quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Isaías – Consolai o Meu Povo - Lição 04

O Jeito Difícil (Isaías 8)

Introdução: Vamos recapitular. O rei Acaz de Judá descobre que seus inimigos (Síria e Israel) apareceram, armados e perigosos, na sua porta da frente. Ele podia ter confiado em Deus para receber ajuda, mas não o fez. Ao contrário, subornou o rei da Assíria para que ele atacasse a Síria e Israel. O que Acaz usou como dinheiro para o suborno? Os bens do templo de Deus e o dinheiro do palácio. Em vez de confiar em Deus, confiou no dinheiro e em outros seres humanos. Esta é uma decisão inteligente? Vamos pular para dentro da nossa lição e descobrir!

I. Maher-Shalal-Hash-Baz

A. Leia Isaías 8:1-2. Vamos colocar este texto em termos modernos. Isaías pega um cartaz bem grande e escreve “Maher-Shalal-Hash-Baz”. Por que alguém escreveria uma mensagem em um cartaz? (Porque quer chamar a atenção das pessoas.)

1. Note que Isaías chama duas testemunhas. Por que ele faz isso? (Este ato nos diz que ele não quer que hajam dúvidas sobre ele ter escrito o que escreveu e quando escreveu, neste grande cartaz.)

B. Nós não sabemos o que isto significa, ou porque ele escreveu, mas Deus deve ter pensado que isto era importante, certo? Vamos continuar com a nossa história. Leia Isaías 8:3. Você já viu alguma vez figuras de cegonhas na porta das casas? O que isto significa? (Significa que há um novo bebê naquela casa. É o anúncio de um nascimento.)

1. Considere como Isaías faz isso. Ele coloca um anúncio do nascimento – um anúncio com o nome do seu filho – antes mesmo do filho ser concebido. (Aliás, a “profetiza” é a sua esposa.) Este é um comportamento estranho! Por que Isaías anunciaria o nascimento de seu filho antes dele ser concebido? (Este não é um anuncio comum de nascimento. Algo mais está acontecendo.)

C. Para resolver este mistério, precisamos pular alguns versos. Leia Isaías 8:18. O que os filhos de Isaías são? (Eles são sinais!)

D. O nome deste filho merece uma maior investigação, agora que sabemos que ele é um “sinal”. Você gostaria de receber o nome de “Maher-Shalal-Hash-Baz”? (Uma das mulheres em nosso escritório acaba de dar à luz um filho. O filho tem um nome longo e complicado. Fiquei pensando que o garoto aprenderia a andar antes de poder dizer o seu nome. Escrever o nome será uma tarefa para o segundo ano! Escrever o nome que Isaías deu para o seu filho me parece estar no nível de segundo grau. Este é o nome pessoal mais longo da Bíblia.)

1. “Hash-Baz”parece ser bastante sonoro. Alguém sabe o que o nome significa? (Significa “rapidamente até os despojos, agilmente até a pilhagem.”)

2. Se este filho deve ser um sinal, o que este nome significa, como sinal? (Os piratas chegaram!)

E. Leia Isaías 8:4. Com quantos anos você falou “mamãe” ou “papai”?

1. Junte esta profecia com o nome do garoto e diga o que isto significa? (Significa que dentro de um curto espaço de tempo os piratas assírios derrotariam a Síria e Israel – os inimigos do rei Acaz.)

F. Coloque-se no lugar de Acaz. Na semana passada aprendemos que ele decidiu confiar no rei da Assíria em vez de confiar em Deus. Ele subornou o rei da Assíria para derrotar seus inimigos, Síria e Israel. O rei da Assíria faz exatamente isso. O que o rei Acaz está dizendo a si mesmo? (Eu estava certo em confiar nos assírios. Foi um dinheiro bem gasto.)

1. Agora me diga por que Isaías escreveu o nome do garoto em um cartaz e fez isso diante de testemunhas antes mesmo de a criança ser concebida? (Deus quer dar provas absolutas de que Ele sabia o que aconteceria. Isto levaria e provar que Ele era o responsável, e não o rei da Assíria.)

2. Você já esteve no lugar do rei Acaz antes? Já confiou em si mesmo ou em outros humanos e tudo deu certo?

a. Já passou pela experiência de ser incapaz de dizer se alguma coisa aconteceu pelo poder de Deus ou pela influência de alguém? Foi o poder de Deus ou simplesmente uma coincidência? Foi o poder de Deus ou a sorte?

II. A Escolha

A. Leia Isaías 8:5-8. Você já viu um rio transbordando? É possível comparar com o fluxo normal do rio? (Rios e riachos são perigosos quando inundam.)

1. A que Deus compara a Si mesmo? (A um rio que flui mansamente. “Siloé” quer dizer, de fato, um conduto. Isto dá o sentido de que a água é controlada.)

2. A que Deus compara os assírios? (A um rio transbordando.)

a. Por que estas comparações são apropriadas? (Um rio manso traz vida e bênçãos. Um tio transbordando não pode ser controlado e traz destruição.)

3. Note o verso 8. Até que altura o rio dos assírios chega? (Até o pescoço.)

a. O que isto significa? (Parece que vai ser por pouco. Porém Judá não perecerá neste ataque assírio. Em Isaías 37 lemos onde Deus derrotou o exército Assírio sob o comando de Senaqueribe.)

B. Leia Isaías 8:9-10. Quem está falando aqui? Os assírios ou o povo de Judá?

1. A resposta aparece no final do verso 10, “Deus está conosco”. Com qual exército Deus estava naquela época? (Penso que isto se refere ao exército assírio. A Tradução Nova Vida atribui esta linguagem aos assírios. Deus estava ajudando os assírios.)

C. Volte por um momento. Deus compara os assírios a um rio descontrolado e transbordando. Este é um quadro realmente exato? (Os assírios não podiam ser controlados pelo ris Acaz ou pela facção pró-assíria de seu país. Porém, Deus diz que ele chegará ao pescoço e nada mais por enquanto. Eles eram, na verdade, controlados por Deus.)

1. Isto ainda é verdade hoje – que as circunstâncias incontroláveis ainda estão sob o controle de Deus?

D. Leia Isaías 8:11-13. Este é um verso famoso. O que você entende que significa este aviso sobre uma conspiração?

1. Como este aviso se aplica aos dias de hoje? (Eu vejo o tempo todo o problema a que este aviso se refere. O povo de Deus se aliou com os inimigos do povo de Deus porque teme pelo seu futuro. Como Isaías diz, “O Senhor dos Exércitos é [o único]... que vocês devem temer.” Em cada controvérsia, em cada conspiração, decida quem o ou que promove o Reino de Deus e apóie isto. Não se junte aos inimigos de Deus simplesmente porque sabe que sabe que as coisas podem mudar no futuro. Em cada mudança das circunstâncias, Deus estará segurando a mão vencedora.)

E. Leia Isaías 8:14-15. O que é um santuário? (Um lugar seguro.)

1. O que é uma pedra de tropeço? (Uma coisa no teu caminho. Algo que te atrapalha.)

2. O que é um santuário que se tornou em uma pedra de tropeço? (Compare com Mateus 21:44 e Romanos 9:33. Jesus é a pedra de tropeço. Para usar outra analogia, Deus é como fogo. Ele pode fazer muitas coisas boas, mas se você não respeitá-Lo, pode se machucar.)

3. Como você colocaria as idéias destes versos em termos modernos? Seja sábio. Confie em Deus e obedeça-O e você estará abrigado. Não confie nEle e você cairá.)

III. Fonte de Conselhos

A. Leia Isaías 8:19. O que motiva as pessoas a consultar médiuns? O que motiva as pessoas a consultar os mortos? (Eles os conhecem e pensam que tem um conhecimento superior.)

1. O que Deus diz que não faz sentido em relação a isto? (Deus diz que Ele é a melhor finte de conselhos. Por que ir a qualquer outro lugar? Contudo, acho que mais coisas estão sendo ditas aqui. Os mortos são postos em contraste com os vivos. Penso que isto sugere que os mortos estão realmente mortos e qualquer suposta consulta aos mortos é uma consulta aos demônios.)

B. Leis Isaías 8:20. Como podemos distinguir um bom conselho de um mau conselho? (Deus diz que se o conselho que você recebe é contrário àquilo que Ele já disse, você deve ignorá-lo.)

C. Leia Isaías 8:21-22. Qual é o resultado de receber mais conselhos? (Primeiro, a tua situação fica pior. Depois, você fica irado e culpa a Deus. Então, você se desvia de Deus e entra em “densas trevas”.)

D. Amigo, a escolha é tua. Você pode confiar em Deus e ir a Ele para receber conselhos e segurança. Ou você pode escolher o caminho mais difícil, confiando nos outros, recebendo conselhos ímpios e terminando em má situação. Você fará a escolha certa?

IV. Próxima Semana: O Nobre Príncipe da Paz

=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: