sábado, 5 de dezembro de 2015

Lição 11 – A Aliança

(Jeremias 31, Gênesis 9 e 12, Êxodo 19, Gálatas 3) 
Introdução: Uma “aliança” é um contrato, um acordo entre duas partes, em que ambas concordam em fazer algo, em favor do outro. Alguns cristãos acham que Deus tinha uma série de alianças insignificantes com os homens. Estou exagerando, mas a teoria é que Deus permaneceu sugerindo alianças até que conseguisse uma que, realmente, funcionasse. Nosso estudo, nesta semana, leva em consideração várias alianças. Elas são uma série de versões melhoradas, muito parecidas com um programa de computador que foi aperfeiçoado? Alguns sugerem que Deus teve apenas uma aliança básica com os seres humanos. Talvez a verdade esteja em um ponto entre dois períodos. Uma descoberta interessante sobre Jeremias é que Deus teve uma discussão muito importante, sobre aliança, com ele. Vamos estudar a fundo e aprender mais sobre o que a Bíblia diz na questão das alianças!

I. Jeremias e a Aliança

A. Leia Jeremias 31:31. Quantas alianças o texto sugere? (No mínimo duas. Uma existente e outra futura.)

B. Leia Jeremias 31:32. Qual foi a primeira aliança referida neste versículo? (A aliança feita com o povo de Deus que deixou a escravidão egípcia.)

1. O que houve de errado com a “aliança com o povo que saiu do Egito”? (As pessoas não mantiveram a sua parte do acordo.)

C. Leia Jeremias 31:33. Esta aliança teria uma linguagem diferente? O que haveria de diferente nela? (É uma aliança gravada no coração e na mente do homem. Não diz que é um acordo diferente.)

1. O que você acha que significa um acordo escrito “nos seus corações” e “em suas mentes”? (Faça uma comparação entre dizer que você deve obedecer e, dizer que Jesus morreu em seu lugar, para pagar o castigo pelos seus pecados. Um motiva você a rebelar-se (Romanos 7), enquanto o outro motiva a obediência, por causa da gratidão.)

D. Leia Jeremias 31:34. Quando todas as pessoas conhecerem a Deus, nenhum ensinamento sobre Ele será necessário? (Quando os justos estarão no céu? Aqueles que forem salvos e viverem no céu serão capazes de falar com Deus face a face.)

1. Por outro lado, quando Jesus morreu pelos nossos pecados, isso nos deu um conhecimento muito melhor de Deus?

E. Leia Jeremias 31:35-36. O que Deus prometeu aqui? (Ele disse que controla os céus e os mares. Quando Ele deixar de dar os dias e as noites para quem vive na terra, deixará também Israel de ser uma nação. Parece que Deus prometeu para Seu povo, que estava enfrentando a destruição pela Babilônia, que Ele vai preservar Israel enquanto a Terra existir.)

F. Leia Apocalipse 21:22-24. Isso descreve o fim do ciclo dia/noite? (Sim.)

1. Onde fica este lugar? (No céu.)

II. A  Aliança no Sinai

A. Leia Êxodo 19:3-6. O que Deus ofereceu para os “descendentes de Jacó”? (Que ele seriam Seu tesouro pessoal.)

B. Leia Êxodo 19:7-8. O que o povo concordou fazer? (“Tudo o que o Senhor ordenou.”)

1. Isso foi uma aliança? (Absolutamente.)

2. Mais especificamente, o que o povo concordou fazer? (Releia Êxodo 19:5. Obedecer a Deus.)

3. Leia Êxodo 24:3-4 e Êxodo 24:7-8. Como foi ratificada essa aliança? (Com sangue.)

III. A Aliança com Abraão

A. Lei Gênesis 12:1-3. Isso soa como uma aliança, para você?

1. Que obrigação tornou-se compromisso para Abraão? Que obrigação tornou-se compromisso para Deus? (As trocas recíprocas de promessas, em que Abraão aceitou deixar sua casa e ir para um lugar que Deus revelaria posteriormente. Deus combinou que Ele abençoaria Abraão, tornaria seu nome famoso e sua descendência uma grade nação.)

2. Observe, especialmente, Gênesis 12:3. O que Deus estava prometendo aqui? (Que outras pessoas na terra seriam abençoadas (ou não), dependendo do modo como elas tratarem os descendentes de Abraão. Assim, todo mundo é abençoado “por meio de” Abraão.)

B. Pensando sobre isso, essa é uma aliança com todos os povos na terra? (Não. Todas as pessoas são afetadas por ela, de alguma forma, mas isso não é um acordo, potencialmente, aberto para todos.)

