segunda-feira, 25 de maio de 2015

Lição 09 - Jesus, o Mestre por Excelência

(Lucas 4, 5, 8 e 10) 

Introdução: Você já viu algum adesivo, em vidro traseiro de carro, dizendo: “Resista à Autoridade”? Que tal: “Questione a Autoridade”? Nunca li um adesivo dizendo: “Aja com Autoridade”. Autoridade é ruim? O que você acha que está por trás destes ditados, que atacam as autoridades? As pessoas atacam as autoridades porque se acham mais inteligentes ou, de alguma forma, melhores do que aquelas que estão em posição de autoridade. Seria esta uma hipótese razoável? Se você reclama da autoridade, não estaria pretendendo ser melhor do que ela? Nossa lição, nesta semana, trata de Jesus como mestre mas, também, tem muito a nos ensinar sobre autoridade. Vamos estudar mais intensamente a Bíblia e aprender mais!

I. A Autoridade e o Ensino 

A. Leia Lucas 4:31-32. O que você acha que significa passar uma mensagem “com autoridade” ou ensinar com “autoridade”?

1. Você já esteve em algum estudo ou classe bíblica onde todos os presentes davam suas opiniões e ninguém invocou qualquer autoridade, fora de seu próprio pensamento?

a. Em caso afirmativo, quão útil foi isto?

2. Qual a melhor coisa que pode acontecer em uma discussão? (As pessoas são forçadas a pensar nas questões.)

a. Qual a pior coisa neste tipo de discussão - baseada em opinião pessoal? (Não existe autoridade! Ao mesmo tempo em que é bom promover o pensamento meticuloso, a Bíblia é nossa autoridade. Minha filosofia é que o mestre da Bíblia deveria ensinar a Bíblia e isto significa ter sempre uma conclusão para levar à classe.)

B. Leia Lucas 4:33-36. Qual autoridade de Jesus foi mencionada, aqui? (Autoridade sobre os demônios. Jesus ensinava com autoridade e tinha autoridade sobre o pecado.)

1. Você pode ter autoridade sobre o pecado? Sobre os demônios?

C. Quando você pensa sobre Jesus, você acha que Ele foi um rebelde contra as autoridades existentes? (Ouvi, muitas vezes, que, de alguma maneira, isto parecia verdade.)

D. Leia Provérbios 24:21-22. O que este texto nos ensina quanto a ser rebelde? (É uma má idéia.)

1. Quem pune os rebeldes? (Tanto Deus, quanto o rei!)

2. O que acontece, se Deus e o rei não estão do mesmo lado?

3. Parece que temos três fontes de autoridade. Deus, o rei e você (eu). Qual fonte ou fontes de autoridade são suspeitas?

II. A Autoridade e o Mau Tempo

A. Leia Lucas 8:22-25. Vamos analisar, cuidadosamente,  a questão que inicia em Lucas 8:25: “Onde está a sua fé?” Por que Jesus perguntou isto? Eles despertaram Jesus e isto mostrou que sua fé estava nEle! (Jesus queria saber por que eles precisaram acordá-lO e por que eles mesmos não repreenderam a tempestade.)

1. E por que não? (Faltou-lhes fé.)

B. Releia Lucas 8:25. Qual era o foco dos discípulos? (Jesus tinha autoridade sobre os ventos e as águas!)

1. Onde seu foco deveria ter estado? (Sua visão foi, demasiadamente, pequena! Eles chegaram a uma conclusão maravilhosa de que Jesus era Deus. Mas, a pergunta de Jesus, acerca de sua fé, faz-me pensar que eles poderiam ter repreendido o mau tempo - e os ventos e as águas poderiam ter-lhes obedecido! Uau!)

C. Lembra-se de minha pergunta anterior sobre as fontes de autoridade? Presumivelmente, você respondeu que você era uma fonte suspeita de autoridade. Se os discípulos tivessem repreendido a tempestade, eles teriam usado sua autoridade para direcionar a divina fonte autorizada?

1. Considere se a pergunta de Jesus: “onde está sua fé?” Poderia ter sido uma repreensão de Jesus contra o medo que os discípulos sentiram, em vez de repreendê-los por não terem se cuidado por causa da tempestade. O que você acha?  Talvez eu esteja enganado ao dizer que a visão deles era “demasiadamente, pequena”?

III. A Autoridade e o Pecado

A. Leia Lucas 5:20. A história em segundo plano foi esta : os amigos de um paralítico cavaram, através do telhado, e o soltaram diante de Jesus, enquanto Ele ensinava. Você acha que a resposta de Jesus foi a que o paralítico e seus amigos queriam ouvir?

B. Leia Lucas 5:21-23. Como você responderia a pergunta de Jesus? 

C. Leia Lucas 5:24-26. Que tipo de autoridade Jesus demonstrou? (Ele tinha autoridade de perdoar pecados!)

1. Se era este o caso, por que Jesus teve que morrer? (Leia Colossenses 2:13-15. O triunfo de Jesus sobre o pecado veio na cruz. Ganhamos vida com Jesus, quando Ele ressuscitou dos mortos.)

D. Considere esta história do paralítico. Qual você diria que foi a chave para os ensinos de Jesus? (Sua autoridade sobre o pecado e a doença.)

1. Qual foi a chave do ensinamento de Jesus na tempestade? (Sua autoridade sobre a tempestade.)

2 No ensinamento de Jesus, em conexão com o demônio (Lucas 4) qual foi a chave? (Sua autoridade sobre o demônio.)

3. E quanto aos seus ensinamentos? Você pode ensinar com autoridade? Ou lhe faltam as ferramentas que Jesus costumava usar para ensinar com autoridade?

E. Releia Lucas 8:24-25 e leia Lucas 9:1-2. Os discípulos poderiam ter acalmado a tempestade? (Sabemos que Jesus deu-lhes autoridade sobre demônios e doenças. Por que não, sobre tempestades?)

1. Você pode ter esta mesma autoridade? Ou este tempo passou? (Você lembra nossa discussão, há duas semanas, ligando com Lucas 11:5-13, sobre pedir em oração com ousadia? Acho que devemos pedir! Imagine como isto incrementaria a autoridade de seus ensinamentos!)

F. Leia Lucas 22:42-43.  Lembre-se que a vitória de Jesus na cruz, deu-Lhe autoridade final sobre o pecado. Que linha de autoridade vemos em Lucas 22? (Isto parece essencial para nossa discussão sobre autoridade e ensino. Nosso objetivo é estar em consonância com a autoridade divina. Não podemos nos rebelar contra Deus. Não podemos buscar nossa própria autoridade. Mas, Deus faz parceria de Sua autoridade, conosco. Isto porque Ele nos convida a “pedir, ousadamente”.)

IV. Testando os Ensinos de Jesus

A. Leia Lucas 10:25. Qual foi o motivo para o perito na lei fazer esta pergunta? (Testar Jesus.)

B. Leia Lucas 10:26-29. Quem acabou sendo testado? (O perito! Ele “quis justificar-se”)

C. Leia Lucas 10:30-32. Quem era o homem que foi roubado e espancado? (Devido a viagem, as chances são de que ele fosse um judeu.)

1. Quem eram os sacerdotes e os levitas? (Claramente, judeus.)

D. Leia Lucas 10:33. Por que a classe deste homem (talvez, a origem nacional seria mais preciso) foi mencionada? (Porque samaritanos e judeus detestavam-se. O sacerdote e o levita seriam os  “vizinhos” naturais da vítima judia, em comparação com um samaritano.)

1. Por que o samaritano parou? (“Ele teve piedade dele.”)

E. Leia Lucas 10:34-36. Vamos retornar à pergunta original (Lucas 10:27-29), sobre quem é o próximo que devemos amar como amamos a nós mesmos? (Incluindo pessoas que não gostamos por razões de origem racial / nacionalidade. Isso, é claro, não é o que o perito na lei tinha em mente sobre o “próximo”.)

F. Leia Lucas 10:37. O que Jesus estava dizendo para o perito na lei fazer? (A lei diz “amar” e a história diz que o samaritano “teve piedade”. Precisamos ter piedade das pessoas que não são nossos amigos naturais.)

G. Há, nesta história, muito mais do que “ser gentil com os outros, mesmo com aqueles que você não gosta”?

1. Jesus colocou o samaritano no papel de “mestre” do judeu que era perito da lei. O que deu autoridade suficiente ao samaritano, para que o perito na lei admitisse a resposta correta? (Seu amor altruísta. Sua piedade.)

a. Quando sugeri que você deve pedir, ousadamente, em oração, por estes poderes extraordinários que Jesus costumava usar para ensinar, que tipo de poder você terá para ensinar? (A habilidade de ser gentil com aquelas pessoas que não são seus amigos naturais!)

b. Será que tanta bondade trará a autoridade divina para seus ensinamentos?

H. Amigo, Deus pode dar-lhe grande autoridade, mas a autoridade de ensinar que Ele dá, neste momento, a todos nós, é para agir com amor e bondade com aqueles que não são nossos próximos naturais. Vamos ensinar com autoridade?

V. Na próxima semana: Seguindo Jesus na Vida Diária.

Tradução: Denise de Mesquita

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Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


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