Brincando de Deus (Isaías 13 e 14)
Introdução: Algumas pessoas me irritam de verdade! E você, tem algum tipo definido de pessoa que te irrita? Quando era recém-casado, eu e minha esposa fomos convidados para almoçarmos fora. Quase imediatamente fiquei irritado com o nosso anfitrião. Por que? Porque ele era do tipo “Senhor- Sabe-Tudo”. Suas opiniões arrogantes me perturbavam cada vez mais, até que notei que a razão pela qual eu estava tão irritado era porque eu também tinha opiniões fortes. Nossa igreja dedica uma parte do culto de adoração para pedidos de oração e agradecimentos. Com freqüência fico responsável por estes momentos e vejo, com grande irritação, que alguns membros usam estes momentos para fazer exortações espirituais. Não é um pedido de oração nem um agradecimento, mas um pouco de “Vou dizer como vocês deveriam viver”. ARGHH! Então eu penso. “Eu gosto de ensinar e pregar e dizer às pessoas como elas deveriam viver!” Nós notamos os nossos pecados nas outras pessoas. Nossa lição desta semana é sobre o orgulho. Vamos pular para dentro deste estudo tão importante!
I. Chamado à Batalha!
A. Leia Isaías 13:1-3. [A versão Almeida inicia este texto com a palavra “oráculo”.] O que é um oráculo? (Uma palavra da parte de Deus.)
1. Quando você pensa no termo “Babilônia” na Bíblia, o que te vem à mente? (Babilônia geralmente representa o poder oposto a Deus. Geralmente pensamos na cidade de Deus, Jerusalém, versus a cidade de Satanás, Babilônia. A idéia de Babilônia opor-se a Deus começa com o relato da torre de Babel em Gênesis 11 e termina em Apocalipse 4:8.)
2. Como os versos 2 e 3 de Isaías 13 tem algo a ver com os poderes do mal? (Deus está conclamando Seus guerreiros para se agruparem em um ataque ao mal.)
3. Por que o topo da colina está “desnuda”? (Esta expressão nos diz que a bandeira de Deus pode ser vista por todos aqueles que querem vê-la. Este chamado às armas está claro para todos.)
a. Se você aceita esta comissão de chamar os justos para que se agrupem, o que um topo desnudo de colina significaria para você? (Não misture outros assuntos com o seu chamamento.)
B. Leia Isaías 13:4-5. Onde Deus encontra o Seu exército? (Em todas as nações! Deus tem seus servos em todos os países.)
C. Leia Isaías 13:9-10. Qual é o objetivo do exército de Deus? (Destruir os pecadores.)
1. Como saberemos que este dia chegou? (Note os sinais nos céus.)
a. Você já viu esta profecia antes? (Leia Mateus 24:29, Apocalipse 6:12-14, Ezequiel 32:7-8, Amós 8:9 e Joel 2:10. Estes sinais têm total apoio profético.)
2. Por que Deus usa estes sinais nos céus? (Esta é uma “dica”que Ele está no controle do universo!)
II. O Objetivo da Batalha
A. Leia Isaías 13:11. O alvo da batalha do exército reunido é o pecado dos ímpios. De todos os pecados do mundo, quais pecados são mencionados? (Arrogância e orgulho.)
1. Por que você acha que estes pecados são mencionados especificamente? Por que não mencionar o assassinato? Por que não o abuso infantil? Por que não o roubo? Por que não o adultério? (Assassinato, roubo e adultério são atos específicos. Arrogância e orgulho são atitudes que trazem toda sorte de atos pecaminosos.)
B. Leis Isaías 13:12-13. Qual é o grau de disseminação do orgulho e da arrogância? (A idéia de que todos serão salvos é estranha a este texto. Este texto sugere que os que serão salvos são tão raros quanto o ouro puro.)
1. Por que o “ouro puro” seria uma descrição adequada? (A igreja de Laodicéia, a igreja dos tempos finais, é aconselhada a deixar de ser “morna” e a trocar o orgulho por suas posses terrenas pelo “ouro [espiritual] refinado no fogo”. Veja Apocalipse 3:14-18.)
C. Quando esta batalha acontece? (Conforme mencionei na semana passada, a profecia de Isaías é de “duas vias”. Parte dela descreve a Assíria/Babilônia. Porém, estamos olhando a aplicação moderna. Esta batalha do “bem contra o mal” acontece no final do mundo. Nossa obra hoje é converter, e não destruir as pessoas ímpias.)
III. A Origem do Orgulho
A. Vamos pular para a frente, até Isaías 14:3-5. Se você tem um coração orgulhoso, qual é o teu maior temor? (Que as pessoas façam piadas de você.)
1. O que o povo de Deus está fazendo? (Está “ridicularizando” o “rei da Babilônia”.)
B. Leia Isaías 14:9. O que este texto sugere acerca dos líderes mundiais? (Que seu lugar de descanso final é “embaixo”. Não é um bom sinal para eles.)
C. Leia Isaías 14:10-11. Eu gosto da forma como a Nova Versão Internacional traduz a última parte do verso 11: “sua cama é de larvas, sua coberta, de vermes.” Note o quadro aqui. O povo de Deus ridiculariza o “rei da Babilônia” em sua derrota. Quando o rei da Babilônia entra no mundo dos mortos, os líderes que morreram antes dele gracejam com ele (verso 10) “Você também perdeu as forças como nós”. Isso está realmente acontecendo? (Não. Sem nos desviarmos para esta área altamente polêmica, as duas teorias principais sobre o “depois da morte” para os ímpios são o “sono da alma” (que você está inconsciente na sepultura até a Segunda Vinda) e o inferno (onde você estará fritando eternamente). Uma “cama de larvas e vermes” não é uma destas teorias mais importantes.)
1. Além de rirem dele, de que outra coisa as pessoas orgulhosas tem medo? (De perder a base de seu orgulho. Aqui, o arrogante “rei da Babilônia” não tem mais poder. Ele perde a base para o seu orgulho.)
2. Se isto é uma alegoria, qual é o ponto de Deus? (Que o orgulho e a arrogância não levam a nada (ou talvez apenas a vermes) quando você morre).
D. Leia Isaías 14:12. Quem é a “estrela da manhã, filho da alvorada”?
1. Leia Apocalipse 22:16. A quem este texto se refere como sendo a “resplandecente Estrela da Manhã”? (Jesus.)
2. Isaías 14:12 está se referindo a Jesus? (Não. Este não poderia se Jesus, porque Ele nunca foi “atirado” à terra. Ele veio voluntariamente. João 10:17-18.)
a. Se este não é Jesus Cristo, mas usa títulos similares, quem é este? (Este deve ser Satanás, o anti-Cristo. Este é o competidos de Jesus. Aquele que almejou ser Deus.)
E. Leia Isaías 14:13-14. Este verso torna mais clara para nós a identidade da “estrela da manhã”? (Esta é uma prova suplementar de que se trata de Satanás. Quem mais almejaria ser Deus? Lembre-se de que esta é uma profecia de “duas vias”, que também se refere ao rei da Babilônia. Porém, os reis da Babilônia tinham seus próprios deuses, aos quais tentavam evitar de ofender. A pessoa descrita nestes dois versos quer ser o Deus dos Deuses.)
1. Quais pecados você vê nos versos 13 e 14? (Cobiça, orgulho e arrogância.)
F. Leia Apocalipse 12:7-10. Quem é “lançado fora” aqui?
1. Junte Isaías 14:13-14 e Apocalipse 12:7-10 e me diga como te parece que o pecado entrou no céu e na nossa terra? (Isaías nos fornece o primeiro relato sobre o pecado. Satanás queria ser como Deus. Queria subir ao trono de Deus. Ele convenceu alguns anjos no céu a juntar-se a ele em seus esforços e o resultado foi uma guerra no céu. Satanás e seus anjos perderam e foram lançados para a terra, A próxima vez que vemos Satanás é em Gênesis 3.)
a. Como um rápido parêntesis, o que levou Eva a pecar? (Gênesis 3:5-6. Eva queria ser como Deus! O pecado que levou Satanás a cair foi a tentação que ele usou de forma bem sucedida com Eva.)
G. O que, então é o “vovô” de todos os pecados? Ou, como Saddam Hussein diria, “a mãe de todos os pecados”? (Orgulho e cobiça)
1. Por que não nos referimos a isto de uma forma mais vigorosa em nossas igrejas?
2. Por exemplo, em nossa igreja temos um membro “não muito proeminente” que está envolvido em adultério. A “Comissão da Igreja” está cuidando da situação. Ao mesmo tempo, o pecado do orgulho nunca é mencionado. Qual destes pecados é pior? (Há alguma justificativa para a prática comum das igrejas de tratar o adultério como um pecado especial. I Coríntios 6:18 sugere que o adultério é um pecado diferente. Mas a razão real pela qual nós não mencionamos com mais freqüência o orgulho é porque este é um pecado comum demais. Se o orgulho fosse tratado com tanto vigor quanto o adultério, a Comissão da Igreja estaria me visitando!)
H. Amigo, Deus está em guerra contra os pecados da arrogância, do orgulho e da cobiça. Como você está neste departamento? Esta é a gênese do pecado e esta é a razão para a queda dos seres humanos em pecado. Ore para que Deus purifique o teu coração orgulhoso, para que não seja a causa da tua queda!
IV. Próxima Semana: A Derrota dos Assírios
=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário