(Gênesis 2-3, Provérbios 22, Mateus 25)
Introdução: Você conhece pessoas com bons hábitos morais, que não parecem ser religiosas ou não acreditam em Deus? Em que sua moralidade é baseada? Atualmente, temos apreciado e julgado pontos de vista sobre moralidade. De um lado está uma crença na igualdade - que todas as idéias, todas as filosofias e todas as opiniões são iguais e devem ser igualmente valorizadas. Por outro lado, a Bíblia declara que algumas opiniões são dignas da vida eterna e outras dignas da morte eterna. Igualdade de oportunidades é aquela que leva à salvação. Diferenças na vida, até mesmo incapacidades, são oportunidades para trazer glória a Deus. Estas visões são muito diferentes do que é certo, moral e justo. Vamos seguir para o nosso estudo da criação e da Bíblia e ver se podemos entender melhor isto!
I. A Árvore da Moralidade
A. Leia Gênesis 2:8-9. A quem pertenciam as árvores?
(Leia Gênesis 1:29-30 As árvores foram dadas para os
seres humanos e para os animais se alimentarem. Elas
foram um presente.)
1. Você diria que os humanos tinham um direito legal,
inerente, para comer os vegetais e os frutos das
árvores? (A menos que você possuísse algo próprio,
você não teria direito de comê-los. Uma vez que
Deus lhes deu o direito de comer , eles receberam
esse direito. Mas, não era inerente.)
B. Leia Gênesis 2:15-17. Isso muda a natureza do direito
legal de comer as plantas? Sim. Deus agora introduz
um contrato de trabalho com Adão. Adão cuida das
plantas e árvores em troca da promessa de que ele pode
comer o que cresce. Ele trabalha pela comida. Adão tem
o direito legal para comer, se ele trabalhar.)
1. O contrato de Adão inclui o direito de comer da
Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal? (Não.)
C. A lei tem dois tipos de regras. Regras que só existem
porque o governo tem autoridade para fazê-las, e
regras que refletem moralidade. Estas são chamadas
regras "malum prohibitum" (ruim, porque é proibido) e
"malum in se" (ruim, porque é mau). Outra maneira de
dizer isso é que as regras existem, simplesmente,
porque os homens fizeram-nas como um "direito
positivo" e as regras que proíbem o mal são
"leis naurais." O limite de velocidade é “malum
prohibitum” direito positivo) ou “malum in se”(lei
natural)? (Os limites de velocidade onde moro trocam o
tempo todo, entretanto eles são “malum prohibitum” ).
D. Veja novamente Gênesis 2:16-17. Isto é “malum
prohibitum” ou “malum in se”?
1. Leia Gênesis 1:11-12. Na sua opinião, qual o
impacto disso? (Os frutos de todas as árvores
foram declarados bons. Portanto, a regra de Deus
sobre a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal
parece ser “malum prohibitum ”).
E. Leia Gênesis 3:2-5 Qual é o argumento de Satanás? (Que
a regra é “malum prohibitum” e é errada.)
1. Satanás está discutindo mais do que isso? (Ele
parece dizer que a regra de Deus é, em si,
“malum in se” porque ela viola o direito natural
do ser humano, de conhecer o bem e o mal.)
2. Você pode explicar porque os homens têm o
direito natural de saber tudo? (Se eles devem
ser tratados de forma igual a Deus e Satanás,
então eles têm o direito natural a essa
informação.)
3. A igualdade é um direito natural? É “malum
prohibitum” deixar de tratar a todos
igualmente? Claramente,Deus e os seres humanos
não são iguais. Deus e Satanás não são iguais).
F. Vamos voltar alguns momentos e contemplar isto.
1. Se a regra de comer fruta mergulhou toda a raça
humana no pecado e condenou-nos à morte, como
pode ser “malum prohibitum” ? Os seres humanos,
em geral, concordam que matar alguém é “malum
in se”!
2. E sobre o conhecimento do bem e do mal? Não
é inerentemente melhor ter mais conhecimento?
Em resumo,Satanás não está certo? (Isto mostra
que a igualdade de opinião, pelo menos, não é
um direito natural. A opinião de Satanás vem a
ser inferior à opinião de Deus.)
a. Como a quantidade de informação
disponível para Eva impacta a presente
discussão? (Se Eva soubesse mais, ela
iria entender melhor as reivindicações
concorrentes de Deus e Satanás, e
saberia que comer a fruta foi a mais
séria questão “malum in se”.)
3. A que conclusão lógica chegamos a partir das
3. A que conclusão lógica chegamos a partir das
respostas a estas perguntas? Qual regra
você aplicaria para decidir quais regras
refletem a prevenção do verdadeiro mal? Qual é
o melhor guia para “malum in se”?
(Sugiro o seguinte: Todas as regras de Deus, se
parecem ser “malum prohibitum” ou “malum in se”
estão sendo tratadas como “malum in se”. A
razão é que Deus sabe e entende tudo e nós,
não! O homem pode criar o direito positivo, que
é apenas “malum prohibitum”, mas todos os
mandamentos de Deus refletem “malum in se”.)
II. Exemplos
A. Leia Provérbios 14:31. Vamos remover, por um minuto,
as referências a Deus. É “malum prohibitum” ou
“malum in se” tratar uma pessoa que tem menos dinheiro
de forma diferente?
1. Este texto complica a questão, porque se refere
à opressão e bondade. Mas, digamos que para
fins desta discussão, não dar a uma pessoa
tempo igual ou atenção, por causa de sua falta
de riqueza, seria considerado "opressão" ou
"maldade"?
2. Se a sua filosofia é que todas as opiniões,
idéias e pessoas são iguais, qual seria a sua
resposta para o “malum prohibitum” /“malum in
se” na questão sobre como você trata os
pobres? (A resposta seria“malum prohibitum",
porque não considerar que as pessoas são iguais
seria mau.)
3. Qual seria a resposta se você estivesse
vendendo um veleiro de milhões de dólares?
4. Qual seria a sua resposta se você estivesse
procurando um vendedor para a sua empresa, mas
você soubesse que essa pessoa é pobre, porque é
preguiçosa ou carece de inteligência emocional?
B. Posso pensar em muitas razões práticas pelas quais
você não deva tratar os pobres de forma igual. Vamos
voltar a Provérbios 14:31 e considerar as "razões de
Deus." Que razões Deus nos dá pelas quais devemos
tratar os pobres com igualdade, e o que isto tem a
ver com a Criação? (Deus é o único que criou tanto
pobres quanto os ricos, e Deus diz que O desonramos
quando tratamos mal aos pobres.)
C. Leia Provérbios 22:2, 22:4 e 22:7. Estes textos
defendem a igualdade de pensamento e ação? ( Não.
Certamente, algumas decisões melhoram sua vida,
outras tornam-na pior.)
1. O que, então, Provérbios 22:2 está nos dizendo?
(A única área de igualdade é que Deus é o
Criador de todos os seres humanos. Isso forma
uma linha de base para o tratamento que damos
aos outros.)
D. Há tendências em "moralidade" que são baseadas em
algum outro lugar, diferente da Bíblia. Cerca de cem
anos atrás,o eugenismo, uma teoria popular dizia que
a raça humana poderia ser muito melhorada,
prestando atenção à sua composição genética. O aborto
tem suas raízes neste movimento, pois pensava-se que
esta era uma boa maneira de controlar a taxa de
natalidade de "indesejáveis" indivíduos. O que
Provérbios 22:02 fala sobre este tipo de
"moralidade?"
E. Leia Mateus 5:43-48. Como você resolveria essas
questões com os "vizinhos", sem qualquer referência
às palavras de Jesus?
1. Como a criação e nossa condição de filhos de
Deus muda a resposta?
F. Leia Mateus 25:31-36 e Mateus 25:40. Vamos nos
concentrar apenas em uma delas – cuidando doentes.
Que razões morais você poderia pensar para evitar
pessoas doentes? (Pode ser doença contagiosa! Pense no
que isso pode significar para você e sua família? Se
você ficar doente não será capaz de trabalhar!)
1. Como a nossa concepção de Deus como nosso
Criador e Redentor muda nosso pensamento?
(Deus, como Criador, se identifica com os
necessitados. Podemos dizer que o doente se
encontra desta maneira porque ele violou as
leis de Deus sobre a saúde, as leis de Deus
sobre a pureza sexual,ou de alguma outra forma
"mereceu" estar doente. Podemos dizer coisas
semelhantes sobre aqueles que são pobres. Mas,
ter um Deus Criador nos dá um certo nível de
dignidade e valor. Ao ajudar aqueles que estão
sofrendo, agimos como o nosso Deus.)
G. Faça uma varredura em Deuteronômio 28. Isto, de alguma
forma, modera o que acabamos de discutir? Há
momentos em que não devemos ajudar os necessitados?
(Deus diz que Ele irá punir o mau comportamento.
Precisamos orar para que o Espírito Santo nos guie
para termos certeza que nossas ações estejam sempre
alinhadas com as ações de Deus. Precisamos ter
humildade para dizer:"Deus, quantas vezes eu falhei?”)
H. Amigo, você vai decidir hoje, fazer da palavra de Deus
a única base para suas decisões morais? Você vai
decidir que, se Deus proíbe algo, é “malum in se”
mesmo que você não possa compreender o pensamento de
Deus?
III. Na próxima semana: Criação e Queda.
Tradução: Denise de Mesquita
Copr. 2013, por Bruce N. Cameron, JD Todas as referências às Escrituras são da Nova Versão Internacional (NVI),copr. 1973, 1978, 1984 Sociedade Bíblica Internacional, salvo indicação em contrário. As citações da NVI são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugeridas são encontradas dentro de parênteses.Se você costuma receber essa lição por e-mail, mas perdeu uma semana, você pode encontrá-la clicando neste link: http://www.GoBible.org. Ore pela orientação do Espírito Santo, enquanto você estuda.
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