domingo, 21 de agosto de 2016

Lição 09 - Jesus Ministrava às Necessidades das Pessoas

(Marcos 5 e 10, João 5, Atos 9) 
Introdução: No estudo da semana passada, tocamos na questão sobre o tempo de Deus, quando passamos por algum sofrimento. Quando a vida não vai bem, e precisamos da ajuda de Jesus, às vezes, parece que Ele não ajuda. Assim como aconteceu na história da ressurreição de Lázaro, pode ser que Deus tenha algo muito maior em mente. Nesta semana, veremos algumas histórias sobre o modo como Deus ajuda nos momentos de dificuldade. Por que Deus age de um modo que nem sempre é claro para nós? Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e ver se podemos obter pelo menos alguma clareza! 

I. Jairo

A. Leia Marcos 5:21-23. Imagine que você fosse Jairo. Qual seria a importância da chegada de Jesus em sua cidade?

1. Jairo era servo de Deus? (Sim, ele era um dos “líderes” da sinagoga. Ele tinha cuidado com seu relacionamento com Deus.)

2. Alguns dos líderes judeus tinham problemas com Jesus. Qual era a situação de Jairo? (Ele ficou de joelhos e mostrou que tinha fé em Jesus.)

3. Especificamente, o que Jairo pediu a Jesus? (“Vem ... para que minha filha seja curada e viva”. Ele queria curar e evitar a morte.)

B. Leia Marcos 5:24. Jesus concordou em ajudar a filha de Jairo?  

1. Qual era o problema real? (A grande multidão. Provavelmente, isso criou um problema quando Jairo foi até Jesus para pedir-lhe que fosse com ele.)

C. Leia Marcos 5:25-29. Suponha que você fosse aquela mulher. Que tipo de atitude você teria tomado? (Sem dúvida, ela se sentia desesperada. Ela gastara todo seu dinheiro com médicos e eles não foram capazes de ajudá-la. Ela estava num estado de “impureza” constante (Levítico 15:19) e, para chegar a tocar Jesus, quer dizer que ela estava disposta a deixá-lo impuro também.)

D. Leia Marcos 5:30-31. O que os discípulos acharam da pergunta de Jesus? (Eles acharam que era uma pergunta boba, pois o povo aglomerado, tocava e pressionava o tempo todo.)

E. Leia Marcos 5:32-34. Por que a mulher teve medo? (Presumivelmente, ela sabia que ao tocar num líder religioso, o deixaria impuro.)

1. Como ela se sentiu, depois que Jesus lhe falou? (Fabulosa. Seu medo foi embora.)

F. Coloque-se no lugar de Jairo, novamente. Ele estava feliz por causa daquela mulher?

1. Os discípulos de Jesus achavam que ele havia feito uma pergunta boba, ao ser tocado. O que você acha que Jairo estava pensando, enquanto a vida de sua filha estava na balança?

G. Vamos considerar essa situação com seriedade. Aquela mulher tinha um problema de hemorragia há doze anos. Faria alguma diferença se Jesus  tivesse atrasado um dia ou algumas horas para ajudá-la? 

1. Jesus mostrou falta de sensibilidade, de bom senso ou de urgência ao não atender, primeiro, os casos mais urgentes? 

2. Você sentiria vontade de gritar, se fosse Jairo?

3. Todas as circunstâncias normais foram ignoradas - o fato de que Jairo tinha um caso urgente, que ele era amigo de Deus e que tinha uma posição religiosa importante? 

H. Leia Marcos 5:35-36. Acabou, o pior aconteceu! O que Jesus quis dizer com “não tenha medo; tão somente creia”? Ter medo do que? Acreditar no quê? A filha de Jairo estava morta! Seu pedido para a cura foi, efetivamente, negado. O tempo para sentir medo ou ter fé passaram! Ou não? 

1. Note que a mulher sentiu medo (Marcos 5:33) e Jesus sugeriu que Jairo sentisse medo. Quantos dos seus problemas envolvem medo? 

2. O medo é uma das ferramentas de satanás? 

I. Leia Marcos 5:37-42. O atraso ultrajante de Jesus com a mulher impura, naquele momento, não fazia mais diferença para Jairo e sua esposa? 

1. Qual o benefício que você pode ver na demora de Jesus? (Se Jesus apenas tivesse curado a menina, algumas pessoas poderiam dizer que ela melhorou sozinha. Naturalmente, ninguém melhora depois que morre. A história salienta que ela, realmente, estava morta, ao dizer-nos que as testemunhas riram quando Jesus falou que ela apenas dormia.)

J. Considere essa história no contexto de todas as vezes em que você achou que Jesus o abandonou, no momento em que você ou alguém que você ama precisou de cura ou de ajuda. Será que sua história não terminou do mesmo jeito - o atraso não teve nada a ver? (Quando estivermos no céu, estaremos num lugar onde o atraso não irá importar! Glória a Deus! Ele fará o que é certo.)

II. Bartimeu

A. Leia Marcos 10:46-48. Podemos entender porque aquele cego chamou Jesus. Por que as pessoas “o repreendiam para que ficasse quieto”?

1. Aquelas pessoas que repreenderam Bartomeu o respeitavam? Será que elas se preocupavam com ele?

2. Será que aquelas pessoas achavam que ele era digno de um tempo com Jesus?

B. Leia Marcos 10:49. Jesus mudou a atitude da multidão? Você tem esta mesma capacidade? 

C. Leia Marcos 10:50-52. Observe a diferença entre a forma como a multidão tratou Bartomeu (“fique quieto”) e a forma como Jesus o tratou ( quero ouvir você). O que Jesus estava fazendo por Bartomeu, além de curar sua visão? 

1. Se você fosse cego e recém tivesse sido curado, você seguiria Jesus, no meio daquela grande multidão, ou iria encontrar seus amigos e familiares para ver-lhes a aparência? 

a. O que isso revelou sobre Bartimeu?

III. Betesda

A. Leia João 5:1-3 e João 5:7. O que o texto sugere sobre a razão pela qual todas as pessoas  inválidas se colocavam dentro da piscina? (“O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitada as águas, era curado de qualquer doença que tivesse.”)

1. Você acha que as pessoas eram curadas de verdade? (Eu acho que sim - caso contrário não faria sentido ficar à volta. (O versículo quatro é controverso. Ele diz, especificamente, que as pessoas eram curadas. O contexto, por si só, indica que isso foi verdade.)

2. Se as pessoas eram curadas quando a água se agitava, por que Deus curaria daquela forma? 

B. Leia João 5:5-7. O que estava errado com a resposta daquele homem? (Ele estava concentrado no problema e, não, na pergunta de   Jesus acerca de sua esperança.)

C. Leia João 5:8-9. Por que Jesus curou apenas um sujeito, quando lemos (João 5:3) que um “grande número de pessoas doentes e inválidas” estavam presentes?

1. Será que o “vencedor da competição chega primeiro” ou Jesus escolheu aquele sujeito na multidão e o curou, para lembrar a você que ele deixou Lázaro morrer? Parece um tanto arbitrário? 

D. Leia João 5:13-15. O que este episódio sugere sobre a razão pela qual Jesus curou apenas uma pessoa? 

1. Discutimos, em lições anteriores, como coisas ruins podem, algumas vezes, nos fazer voltar para Deus. O que deve ter feito aquele sujeito “parar de pecar”? (Um milagre. Uma tremenda benção em sua vida.  Isto mostra que uma benção pode ser o método que Deus usa, para corrigir o pecado em sua vida.)

IV. Dorcas

A. Leia Atos 9:36-37. Se Deus toma a decisão executiva na morte da cada um de nós, por que Ele deixaria Dorcas morrer? (Do mesmo jeito que ocorreu na situação com Lázaro, antes de Jesus chegar, parece impossível explicar.)

1. Qual é o significado do corpo de Dorcas ter sido lavado? (Ela estava, realmente, morta.) 

B. Leia Atos 9:38-40. Todas as histórias dessa lição envolveram milagres realizados por Jesus. O que isso nos ensina? (Que você não tem que ser Deus para ser um agente de milagres.)

C. Leia Atos 9:41-42. O que esse acontecimento sugere sobre a razão pela qual Dorcas morreu?  (“Muitos creram no Senhor.” Temos uma compreensão limitada dos caminhos de Deus mas, mesmo com nossas limitações, podemos perceber as razões para as decisões de Deus.)

D. Amigo, não acho que devemos tentar explicar o pensamento específico de Deus, para pessoas que estejam sofrendo por causa de perdas trágicas, uma vez que nossa compreensão é imperfeita. Mas, essas histórias mostram que devemos confiar no Deus que morreu por nós, porque nos ama demais. Você vai se decidir a confiar em Deus, por mais que coisas ruins aconteçam?

V. Na próxima semana: “Jesus Conquistava a Confiança das Pessoas”

Tradução: Denise de Mesquita

**********************************

Direito de Cópia de 2016, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugeridas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

Se você costuma receber esses comentários por e-mail mas, em alguma semana, houve  falha ou extravio do recebimento, você poderá encontrá-los clicando neste link: 

Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2016.html


**********************************

Nenhum comentário: