Quando o Mundo Está Caindo (Isaías 7)
Introdução: Pense naquilo que te causa maior preocupação. É alguma coisa ruim que já aconteceu? Ou é alguma coisa ruim que você acha que pode acontecer? Eu vejo que a maior parte das minhas preocupações é com coisas que podem acontecer no futuro. Se você acha que tem a tendência de enxergar “tempestades em copo d'água”, esta lição é para você. Vamos pular para dentro do nosso estudo!
I. O Teste
A. Leis Isaías 7:1. Lembre-se que na lição da semana passada, o rei Uzias, que havia sido rei por mais de 50 anos, havia morrido. O tempo passou e o neto de Uzias está no trono agora. Que problema Acaz está enfrentando? (Dois reis haviam imposto um cerco ao seu reino.)
1. Um dos reinos é a Síria. Você vê algo de estranho com o outro reino que está cercando Judá? (O outro país é Israel – as dez tribos do norte. Seus próprios irmãos estão prontos para atacá-los!)
B. Leis Isaías 7:2. Como Judá reagiu às notícias de que seus irmãos do norte haviam se juntado à Síria para ataca-los? (Isto os preocupou muito. O coração deles “agitou-se, como as árvores da floresta agitam-se com o vento.”)
1. Você já teve o teu coração agitado? Já passou por severas preocupações? Se sim, vamos ver o que Deus faz em seguida.
II. O Conselho
A. Leis Isaías 7:3-4. Vamos entrar nesta história. Qual é o conselho de Deus ao rei Acaz?
1. Como Deus se refere a Síria e a Israel? (“Restos de lenha fumegantes.”)
a. Isto é um elogio?
b. É isto que você quer quando acende um fogo? (Você quer fogo, e não fumaça. Você quer uma tora de madeira inteira, não apenas os restos.)
(1) O que você acha que Deus quer dizer com isso? (Israel e Síria estavam para cair diante dos assírios. Acaz não deveria estar preocupado por causa deles.)
(2) Por que Deus não disse, simplesmente, “Veja, Eu sou maior do que eles. Confie em Mim!” (Deus diz isso a nós. Mas eu gosto do fato de que Deus apela para a lógica do rei Acaz. Ele diz que esses paises estão realmente em declínio.)
2. Note que Peca, o rei de Israel, é citado como “filho de Remalias”. Você gosta de ser chamado pelo teu próprio nome ou prefere ser identificado por um dos teus parentes? Imagine que você tem uma irmã chamada Carol. Você gosta de ser chamado de “a irmã da Carol?” ou “o irmão da Carol?” (A extensão do insulto de Deus não é obvia. Naquela cultura você demonstrava desprezo por uma pessoa, chamando-a pelo nome de seu pai – se o pai desta pessoa não fosse bem conhecido. Nada é dito na Bíblia sobre Remalias, além de que ele era pai de Peca. Deus está dizendo, “Este é o filho de um homem sem importância.”)
a. Você é filho ou filha de quem? (Somos filhos e filhas de Deus!)
3. Ninguém havia atacado a Judá. Aquele povo só estava muito nervoso e preocupado. Deus vem para conforta-los com lógica e poder. Considere voltar-se para Deus, da próxima vez que estiver preocupado com o futuro.
III. O Contexto
A. Nós olhamos a mensagem. Vamos olhar o contexto por um minuto. No verso 3 Deus dia a Isaías que encontre com Acaz na estrada, junto ao aqueduto. O que isto te diz sobre o relacionamento de trabalho de Isaías com o rei? (Se Isaías fosse um confidente de confiança, não teria que encontrar o rei em uma estrada.)
B. O que isto nos diz sobre o rei Acaz? (Ele não é um bom rei. Podemos encontrar prova disto lendo II Crônicas 28:1-3.)
1. Em quem Acaz estava confiando? (Ele adorava outros deuses. Ele era tão corrupto na sua adoração que sacrificou seus próprios filhos!)
C. Se Acaz era tão corrupto, por que Deus continuava querendo ajudá-lo? (Isto mostra que Deus continua querendo trabalhar conosco. Ninguém que se perder poderá reclamar que Deus não fez o suficiente para salva-lo(a).)
D. O que o fato de Israel ter se aliado com a Síria sugere a você? (Deus não pretendia que o Seu povo se aliasse com outras nações para conquistar poder. Parece que Deus tinha duas escolhas e nenhuma delas era boa. Nenhuma das duas nações do “Seu povo” era fiel a Ele. Deus decidiu oferecer ajuda a Acaz – talvez para trazê-lo de volta à fidelidade, talvez por causa do amor de Deus para com seu ancestral, o rei Davi.)
E. Leia Isaías 7:5-6. O que a Síria e Israel tinham em mente para Judá? (Rasgá-lo em pedaços e colocar outra pessoa no trono.)
1. Por que eles iriam querer substituir o rei Acaz? Por que ele era corrupto? (Nossa lição trimestral e os comentários que li sugerem um contexto que eu não trouxe para esta lição. Esta sugestão é que Israel e a Síria estão preocupados com o crescimento do poder da Assíria. Eles querem que Judá (o rei Acaz) junte-se a eles em uma aliança para que juntos resistam al poder expansivo da Assíria. Se Acaz não se juntar a eles, eles atacarão e colocarão no seu trono outra pessoa que cooperará. O rei Acaz, conforme II Reis 16:7-9 revela, tinha feito um acordo secreto com os Assírios para aliar-se a eles.)
IV. A Solução
A. Leia Isaías 7:7-8a. De acordo com Deus, quem é o poder da Síria? (Um homem – Rezim.)
B. Leia Isaías 7:8b-9a. Quem é o poder de Efraim (Israel)? (O filho de um homem sem importância.)
C. Leis Isaías 7:9b. Em quem Judá e Israel deveriam, estar confiando? Em quem nós devemos confiar? (Amigo, grave com fogo este texto na tua memória. “Se vocês não ficarem firmes na fé, com certeza não resistirão!”O grande defeito em todo o planejamento e manobras que expliquei acima é que ninguém confiou no poder de Deus. Eles estão confiando em outras pessoas.)
D. Leia Isaías 7:10-12. Compare com Mateus 4:7. Acaz se tornou uma pessoa boa de repente? Ele está falando as mesmas palavras que Jesus falou centenas de anos mais tarde! A atitude de Acaz é igual à atitude de Jesus? (Não. A real diferença é quem propõe o teste. Aqui, Deus está propondo que o rei faça um teste. Deus nos convida a testa-Lo quando se trata de devolver o dízimo. Veja Malaquias 3:10.)
1. Que tipo de teste o rei poderia pedir a Deus? O que Deus estava oferecendo? (Isaías 7:11 parece estar oferecendo qualquer tipo de teste. Tanto no céu quanto nas profundezas do mar.
E. Leis Isaías 7:13. Coloque-se no lugar de Deus. Se você oferece um “teste” para provar que é confiável, como se sentiria se a outra pessoa (quem não está confiando em você) dissesse, “Está bem. Quem sabe uma outra hora.” (O Antigo testamento revela que Deus quer obediência, aceita a nossa ira com relação a ele, mas odeia ser ignorado ou considerado irrelevante. O rei Acaz deu, definitivamente, a resposta errada aqui.)
F. Leis Isaías 7:14-15. Existem várias teorias sobre como esta profecia se cumpriu nos dias de Acaz e Isaías. Em vez de especularmos sobre a história deles, vamos olhar a nossa. As profecias podem ter mais de um cumprimento. O que vem à tua mente quando lê este texto? Leia Mateus 1:22-23. esta profecia foi cumprida em Jesus.)
1. Quando encontramos problemas, quando você está tentado a confiar na ajuda de outros seres humanos, como o nascimento de Jesus é um sinal para permanecer firme na fé, um sinal para confiar em Deus? (Este é o máximo do resgate para os humanos! Estávamos condenados à morte eterna. Não tínhamos poder para salvar a nós mesmos. Deus nos amou tanto que fez o sacrifício máximo para nos salvar. Agora existe um sinal para você!)
G. Leis II Reis 16:7-9 e Isaías 7:17-20. O rei Acaz pensava que estava contratando os Assírios para protegê-lo. O que os Assírios acabaram fazendo? (Destruíram o seu país. O humilharam.)
H. Amigo, o rei Acaz usou o dinheiro de Deus, trocou a oferta de Deus de ajuda gratuita pela ajuda de outras pessoas. Isto acontece com você? Você usa o dinheiro de Deus para tentar se livrar de problemas? Você se volta a outros para resolver teus problemas e preocupações, em vez de confiar em Deus? Quando Jesus veio para morrer em nosso lugar, mostrou que estava disposto e era capaz de resolver nossos maiores problemas.Por que não depositar a tua confiança nEle?
V. Próxima Semana: O Jeito Difícil
=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário