A Fornalha Ardente (Daniel 3)
Introdução: Como a tentação chega até você? Ela vem nas grandes questões ou nos pequenos detalhes da vida? Nosso estudo desta semana é sobre três jovens que foram colocados frente a frente com a questão da adorarem de um falso deus ou perderem a vida. Você pode estar pensando “Nunca passei por nada parecido e espero que nunca passe!” Lembre-se, porém, que estes três jovens começaram com a questão da lealdade a Deus quando se tratava de dieta. É possível que não tenhamos enfrentado as escolhas grande e dramáticas porque temos falhado nas pequenas escolhas? Ou será que perdemos de vista o quadro completo – que todas as questões de Lealdade a Deus, tanto grandes quanto pequenas, são, no final das contas, questões de vida ou morte. Vamos mergulhar no nosso estudo e ver o que podemos aprender sobre sermos leais a Deus sob terríveis pressões!
I. A Imagem
A. Leia Daniel 3:1. O SDA Bible Commentary nota que esta imagem é mais ou menos do mesmo tamanho da estátua da Liberdade no porto de Nova Iorque (Sem levar em conta o pedestal sob a Estátua da Liberdade). O que você acha que inspirou o rei Nabucodonosor a encomendar esta obra de arte de dez andares? (Sem dúvida isto é resultado do sonho (Daniel 2) que ele teve e Daniel interpretou.)
1. Posso ver aqui alguma licença artística sendo usada, com relação à imagem do sonho. Em que a imagem real era diferente da imagem do sonho? (Daniel 2:37-38. No sonho, apenas a cabeça e ra feita de ouro. A cabeça era a única parte que representava Nabucodonosor.)
a. Se você fosse Nabucodonosor, por que iria querer fazer a imagem inteira de ouro? Fidelidade ao sonho poderia te economizar muito dinheiro! (Quem quer ser lembrado de que ele (e seu reino) é mortal e tem os dias limitados? É claro, existe também a questão daquela pedra irritante (Daniel 2:34-35), que é melhor esquecer.)
b. De quem você acha que era a face que estava na estátua?
B. Leia Daniel 3:2-3. Se você não conhece nada do resto da história, gostaria de ser convidado? (Todos os que eram alguma coisa no governo foram convidados. Este era o lugar para se estar, se você fosse importante ou quisesse ser considerado importante. Além disso, sem dívida as pessoas haviam ouvido sobre esta maravilhosa estátua. Eles queriam vê-la e fazer parte da cerimônia de dedicação, para que pudessem esnobar seus amigos e parentes.)
II. O Teste
A. Leia Daniel 3:4-5. O que você acha, as pessoas sabiam com antecedência que esta não seria uma cerimônia comum de dedicação – e que este era primariamente um evento religioso?
1. Leia Daniel 2:46-47. Como o rei Nabucodonosor poderia se desviar tanto?
2. Leia Daniel 2:49. Você acha que Daniel tinha um conhecimento antecipado do que o rei tinha em mente para a cerimônia de dedicação? (Foi Daniel quem interpretou o sonho. Foi Daniel quem serviu corretamente na corte o rei. É claro que ele sabia que esta enorme estátua estava sendo construída na planície de Dura. Porém, Nabucodonosor pode ter pensado, considerando o sonho verdadeiro, que era melhor não falar nada para Daniel sobre o que ele tinha em mente e mandar Daniel sair em viagem de negócios. Parece contrário ao caráter de Daniel ter um conhecimento antecipado da exigência da adoração, providenciar sua própria viagem para fora da cidade e não avisar seus amigos.)
B. Leia Daniel 3:6. Qual é a razão para esta parte da fornalha ardente desta ordem? Havia uma questão de lealdade no reino? (pode ser que Daniel de seus três amigos estivessem ganhando conversos para o verdadeiro Deus.)
1. Como você acha que os “sábios nativos” viam a Daniel e seus três amigos? (Escravos capturados sendo promovidos acima de você? A idéia era escandalosa! Estou certo que esses homens logo esqueceram que suas vidas foram salvas por Daniel e que havia muita inveja entre os “sábios nativos” acerca do poder e autoridade destes cativos judeus. Talvez os nativos tenham sugerido ao rei este castigo.)
C. De vez em quando nestas histórias vemos a luta entra Deus e Satanás. Entre a Cidade de Deus e a Cidade de Satanás. Entre os servos de Deus e os servos de Satanás. Na semana passada Deus triunfou através da interpretação do sonho e da elevação de Daniel e seus três amigos. Qual era o ponto, no sonho que Daniel interpretou? (que Deus estava no controle – Ele era o Mestre do Universo e dos eventos da terra.)
1. Qual é o ponto na imagem que Nabucodonosor fez baseado no sonho, e na ordem para adorar? (Que Nabucodonosor está no controle.)
2. O que levou as coisas a chegar a este ponto tão distorcido? (Orgulho, arrogância, talvez a passagem do tempo.)
a. Isto pode acontecer na tua vida? (Não sabemos o período de tempo entre o sonho e a construção da estátua. Com o tempo, podemos esquecer as lições de Deus para a nossa vida e voltarmos a confiar em nós mesmos.)
