O Poder da Ressurreição (João 20 e 21)
Introdução: Espero que você, assim como eu, tenha chegado, neste ponto, a amar o livro de João! A má notícia é que este é o nosso último estudo sobre o livro de João. A boa notícia é que o nosso estudo é o evento mais glorioso da história do mundo. Jesus, nosso Salvador, ressurgiu dos mortos! Vamos pular direto para dentro do nosso estudo desta vitória do bem sobre o mal!
I. Fora da Tumba
A. Leia João 20:1-2. O que motiva Maria Madalena a levantar cedo no domingo e ir visitar a tumba de Jesus?
1. Quem é o “discípulo... a quem Jesus amava”? (Esta é a forma de João se referir a si mesmo.)
a. Vamos parar por um momento. Nós acusamos Pedro por ser muito cheio de si. É pecado João referir-se a si mesmo desta forma?
(1) Imagino que a maioria de vocês foi criada com irmãos e irmãs. E se um dos teus irmãos ou irmãs sempre se referisse a si mesmo(a) como “aquele que nosso pai amava”? Isso aqueceria o teu coração ou a tua cabeça?
2. Por que você acha que Maria foi primeiro a Pedro e João? (Ela devia considerá-los como líderes dos discípulos.)
3. Maria diz, “Tiraram o Senhor do sepulcro”. A quem você acha que ela estava se referindo com o “eles”? (O pequeno grupo tinha acabado de ser “atropelado” pelas autoridades religiosas e seculares. Provavelmente ela não tinha uma pessoa específica em mente, Mas se referia àqueles que tinham causado todo este problema em suas vidas.)
B. Leia João 20:3-8. Baseado nos fatos descritos nestes versos, compare João com Pedro. (João corre mais rápido, mas é mais discreto. Penso que João quer nos dizer algo sobre suas personalidades e aptidões físicas. Porém, poderia ser que ele está apenas contando a história e nos dando estes fatos específicos para reforçar a idéia de que ele está dizendo a verdade.)
1. João ainda está contando vantagem? (Com certeza parece que sim.)
C. Vamos nos concentrar no verso 8 e acrescentar o verso 9. Em que João cria?
1. Lembre-se que João está escrevendo este relato. Ele está dizendo que cria na ressurreição, em um momento no qual o resto dos discípulos não cria? (João parece dizer que cria que Jesus tinha ressuscitado dos mortos. Mas, quando João escreve que “eles ainda não haviam compreendido ... a Escritura”, penso que ele se inclui. João nos diz que os discípulos, como um grupo, não haviam compreendido claramente os versos do Antigo Testamento que apontavam claramente para a morte e ressurreição de Jesus. João não se referiria aos relatos dos evangelhos feitos por seus companheiros como “as Escrituras”.)
2. Se estou certo de que João não compreendia completamente as bases escriturísticas da ressurreição, em que ele baseava as suas crenças? (Considere a cena de uma forma lógica. Os versos 5 a 7 nos dizem que os panos usados para o sepultamento estavam presentes e que um deles estava até “dobrado”! Se inimigos ou ladrões tivessem levado Jesus, ele não O teriam desembrulhado e (muito menos) nem teriam dobrado os panos. Esta é uma prova poderosa de uma saída intencional e deliberada. Como um detetive, João, aparentemente, entendeu isto.)
D. Leia Marcos 9:30-32. Por que os discípulos não entenderam o que aconteceria com Jesus? Ela havia sido perfeitamente claro! (Eles não queriam que Jesus morresse. Eles queriam que Ele fosse rei. Estavam com medo de perguntar, porque não queriam ouvir as más notícias. Se você olhar em Mateus 26:32, verá que na noite anterior à Sua morte Jesus lembrou mais uma vez os discípulos que Ele ressuscitaria (“depois de ressuscitar”) e os encontraria na Galiléia. Jesus lhes disse, mas eles simplesmente não quiseram acreditar. Já vi isto acontecer na família de um paciente terminal. Ouvi o que o doutor disse e fiquei abismado de como o que eu havia entendido era diferente do entendimento da família.)
E. Leia João 20:10-16. O que este texto nos ensina sobre quem Maria pensava que eram as pessoas que haviam tirado Jesus? (Este texto mostra que ela não tinha idéia. Ela pergunta para os anjos. Pergunta para o “jardineiro”. Ela só quer ter certeza de que o corpo está sendo tratado apropriadamente.)
1. Jesus poderia ter aparecido para João (aquele a quem Ele amava) ou Pedro tão facilmente quanto apareceu a Maria. Por que Jesus apareceu primeiro a Maria? (Suspeito que isto tenha a ver com Eva. Gênesis nos diz que Eva foi a primeira a pecar (Gênesis 3:1-6). Depois que Jesus pagou o preço pelo pecado, depois que Ele havia vencido a morte, a primeira pessoa a quem Ele apareceu foi uma mulher.)
2. Coloque-se no lugar de Maria. Qual é a amplitude de tuas emoções? (Ela passou da triste e frustrante tarefa de tentar encontrar e proteger o corpo morto de Jesus para a compreensão de que Jesus era agora o seu Senhor ressurreto! A aurora despontou na escuridão!)
F. Muitos conceitos teológicos estão envolvidos neste verso. Jesus estava morto desde sexta-feira. Agora era domingo. Como podia ser que Ele não havia retornado ao Seu Pai até este momento?
1. Compare Lucas 23:40-43. Jesus estava no céu no dia em que Ele morreu ou não? (João 20:17 diz claramente que não. Parece ser ilógico pontuar a afirmação de Jesus desta forma, “Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso”. Por que alguém diria que eles estavam falando de “hoje”? Obviamente, Jesus estava falando naquele dia. Portanto, “Eu lhe garanto hoje: Você estará comigo no paraíso”, parece ser a única forma razoável para pontuar este verso, com base em João 20:17. (Como você sabe, o original grego não possuía pontuação.) João 20:17 é um argumento poderoso para o conceito de que os santos não vão imediatamente para o céu quando morrem – mas que eles irão para o céu, eventualmente, porque Jesus venceu a morte.)
II. As Visitas
A. Leia João 20:18-20. Por que os discípulos tiveram medo de Jesus? (Eles pensavam que poderiam ser os próximos. Jesus tinha sido morto, por que não eles?)
1. Imagine que você é um dos discípulos na sala trancada quando Jesus aparece. Descreva as tuas emoções. (Maria trouxe a eles notícias que eles podem não ter acreditado. Talvez fosse verdade. Eles se agruparam todos, com medo. De repente, a alegria irrompe, quando eles vêem realmente que Jesus está vivo e bem. O medo se transforma em confiança.)
2. Por que Jesus está mostrando a eles Suas mãos e Seu lado?
B. Leia João 20:24-28. Tomé é diferente dos outros discípulos? (Se você rever João 20:18-19, parece que os outros discípulos (além de João) Não aceitaram o relato de Maria, porque estavam com medo em vez de estarem alegres.)
1. O que nos ensina a reação de Jesus acerca da dúvida de Tomé? Que Jesus faz o que for preciso para remover as nossas dúvidas, se O buscarmos sinceramente.)
C. Leia João 20:29. Qual é a mensagem para nós hoje? (Precisamos crer os relatos de testemunhas oculares como João e outros. Não devemos ser como Tomé.)
D. Leia João 20:30-31. Qual é o objetivo de nossa crença em Jesus? (Vida em Seu nome!)
III. A Comissão
A. Leia João 21:1-3. Este é o retrato de evangelistas ocupados? Como você explicaria isso?
B. Leia João 21:4-6. Por que Jesus realiza este milagre?
1. Se Jesus queria que eles se tornassem evangelistas, por que os faria prosperar nos seus afazeres seculares?
C. Leia João 21:7-9. João não somente corre mais rápido, ele enxerga mais longe do que Pedro! Estou certo? A visão de João é melhor? (Note que João identifica Jesus depois que eles fazem a pesca milagrosa. O milagre pode muito bem ter ligado a mente de João para que ele desse uma olhada melhor naquela pessoa que está na praia. Assim como João leu os sinais na tumba vazia, ele agora lê os sinais da pesca milagrosa.)
1. Você vê alguma mudança na personalidade de Pedro? (Ele é o primeiro a sacar da espada. Ele entra correndo na tumba vazia. Ele pula na água. Eu amo Pedro.)
2. Este quadro nos mostra que os outros discípulos amaram os peixes mais do que a Jesus?
D. Leia João 21:10-13. Esta história me parece estranha. Os discípulos estavam pescando, e não evangelizando. Jesus os recompensa por esta relativa perda de tempo. Então ele todos se sentam para comer. O que está acontecendo? Por que esta história está no relato de João? (É como nos velhos tempos. Os discípulos estão pescando, Jesus e seus discípulos estão juntos, comendo peixe e pão. Esta é a prova final de que Jesus está realmente vivo. Ele não é um fantasma ou um espírito. Está comendo comida de verdade. É como era antes da crucifixão.)
1. Por que João fala o número exato dos peixes pescados? (Lembre que os detalhes dão credibilidade à história.)
E. Leia João 21:15-17. Quando Jesus diz “mais do que estes”, ele está falando dos peixes e do barco de pesca, ou está falando dos outros discípulos? (Lembre de Mateus 26:33. Este texto registra Pedro dizendo que estaria ao lado de Jesus mesmo que o resto dos discípulos O abandonasse. Se Jesus se refere ao bote, a frase certamente faz sentido, porque Jesus está dizendo a Pedro que ele tem um novo emprego – e não é pescar peixes.)
1. Se Jesus está se referindo aos outros discípulos, o que você acha da resposta de Pedro? (Pedro não diz “Sim, eu te amo mais do que eles. Lembre que eu pulei do barco!” Em vez disto, Pedro diz simplesmente “Eu te amo”, sem se comparar a qualquer outra pessoa.)
F. Amigo, terminamos o nosso estudo de João com duas mensagens importantes. Primeira, nós servimos a um Senhor ressurreto. Não existe dúvida ou vacilação sobre isso no relato das testemunhas oculares. Segunda, nosso Senhor ressurreto nos chama para “pastorear” e “cuidar” dos seus seguidores – as “ovelhas” e os “cordeiros”. Você vai aceitar esta responsabilidade? Vai decidir que a tua influência edificará o corpo dos crentes e não desgastá-lo?
IV. Próxima Semana: Isaías: Crise de Identidade.
=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário