O Grande Conflito: Fundamento de Nossas Crenças
(Gênesis 2-3)
Introdução: Bem vindo a uma nova série de estudos que nos darão um melhor entendimento do “quadro geral” de nosso Deus. Frequentemente os cristãos debatem intensamente sobre coisas relativamente não importantes, como o que deveriam comer ou vestir, ou algum ponto pequeno da doutrina. Se o seu tempo de vida é encurtado em 20 anos por causa da sua dieta, isso é terrível, mas não tão terrível quanto perder a vida eterna. Enquanto eu penso que deveríamos medir tudo o que fazemos pelos ensinamentos da Bíblia, ter um entendimento claro da quadro geral é nossa primeira prioridade. Ninguém começaria a estudar como o corpo trabalha ao examinar criticamente uma unha. Vamos começar nosso exame do quadro geral mergulhando em nossas Bíblias e vendo o que podemos aprender sobre como o pecado entrou no mundo!
I. Éden
A. Leia Gênesis 2:15-16. O fruto dessa árvore não era veneno. Por que Deus criaria uma árvore que estava fora dos limites de Adão? Que diferença fazia qual árvore era a fonte da comida de Adão? (Deus estava criando um teste para os humanos).
1. Três perguntas: Primeira, por que criar um teste? Segunda, se você vai criar um teste, por que fazer sobre árvores e comida? Por que não estruturar um teste sobre amor a Deus, fazer alguma boa obra ou resgatar um animal?
2. Um grande número de pessoas não acredita na história do Éden. Se um humano estivesse criando isso, esse seria o teste criado? (Não. Se você já leu ficção sobre humanos sendo testados, isso sempre envolve algum grande desafio à força humana, inteligência ou habilidade. Nunca é sobre escolhas alimentares, a não ser que a história fictícia pretenda fazer um paralelo com a narrativa bíblica).
3. Terceira pergunta: Quando se trata dos mandamentos de Deus, é seguro dizer “Isso não faz nenhum sentido. Por que Deus se importaria?”?
B. Leia Gênesis 3:1-3. Como a serpente (que é Satanás, veja Apocalipse 12:9) sabe sobre o teste?
1. Deus estabeleceu o teste, mas Satanás está participando do teste da árvore/fruto. O que isso nos diz sobre se Satanás achou que o teste era válido? (Ele parece ter concordado que era válido).
2. O que você acha que teria acontecido se Satanás discordasse da validade do teste? (Ele não teria usado isso. Ele teria argumentado que o teste não oferecia uma oportunidade justa para os humanos escolherem Satanás acima de Deus).
3. O que o conhecimento de Satanás sobre o teste, a natureza incomum do teste e o fato de Satanás aparentemente ter concordado com a validade do teste sugerem? (Parece provável que se ambos concordaram que esse jeito era o caminho para testar a lealdade dos humanos, ou Deus estabeleceu um teste que Satanás achou justo, ou Satanás e Deus tiveram extensas negociações sobre a natureza do teste).
C. Leia Gênesis 3:4. Qual é a natureza da tentação de Satanás? (Essa tentação é sobre confiar em Deus. Considere como um teste sobre “que diferença isso faz” levanta a questão da confiança).
1. Olhe para isso do ponto de vista de Satanás. Que desvantagens você tem com esse teste? (É um teste com tempo limitado, lugar limitado e assunto limitado. Mais, os humanos foram especificamente alertados).
a. Por que Satanás não pode abordar os humanos à qualquer hora, em qualquer lugar e com qualquer tentação?
2. Note que Satanás diz o mandamento e pede para Eva repetir o que Deus disse. Por que ele faria isso se ele queria que Eva comesse o fruto? (Comer o fruto não era o objetivo, mas sim mostrar que os humanos conscientemente não confiaram e desobedeceram a Deus).
3. O que esse teste, e a maneira como Satanás abordou esse teste, nos diz sobre a natureza da tentação em nossas vidas? [Deus e Satanás estão em uma batalha pela nossa lealdade. Ambos se importam com o resultado. Deus faz as regras finais da batalha, mas elas estão sujeitas a alguns tipos de barreiras (veja Jó 2:3-6). Satanás está limitado à maneira que pode trazer a tentação para nós].
II. Céu
A. Leia Apocalipse 12:7-8. Onde a disputa entre Deus e Satanás começou? (No céu).
1. Nessa disputa, Deus tinha controle livre sobre Satanás? (Não. Era uma disputa. Era guerra, uma batalha acirrada).
a. A narrativa da criação diz em Gênesis capítulo 1 que Deus criou o mundo e os céus pelo simples falar. Já que Deus tem esse poder estarrecedor, como você explica uma batalha contestada entre Satanás e seus anjos? (Ou Satanás e seus anjos são poderosos dessa forma, ou Deus limitou a natureza da batalha).
b. Vamos imaginar que a China invadiu a República de Taiwan, porque a China toma a posição de que Taiwan faz parte da China. Os Estados Unidos, de acordo com um site que eu consultei, têm aproximadamente 5000 ogivas nucleares e a China tem por volta de 240. Os Estados Unidos lançariam um ataque com armas atômicas em massa sobre a China? Ou, iria muito provavelmente se engajar em uma guerra convencional para proteger seu aliado? (O mundo ficaria horrorizado se os Estados Unidos destruíssem a China, matasse o povo e fizesse da terra inabitável. Além disso, nessa troca a China poderia causar grande dano aos Estados Unidos. Isso mostra que até humanos iriam voluntariamente limitar o arsenal da batalha. Parece lógico que isso é o que Deus fez na batalha celeste contra Satanás e seus anjos).
B. Leia Apocalipse 12:9. Que penalidade Deus impôs sobre Satanás e seus anjos rebelados? (A derrota e o banimento).
III. A Consequência
A. Leia Apocalipse 12:10-12. Satanás, os anjos caídos e os humanos se rebelaram contra Deus. Como as partes estão alinhadas depois disso? (Deus e os humanos estão alinhados).
1. Quais são as más notícias para os humanos? (Satanás está na vizinhança, está bravo, tem um prazo e está nos acusando e nos ameaçando. Poderíamos perder nossa vida no processo).
2. Quais são as boas notícias para os humanos? (Não estamos apenas alinhados ao vencedor, mas também podemos vencer Satanás pelo “sangue do Cordeiro” e a palavra de nosso testemunho).
a. Note que Satanás é descrito como o “acusador de nossos irmãos” e ele faz isso constantemente. Que acusação ele está fazendo? (Eu vou apostar que tem algo a ver com o fato de que ele e nós pecamos).
b. Qual é nossa defesa contra essa acusação? (O “sangue do Cordeiro”! Isso faz referência à vida, morte e ressurreição de Jesus em nosso favor. Isso se refere à graça).
c. Note que tanto o sangue do Cordeiro quanto a “palavra do testemunho” são nossas armas. O que a “palavra do testemunho” quer dizer? (Lembre-se de que estamos sendo acusados e ameaçados por Satanás. O texto reporta que os justos não fizeram da vida seu objetivo final. Nosso testemunho deve lidar com essas questões: graça e negação própria).
B. Agora que adicionamos algumas informações importantes do quadro geral a partir do Apocalipse, vamos voltar para Gênesis e olhar mais cuidadosamente para alguns detalhes. Leia Gênesis 3:11-13. Se estamos certos sobre Deus negociar a natureza do teste, como você reagiria aos resultados se fosse Deus? (Eu ficaria estarrecido sobre como os humanos puderam ser enganados tão facilmente por Satanás. Eu ficaria bravo com suas defesas deploráveis).
1. O teste era muito duro? Os humanos são muito estúpidos?
2. Deus baniu Satanás e seus anjos. Deus tratou Adão e Eva de forma diferente?
a. Se sim, por quê? (Adão e Eva não atacaram a Deus. Eles falharam com Deus. Eles falharam em confiar nEle).
C. Leia Gênesis 3:14-15. Agora que os humanos falharam com Ele, qual é o plano de batalha de Deus? É dar um novo teste aos humanos? (É mais um dom do que um teste. Entretanto, temos que escolher).
1. O plano de batalha de Deus tem algo a ver com quão facilmente Satanás enganou os humanos? (Eu acho que sim. Deus diz que no novo conflito entre os humanos e Satanás, os humanos irão sofrer, mas Satanás morrerá).
2. O que isso nos ensina sobre a atitude de Deus conosco? (Ele nos mostrou grande misericórdia! Ele estabelece limites aos ataques de Satanás e seus anjos. Jesus fez o que não poderíamos fazer. Ele dá a vida eterna como um dom).
D. Amigo, qual é seu testemunho na luz desse estudo sobre como o pecado entrou no mundo e o que Deus fez sobre isso? Se você não escolheu um lado nesse conflito, você escolherá agora? Você será um vencedor ou um perdedor?
IV. Próxima Semana: Deus e a Revelação
Tradução: Tamiris Borges da Silva
Nota da tradutora: PEÇO A ATENÇÃO URGENTE DE TODOS
POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, A PARTIR DO MÊS DE NOVEMBRO NÃO PODEREI CONTINUAR A TRADUZIR ESSES COMENTÁRIOS.
CASO ALGUEM SE INTERESSE EM ASSUMIR ESSA TAREFA, FAVOR FAZER UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO.
==========
Direito de Cópia de 2012, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.
Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse:http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ou http://feeds.feedburner.com/ComentariosBiblicosBruceCameron
==========
Nenhum comentário:
Postar um comentário