(Jó 1, Ezequiel 28, 1 João 4)
Introdução: Todos nós sabemos que Deus é bom, certo? Por esta circunstância, em minha antiga igreja acrescentamos a frase "a toda hora e em todo o tempo, Deus é bom." Então, o que há para estudar esta semana? Na melhor das hipóteses, você pode saber que Deus é bom, mas um monte de pessoas está incerta. A pior parte deste problema é que você deve ser o ponto de partida, de onde estas pessoas estarão formando suas opiniões. Vamos explorar o que a Bíblia diz sobre esta questão e o que devemos fazer sobre isto!
I. O Problema Cósmico
A. Leia Jó 1:1-3. O que aprendemos acerca do caráter de Jó? (Ele era "reto e íntegro." Ele era um grande cara.)
1. O que aprendemos sobre suas finanças? (Ele era rico.)
2. O que aprendemos sobre sua reputação? (Ele era "o maior.")
3. O que aprendemos sobre o tamanho de sua família? (Era numerosa!)
B. Leia Jó 1:4-5. Qual era a atitude de Jó, acerca da vida espiritual de seus filhos? (Ele estava, ativamente, envolvido. Ele oferecia holocaustos por eles e, aparentemente, confessava seus pecados.)
1. Os pais podem confessar os pecados de seus filhos? (Leia 1 João 5:16-17. A prática de Jó e este texto há muito me interessam. Não acho que eu compreenda, integralmente, o que se passa - mas, parece que alguns pecados são suscetíveis de perdão, por meio da oração de outras pessoas.)
C. Leia Jó 1:6-7. Por que satanás faz parte desta reunião de comitê?
1. O que significa a pergunta de Deus? Deus estava em dúvida quanto ao lugar onde satanás estava vivendo? Deus estava desafiando a presença de satanás?
D. Leia Ezequiel 28:13-14. Onde estava vivendo este glorioso ser? (No céu. "No monte santo de Deus.")
E. Leia Ezequiel 28:15-16. O que aconteceu com este glorioso ser? (Por causa da maldade, ele foi expulso do céu.)
F. Leia Ezequiel 28:17. Qual era a fonte da maldade deste ser? (Orgulho, decorrente da beleza. Isso corrompeu os pensamentos desta pessoa.)
G. Leia Apocalipse 12:7-9. O que isto sugere sobre a verdadeira identidade deste glorioso ser? (Trata-se de satanás.)
H. Vamos reler Jó 1:6-7 e o fator pelo qual temos aprendido suas práticas, a partir de Ezequiel e Apocalipse. Por que satanás está na terra? (Ele foi expulso do céu para a terra.)
1. Deus sabia disto? (Claro! Houve uma grande batalha entre Deus e satanás.)
a. Então, o que você acha que Deus estava, realmente, perguntando? (Não acho que Deus estivesse perguntando qualquer coisa. A reunião parece ter sido no céu. Deus estava insultando satanás, lembrando-o que ele não era mais um morador do lugar mais desejável, no céu, mas, sim, um morador da terra.)
I. Releia a resposta de satanás , na última parte de Jó 1:7. Satanás não deu, exatamente, uma resposta. "Da terra" deveria ter sido a resposta adequada. O que sugere a natureza da resposta de satanás? (Ele estava se vangloriando, na idéia de que, mesmo banido, agora ele era o governante da terra.)
J. Leia Jó 1:8. Deus queria saber se satanás havia se encontrado com Jó? (Não. Deus estava desafiando a pretensão de satanás em ser o governante da terra. Deus lembra a ele que o homem mais importante na terra era Seu discípulo e, não, satanás. De fato, Jó respeitava a Deus e "esquivou-se" de satanás.)
K. Leia Jó 1:9-11. Satanás poderia ter respondido: "estou trabalhando neste problema." Por que ele respondeu daquele jeito? (Satanás insultou Deus. Ele disse que Jó era como uma prostituta - que servia a Deus por dinheiro e não por causa de sua afeição por Ele ou por amar fazer o que era correto.)
1. Por que satanás disse isto? Seu objetivo era, simplesmente, insultar a Deus ou você acha que satanás acreditou no que disse?
L. Leia Gênesis 3:1-5. Como satanás ganhou sua posição na terra? (Ele prometeu a Eva uma coisa que ele afirmou que Deus não daria a ela. Ele a subornou.)
M. Passe, rapidamente, por Deuteronômio 28 e leia Malaquias 3:10-11. As acusações de satanás são verdadeiras? (Confundir a verdade é o método de operação de satanás. Sim, é verdade que ser seguidor de Deus, geralmente, traz bençãos. A questão para Jó e para cada um de nós é: seguimos a Deus por causa de Suas bênçãos?)
N. Leia Jó 1:12. Quem está sendo testado aqui? Isto é um desafio para o caráter de Deus ou para o caráter de Jó? (É, no mínimo, um teste para Jó. Ele é como uma prostituta? Ou, ele serve a Deus sem afeição e lealdade a Sua causa? Por outro lado, Deus desafiou a autoridade de satanás sobre a terra, apontando para Jó.)
1. Que caráter não está em questão? ( De satanás! Sabemos das coisas ruins que aconteceram quando Jó estava nas "mãos" de satanás.)
O. Se você ler o restante do livro de Jó (ou mesmo o resto do primeiro capítulo do livro), você verá que coisas terríveis aconteceram a Jó. Se você fosse Jó, o que você diria se soubesse a verdadeira razão pela qual coisas terríveis estivessem acontecendo em sua vida?
1. Isto seria como um "chest bump" entre Deus e satanás - e o sofrimento de Jó? {"chest bump"= solavanco no peito. Expressão usada em esportes, como futebol, quando duas ou mais pessoas saltam e batem de frente, no peito.}
2. Ou, este é o desafio fundamental para o caráter de Deus?
3. Você acha que isto foi algo "momentâneo"? Ou, você acha que a situação de Jó continua a se refletir na terra?
a. Supondo que você respondeu: "Sim, acho que isto tem se repetido inúmeras vezes, e isto pode estar acontecendo na minha vida, agora!" Se o assunto em questão é o caráter de Jó (em oposição ao caráter de Deus), como isto é coerente com a graça? Como isto é consistente com a justificação pela fé?
II. A Resposta Cósmica
A. Leia Mateus 20:17-19. O que isto revela acerca do sacrifício de Jesus em nosso favor ter sido voluntário? (Ele predisse isto. Jesus poderia ter evitado ir para Jerusalém.)
1. Veja o versículo 19 e considere as tres coisas que Jesus disse que os gentios fariam com Ele. Você gosta quando as pessoas riem de você - não como resultado de uma brincadeira, mas porque elas acham que você não é digno de respeito?
a. Você gostaria que as pessoas lhe causassem dor física muito séria e que elas fizessem isto só porque elas podem?
b. Você gostaria de morrer de forma dolorosa?
B. Leia 1 João 4:10. Por que Jesus, voluntariamente, passou por ridículo, tortura e morte? (Ele nos amou. Ele expiou nosso pecados.)
C. Leia Romanos 3:21-25. Nossa justificação depende de obediência à lei? (Não! Isto é uma "justificação de Deus, à parte da lei.")
1. De que depende nossa justificação? (Todos nós pecamos, mas Jesus morreu em nosso lugar. Isto se reflete no serviço do santuário, que temos estudado neste semestre.)
2. O que é exigido de nós? ( Fé em Seu sangue. Isto seria como uma oposição à fé em nossas boas obras.)
D. Leia Romanos 3:26. Como a morte de Jesus por nós transformou-se em justiça? (Você lembra quando estudamos 2 Samuel 14:4-9? Esta história reflete o "Estado de direito". Se um rei declarasse que a lei não seria seguida, então ele era, pessoalmente, responsável pela violação. Quando Jesus, por amor, decidiu nos liberar da pena de morte - que a lei exige, por causa do pecado - Ele tomou sobre Si o castigo. Isto é ao que Romanos 3:26 se refere para o que parece ser, grosseiramente, a injustiça como "justiça.")
III. Glórias a Deus
A. Voltemos para Jó. Lembre-se que consideramos duas perguntas: "De quem é o caráter em questão: de Deus ou de Jó? E, "se o caráter de Jó é a questão, como isto é consistente com a justificação pela fé?" Leia Mt 5:16. Como o foco em Jó responde a questão sobre o caráter de Deus? (Nossa ações refletem em Deus. Se Jó foi fiel, suas atitudes refletiram em Deus.)
B. Leia 1 João 4:11-12.Como Jó mostraria que o argumento da prostituta de satanás era falso? ( Os seguidores de satanás o seguem por aquilo que eles pensam que irão conseguir. Os seguidores de Deus O seguem por amor.)
C. Qual a importância de nossas ações? Será quer importa observar a lei de Deus? (Elas não fazem nada para ganhar nossa salvação. Mas, elas são fundamentais para refletir a glória de Deus. Se obedecemos, se mostramos amor pelas outras pessoas, então revelamos o caráter de nosso Criador e Redentor.)
D. Amigo, hoje você vai pedir que o Espírito Santo o ajude a dar glórias a Deus, através de suas ações? Através do seu amor?
IV. Próxima semana : "Exortações do Santuário".
Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.
Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2013.html"
Tradução: Denise de Mesquita
Nenhum comentário:
Postar um comentário