IV. A Aliança com Noé

A. Leia Gênesis 9:7-11. Isso foi uma aliança? (Sim.)

1. Quem eram as partes desse acordo? (Deus, Noé e seus descendentes.)

a. Quem são os descendentes de Noé? (Cada pessoa viva. Além disso, Deus incluiu os animais como parte do acordo.)

(1) Animais podem entrar num acordo?

2. Quais foram as promessas mútuas? (Os seres humanos e os animais deveriam multiplicar-se. No futuro, Deus não mais ceifaria nenhuma forma de vida pelas águas de um dilúvio.)

B. Leia Gênesis 9:12-13. Como Deus expôs as partes do acordo? (“A aliança entre Mim e a terra”. Obviamente, a terra não podia concordar com alguma coisa. Assim, quando Deus falou que Ele estava entrando numa aliança com os animais e a terra, Ele quis dizer, realmente, que o acordo era com os seres humanos, mas que tudo seria afetado.)

V. Comparando Alianças

A. Vamos dar um passo atrás e considerar as duas primeiras alianças que estudamos: a única com Jeremias e, a aliança no Sinai. Como você as compararia? (Elas parecem ser a mesma - no mínimo, a primeira aliança referida por Jeremias (Jeremias 31:32) foi a única estabelecida depois que o povo de Deus deixou o Egito. Essa é a mesma aliança que a do Sinai. Assim, a primeira aliança é  idêntica.)

B. Se a primeira aliança de Jeremias e a do Êxodo (Sinai) são a mesma, como comparar as alianças com Noé e Abraão? (As alianças com Noé e Abraão são mais especificas e restritivas. Elas lidam com proteção e bençãos. Ambas têm aspecto universal: não haverá mais dilúvio e todos serão abençoados por meio de Abraão. Mas, elas não falam, num aspecto geral, em obediência a Deus.)

VI. Procurando uma “Nova” Aliança

A. Leia Hebreus 8:6-7. O que o texto diz sobre a existência de uma “nova aliança”? (Que ela existe.)

1. O que essa nova aliança tem? (“Melhores promessas.” Lembre-se que uma aliança é uma troca de promessas.)

B. Leia Hebreus 8:8-12. Espere! Essa não foi, exatamente, a mesma coisa discutida em Jeremias 31:31-35? (Sim.)

C. Leia Hebreus 8:13. A aliança “envelheceu”. Isto soa como uma atualização de programa de computador, não é mesmo? O que você acha que significa dizer que a aliança do Sinai “envelheceu”? (Leia Hebreus 9:1 e Hebreus 9:11-14. Observe o paralelo com o sistema do santuário do Antigo Testamento. O povo disse: “nós obedeceremos”, mas ele não o fez e, então, o remédio para isso foi sacrificar animais. Aliás, todo o sistema do santuário era o remédio para o pecado. Agora, Jesus, como símbolo de um animal sacrificado, morreu uma vez, em favor de todos os homens. Isso é, na verdade, uma “atualização” para um sistema obsoleto.)

1. Os princípios são os mesmos em ambos sistemas, ambas alianças? Temos, somente, uma grande atualização?

D. Leia Gálatas 3:6-8. Isso soa familiar? (Sim, é a última parte da aliança feita com Abraão (Gênesis 12:3). Isso mostra que a “atualização” para a aliança do Sinai foi parte da promessa original feita a Abraão, que é aplicada a todos os seres humanos.)

E. Leia Gálatas 3:9. Quais são as pessoas que conseguem tirar vantagem da aliança de Abraão? (Todo homem que se apoia na fé.)

F. Leia Gálatas 3:10-12. Isto está coerente com a aliança dada no Sinai? (Sim, e envolve obediência. Assim, se você não obedecer, vai violar o contrato.)

G. Leia Gálatas 3:13-14. Essa foi uma mudança na primeira aliança referida por Jeremias, e a aliança do Sinai? (Deus cumpriu todas as partes do acordo. Ele fez o que os homens disseram que  iriam fazer.)

H. Você chamaria isto “nova aliança”? (Os termos básicos são os mesmos, a diferença é que Deus tem feito tudo e os homens podem tirar vantagem do acordo, mediante a fé no que Deus tem feito.)

I. Amigo, esse é um acordo de gerações! Por que não se arrepender de seus pecados, agora mesmo, e aceitar pela fé o que Jesus fez em seu favor?

VII. Na próxima semana: “De Volta ao Egito”.

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2015, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2015.html"


**********************************

Nenhum comentário: