(Lucas 9 e 15, Marcos 10, 1 João 2)
Introdução: Começamos esta série de lições com a advertência de que somos a igreja dos últimos dias, a igreja de Laodicéia. Apocalipse 3:15-16 nos diz que nossa igreja esta “morna” e Deus preferiria que ela fosse quente ou fria. Se somos mornos, não estamos com vontade de crescer e mudar. O que, exatamente, significa crescer e mudar? O que nos motivará a crescer e nos tornar quentes? Vamos pular para nosso estudo da Bíblia e ver se podemos encontrar as respostas!
I. Os Filhos
A. Leia 1 João 2:3-6. Quando dizemos que precisamos crescer, isso significa que precisamos melhorar nossa obediência aos mandamentos de Deus?
B. Leia Lucas 15:11-12. Por que um filho pediu sua parte na herança, antes que seu pai tivesse morrido? ( Ele deveria querer fazer alguma coisa com o dinheiro, que seu pai não teria permitido.)
1. O filho tinha direito legal a uma parte, enquanto seu pai ainda vivia? (Não. Seu pai era o dono da propriedade.)
2. Que atitude o filho mostrou para o pai?
3. Como você acha que os amigos do pai o encararam depois que ele dividiu sua propriedade, com o filho mais novo?
C. Leia Lucas 15:13. Agora sabemos o que o filho tinha em mente, com sua parte da herança. Você acha que o pai sabia o que o filho tinha em mente, quando ele repartiu sua propriedade?
1. Se foi assim, por que o pai fez isto?
D. Leia Lucas 15:14-16. Quanto tempo levou para o filho perder a parte do que seu pai havia levado a vida toda para ganhar? (“Não muito.”)
1. Por que você acha que a história nos conta que os porcos estavam comendo melhor que o filho? (O filho não poderia ter chegado tão mais baixo na vida.)
E. Leia Lucas 15:17-19. O que provocou, no filho, voltar-se para seus sentidos? O bom senso? A fome? O Espírito Santo? A desgraça?
1. Pensando em Laodicéia, você diria que o filho é “frio?” Pensando em 1 João 2 você o chamaria de desobediente?
2. Se o filho não tivesse encontrado infortúnios, ele teria voltado ao seu bom senso?
3. Que porção do pensamento do filho mostra que a mudança do seu coração estava baseada em algo mais do que seu estômago? (Ele reconheceu o seu pecado.)
a. Qual foi o pecado essencial, contra o pai? (O filho não confiava que seu pai soubesse o que era melhor na vida.)
F. Leia Lucas 15:20. Por que o pai estava cheio de compaixão? O filho tinha reduzido, grandemente, sua riqueza, e estava envergonhado. O filho, sem dúvidas, estava horrível (um porco pronto) e poderia estar voltando para receber mais esmolas. (O pai o amava.) {N.T. pig ready = o porco está pronto para o show. Uma referência à apresentações em que são utilizados esses animais.}
G. Leia Lucas 15:21-23. O filho já não era mais digno de ser chamado “filho?”
1. O que o pai pensa da dignidade de seu filho? (Ele o tratou como seu filho!)
H. Leia Lucas 15:25-27. Como você teria reagido, se você fosse o filho mais velho?
I. Leia Lucas 15:28-30. No que o filho mais velho estava concentrado? (Nele próprio.)
1. Pense em Laodicéia. Este filho é frio ou quente?
a. Será que ele obedece aos mandamentos, conforme requerido em 1 João 2?
2. Será que o filho mais velho ama o filho mais novo?
3. O filho mais velho conhece o pai e confia nele? (Ele considera a obediência ao pai como “escravidão.”)
4. Qual é a atitude do pai acerca de seu filho mais velho? (Amor. O mesmo amor que tem por seu filho mais novo.)
J. Pense sobre os dois filhos. Qual o sentimento que envolve ambos? (Eles se concentraram em si próprios.)
1. Será que eles conheciam seu pai?
2. Por quanto tempo eles haviam estado em torno de seu pai?
3. O que os dois filhos não conseguiam entender sobre seu pai? (Que ele queria o melhor para ambos. Que ele os amava.)
II. Conhecendo a Deus
A. Vamos rever uma história desafiadora, que havíamos examinado, anteriormente, nesta série de lições. Leia Mateus 7:21-23. Já havíamos concluído que estes milagres foram feitos pelo poder de Deus, porque Jesus nos diz que satanás não poderá expulsar demônios (Lucas 11:17-19). Qual é o problema com estes cristãos operadores de milagres ? (Eles nunca conheceram Jesus, de modo que não conseguiram fazer a Sua vontade.)
1. Como compará-los ao filho mais velho, na história dos dois filhos? (Todos são, exatamente, iguais. São seguidores de Deus. Trabalham em nome de Deus. Fazem as obras que Deus solicitou.)
B. Leia 1 Coríntios 13:3. Você diria que estas pessoas estão salvas?
1. Existe alguma possibilidade de que esta pessoa, que deu tudo, inclusive sua vida, estava agindo por motivos egoístas? (Parece impossível. Como uma pessoa egoísta pode desistir de sua própria vida?)
2. Qual é o ingrediente que falta, para a pessoa de 1 Coríntios 13:3 , o filho mais velho e o filho mais novo? (Eles não conseguem entender a importância do amor ao próximo, e o fato que o Pai ama e tem em mente, seus melhores interesses.)
C. Releia 1 João 2:3-6. O filho mais velho não obedeceu, completamente, ao pai? Se assim for, estes versículos dizem que ele amava seu pai, certo?
1. Quais as duas palavras-chave que encontramos aqui? (Conhecer a Deus e amor. O que o filho mais velho não conseguiu fazer foi conhecer seu pai. O que os operadores de milagres não coseguiram fazer foi conhecer a Deus. A pessoa abnegada falha, se não tiver amor.)
2. Se essas pessoas obedientes não conhecem Deus e as pessoas desobedientes (o filho que caiu) não conhecem Deus, o que significa conhecer Deus?
a. Que papel a obediência desempenha, no conhecimento de Deus? (O conhecimento de Deus está refletido em nossa obediência. Mas, obediência não significa que conhecemos Deus.)
3. Releia 1 João 2:5-6. Isto também é verdadeiro, para o amor? Esta obediência não significa que nós amamos mas, o amor a Deus é revelado na obediência.)
III. O Pai
A. Na história dos dois filhos, estamos olhando para uma história sobre salvação ou sobre crescimento?
1. O fato de que os dois rapazes são “filhos” significa que eles estão salvos?
2. Se você disser “não,” eles não estão salvos, porque são, simplesmente, filhos. No fim da história, você acha que o filho mais novo está salvo? E quanto ao filho mais velho?
B. Releia Lucas 15:20 e Lucas 15:28. O que aprendemos sobre o pai? (Ele não abandona seus filhos!)
1. O que isto nos ensina sobre a salvação? (Deus quer dá-la a nós. Deus não nos abandona.)
IV. O Crescimento do Milagre
A. O que você acha que significa “crescer?” Quando falamos sobre o crescimento, em nossa experiência cristã (vou perguntar, novamente) significa que precisamos melhorar nossa obediência? (Não. Significa conhecer Deus melhor. A obediência flui do nosso conhecimento e amor a Deus.)
B. Leia Filipenses 2:12-13. Quando dizemos para “por em ação a salvação de vocês”, o que isto significa?
1. Qual é o nosso trabalho?
2. Como nosso trabalho causa impacto em nossa salvação? ( O versículo 13 é a chave. Devemos ter o Espírito Santo vivendo em nós. Pois é o Espírito Santo quem nos dá vontade para obedecer e o intento de amar. É tudo dom de Deus. Entretanto, temos que “trabalhar” nossas escolhas, para que o Espírito Santo viva em nós.)
3. Como os dois filhos deveriam seguir este conselho? (Ao invés de estarem focados neles próprios, eles deveriam ter dito: “O que vai agradar meu pai? O que meu pai quer que eu faça?”)
a. Isto é pesado demais para você, se Deus não o abandona?
b. Isto é o significado de justificação pela fé?
C. Amigo, você está morno? Por que não convidar, hoje e todos os dias, o Espírito Santo para viver em você, com o fim de voltar seu foco para Deus?
V. Próxima semana: Reforma: Nova Maneira de Pensar.
Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.
Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2013.html"
Tradução: Denise de Mesquita
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