D. Leia Daniel 3:7. Algum problema com qualquer dos oficiais do governo que estavam visitando em atender à ordem real?
1. Havia alguma “pressão de grupo” operando aqui?
2. Havia alguns outros cativos judeus além de Daniel e seus três amigos? (Certamente.)
a. O que eles estavam fazendo? Como isto afeta Daniel e seus três amigos?
E. Leia Daniel 3:8-12. Quem denuncia os três amigos de Daniel? (Um grupo de sábios – aqueles de quem Daniel era agora o chefe.)
1. Como eles identificam os três amigos? (Eles usam seus nomes, mas também os chamam de “judeus” e mencionam sua autoridade.)
2. A reclamação está limitada à sua falta em adorar a imagem de ouro? (Não. Estes sábios sabem que a questão verdadeira é a lealdade a Deus.)
3. Dado os aspectos da reclamação, que acabamos de discutir, o que você acha que está por trás da reclamação? (Esta é a prova do que discutimos antes: estes homens não gostam de estar sob a autoridade de estrangeiros que adoram um outro Deus. Esta é uma oportunidade de se livrar destes hebreus e enfraquecer a Daniel sem atacá-lo diretamente.)
F. Leia Daniel 3:13. Você diria que o rei Nabucodonosor tem um problema de controle da ira?
G. Leia Daniel 3:14-15. Nabucodonosor não acredita diretamente na palavra dos astrólogos. Ele chama os três amigos para se certificar dos fatos e lhes dar uma segunda chance. Por que este irado rei toma tempo com eles?
1. O que o rei Nabucodonosor acredita ser a questão verdadeira? (A última frase do verso 15 revela a questão verdadeira: o teu Deus não pode te salvar de mim. Esta é, como sempre, uma questão de lealdade ao Grande Deus do Céu.)
H. Leia Daniel 3:16. Por que não? Se fosse comigo, iria revisar toda a história do sonho, os sábios sendo salvos, a interpretação do sonho, a confissão que Nabucodonosor fez acerca do verdadeiro Deus (Daniel 2:47) e então terminar de forma dramática com a afirmação, “Se não fosse pelo nosso Deus, aquele a quem tu reconheceste, não terias nem mesmo esta grande imagem, e nós não estaríamos aqui!” Os três amigos de Daniel não foram um pouco deficientes em sua habilidades “advocatícias”? Será que o ardor do fogo os tirou do jogo? (Não. O ponto deles é simples, sem ser insultuoso: “Rei, tu sabes melhor do que nós. Tu nos conheces e à nossa lealdade ao único Deus, o grande EU SOU.”)
I. Leia Daniel 3:17-18. Vamos seguir este argumento. “Nosso deus pode nos salvar, nosso Deus nos salvará, mas no caso em que Ele não o faça, nós ainda seremos leais”. Por que dizer que o teu Deus te livrará e então dizer, “Bem, talvez não?” (Parte da lealdade dos três amigos, parte da tua lealdade, é reconhecer que Deus tem Seus próprios pensamentos. Ele está no controle, não você. O assunto é acerca dEle, não acerca de você. Você sabe o que gostaria que Ele fizesse. Porém, a tua lealdade é exigida, seja o que for que Ele realmente decida fazer.)
J. Leia Daniel 3:19. A atitude de Nabucodonosor em relação a eles mudou. O que isto diz acerca de seu conhecimento do Deus deles? (Este texto mostra que Nabucodonosor verdadeiramente os conhecia. Se fossem apenas três sábios que ele não conhecesse realmente, ele não teria esta “atitude” com relação a eles. Sua atitude favorável se transformou em um novo acesso de fúria.)
1. Por que Nabucodonosor se tornou furioso? (As pessoas não gostam de ser lembradas de seus pecados.)
III. O Resgate
A. Leia Daniel 3:20-23. O que eles temiam aconteceu. Eles foram realmente lançados na fornalha ardente. Como você se sentiria agora, se fosse um dos três amigos?
B. Leia Daniel 3:24-27. Por que Deus espera até que o desastre chegue para agir?
1. Gostaríamos que Deus não esperasse o desastre chegar para agir, mas que lição existe no fato de que havia quatro homens na fornalha e um deles se parecia “com um filho dos deuses?” (Deus demonstrou que Ele está com aqueles que são fiéis mesmo diante dos mais terríveis testes. Deus não evitou que eles fossem lançados no fogo, Mas estava com eles no fogo e evitou que eles fossem feridos pelo fogo.)
C. Leia Daniel 3:28-30. “Nenhum outro deus é capaz de livrar alguém dessa maneira.” Na batalha global entre Deus e Satanás, quem tem agora a primazia?
1. Qual foi o resultado, profissionalmente falando, para os três amigos?
D. Amigo, você e eu precisamos deste tipo de confiança e lealdade. Mesmo se Deus não os salvasse, os três amigos de Daniel estavam determinados a serem leais. Deus os salvou, de uma forma dramática, e tanto o Grande Deus do Céu quanto os três amigos foram exaltados por causa disto. Você vai decidir a ser leal a Deus, mesmo nas pequenas coisas?
IV. Próxima Semana: O Julgamento de Nabucodonosor
=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário