Para Servir e Para Salvar (Isaías 43 e 44)
Introdução: A cada semana estamos observando o progresso do povo de Deus, conforme Ele os guia em uma jornada de volta a Ele. Até aqui, a viagem parece estar sendo bastante difícil. Mas o povo de Deus parece estar saindo das áreas mais difíceis e indo para uma vida mais normal. O que deveríamos considerar como “vida normal”? Como podemos saber quando Deus está conosco? Como podemos saber que Deus existe? Vamos mergulhar na lição e descobrir!
I. Deus Conosco
A. Leia Isaías 43:1. Temos visto freqüentemente que Deus Se apresenta a nós dizendo que é o nosso Criador. Sabemos o que isto nos fala sobre o nosso Deus, mas o que isto fala sobre nós? (Somos especiais para Deus. Somos importantes para Ele. Isto indica que Ele tem um interesse especial por nós.)
1. O que Deus diz no verso 1 e que nos permite saber que Ele nos conhece? (“Eu o chamei pelo nome.”)
2. Quando alguém te conhece pelo nome, o que este fato representa? (Você não quer que pessoas importantes saibam o teu nome? Isto significa que eles te conhecem. Isto significa que você também é importante, certo?)
B. Leia Isaías 43:2. O que são as “águas”, “rios”, “fogo” e “chamas”? (Tempos de angústia.)
1. Note que este texto começa com “quando”, em vez de “se”. O que você conclui a partir disso? (Que teremos momentos nos quais estaremos preocupados com o nosso bem estar, com a nossa sobrevivência.)
2. O que, precisamente, Deus nos promete em tempos de angústia?
a. Ele promete nos guardar de todos os problemas? (Este é um ponto muito importante. Deus não nos promete que não teremos problemas. Ele promete que estará conosco nos tempos de angústia. Ele estará conosco. Ele sabe o nosso nome.)
b. Nós seremos esmagados pelos nossos problemas? (Os rios “não o encobrirão” e o fogo não te “queimará” nem te deixará “em brasas”.)
C. Leia Isaías 43:3. Como podemos saber que os rios e os fogos não nos vencerão? (A primeira parte do verso 3 é a nossa garantia: “Pois eu sou o Senhor, o seu Deus [e] Salvador.” O Poder do Universo te conhece e fez esta promessa para você. Confie nEle.)
II. A Missão
A. Leia Isaías 43:5-6. Que tipo de medo está sendo discutido nestes versos? (Um medo de que as coisas vão de mal a pior. Deus parece estar falando de nós e nossos filhos.)
1. Nossos filhos podem se esconder de Deus? Eles podem ir tão longe que não possam ser trazidos de volta? (Deus fala sobre traze-los, de todos os pontos cardeais.)
2. Note no verso 6 que Deus se refere aos nossos filhos como “meus filhos” e “minhas filhas”. O que esta mudança de referencia significa para você? (Que nossos filhos não são simplesmente nossos, eles também são filhos de Deus. Ele também tem interesse neles. Deus também nos está chamando de Seus filhos neste texto.)
B. Leis Isaías 43:7. Qual é p propósito de nossa vida? Qual é o propósito das vidas de nossos filhos? (Trazer glória a Deus.)
1. Como a tua vida atual tem se encaixado neste propósito?
a. Como tem sido no trabalho?
b. Como tem sido na igreja?
C. Leia Isaías 43:8. Deus descreve parte da obra de trazer glória a Ele neste verso. Que tipo de pessoas tem olhos, mas são cegos, ouvidos, mas são surdos.? (Aqueles que não tem discernimento espiritual.)
1. Qual é a nossa obra com relação a eles? (Guiá-los para fora desta condição.)
D. Leia Isaías 43:9. Como estamos com relação a “guiar” os espiritualmente cegos e surdos? Como ajudamos os outros a conhecerem que o nosso Deus é o verdadeiro Deus? (Nosso Deus pode predizer o futuro. Deus faz muitas afirmações sobre Si mesmo, mas Ele diz, “Eu disse antecipadamente o que aconteceria a vocês (e a eles).”)
1. Como isto se encaixa na nossa missão de trazer glória a Deus? (Penso que é a nossa responsabilidade chamar a atenção do mundo ao fato de que o nosso Deus nos fala/adverte com precisão acerca do futuro.)
III. Ciro
A. Leis Isaías 44:24 e 27-28. O que nos surpreende como “estranho” nesta profecia? (Ela menciona especificamente o nome de uma pessoa.)
1. Você já viu antes uma profecia que mencione o nome de uma pessoa (em vez de citar o nome que serve como descrição desta pessoa)? (Isto já aconteceu antes. O rei Josias foi mencionado pelo nome 300 anos antes de sua época. Veja I reis 13:2.)
2. Que razão importante nós discutimos, no começo desta lição, para crermos que Deus se preocupa conosco? (Ele conhece o nosso nome.)
3. Que importante ferramenta nós discutimos que temos, para convencer aos outros de que o nosso Deus é o verdadeiro Deus? (Que Ele compartilha conosco o conhecimento do futuro.)
4. Como este texto combina estas duas lições? (Deus não apenas prediz o futuro, mas Ele faz isso falando especificamente o nome de um indivíduo! Ele sabia o nome de Ciro antes que este nascesse.)
5. Se Deus os conhece pelo nome antes de nascermos, o que isto diz a respeito a importância da nossa vida?
a. O que isto diz a respeito do aborto?
B. O que Isaías 44:28 nos diz acerca deste “Ciro”? (Ele é um “pastor”.)
1. Deus está nos dizendo que ele é um pastor de ovelhas? (Penso que Deus quer dizer que ele é um líder, um tipo de salvador. Veja Ezequiel 34:23.)
2. O que mais aprendemos sobre Ciro? (Que ele tem a autoridade para ordenar a reconstrução de Jerusalém e do templo!)
C. Baseado nestas pistas, quem é Ciro? Leia Esdras 1:1-3. (Este Ciro é o rei da Pérsia. Ele ordenou a reconstrução de Jerusalém e do templo.)
1. O que isto nos fala sobre a atitude de Deus com relação ao estado ajudar a Sua obra?
D. Note que Isaías 44:27 faz referência às “profundezas aquáticas” e a secar os regatos. O que isto tem a ver com Ciro? (O The Bible Knowledge Commentary (Comentário do Conhecimento Bíblico) nos diz que Ciro tinha lançado um cerco à cidade de Babilônia. O povo dentro da cidade não estava preocupado porque tinham suprimentos estocados para durar 20 anos. Porém o exército persa, comandado por Ugbaru, desviou o rio Eufrates, que corria por baixo da cidade de Babilônia e, quando o nível da água baixou, seu exército entrou por baixo do portão, pelo leito do rio. Babilônia caiu diante de Ciro.)
E. Quanto tempo antes, Isaías, pelo poder de Deus, predisse o surgimento de Ciro? (A lição trimestral (segunda-feira) e o Critical and Explanatory Commentary on the Old and New Testaments (Comentário Crítico e Explicativo sobre o Antigo e Novo Testamentos) concordam que foi com 150 anos de antecedência!)
F. Amigo, temos um Deus que não apenas sabe o futuro, Ele sabe inclusive os detalhes. Melhor ainda, temos um Deus que te conhece pelo nome. Você vai colocar sobre Ele a tua confiança em tempos de angústia? Vai obedecê-Lo nos tempos de bonança?
IV. Próxima Semana: Fazendo o Inconcebível
=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário