quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Isaías – Consolai o Meu Povo - Lição 01

Crise de Identidade (Isaías 1)

Introdução: Você já esteve em um tribunal, durante o transcurso de um julgamento? Se você observar um julgamento criminal, verá que a primeira coisa que o promotor faz depois que o júri é selecionado é explicar as acusações contra o réu. A defesa pode então explicar o seu lado do caso ou pode aguardar até que o promotor apresente as provas do estado. Isaías começa o seu livro como se fosse um promotor apresentando seu caso diante doa jurados. Jurados, vamos pular para dentro do nosso estudo e descobrir sobre o que este caso trata.

I. Que Mestre?

A. Leia Isaías 1:1-3. Que acusações Deus está fazendo contra Judá e Jerusalém? (O povo havia se rebelado contra Deus.)

1. Deus ilustra esta rebelião dizendo que “o boi reconhece o seu dono”. O que este texto sugere acerca do povo de Judá? (Eles não sabem quem está no controle.)

2. Deus também ilustra a rebelião dizendo que o jumento “conhece a manjedoura do seu proprietário”. O que este texto sugere acerca do povo de Judá? (A manjedoura é o lar. É um lugar para comer e dormir. O povo não “vive” com Deus. Eles não estão “comendo” na Sua mão ou se sentindo à vontade com Ele.)

a. Qual e o significado de Deus usar um boi ou um jumento como ponto de comparação com o povo de Judá? (Isto não é um elogio. Deus diz que o povo é mais tolo do que um jumento ou um boi. Não conhecem nem entendem o que um boi ou um jumento podem entender.)

3. Pais, Deus está falando sobre Seus filhos. Alguém está vendo algo familiar aqui?

B. Leia Isaías 1:4. Quais são as acusações específicas acerca das más ações do povo de Judá, apresentadas contra eles? (Eles são corruptos. Fazem o mal e cometem pecado. Não tem consideração por Deus.)

1. Deus os chama de “filhos”. O que isto sugere? (Imaturidade. Eles são rebeldes, imaturos e maus. Que grande condenação.)

2. Que importante idéia você encontra na acusação de que o povo havia “abandonado”, “desprezado” e “rejeitado” a Deus? (Eles não querem saber o que é certo. Têm uma atitude de rejeição a Deus.)

II. Diagnosticando o Corpo

A. Leia Isaías 1:5-6. Agora Deus soa como se fosse uma testemunha médica em um julgamento. O testemunho é que o corpo está em más condições. Estar em pecado é como tomar uma surra?

1. Você já passou por um tempo quando o pecado reinava na tua vida e você se sentia como se tivesse acabado de passar por uma luta de boxe com um campeão como adversário? Nós apanhamos do pecado?

2. O que o verso 5 sugere que seja a resposta correta? (Qual é o sentido lógico em continuar apanhando do pecado? A resposta é “não existe uma boa razão”.)

3. Que partes específicas do corpo são mencionadas como estando feridas? (A cabeça e o coração.)

a. Qual é o significado que vemos na menção destas duas partes do corpo? (A cabeça é a sede dos pensamentos. O coração simboliza o lugar das emoções. Deus diz que estas pessoas tem pensamentos e emoções doentias.)

4. Os ferimentos e escoriações não estão tratados. O que isto significa? (Parece que nada está sendo feito a respeito do pecado do povo. Não está sendo feita qualquer tentativa de se desviar do pecado.)

5. Esta descrição de um corpo em necessidade te lembra de algum outro texto da Bíblia? (Leia Apocalipse 3:17. Este é o veredito sobre Laodicéia, a igreja dos últimos dias! Se cremos que estamos vivendo nos últimos dias, então precisamos prestar muita atenção ao que Isaías está falando para Judá.)

B. Vamos voltar e rever Isaías 1:1-2. Por que Deus clama pelo céu e pela terra? (Acabamos de rever as acusações. Deus está colocando o caso diante dos céus e da terra. Você não é o único “jurado”, o universo está julgando o caso. Este é um assunto muito sério.)

1. Como Isaías sabe de tudo isso? (O verso 1 nos diz que Deus mostrou a Isaías as cenas deste tribunal. É interessante que Deus se comunique com Seus profetas através de imagens. Às vezes tendemos a pensar que imagens são ímpias e que a escrita é santa. Deus é um professor “visual”.)

C. Temos a cena do tribunal colocada diante de nós. Judá é acusado. Deus é o promotor. Os céus e a terra (e você) são o júri. Você acha que Judá compreende que as acusações são verdadeiras?

III. Que Futuro?

A. Leis Isaías 1:7-9. Pense no que você sabe a respeito de agricultura. O que você pensa que seja uma “tenda numa vinha” e um “abrigo numa plantação de melões”? (Abrigos temporários para descansar do sol.)

1. O que isto sugere sobre Judá? (Está à beira de um colapso.)

2. Qual é, segundo o verso 9, a razão pela qual Judá está prestes a entrar em colapso? (Porque quase todos os cidadãos foram mortos. Foram deixados apenas uns poucos sobreviventes.)

B. Isaías está falando do presente ou do futuro? (O tempo da profecia de Isaías está explicado no verso 1. Foi durante o reinado daqueles reis. O rei Uzias reinou de 790 a 739 B.C. Ezequias reinou de 715 a 686 B.C. Judá foi destruída em 586 B.C. Com base nestas datas, Isaías estava olhado cerca de 100 anos no futuro. Isaías estava dizendo, “Este é o seu futuro. É assim que vocês ficarão se não abandonarem os vossos pecados.)

IV. A Defesa

A. É típico em um julgamento (ou quando lidamos com crianças) que o “acusado” tenha algum tipo de defesa. A mesma coisa é verdade aqui. Vamos continuar lendo Isaías 1:10-11. Que defesa encontramos aqui?

1. Quando alguém está vivendo fora de sintonia com a vontade de Deus, o que sugerimos como cura? Começar a ir na igreja, certo?

a. Esta é uma defesa adequada?

2. Como você explica a reclamação de Deus aqui? Essas pessoas não estão indo à igreja? Dando ofertas? Confessando pecados?

B. Leis Isaías 1:12-14. Quando Deus pergunta “quem lhes pediu que pusessem os pés em meus átrios?”, o que este texto sugere? (Que eles não estão tendo respeito pelo templo.)

1. Quando Deus de refere às ofertas “inúteis”, o que este texto sugere? (Que eles não estão verdadeiramente arrependidos. Estão fazendo sacrifícios de animais, mas não estão sendo sérios acerca do pecado.)

2. Essas pessoas estão guardando o sábado. O que há de errado com isso? (Deus dia que as assembléias estão “cheias de iniqüidade”. Algo que Ele está suportando. Ver a adoração deles é um fardo.)

3. Ir à igreja é “sem sentido” para você?

a. O que este texto sugere que seja o problema? (O que lemos até agora sugere que o problema não está no “culto de adoração”, mas no coração e na mente do adorador. Simplesmente ir à igreja, apenas passar pelas formas de culto, não vai te salvar.)

C. Leis Isaías 1:15. Eu pensava que Jesus sempre ouvia as nossas orações. Isto não é verdade?

V. A Cura

A. Leia Isaías 1:16-17. Qual é a causa raiz da infelicidade de Deus com o povo? (Eles estão praticando o mal. Em vez de encorajar e defender os oprimidos, eles os estão matando (“suas mãos estão cheias de sangue” (veja o verso 15, última linha).))

1. Temos uma seqüência de passos bastante interessante, que Deus pede que o povo siga. Eles são:

a. Lavar-se (verso 16);

b. Parar de fazer o mal (verso 16);

c. Aprender a fazer o bem (verso 17).

B. Estes passos ainda são a “cura” para hoje?

1. O “órfão” e a “viúva” são termos usados para indicar que estas são pessoas pobres. O que é pedido que façamos em relação a eles?

a. O que a sociedade nos pede que façamos hoje? (Eu estava na igreja assistindo um pequeno filme sobre a obra que a escola da minha filha faz pelos sem-teto. A escola recolhe comida para os sem-teto e filma o trabalho todo. O que me impressionou é que os sem-teto estavam, geralmente, de 15 a 25 quilos acima do peso. Se eles estavam passando fome, isto não era evidente. A Bíblia parece ter para os pobres um foco diferente do que temos hoje. O objetivo da Bíblia para os pobres é a justiça – não uma vida sem sentido.)

C. Leia Isaías 1:18-20. As exigências que Deus faz de nós são razoáveis ou arbitrárias? O que o verso 18 nos sugere? (Deus não está gritando ordens. Nosso Deus diz “Vamos conversar como pessoas razoáveis”. Se Deus não tivesse um programa razoável, Ele não se dirigiria a nós desta forma.)

1. O perdão é oferecido ao povo de Judá. O que Deus pede em troca? (Ele nos pede que estejamos “dispostos a obedecer”, em vez de sermos aqueles que “resistem” e “se rebelam”.)

2. Tudo isto me preocupa um pouco. Com freqüência eu me vejo na posição estar em rebeldia. Me diga, de forma prática, contra o que devemos evitar nos rebelar?

a. Isto inclui os líderes da igreja?

b. Inclui o teu pastor?

D. Vamos voltar algumas perguntas. Ir à igreja não é um antídoto contra uma vida pecaminosa? (Penso que a questão que Deus está levantando é que, se você leva uma vida pecaminosa, mas vai regularmente à igreja, não é isso o que Deus quer. Vir à presença de Deus a cada semana ajuda a combater o pecado em nossa vida, exceto quando não prestamos atenção e achamos que ir à igreja semanalmente demonstra que somos santos e justos. Deus diz para tornarmos nossa adoração significativa. Prestar atenção aos teus sacrifícios e ofertas. Arrepender-se dos teus pecados (verso 16 “lavar-se”) e parar de praticar o mal.)

E. Amigo, e você? Quando você considera se está vivendo uma vida correta diante de Deus, a tua freqüência regular à igreja está no topo da tua lista “estou vivendo uma vida correta”? Já considerou como está vivendo entre os sábados? Deus nos chama para considerarmos se somos como os acusados de Judá. Se somos, Deus diz, “lavem-se, parem de fazer o mal, aprendam a fazer o bem!”

VI. Próxima Semana: Crise de Liderança

=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: