quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Isaías – Consolai o Meu Povo - Lição 08

"Consolai o Meu Povo" (Isaías 40)

Introdução: Acabamos de celebrar o Dia das Mães em minha casa. Embora minha mãe tenha morrido há alguns anos, e já houvesse desaparecido no mundo escuro do mal de Alzheimer muitos anos antes disso, nunca me esquecerei do sentimento de conforto que ela me passava. Eu não me sinto bem cuidando de pessoas doentes. Mas minha mãe não era assim. Quando eu estava doente, ela estava lá, tentando fazer com que eu ficasse o mais confortável possível em minha doença. Nesta semana, Deus, nosso pai, Aquele que esteve disciplinando Seu povo, agora parece mais com “Deus nossa Mãe”, quando vem para consolar o Seu povo. Vamos entrar na nossa lição!

I. Um Chamado ao Consolo depois do Castigo

A. Leia Isaías 40:1-2. Por que havia chegado um tempo para consolar? (O povo de Deus havia terminado de pagar por seus pecados.)

1. Penso que Jesus pagou o preço pelos nossos pecados (Hebreus 9:15). Que tipo de teologia é esta? (Nossos estudos até agora sobre Isaías nos mostraram que os pecados do povo de Deus trouxeram castigos. A confiança em outros deuses trouxe os Assírios (e outros países), os quais derrotaram Israel e causaram um enorme dano a Judá. No final, o povo de Deus foi levado cativo para a Babilônia. Este é o cativeiro que é descrito por Daniel.)

a. II Pedro 2:13-15. O que este texto sugere sobre o relacionamento entre pecado e castigo? (Este texto concorda com Isaías que o pecado traz “retribuição”.)

b. Você já sentiu na tua vida o sofrimento por causa de teus pecados?

2. Note que Isaías 40:2 se refere a pagar “em dobro” pelos pecados. Deus é injusto?

a. Compare Levítico 26:18 com Esdras 9:13. Qual é a verdade? Deus nos castiga várias vezes pelos nossos pecados? Ou Ele nos castiga menos do que merecemos?

b. Quando os professores de Bíblia ensinam a idéia de um inferno ardente, torturando continuamente os pecadores, minha primeira reação é que isto é impossível, tendo em vista a justiça divina. Vamos levar em conta 70 anos de pecado. É justo “retribuir” isto com milhões de anos de tortura? Se Deus é do tipo “múltipla-retribuição”, talvez este ensino faça sentido. O que você acha?

c. Leia Apocalipse 18:4-7a. Aqui está uma discussão específica sobre a “retribuição”, e que usa o termo “em dobro”, mas ao mesmo tempo afirma ser um castigo equivalente (“Retribuam-lhe na mesma moeda”). Que sentido você vê para a expressão “em dobro” aqui? (“Em dobro” pode significar simplesmente “pleno”, de acordo com o The New Bible Commentary. Pecados sérios exigem um castigo sério. Esta idéia é reconhecida na legislação americana. Chamamos a isso de danos “punitivos”. A punição não é “injusta”, mas pretende “castigar” a pessoa (ou organização) para que se lembre de não cometer novamente este ato no futuro.)

3. Quantas vezes Jerusalém foi destruída? (Duas vezes. É possível que “em dobro” se refira a esta dupla destruição.)

II. Um Chamado à Preparação

A. Chega de discussão sobre castigo. Lembre que a nossa lição é sobre consolo! Nossa lição nos diz que Isaías 40 salta 150 anos no tempo, do tempo do castigo para o tempo do retorno do povo de Deus após o cativeiro Babilônico.

B. Leia Isaías 40:3. De que este texto te lembra? (Mateus 3:1-3. Este texto se refere a João Batista.) O que João Batista tem a ver com o povo de Deus voltando do cativeiro na Babilônia?

1. Pense sobre isso por um minuto. Deus diz ao Seu povo que os seus problemas acabaram, já sofreram o bastante. Então é ouvida uma voz dizendo para se fazer uma estrada no deserto. Quando o povo de Deus esteve em um deserto? (Este é um tema recorrente na história de Israel. Eles foram castigados com a escravidão egípcia. Escaparam através do deserto. Eles foram punidos com o cativeiro Babilônico. Conseguiram voltar através do “deserto” para reconstruir o templo. Eles foram castigados pelos pecados de Adão e Eva. João Batista veio do deserto para anunciar a liberdade e a salvação através de Jesus. O povo de Deus ouve um chamado do deserto para voltar ao conforto da liberdade.)

C. Leia Isaías 40:4-5. Se você acredita que tua obra é ajudar a atrair outros a Jesus, o que estes textos te dizem? (Não crie barreiras para aqueles que querem entrar.)

1. Que tipo de barreiras nós criamos? (Para os meus filhos, o estilo de adoração é uma grande barreira. Eles querem um culto de adoração contemporâneo. Na última reunião no nosso grupo de anciãos, foi perguntado ao grupo, “De que você abriria mão pelos teus filhos? Abriria mão da tua vida? Se sim, estaria disposto a abrir mão do teu estilo preferido de adoração?” Boa pergunta. Como eu uso um terno no tribunal, sinto que deveria usar um terno para ir à igreja. Mas usar um terno e gravata pode ser uma barreira para alguns. Eu luto com o equilíbrio entre as “barreiras” e uma adoração apropriada a um Deus Santo.)

III. Um Chamado à Proclamação

A. Leia Isaías 40:6-8. Por quanto tempo a grama vive?

1. Ouvir isto é um conforto?

2. O que á comparado à curta vida dos seres humanos? (A Palavra de Deus.)

a. Por que Isaías compara a nosso período de vida com a Palavra de Deus? Isto não igual a comparar maçãs com laranjas?

B. Leia Isaías 40:9. OK. Todos vocês, seres humanos de vida curta, o que vocês são chamados a fazer? (Apresentar a Deus (“Aqui está o seu Deus”) aos outros.)

C. Leia Isaías 40:10. O quadro a respeito da Palavra e nossas vidas curtas está mais claro agora? Por que as nossas vidas curtas são comparadas com a Palavra de Deus? (Existe uma solução para o nosso “problema da vida curta”. Se cremos e proclamamos a Palavra de Deus, Ele vai voltar e nos recompensar com a vida eterna.)

1. Como esta mensagem se compara com o que discutimos no começo deste capítulo? (Começamos com uma mensagem de conforto. Judá tinha sofrido pelos seus pecados durante o curto período em que esteve na terra. Porém, se confiamos em Deus, em vez de confiar nas coisas temporárias desta vida, Deus nos recompensará com um relacionamento permanente.)

D. Leia Isaías 40:18-20. Nenhum dos meus vizinhos adora um ídolo no quintal. Esta mensagem é para nós hoje?

1. A quem comparamos Deus hoje em dia?

2. Qual é o denominador comum para ídolos – quer tenham sido criados para pessoas pobres ou para pessoas ricas? (Todos eles são dependentes dos seres humanos. Atualmente, nós basicamente paramos com a adoração de ídolos. A questão hoje é se você depende de idéias criadas pelo homem ou de idéias criadas por Deus. A adoração ao homem é a “religião” dominante de hoje em dia.)

E. Leia Isaías 40:25-26. Vários livros de ciência têm aparecido e se transformado em campeões de vendas nos últimos anos. Eu li todos eles e atualmente estou lendo “A Composição do Cosmo” de Brian Greene. Baseado nesta pequena amostra de conhecimento científico, me parece que a “teoria do Big Bang” é a principal explicação científica para a criação dos céus e da terra (verso 26). Embora o “Bang”possa ter sido usado para fazer (e continuar fazendo) o trabalho, a ciência acha que isto aconteceu sem uma Inteligência Superior. Quem, segundo a Bíblia, criou os céus?

1. Este é outra faceta da “adoração a ídolos”? (O lado irônico a respeito da adoração a ídolos naquele tempo e agora é que os ídolos dos tempos bíblicos eram claramente feitos por humanos. Hoje alguns cientistas atribuem à sorte ou qualquer outra coisa, coisas que não poderiam ter sido criadas por humanos, muito menos pela sorte. Você vê a lógica de Deus? Ele diz, “Como você pode acreditar que um ídolo, que você criou com as próprias mãos, pudesse criar os céus?” Hoje nós tomamos uma posição igualmente ilógica. Afirmamos que algo que mesmo os humanos não poderiam ter criado, criou a si mesmo.)

F. Leia Isaías 40:27. Além da afirmação de que não existe Deus, qual é a próxima afirmação popular? (Deus não se importa comigo. Ele não me nota.)

G. Leia Isaías 40:28. Novamente Isaías diz que Deus é o Criador. Como ele explica a acusação de que Deus não nota os nossos problemas? (Deus tem energia e poder para nos ajudar. A razão pela qual pensamos que Deus não nos nota nem nos ajuda é que não compreendemos a sabedoria de Deus.)

H. Leia Isaías 40:29-31. Vocês que precisam de conforto, vocês que estão desencorajados com a vida, o que Deus promete a vocês?

I. Amigo, se você colocar a confiança no Senhor, Ele promete dar energias renovadas. Ele promete que você poderá voar. Ele promete conforto. Você vai depositar tua confiança nEle e não em si mesmo?

IV. Próxima Semana: Para Servir e Para Salvar

=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: