(Hebreus 10)
Introdução: Você gostou de estudar esta série de lições sobre o santuário? A grande notícia nesta série é a justificação pela fé! Um julgamento está acontecendo no céu, onde Jesus, nosso Sumo Sacerdote, Se apresenta como o sacrifício para aqueles que O aceitam pela fé. O que isso significa para a vida diária? Nossa última lição nesta série encerra com um olhar para a relação entre a graça, as obras e a confiança em nossa salvação. Vamos mergulhar em nosso estudo bíblico e aprender mais!
I. Aperfeiçoado
A. Leia Hebreus 10:1. O que significa que a lei é uma sombra e, não, a realidade? (Significa que ela nos dá uma idéia do que Deus tem em mente mas não é, na verdade, o que Deus tem em mente.)
B. Leia Hebreus 10:2-4. Que lei você acha que está sendo discutida? Refere-se aos Dez Mandamentos? (Acho que os Dez Mandamentos são uma sombra do que Deus tem em mente para nós mas aqui, acredito que a referência é, especificamente, para o sistema sacrificial.)
C. Leia Hebreus 10:5-7. Se Deus estabeleceu o sistema sacrificial, como Ele não poderia estar satisfeito com isso? (Acho que o sistema sacrificial tinha duas funções: apontar para o que Jesus faria por nós e para lembra-nos (Hebreus 10:3) da terrível natureza do pecado. Não acho que Deus estava satisfeito com a morte de tantos animais e o fato de que essas mortes não eram o verdadeiro remédio para o pecado.)
D. Leia Hebreus 10:8-10. O sistema sacrificial ainda está em vigor? (Não. Quando Jesus morreu em nosso lugar, Ele deixou para trás o velho sistema.)
1. Por que isso é uma boa notícia? (Por que Jesus morreu por nós, e se aceitarmos isto, "teremos sido santificados...de uma vez por todas.")
a. O que significa isto – ser santificado de uma vez por todas?
E. Leia Hebreus 10:11-14. Observe como aqui as coisas estão declaradas de modo um pouco diferente. Nos diz que Jesus "aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados". Como esclarecer a questão quanto a sermos santos? (Somos perfeitos quando dependemos da vida, morte e ressurreição de Jesus. Somos perfeitos porque Jesus é perfeito e não porque somos pessoas perfeitas. Mas, isto nos coloca na estrada que nos conduz à santidade - a decisão de viver de acordo com o que Jesus fez , aperfeiçoa-nos.)
F. Leia Hebreus 10:15-16. "Depois daqueles dias." Depois de quais dias? (Depois de Jesus aperfeiçoar-nos.)
1. O que acontece depois que Jesus nos aperfeiçoa? (Ele coloca Suas leis em nossos corações e as escreve em nossas mentes, através do Espírito Santo.)
a. O que significa - ter as leis em nossos corações e mentes? (Em primeiro lugar, temos o coração para Deus. Desejamos fazer Sua vontade. Em segundo lugar, significa que tomamos a decisão, em nossas mentes, de fazer a sua vontade.)
b. Como isso está em harmonia com sua vida? Encontro-me sendo atraído para o pecado. E você? (Não acho que a atração para o pecado vá embora deste lado do céu. Romanos 7:21-25 explica sobre esta atração mas também observa que nós queremos fazer o bem. Um coração para Deus significa que queremos fazer o bem, mesmo que nossa natureza pecaminosa nos leve a pecar. Precisamos tomar uma decisão mental, a cada dia, para termos nossa vidas guiadas pelo Espírito Santo.)
II. Confiança em Nossa Salvação
A. Leia Hebreus 10:19-21. O que significa "entrar no Santo dos Santos?" (Leia Levítico 16:1-2. Deus aparecia no Santo dos Santos - e os homens pecadores morreriam em Sua presença. No entanto, agora, podemos entrar na presença de Deus com a confiança de que não morreremos , porque Jesus nos aperfeiçoou.)
B. Leia Hebreus 10:22. O que nos faz lembrar a expressão "nossos corpos lavados com água pura"? (Batismo!)
1. Leia Romanos 6:3-7. O que o batismo significa para nós? ("Fomos sepultados com Ele na morte, por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos... também nós vivamos uma vida nova." Quando somos batizados, participamos na morte de Jesus, pelos nossos pecados!)
2. Veja, novamente, Hebreus 10:22. O que é um coração sincero com plena convicção de fé? (Embora não possamos ganhar a salvação através de nossas obras, Jesus está procurando por aqueles que dizem, sinceramente, que estão contando, pela fé, com aquilo que Ele fez por eles.)
3. Quando Hebreus 10:22 nos diz que nossa consciência culpada é algo que também está limpo, o que isto quer dizer? (Significa que você não precisa mais sentir culpa por seus pecados. Satanás é o acusador, não Deus. Deus nos limpa e, portanto, você deve aceitar Seu perdão e deixar a culpa para trás!)
C. Leia Hebreus 10:25. Qual é o problema em potencial mencionado aqui? (Todos nós precisamos ser encorajados em nossa fé. Todos nós precisamos ser lembrados do que Jesus fez por nós. Precisamos reunir-nos com outros crentes para sermos encorajados.)
1. O que isto sugere sobre a leitura destes estudos bíblicos? (Significa que apenas a leitura das lições, na internet, não é bom o suficiente! Todos nós precisamos estudar a Bíblia com outros crentes, reunindo-nos para louvar e adorar a Deus com eles.)
III. Aviso
A. Leia Hebreus 10:26-27. De repente isso ficou feio! Sei que você, provavelmente, pecou hoje. Estou certo que seu pecado não foi um acidente - não é como você tropeçar e cair no pecado. Você pecou consciente e deliberadamente. Talvez você não tenha dito: "Acho que vou pecar hoje." Mas seu pecado, provavelmente, não foi um acidente. Nós todos deveríamos estar esperando, agora ,"fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus?"
1. Como poderíamos encaixar, tão rápido, a confiança de entrar na presença de Deus com o temer que tenhamos nos tornado inimigos de Deus?
2. Como explicar Romanos 7:21-25? Paulo foi inimigo de Deus?
B. Leia Hebreus 10:28-29. Que tipos de ações são descritas aqui? Observe as "palavras de ação": "rejeitou," "pisoteou," "profanou o sangue [de Jesus]," e "insultou o Espírito da graça." O que estas palavras de ação sugerem? (A questão do pecado não "deliberado", no sentido de que tudo o que você faz é deliberado. Pelo contrário, isso aqui significa que você rejeitou Deus. Você rejeitou a graça. Você rejeitou o que Jesus fez em seu nome. Sua mentalidade é hostil a tudo o que Deus tem feito.)
1. Deus está sendo justo, aqui? De tudo o que é repulsivo, isto se torna uma pressão rápida e desagradáveI? (Não! Uma vez que Deus fez tudo por nós, sofrendo uma morte terrível e dolorosa em nosso lugar, Ele não tem o direito de ficar chateado se rejeitarmos Seu amor e sacrifício? Se "pisotearmos" o Seu amor e graça? Digo que "sim.")
2. Há algo positivo nesses versículos? (Sim. Não nos tornamos perdidos, acidentalmente. Nós tomamos uma decisão ao rejeitarmos tudo o que Jesus fez por nós. Todos os santos acham que estão pecando, deliberadamente. Mas, acredito eu, isso não é o que está sendo descrito aqui. Isto é, deliberadamente, rejeitar o sacrifício de Jesus em nosso favor e escolher uma vida de pecado.)
3. O que acontece se você tem um filho ou filha, pais ou cônjuge que, você teme, rejeitaram Jesus. Há alguma esperança? (Sim. Observe o que Hebreus 10:26 diz: "depois que recebemos o conhecimento da verdade." A maioria dos que estão rejeitando Jesus, hoje, nunca entenderam totalmente a verdade. Lembro-me de um ponto, quando eu era jovem, pois eu tinha sido ensinado na justiça através das obras, e cheguei à conclusão que nunca fui bom o suficiente e poderia, muito bem, ter rejeitado a Deus. Eu não tinha "recebido o conhecimento da verdade.")
IV. Coragem
A. Leia Hebreus 10:32-34. Você compararia as coisas ruins em sua vida com esta lista?
B. Leia Hebreus 10:35. Que tipo de confiança estamos falando? (Confiança em Deus. Confiança que estamos fazendo o que é certo, mesmo que isto possa nos levar a sofrer.)
C. Leia Hebreus 10:36-39. O que significa "retroceder?"
D. Leia Apocalipse 21:8. Covardes estão listados antes de assassinos? Que mensagem Deus está nos passando nessas referências, quanto a retroceder e covardia? (Deus está procurando aqueles que confiam nEle. Ele está procurando pelos fiéis que têm confiança no que Jesus fez por eles. Aqueles que estão confiantes em sua salvação.)
E. Amigo, você vai se determinar, hoje, a confiar em Deus? Você vai colocar fé nEle e em Sua graça? Você vai deixar para trás a confiança em você mesmo?
V. Próxima semana: Começaremos uma nova série de lições que trata a respeito de ser discípulo de
Jesus.
Direito de Cópia de 2013, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.
Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado semanalmente em "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2013.html"
Tradução: Denise de Mesquita
Nenhum comentário:
Postar um comentário