domingo, 2 de novembro de 2014

Lição 6 - Fé Que Opera


(Tiago 2:14-26) 

Introdução: “Fé versus obras” é o debate teológico eterno. Que tal reformular a discussão dizendo “Fé que opera”? Será que isto ajuda? Ou, isto é apenas uma forma diferente de dizer que as obras são um ingrediente chave para a salvação? Talvez precisemos ter uma melhor compreensão do que significa "fé". Vamos mergulhar no velho debate, olhando para o que Tiago e Paulo escreveram, e ver se podemos aprender algo novo, a partir da Bíblia!

I. Compreendendo a Fé

A. Leia Tiago 2:14. Como você responderia a pergunta de Tiago?

1. Leia Romanos 3:28. Agora, como você responderia a pergunta de Tiago?

2. Você pode começar a ver que o debate sobre fé e obras vem se arrastando há muito tempo?

3. Você pode pensar em um maneira de conciliar Tiago 2:14 e Romanos 3:28? (Paulo e Tiago parecem estar falando, ligeiramente, de coisas diferentes. Paulo disse que somos justificados sem referência à lei (“independentemente das obras da lei.”). A pergunta de Tiago sugere (e ele deixa mais claro, depois) que aquele que tem fé, também tem obras.)

B. Leia Tiago 2:15-16. Tiago perguntou: “De que adianta isso?” O que ele quis dizer com “isso”? (Acho que significa “fé”.)

1. Se “isso” significa fé, há alguma coisa boa na fé, somente? (Certamente, se somos justificados “pela fé, independente da obediência à lei” (Romanos 3:28), existe alguma boa razão na fé, por si só.)

C. Leia Mateus 22:37-40. Qual é a essência da lei? (Amar a Deus a ao nosso próximo.)

1. Qual é o problema com a fé daquele que deixa outro cristão ir, sem alimento e roupas? (Ele, certamente, viola a lei. Mas, Paulo nos disse, em Romanos 3:28, que somos justificados pela fé “independente da obediência à lei”.)  

D. Leia Gálatas 5:6. O que Paulo disse, aqui, sobre a fé? (Que a fé se “expressa” por si mesma. Isto quer dizer que a fé tem algo para se dizer e fazer. Uma coisa que ela faz é por amor.)

1. Volte para Tiago 2:16. Isso é amor? (Não. Se a expressão da fé é o amor, então, Tiago estava destacando que havia algo errado com este tipo de fé.)

E. Leia Tiago 2:17. Se você conhece alguém que não diz, nem faz nada, esta pessoa vive? (Ela pode estar viva mas há algo, terrivelmente, errado. Tiago estava argumentando que, se a fé está viva, produz frutos. Caso contrário, algo está, terrivelmente, errado.)

F. Leia Mateus 7:17-20. O que Jesus disse é a relação entre o que você é, e o que você faz? (O fruto da árvore reflete a natureza da árvore. Acho que o ponto para Tiago é a fé. O resultado da fé reflete a natureza da fé.)

II. Demonstrando a Fé

A. Leia Tiago 2:18-19. Você acha que satanás e seus anjos caídos acreditam em Deus? (Leia Apocalipse 12:7-9 e Apocalipse 12:4. Entendo que isto quer dizer que satanás recrutou um terço dos anjos e travou uma guerra no céu. Deus venceu, e satanás e seus seguidores foram lançados para a terra. Claramente, este grupo acredita em Deus.)

1. Vamos pensar sobre isso, por um momento. Satanás e seus anjos têm obras? (Leia Apocalipse 12:17. É claro que satanás tem obras. Quando Tiago disse que eles "crêem  ... e tremem” isto não começa a descrever suas obras?)

2. Se Tiago disse que a fé e as obras devem andar juntas, então, satanás tem perfeita fé e obras. Qual o problema com esta lógica? (A questão da fé, para um cristão, não se trata de crer em Deus mas, sim, o que, exatamente, você acredita sobre Deus? Satanás acredita que Deus e Seus seguidores devem ser destruídos. Deus ama os seres humanos de forma abnegada. Um ser humano que acredita neste Deus, também amará os outros de forma abnegada.)

III. As Obras de Abraão

A. Leia Tiago 2:20-21. Acho que Tiago pretendia que isso se transformasse numa questão retórica, para provar a importância das obras, mas acho, também, que devemos respondê-la. O que você acha? (Penso que a resposta é “não, ele havia sido justificado, antes deste evento”.)

B. Leia Tiago 2:22. Qual foi a ação de Abraão que provou sua fé? (Tiago disse que a fé de Abraão “foi aperfeiçoada” por sua disposição em sacrificar seu filho.)

1. O que você acha que Tiago quis dizer com “aperfeiçoada”? A fé de Abraão não era "perfeita" antes disso?  De alguma forma, a fé de Abraão era defeituosa?

C. Leia Romanos 4:2-3 e Tiago 2:23. Tanto Tiago, quanto Paulo, salientam esta afirmação sobre Abraão, como prova de suas colocações. Vamos nos concentrar na versão de Tiago, por um minuto. Qual foi a declaração sobre a fé "cumprida" de Abraão, quando ele ofereceu seu filho para Deus? 

D. Vamos nos concentrar, agora, em Romanos 4:2-3. O que Paulo disse sobre as obras de Abraão (assim como oferecer seu filho) e sua justificação? (Que Abraão não foi justificado por suas obras.)

1. Vamos ler Romanos 4:9-11, para termos certeza de que entendemos o que Paulo escreveu. Que ação de Abraão provou sua fé? (Crer. Paulo não poupou esforços para dizer que, nem mesmo as obras (ele compara circuncisão, ao sacrifício de seu filho) foram parte da razão para a justificação de Abraão.)

E. Leia Gênesis 15:6. Tanto Tiago quanto Paulo citaram este mesmo parágrafo de Gênesis. Vamos acrescentar algum contexto. Leia Gênesis 15:5-6. Quem citou Gênesis 15:6, mais corretamente? (Voto em Paulo. A declaração original, em Gênesis, não pode aplicar-se ao sacrifício do filho de Abraão, uma vez que seu filho ainda não havia nascido, no momento em que a declaração foi feita.)

1. Isto nos leva a um ponto muito importante. Eu acredito que toda a Bíblia é inspirada por Deus, mas Tiago não somente parece contradizer Paulo, diretamente, como também ele cita esta declaração em Gênesis, fora do contexto. Veja, novamente, Tiago 2:21-23. Existe alguma maneira de justificar sua afirmação?

F. Vamos olhar a história real, a qual Tiago se referiu. Leia Gênesis 22:9-12. O que o Anjo do Senhor quis dizer com “agora sei que você teme [a Mim]”? (Deus disse que isso foi uma prova de fé. Quando Tiago disse (Tiago 2:23) “cumpriu-se assim a Escritura” isto quer dizer que a fé de Abraão foi provada.)

G. Qual é a lição para você e para mim? Devemos ter obras para sermos justificados? (Paulo, de forma inequívoca, disse (Romanos 4:9-10) que a justiça de Jesus é creditada a nós, pela fé, ANTES das obras. Não depende de nossas obras. Mas, Tiago nos disse que a fé verdadeira resulta em obras. Assim como vimos, satanás acredita em Deus e ele está trabalhando, arduamente, para prejudicar Deus. Se, realmente, cremos em Deus, nossa crença deve fazer a diferença em nossa vida.  Abraão mostrou que sua fé o levou a um ponto em que ele refletiu a própria vontade de Deus de sacrificar-Se por nós.)

H. Leia Tiago 2:24. Exatamente quando estávamos indo tão bem, Tiago faz esta declaração. Como isso deve ser entendido? (A verdadeira fé é refletida em nossa vida. No começo, pode não ser nada (como Paulo demonstrou), mas ela deve crescer, e Abraão é nosso exemplo para isto.)

IV. A Prostituta Fiel

A. Leia Tiago 2:25. Para o contexto, você deve ler o capítulo 2, de Josué. Que tipo de pessoa era Raabe? (Uma prostituta e uma mentirosa.)

1. Será que isto expressa de forma única o argumento de Tiago, sobre obras? 

B. Leia Josué 2:8-9 e Hebreus 11:31. Conhecemos as más ações de Raabe e, quais eram suas boas obras, as quais Tiago quis considerar? (Ela acreditou que o povo de Deus prevaleceria, e  agiu de acordo com isso. Tiago, dificilmente, poderia estar argumentando sobre a salvação através das obras, porque Raabe tinha alguns problemas sérios com suas obras.)

C. Leia Tiago 2:26. Por que as obras são como nosso espírito? (Se, realmente, acreditamos em algo, agimos por ele. Idéias vivem por meio das ações.)

D. Amigo, você pode ver o quadro completo? Tiago estava falando sobre algo muito simples. Ele não estava defendendo a justificação pelas obras. Em vez disso, Abraão, satanás e Raabe tinham algo muito importante em comum. Sua crença no poder de Deus animou suas vidas.  Se você crê, verdadeiramente, em Deus, isto será refletido em sua vida. Neste momento, você leva sua vida em consideração? Que crenças refletem suas ações?

V. Próxima semana: "Domando a Língua"

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2014, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2014.html"

**********************************

Nenhum comentário: