sábado, 14 de fevereiro de 2015

Lição 08 - Palavras de Sabedoria


(Provérbios 20-22) 
Introdução: “Máximas diversas” é o modo como um comentarista bíblico se refere a uma parte do nosso estudo desta semana. Isso trouxe um sorriso em meu rosto, porque nossa leitura, nesta semana, no livro de Provérbios, parece desconexa e repetitiva. Repetir é bom - pelo menos para mim. Preciso que as coisas se repitam para que fiquem gravadas em minha mente.  Em minha aulas, na Faculdade de Direito, ensino alguns dos Provérbios que vamos estudar hoje. Apesar de ensiná-los, preciso lembrar-me deles - e esta é a vantagem das máximas diversas se repetirem! Semana passada tive uma diferença de opinião com um dos meus chefes. Eu achava que ele estava errado, mas o provérbio sobre como evitar ter medo do rei veio a minha mente.  Vamos mergulhar na Bíblia e ler a respeito de ter medo do rei e outras instruções para uma vida mais bem sucedida!

I. Medo do Rei

A. Leia Provérbios 20:2 e Provérbios 19:12. Quem é o “rei” em sua vida? (As pessoas que estão em posição de autoridade acima de nós.)

1. Você gostaria de estar diante de um leão, enquanto ele estivesse rugindo? (Isso seria desagradável, para não dizer assustador.)

2. Quando você pensa no “orvalho sobre a relva”, que tipo de sensação vem à mente? (Uma agradável e relaxante sensação.)

3. Você notou que esses dois provérbios começam com a mesma frase mas terminam com advertências diferentes? Um transmite o lado positivo de ter um bom relacionamento com o rei e o outro adverte sobre o quê? ( Sobre a morte.)

B. Leia Provérbios 20:3. Considere as contendas com as autoridades que se encontram acima de você. Qual é a razão pela qual você pode querer discutir? (A soberba, acerca do seu ponto de vista, é a maior razão. Quando a sua soberba é o motivo que o leva a discutir com seu chefe, então, “a morte” do seu emprego pode muito bem acompanhá-la.)

1. Há casos em que, discutir com seu chefe, pode ser uma boa idéia? (Não tenho certeza que seja útil argumentar, apesar de que um chefe humilde estará aberto as boas idéias.  Mas, há momentos em que a honestidade, a integridade e a justiça exigem que levantemos nossas vozes. Precisamos entender, apenas, que isto pode custar nosso emprego.)

C. Leia Provérbios 21:1. Qual é a melhor maneira de lidar com as divergências com seu chefe? (Não devemos brigar, em vez disso, devemos orar a Deus. O chefe é nosso supervisor mas, Deus é o Supervisor do chefe (o rei). Deus pode dirigir o coração do rei, do jeito que Ele escolher.)

D. Leia Provérbios 21:2. Discutimos sobre o fato de que nossa soberba pode ser a fonte de nossas divergências com o"rei". Qual é o problema de lidar com nosso próprio orgulho? (É improvável que sejamos capazes de ver nosso próprio orgulho. Podemos alegar que a controvérsia seja sobre honestidade, integridade ou justiça mas, talvez, estejamos, simplesmente, nos iludindo.)

E. Leia Provérbios 21:4. O que nosso orgulho tem a ver com o modo como vemos as coisas? (Esta é uma outra razão pela qual não podemos confiar em nossas próprias opiniões, ou seja, quando o orgulho está envolvido. Nosso orgulho é “a lâmpada”. Vemos as coisas através do nosso orgulho - e o resultado é a distorção e o pecado.)

1. Ao lidarmos com pessoas que têm autoridade sobre nós, o que devemos fazer, se não pudermos confiar em nós mesmos (por causa do orgulho)? (Leia Provérbios 20:18. Devemos conversar com pessoas em cuja sabedoria nós confiamos.)

F. Leia Provérbios 20:8. “Esmiuçar” é um termo usado para separar o trigo do joio. Como o rei pode "esmiuçar" com seus "olhos"? (Um rei atento entende o que está acontecendo. Assim, se as autoridades em sua vida estiverem atentas, elas irão perceber quando você estiver sugerindo a ação correta ou quando for apenas seu orgulho que estiver falando.)

1. O que você deve fazer quando a autoridade em sua vida for má? (Eu mudaria de emprego, assim que tivesse oportunidade.) 

II. Preguiçosos

A. Leia Provérbios 20:4. Qual é a falha do preguiçoso, aqui? Ele não está trabalhando de  algum modo? (Não. Parece que ele não está trabalhando com cuidado. Ele está arando na época errada.)

1. Por que ele procura por uma colheita, uma vez que ele arou em época errada? (Ele procura, porque espera algo.)

2. Lemos, antes, sobre os preguiçosos, que além de ociosos eram dorminhocos. Mas, este parece ser um lado diferente do preguiçoso. Qual é o problema com este "preguiçoso"? (Ele não aprendeu seu ofício. Ele não leu as instruções, não prestou atenção e não deu seu melhor, para aspirar à excelência.)

B. Leia Provérbios 22:13. Qual é a falha do preguiçoso, aqui? (Ele tem medo de tudo! Ele imagina problemas e arranja desculpas para não trabalhar.)

C. Leia Provérbios 20:5.Você já chamou alguém, impropriamente, de "ocioso” (preguiçoso)? 

1. Qual é o cuidado, aqui? (As pessoas são complicadas. Precisamos conhecê-las, para que possamos tirar conclusões adequadas sobre elas.)

D. Leia Provérbios 20:6 e Provérbios 20:9. Será que todos nós somos preguiçosos, quando se trata de pecado? 

E. Leia Provérbios 20:7. Aparentemente nem todo mundo é preguiçoso, quando se trata de pecado! Leia Isaías 64:6. Como você concilia estes dois textos? (Isaías 64:6 está de acordo com Provérbios 20:6 e Provérbios 20:9. Acho que Provérbios 20:7 é nosso objetivo. A recompensa é que nossos filhos são abençoados por causa do nosso comportamento correto.)

F. Leia Provérbios 20:16. A pobreza pode vir sobre o preguiçoso mas, também, pode vir sobre o tolo. Qual é o primeiro problema descrito, aqui? (Esta pessoa concorda em ser responsável por um estranho. O provérbio diz que se você for tão tolo, a ponto de fazer isso, então, é adequado pegar seu bem, para lhe ensinar uma lição.)

1. Veja a segunda metade de Provérbios 20:16. Como a “mulher leviana” se encaixa nessa lição sobre tolice? (Você deve, também, tomar o bem de alguém que é tão tolo, a ponto de aceitar ser responsável por uma mulher com quem a pessoa tola tem ligação romântica.)

2. Um velho amigo, que eu não via há anos, recentemente, começou a cumprir uma pena na prisão. Uma das razões por ele ter ido para a prisão foi que uma prostituta ameaçou ir até sua esposa, a menos que ele lhe desse dinheiro. Na polícia, o amigo chegou a ameaçar a prostituta - e, aparentemente, essa foi uma das principais razões por ele ter ido para a prisão. Se eu entendi os fatos corretamente, parece que ninguém tem as “mãos limpas” nesta situação. Qual é a lição que Provérbios 20:16 sugere? (Os pecados sexuais custam para você muito mais do que sua reputação. Eles prejudicam você de outras maneiras.)

G. Leia Provérbios 21:17. De que outra forma podemos ser preguiçosos? (Gastando muito tempo com prazeres.)

1. É errado descansar? (Dificilmente. Deus não teria ordenado o descanso (Marcos 2:27) se fosse errado. O problema vem dos prazeres “amorosos” - levados ao extremo.)

H. Leia Provérbios 22:1. Meu amigo acabou de perder sua reputação e, ser um preguiçoso é o caminho para uma má reputação. Por que uma boa reputação é melhor do que riqueza? (Qual é o propósito da riqueza? Por que as pessoas querem ser ricas? Em parte por que essas pessoas serão respeitadas. Elas serão admiradas. Uma boa reputação traz respeito e admiração para você.)

III. Resultado Positivo

A. Leia Provérbios 22:5. O que significa “proteger sua vida”? (Ter cuidado com seus pensamentos e com o que os influencia. O pecado começa na mente. Se você quer evitar “espinhos e armadilhas”, vigie seus pensamentos.)

B. Leia Provérbios 22:6. Que papel os pais desempenham no sucesso de seus filhos? (Ensine seu filho a amar a Deus e a andar na sabedoria de Deus e ele será recompensado mais tarde.)

C. Leia Provérbios 22:10.  No início do meu trabalho na igreja, tentei apaziguar aqueles membros que faziam críticas na igreja. Essa era a abordagem correta? (Como o texto sugere, mais tarde aprendi que os zombadores devem ser transferidos. Eles precisam estar numa igreja diferente.)

D. Leia Provérbios 22:29. Qual é o resultado da busca pela excelência? (O sucesso!)

E. Amigo, se você for cuidadoso ao tratar com as autoridades, se você for diligente em seu trabalho, se você buscar a excelência e o cuidado sobre seus pensamentos, sua vida será melhor!  Por que não se comprometer com isso hoje?

IV. Na próxima semana: "Palavras de Verdade"

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"

**********************************

Nenhum comentário: