quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Daniel - Lição 02

A Imagem de Nabucodonosor (Daniel 2)

Introdução: Você já se perguntou se alguém está te falando a verdade? Se sim, você fez alguma coisa para determinar qual era a verdade? Você já teve momentos em que se perguntou se Deus é “a verdade”? Já fez alguma coisa para descobrir? Ou será que esta é uma daquelas coisas das quais nunca poderemos ter certeza? O capítulo 2 de Daniel nos conta a história de um rei que queria ter certeza de que estavam lhe dizendo a verdade e quatro homens cujas vidas dependiam de descobrirem a verdade. Vamos mergulhar no nosso estudo sobre o sonho do rei e sobre ser honesto!

I. O Sonho

A. Leia Daniel 2:1-3. Você já teve algum sonho que te deixou incomodado?Algum sonho já te fez perder o sono?

1. Você já pensou que o teu sonho era (ou poderia ser) uma mensagem de Deus?

2. Por que você acha que Nabucodonosor ficou tão perturbado com este sonho? (Os reis sabem que eles são importantes. Portanto, seus sonhos devem ser importantes. O The New Bible Commentary nos diz que no antigo Oriente Médio os reis acreditavam que os deuses lhe davam mensagens através dos sonhos.)

a. O verdadeiro Deus daria a Nabucodonosor uma mensagem através de um sonho? (Leia Daniel 2:37. Deus deu a Nabucodonosor seu poder; por que não lhe daria também uma mensagem?)

3. Veja Daniel 2:2 novamente. Quantos sonhos Nabucodonosor teve? (Foi mais do que um. O texto diz que ele teve “sonhos”)

a. Que fato importante isto sugere a você? (Este era um sonho recorrente. Não é de espantar que Nabucodonosor pensasse que ele era importante.)

4. Que tipo de especialistas Nabucodonosor trouxe para resolver seu problema com o sonho?

5. Leia Deuteronômio 18:9-12. Qual é a opinião de Deus sobre este tipo de “especialistas”?

II. O Problema

A. Leia Daniel 2:4-6. Que tipo de chefe era Nabucodonosor?

1. Você acha que este grupo de especialistas se arrependeu do que disse no verso 4?

B. Leia Daniel 2:7. Por que os especialistas residentes disseram isto ao rei?

1. Compare os versos 5 e 7. Nabucodonosor disse que estava firmemente “decidido” que ele queria que os especialistas lhe contassem o sonho, bem como a sua interpretação. Neste contexto, por que os especialistas exigiam que o rei lhes contasse o sonho? (Eu aprendi que, quando um juiz me diz que decidiu algo, não é muito bom ficar incomodando-o sobre isto. Estes especialistas sem dúvida sabiam disto, o problema é que eles estavam desesperados.)

a. Por que você acha que eles estavam desesperados? (Porque, no passado, eles haviam enganado o rei a respeito de seu relacionamento com os deuses. Eles podem ter sido inteligentes, mas não podiam prever o futuro.)

C. Por que você acha que Nabucodonosor insistiu com seus especialistas para que eles lhe contassem os detalhes de seu sonho? (Leia Daniel 2:8-9. Nabucodonosor acreditava que eles tinham estado mentindo para ele. Se eles podiam dizer o futuro através de um sonho, seria uma coisa simples descrever o conteúdo de seu sonho. Isto era um teste tanto da honestidade deles quanto de sua habilidade para interpretar corretamente um sonho. Se eles não estavam lhe dizendo a verdade, qual seria o propósito de mantê-los ao redor? O problema com a interpretação de sonhos é que eles podiam lhe dizer qualquer coisa. Agora Nabucodonosor tinha uma forma sólida de testar o que lhe estava sendo dito.)

D. Leia Daniel 2:10-11. Analise os argumentos levantados pelos especialistas de Nabucodonosor. (1. Ninguém pode fazer isto. 2. Nenhum rei jamais pediu isto de seus súditos. 3. Ele deveria perguntar a um deus – e não havia deuses por perto.)

E. Leia Daniel 2:12. Como Nabucodonosor reage quando lhe dizem que ele não está sendo razoável – que nenhum rei que se preze pediria tal coisa?

1. Que lição você pode aprender para a próxima vez que o teu chefe te pedir para fazer uma tarefa difícil? (Não jogue a culpa da tua incapacidade para fazer algo, no teu chefe!)

III. O Teste

A. Leia Daniel 2:13-15. Como você reagiria se ouvisse o decreto do rei? “Sabedoria e bom senso” seria uma boa forma de descrever a tua resposta?

1. Os magos, encantadores, feiticeiros e astrólogos provavelmente estavam recebendo o que mereciam. O que você acha sobre este decreto estar sendo aplicado também a Daniel e seus companheiros hebreus cativos?

a. Daniel e seus amigos alguma vez se vangloriaram de que podiam interpretar sonhos?

B. Leia Daniel 2:16. Você gostaria de comparecer diante de Nabucodonosor? O que poderia te acontecer? (O último relato sobre o rei é que ele estava “irritado e furioso” e que tinha ordenado que Daniel (juntamente com o restante dos sábios) fosse morto. Eu não ia querer aparecer. O rei poderia não querer atrasar a minha execução se eu dissesse uma coisa errada.)

C. Leia Daniel 2:17-18.. Aparentemente o rei prometeu a Daniel mais tempo. Por que Daniel precisava que seus amigos também orassem acerca desta prova? (Daniel devia crer que ter um grupo orando é melhor.)

1. Você acredita que oração em grupo é melhor?

2. Leia Mateus 18:19-20. Por que você acha que Deus exige dois ou três para que Ele esteja presente? (O tema geral destes versos é que discutir algo com alguém dá melhores resultados. Isto desencoraja pedidos egoístas a Deus.)

D. Leia Daniel 2:19. Deus responde! O que Daniel faz depois que Deus revela o mistério? (Ele louva a Deus!)

1. Considere as tuas orações por um momento. Compare: com que intensidade você ora pedindo ajuda e com que intensidade você ora depois?

E. Leia o louvor que Daniel dá a Deus em Daniel 2:20-23. Veja especialmente os versos 21-22. Se Daniel cria verdadeiramente no Deus do Céu, ele precisava ter medo de Nabucodonosor? (Não. Nabucodonosor podia ter Daniel e seus amigos sob seu poder, mas o grande Deus do Céu tinha Nabucodonosor sob o poder dEle.)

1. Como Daniel podia saber que poderia ser possível revelar o sonho de Nabucodonosor? (Porque Daniel acreditava (verso 22) que Deus sabe tudo, mesmo as coisas ocultas, profundas e obscuras.)

F. Leia Daniel 2:24. Por que Daniel estaria preocupado com estes outros “sábios”? Eles não merecem a sua sentença? A vida dele não seria melhor se houvessem apenas quatro (Daniel e seus amigos) sábios no reino? (Suspeito que havia outros “inocentes” como Daniel, que estavam para ser executados.)

1. Que autoridade Daniel tinha para contradizer uma ordem do rei Nabucodonosor? (Creio que esta ordem não era popular e Arioque não estava ansioso para cumprir esta tarefa.)

IV. A Vitória

A. Leia Daniel 2:25-26. Como você teria respondido ao rei?

1. O que você acha sobre o que Arioque disse? (Ele não fez nada disso – Daniel veio até ele. Arioque estava tentando ficar com parte do crédito pela interpretação.)

B. Leia Daniel 2:27-28. Note que Daniel não menciona o seu próprio nome nem uma vez. Ele não diz nada acerca do seu papel nesta revelação. Por que?

1. Compare esta vitória com as tuas “vitórias” no trabalho e na igreja. Quantas vezes você menciona o teu papel nestes acontecimentos?

C. Leia Daniel 2:29-30. Finalmente, Daniel menciona seu próprio papel nos acontecimentos. Estude as palavras de Daniel nestes versos. Como ele explica o seu papel, o papel do rei e o papel de Deus neste processo?

1. Se você substituir o rei Nabucodonosor pelo teu patrão, pode aprender muitas coisas da forma como Daniel lidou com os problemas do trabalho, os quais Deus resolve para você.

2. Olhe o verso 30 – Será que Deus revelou o sonho para Daniel para salvar a sua vida (e a vida de seus amigos) ou para satisfazer a mente perturbada de Nabucodonosor? (Creio que o que Daniel diz ao rei Nabucodonosor não é uma “lisonja”, mas a verdade. Embora eu possa pensar que eu seja o “centro” da vida, não sou. O centro não é você, não sou eu. O centro é Deus e a Sua vontade.)

D. Leia Daniel 2:31-45. Não vou gastar tempo com o sonho e sua interpretação, exceto para te perguntar: Qual é o “ponto focal” da história do mundo? (O grande Deus do Céu triunfará na história e estabelecerá um reino que permanecerá para sempre.)

E. Leia Daniel 2:46-47. Nabucodonosor entendeu a mensagem sobre quem era o centro de tudo isto? Não exatamente. Não apenas o rei caiu prostrado diante de Daniel, mas ele disse “você foi capaz de revelar este mistério.” Contudo, Nabucodonosor compreendeu a mensagem que o grande Deus do Céu é o Deus dos deuses e Senhor dos reis.”)

1. Considere como as coisas progrediram. Na semana passada (Daniel 1, a Cidade de Satanás conquistou a Cidade de Deus. Os artigos de ouro para a adoração a Deus foram levados para serem usados no templo de Bel. Deus parece estar derrotado. Onde Deus está agora, no organograma das coisas?

a. O que foi preciso para colocar a Deus “novamente no topo” aos olhos do mundo? (Quatro rapazes fiéis orando e um deles dando a Deus as glórias!)

F. Leia Daniel 2:48-49. Você se lembra de que o plano original era que os cativos de Judá fossem treinados e então voltassem para administrar seu antigo país? O que Daniel e seus amigos terminaram administrando? (A Cidade de Satanás! Uma grande mudança na liderança, sem derramamento de sangue!)

G. Amigo, considere o que Deus pode fazer através de você se você decidir confiar nEle, orar, ser fiel e dar a Ele a glória!

V. Próxima Semana: A Fornalha Ardente

=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: