiro quando olhamos para a composição religiosa do mundo. Existem 1,6 bilhão de muçulmanos e 2,2 bilhões de cristãos. Por que os cristãos se chamariam uns aos outros de anticristo quando há uma imensa porção da população que é incontestavelmente oposta à ideia de que Jesus é Deus?

J. Muhammadi Trust, um grupo islâmico, compartilhou essa afirmação sobre o 12º imã que vem no fim do mundo: “O mundo não irá acabar”, disse o profeta Maomé, “até que um homem da minha família (Ahlulbayt) e de meu nome seja mestre do mundo. Quando vocês virem uma insígnia verde vindo da direção de Khorasan, então se juntem a eles, pois o imã de Deus estará com os estandartes que serão chamados al-Mahdi”.

1. Se você quer ler mais a respeito da crença islâmica no Mahdi vindouro, leia a página da Wikipédia sobre isso. Não muitos cristãos entendem que a visão islâmica dos eventos dos últimos dias anseia pela vinda de Mahdi antes do que os islâmicos chamam de Dia da Ressurreição.

K. Releia 2 Tessalonicenses 2:4. Se o “santuário de Deus” é Sua igreja, como isso se encaixa na teoria de que Mahdi é o anticristo do tempo do fim? (Não se encaixa).

1. O que devemos concluir disso? (Isso nos dá uma dica muito boa sobre o que devemos procurar no futuro. Se Mahdi se estabelece em um templo reconstruído em Jerusalém, então Paulo estava falando sobre um templo de verdade. Senão, precisamos procurar por um anticristo do tempo do fim que clama ser a cabeça da cristandade).

L. Leia 2 Tessalonicenses 2:11-12. Paulo começa alertando os tessalonicenses contra serem enganados. O que devemos fazer para evitar sermos enganados pelo anticristo do tempo do fim? (Precisamos ter um coração convertido. Precisamos acreditar na verdade. Os que são enganados são os que “têm prazer na injustiça” e “rejeitaram o amor à verdade”. Aqueles que não são enganados são os que amam a Deus e Sua verdade).

M. Amigo, onde você fica? Você ama a verdade de Deus? Você está querendo estudar sua Bíblia seriamente e manter seus olhos abertos para a decepção do tempo do fim? Ore para que o Espírito Santo te dê discernimento e o convença da verdade de Deus! Mas, quando esse anticristo chegar se alegre, pois Jesus vem em seguida!

III. Próxima Semana: Conservando a Igreja Fiel

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Epístolas aos Tessalonicenses - Lição 11

Promessa aos Perseguidos
(2 Tessalonicenses 1:1-12)

Introdução: Quem pode dizer que não tem problemas? Se você é como a maioria, tem coisas em sua vida que criam problemas para você. Alguns desses problemas são sua própria culpa, alguns são culpa dos outros e alguns parecem vir flutuando para sua vida por conta própria. Qualquer que seja o problema, Deus é a resposta. Voltamos essa semana nossa atenção para a segunda carta de Paulo aos tessalonicenses. Essa carta dirige-se aos problemas que os crentes tessalonicenses encaram. Vamos pular para a conversa de Paulo e ver o que podemos aprender sobre encarar problemas em nossas vidas!

I. Cumprimentos

A. Leia 2 Tessalonicenses 1:1. Quem está enviando essa carta? (As mesmas pessoas que enviaram a primeira carta aos tessalonicenses – Paulo, Silas e Timóteo).

1. Se Paulo estivesse escrevendo para a sua igreja e dissesse que sua igreja estava “em Deus nosso Pai e no Senhor Jesus Cristo”, como você reagiria? (Eu ficaria lisonjeada. Somos uma igreja que está “em Deus”. Em que melhor lugar poderíamos estar?)

B. Leia 2 Tessalonicenses 1:2. O que você está procurando na vida? Se você enfrenta problemas sérios, o que você deseja? E se eu te oferecesse uma garantia de salvação e paz? (Essa é a saudação de Paulo: graça e paz para vocês).

C. Leia 2 Tessalonicenses 1:3. Por que Paulo agradece? (Que os tessalonicenses estão crescendo em fé e amor).

1. Considere como Paulo começa sua carta. Como deveríamos lidar com colegas cristãos? (Ele os parabeniza. Ele deseja graça e paz).

II. Perseguição

A. Leia 2 Tessalonicenses 1:4. Até agora a carta de Paulo tem sido doçura e luz. A vida é perfeita para os tessalonicenses? (Não! Eles estão passando por perseguições e tentações).

1. Como eles estão lidando com esses problemas sérios? (Com perseverança e fé).

2. O que essas duas palavras, “perseverança” e “fé”, sugerem sobre como devemos lidar com as dificuldades? (Fé seria confiança em Deus. Perseverança é aceitar algo para agora com a atitude de que as coisas irão melhorar).

B. Leia 2 Tessalonicenses 2:5. Como o sofrimento é evidência de que Deus é justo? (Eu não acho que seja o que Paulo está dizendo. Ele está dizendo que o fato de sofrermos agora justifica a execução do julgamento por Deus em algum período do futuro).

1. Você já ouviu os céticos perguntarem “Por que um Deus de amor executa um julgamento?”. Qual é a resposta? (A injustiça clama por julgamento. A perseguição clama por julgamento. Se Deus não amasse Seus santos, Ele não Se ofenderia pelos problemas que os ímpios amontoam sobre eles).

2. Ganhamos a salvação pelo sofrimento? (Não. Mas, resistir ao sofrimento pela fé e perseverança mostra nosso relacionamento com Deus).

III. Troco

A. Leia 2 Tessalonicenses 1:6. Se amamos nossos inimigos, por que iríamos querer uma promessa para dar o “troco” a eles?

B. Leia Romanos 12:20-21. O que você disso? Seja legal com as pessoas que te machucam e elas sentirão culpa por te ferir?

1. Você acha que é esse o “troco” que Paulo menciona em 2 Tessalonicenses 1:6? (Na verdade, eu gostaria de um troco real. Eu não tenho ninguém em minha vida para quem eu deseje “troco”, mas existem pessoas realmente más no mundo que merecem o troco).

2. Como você concilia a promessa de Paulo de que Deus irá “retribuir com tribulação aos que lhe causam tribulação” com o seu conselho de retribuir nossos inimigos com amor? (Esse é um limite fácil. Não devemos estar nos negócios do troco. Deus é o negócio do troco. Se você ler Romanos 12:17-19 você verá que Paulo faz o mesmo raciocínio em Romanos e em 2 Tessalonicenses).

a. Por que Deus tem que dar o troco e nós não? (Porque Deus é o juiz perfeito e nós não).

C. Leia 2 Tessalonicenses 1:7. O que mais Deus promete, além de retribuir os nossos inimigos? (Que Ele proverá alívio a nós).

1. Se você tivesse que escolher entre alívio e retribuição, o que você escolheria? (Deus nos dá o melhor dom).

D. Olhe novamente para 2 Tessalonicenses 1:7. Qual é o tempo para a retribuição? (A Segunda Vinda).

1. É também o tempo do alívio chegar? [Talvez. Paulo fala de retribuição e alívio juntos, e então diz “Isso acontecerá (na Segunda Vinda)”].

2. O que você acha sobre a notícia de que o alívio não chegará até o fim do mundo? (Lembre-se de que em 2 Tessalonicenses 1:4 Paulo parabeniza os tessalonicenses pela sua perseverança).

E. Leia 2 Tessalonicenses 1:8. O que você acha que isso significa? Que aqueles que são punidos são os que não conhecem nem obedecem a Deus? Eles falham nos dois pontos.

1. Ou, significa que aqueles que são punidos são os que não conhecem ou os que não obedecem? Eles falham em um dos dois pontos. Mas falhar em algum é fatal.

2. Se você disser “não conhecem nem obedecem”, isso sugeriria que as pessoas que não conhecem Deus, mas O obedecem, seriam salvas. Poderia isso ser correto? (Os comentários que eu consultei dizem que o verso 8 deveria ser entendido como significando que eles podem falhar em qualquer ponto – aqueles que escolhem não conhecer Deus e aqueles que conhecem Deus, mas escolhem não obedecê-Lo – ambos os grupos estão perdidos. Isso faz sentido porque a graça significa que ninguém vai ao Céu pelas obras).

a. Segure esse texto em sua mente um pouco mais. Se o texto significa que os perdidos são aqueles que “não conhecem a Deus ou não obedecem”, então devemos obedecer para sermos salvos, certo? (Isso reforça a ideia de que se conhecemos a Deus verdadeiramente, isso resultará em uma mudança em nossas ações).

b. Os comentários que eu consultei sugerem os dois grupos descritos aqui. Os gentios que adoravam falsos deuses (eles falharam no ponto do conhecimento) e os judeus que conheciam sobre Jesus, mas rejeitaram Seus ensinamentos (eles falharam no ponto da obediência). Como você aplicaria esses dois grupos para as pessoas do mundo de hoje?

F. Leia 2 Tessalonicenses 1:9-10. Quando você pensa sobre seu destino eterno, o que mais te atemoriza? [A maioria das pessoas fala sobre queimar eternamente. Esse texto suporta a ideia de que o queimar não é eterno, apenas o resultado do fogo é eterno (“destruição eterna”). Se eu estou alerta e com dor, não fui destruído].

1. A outra penalidade é ser banido da presença e do poder de Deus. Imagina um mundo em que a presença e o poder de Deus fossem ausentes de sua vida? (Isso seria horrível. A maior perda para aqueles que não forem salvos é perder a eternidade com Deus).

2. O que Paulo diz no tópico da salvação? (Ele diz que os tessalonicenses serão salvos porque “creram em nosso testemunho”. Esse é o evangelho, acreditar no testemunho sobre Jesus).

G. Leia 2 Tessalonicenses 1:11. O que Deus está procurando em nossas vidas? (Que sejamos dignos de nossa vocação. Que o poder de Deus flua em nós para completarmos os nossos bons propósitos e nossos atos de fé).

1. O que você acha que Paulo quis dizer por “vocação”? Essa é uma referência à salvação? [Deus nos chama para a salvação. Mas, aqui a vocação parece ser para parceiro do Espírito Santo (o poder de Deus) para completar os bons propósitos e as boas ações].

H. Leia 2 Tessalonicenses 1:12. O objetivo de nossas vidas é levar uma existência livre de problemas? Deixar nossos problemas para trás? (Não. O objetivo é glorificar Deus em nossas vidas. Se enfrentamos problemas ou não, Deus nos chama para vivermos vidas santas. Vidas que tragam glória para Deus).

I. Amigo, se você encara problemas e tribulações, você já considerou como pode usá-los para trazer glória para Deus? Se não, por que não pedir a Deus para te dar o poder de Seu Espírito Santo para glorificar a Deus por meio dos desafios da vida?

IV. Próxima Semana: O Anticristo

Tradução: Tamiris Borges da Silva

==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========