O Nobre Príncipe da Paz (Isaías 9 e 11)
Introdução: A nossa lição da semana passada terminou com uma nota bastante sombria. Estudamos a progressão da vida daqueles que não confiam em Deus. A vida fica ruim, eles ficam irados e colocam a culpa em Deus. Continuando a se afastar de Deus, chegam a um ponto em que Deus os deixa em “densas trevas”. Esta não se parece com uma viagem que eu gostaria de fazer! Em vez disso, existe um outro caminho que nós podemos tomar. Vamos mergulhar na Bíblia e descobrir este caminho!
I. O Outro Caminho
A. Leia Isaías 9:1. Qual é o futuro daqueles que estão aflitos? (Não haverá mais escuridão. Nota aos leitores: Isaías tem uma mensagem de “duas vias”. Uma via é uma profecia do que acontecerá com o povo de Judá e Israel. A segunda via é uma mensagem para as pessoas de todos os tempos. Uma vez que os eventos históricos são menos relevantes para nós, estou concentrando esta lição na mensagem atemporal.)
1. Quem são Zebulon e Naftali? (São dois dos dez filhos de Jacó e Lea. Estes filhos foram o começo de parte das doze tribos de Israel. Portanto, esta é uma referencia à terra ocupada por duas das doze tribos de Israel. Historicamente, estas partes de Israel suportaram a maior força do ataque do rei da Assíria. Veja II Reis 15:29).
2. Isaías menciona duas das tribos judaicas e a “Galiléia dos gentios”. Que significado você encontra para a citação aos gentios? (Penso que esta é uma referência precoce ao fato de a obra de Deus se alterar dos judeus para os gentios.)
3. A área na qual os descendentes de Zebulon e Naftali viviam era a Galiléia. De onde a maior parte dos discípulos de Jesus vieram? (Atos 2:7 nos lembra que a maior parte dos discípulos veio da região da Galiléia.)
B. Leia Mateus 4:12-16. Onde Jesus passou a maior parte de sua vida adulta? (A área de Zebulon e Naftali – a Galiléia.)
C. Leia Isaías 9:2. Quem ou o que é a “grande luz”? (Jesus! Ele deu a Sua mensagem nesta área, trazendo assim, “honra” (Isaías 9:1) e “uma grande luz” (Isaías 9:2).)
D. Se você está andando em trevas na tua vida hoje , o que pode trazer “grande luz”? Quem pode te levar a caminhar na luz? (Jesus.)
1. Qual foi a conclusão da nossa lição da semana passada? (Que deveríamos confiar em Deus, não em seres humanos.)
2. Como a mensagem da semana passada se encaixa no que acabamos de aprender? (Quer estejamos falando de perigo físico ou perigo espiritual, Deus ainda é a resposta ao nosso problema. Precisamos confiar nEle.)
II. A Outra Experiência
A. Leia Isaías 9:3. Lembre que quando estavam caminhando no caminho de escuridão, as pessoas estavam “aflitas e famintas”, “iradas”, e amaldiçoando” (Isaías 8:21). Que atitude encontramos entre aqueles que caminham no caminho da luz? (Alegria.)
1. Isaías 9:3 nos ajuda a compreender a natureza desta alegria, comparando-a a dois eventos. Quais seriam os equivalentes modernos destes eventos? (A colheita é o sucesso nos negócios. Imagine que você acaba de ganhar um novo contrato. Conseguiu um grande cliente novo. Verificou o teu faturamento e descobriu que está indo muito bem. “Dividir os bens tomados na batalha” significa que você venceu a competição (ou, os teus inimigos). Quando eu estava na escola e tirava notas altas, me sentia incrivelmente bem. Quando ganho um caso difícil, me sinto muito bem. Esta é a atitude que Deus nos oferece no caminho da luz.)
B. Leia Isaías 9:4. Quando você lê “o dia da derrota de Mídia”, o que vem à tua mente? (Esta é a história da vitória de Gideão sobre os midianitas, que se encontra em Juízes capítulo 7.)
1. O que há de tão impressionante na história de “Gideão derrotando os Midianitas”? (Os exércitos aliados dos midianitas e dos amalequitas eram “numerosos como nuvens de gafanhotos” (Juízes 7:12). Porém, eles foram derrotados por um exército de apenas 300 (Juízes 7:7). Claramente, esta vitória era de Deus e não de Gideão, sublinhando ainda mais o ponto de que andar no caminho da luz é andar no poder de Deus.)
III. A Outra Vitória
A. Leia Isaías 9:5-6. Contraste as mensagens do verso 5 e 6.
1. O que o verso 5 sugere? (Os guerreiros serão derrotados. Até agora estávamos falando de vitórias militares – por exemplo, Gideão.)
2. O que o verso 6 sugere como forma alternativa de vitória? (Um rei criança, que é chamado de “Príncipe da Paz.”)
B. Leia Isaías 9:7. A quem os versos 6 e 7 se referem? (A Jesus.)
C. Volte um pouco e considere Isaías 9:4-7. Você pode culpar os discípulos por pensar que Jesus iria derrotar os romanos e estabelecer um reino na terra (veja Atos 1:6)? (Este certamente são textos que eu citaria (entre outros) para demonstrar que Jesus seria um guerreiro/messias.)
1. Se é fácil de compreender mal (sem o benefício da visão retrospectiva) a natureza da primeira vinda de Jesus, qual é a lição para nós que aguardamos a Sua Segunda Vinda? (Devemos ter cuidado. Não sejamos arrogantes ou presunçosos acerca do que achamos que sabemos. Em vez disso, continuemos a estudar a Bíblia e compará-la com os eventos atuais.)
D. Que base você encontra nestes versos que estamos estudando para concluir que Jesus pretendia estabelecer um reino espiritual, em vez de um reino terrestre? (Se você estudar seriamente estes textos, em vez de dar apenas uma olhada superficial, a mensagem inteira é de confiança em Deus e não no poder humano. Um “filho foi dado” (Isaías 9:6) que é o “Príncipe da Paz”(idem). Em vez de governar com o jugo e a vara (Isaías 9:4), ou confiar em guerreiros (Isaías 9:5), este rei carrega o governo “sobre os Seus ombros” (Isaías 9:6). Se você comparar Isaías 22:22 e pensar nos soldados e governantes de hoje, verá que os símbolos de autoridade freqüentemente são usados nos ombros. Assim, este “Príncipe da Paz” governa com base na Sua autoridade.)
E. Leia a última sentença de Isaías 9:7. O que traz a mudança radical? (O “zelo”, o entusiasmo de Deus!)
1. Amigo, você gostaria que o entusiasmo de Deus te conduzisse através de cada dificuldade? Este é o caminho que eu quero trilhar!
F. Vamos pular um capítulo e ir para Isaías 11. Leis Isaías 11:1-2. Quando vê um toco de árvore, o que você conclui? (Esta árvore está morta e acabada.)
1. O “toco” é Jessé. Quem é Jessé? (I Samuel 16 reconta a história do profeta Samuel procurando por um novo rei. Deus o envia a uma família onde Jessé é o pai e Davi é o filho mais novo de Jessé. Samuel unge a Davi como o próximo rei de Israel.)
2. Por que Jessé é o “toco”? (Jessé está morto há muito tempo. Porém, ele era o pai do rei Davi e poderia, de forma razoável, ser descrito como a base da árvore da família. O poder político da Casa de Davi está morto.)
3. O que, então, é o “renovo”? (É a pessoa que vem da família de Jessé e do rei Davi. )
4. Leia Apocalipse 22:16. Quem é o “renovo”? (Jesus.)
G. Leia Isaías 11:5. Podemos não ser muito familiarizados com faixas nesta época, mas qual é o propósito de um cinto? Por que a justiça e a fidelidade de Jesus seriam comparados a um cinto? (Um cinto seguras as calças. É um artigo essencial do vestuário. Justiça e fidelidade são partes essenciais do caráter de Jesus.)
H. Volte um pouco e me diga por que você acha que Deus quer que Jesus venha da casa de Davi e seja justo e fiel? (Jesus tem bons “genes” e um bom caráter. Está pintando o retrato de um governador poderoso, honesto e justo.)
I. Leia Isaías 11:6-7. Qual é o resultado de ser governado por um governador poderoso, honesto e justo?
1. Espere um momento. Isto já aconteceu? (Não.)
a. Por que não? (Isaías 11 está falando tanto da primeira quanto da segunda vinda de Jesus. Estes versos ainda não se cumpriram.)
b. E quando eles se cumprirão? (Na Segunda Vida de Jesus.)
J. Leia Isaías 11:10. Amigo, no final do caminho da confiança em Deus estão um céu perfeito e uma terra renovada. Você está convidado hoje a seguir este caminho. Você irá?
IV. Próxima Semana: Brincando de Deus
=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
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