O Renascimento da Terra (Isaías 65 e 66)
Introdução: Chegamos ao final do nosso estudo sobre Isaías. Isaías sabe como escrever um grande final para o seu livro! Ele termina com uma descrição do juízo final de Deus e a recompensa dos justos na terra renovada. Vamos mergulhar no nosso estudo sobre Isaías 65 e 66 e aprender mais sobre o futuro!
I. A Escolha
A. Leia Isaías 66:1. Espera-se que nós construamos um lugar de descanso para Deus?
1. Que problemas enfrentaríamos para construir um casa onde Deus pudesse se sentar e colocar Seus pés para cima? (Deus diz que a terra é o “estrado dos meus pés”! Ele é grande e poderoso demais para que pensemos em fazer uma casa para Ele. A implicação deste verso é que, em vez disso, Ele construiria uma casa para nós.)
B. Leia Isaías 66:2. Que tipo de pessoa “treme” diante da palavra de Deus? (Alguém que leva a palavra de Deus muito a sério. Deus diz, “Eu sou o Criador de tudo. Que base vocês tem para serem arrogantes quando vêm até Mim?”)
1. A maioria das pessoas hoje em dia “treme” diante da palavra de Deus, ou espera que Deus se conforme com as suas vontades, desejos e expectativas?
a. E você? Aceita aquelas partes da Bíblia com as quais concorda – e rejeita aquelas que considera inconvenientes ou erradas?
(1) Se a palavra de Deus entra em conflito com a tua cultura, a qual você segue?
2. Que ponto Deus está estabelecendo quando fala acerca de construirmos uma casa para Ele e tremermos diante da Sua palavra? (Deus quer que compreendamos o relacionamento apropriado entre Ele e nós. Não podemos dar nada a Deus (exceto nossos corações). Porém, muitos seres humanos crêem que estão no controle, que eles estabelecem líderes ou escolhem qual líder seguir, e dão a Deus o respeito que pensam que Ele merece. Deus nos diz que a realidade não é esta.)
3. Que tipo de pessoa Deus estima? Você gostaria que Deus tivesse estima por você?
C. Leia Isaías 66:3. Como é que apresentar uma oferta de cereal é igual a apresentar sangue de porco a Deus?
1. Deus quer sangue de porco? (O sangue de porco seria abominação a Deus Veja Deuteronômio 14:8.)
2. Que mensagem Deus está tentando nos ensinar no verso 3? (Penso que Deus diz que essas pessoas acham que tudo é a mesma coisa – quer estejam oferecendo sacrifício a Deus ou matando uma pessoa. Oferecer sangue de porco é tão bom quanto fazer uma oferta apropriada. Outro significado potencial deste verso é que essas pessoas fazem coisas terríveis e acham que, ao oferecerem sacrifícios apropriados, tudo se acerta. Não precisam se preocupar com os pecados porque podem simplesmente fazer sacrifícios depois. Qualquer que seja a melhor interpretação, essas pessoas não levam a palavra de Deus a sério.)
3. Você já ouviu este pensamento: “Todas as escolhas são igualmente válidas. O que importa é que haja respeito pelas escolhas dos outros”. Esta é a lógica que Deus condena aqui?
4. Considere o fluxo do argumento de Deus. Ele nos fala sobre o relacionamento apropriado entre Ele e nós. Seu poder está além do nosso poder, como pequenos seres humanos. Então Ele explica o que está procurando: seres humanos que levem a Sua palavra muito a sério.
D. Leia Isaías 66:4. Qual é o fim daqueles que não prestam atenção ao que Deus fala? (Deus trará sobre eles aquilo que eles temiam que acontecesse.)
1. Do que você tem medo?
2. Por que Deus traria um resultado tão duro sobre eles? (Estas são pessoas que se tornaram inimigos de Deus. Eles se alegram em levantar oposição a Deus. Têm prazer nisto. Não são transeuntes inocentes da vida.)
II. O Novo Convite de Deus
A. Leia Isaías 66:18-19. Aonde Deus vai com a Sua mensagem que tem sido rejeitada por aqueles que querem seguir os seus próprios desejos? (A glória de Deus é proclamada por todas as nações. Compare com Atos 28:2-28)
1. Por que Deus iria para outras pessoas?
2. Leia Isaías 65:1-4. Que razão Deus dá aqui para ir para outras pessoas?
B. Leia Isaías 65:5. Que tipo de estado espiritual estas pessoas afirmam ter? (Elas afirmam serem melhores que os outros! Deus rejeita as pessoas que são espiritualmente arrogantes e desobedientes. Que combinação terrível.)
C. Leia Isaías 66:20-21. Deus não apenas vai para essas “outras pessoas”, mas escolhe sacerdotes e levitas entre eles. O que isto significa? (Que Deus agora seleciona líderes espirituais dentre aqueles que são Sua “família ampliada”. Isaías prediz que o evangelho irá para aqueles que não são judeus. Irá para aqueles que estão dispostos a ouvir e obedecer. Aqueles que estão dispostos a ouvir e obedecer tornam-se líderes na obra de Deus. Compare com Apocalipse 5:9-10.)
III. A Recompensa de Deus
A. Em Isaías 65:2-12 Deus fala de rebelião contra Ele e a Sua punição aos rebeldes. Então Deus discute Sua recompensa para os fiéis. Leia Isaías 54:14. Como é a tua vida hoje? Você gostaria de ter mais alegria? Você sabe o que é ter tanta alegria no coração que sente vontade de cantar?
B. Leia Isaías 65:17. Qual é a razão para toda esta alegria? (Deus criou um novo céu e uma nova terra.)
1. Quando falamos de “céu”, este é o nosso destino pela eternidade?
2. Leia Apocalipse 21:1-3. Onde nós moraremos, no final de tudo?
a. Onde Deus morará, ao final de tudo? (Entre Isaías e o Apocalipse vemos que Deus criará uma nova terra, onde os redimidos viverão. Deus trará à terra sua “Santa Cidade” – a Nova Jerusalém. Deus morará conosco na terra renovada.)
(1) Por que, dentre todos os lugares do universo, Deus escolheria viver conosco? (A terra foi o centro do conflito entre o bem e o mal. Jesus deu a Sua vida por nós aqui. A nova capital de Deus está localizada no local da Sua vitória.)
C. Note que Isaías 65:17 diz que as coisas passadas não serão lembradas, nem trazidas à mente. Isto é bom? Por que?
1. Leia Isaías 66:22 e 24. Como você pode reconciliar Isaías 66:24 com Isaías 65:17? (Uma razão principal para que as coisas passadas não venham à nossa mente é que estaremos desfrutando muito o nosso novo mundo. Outra razão é que o pensamento dos amados que se perderam seria doloroso para nós. De alguma forma maravilhosa Deus limpa da memória os amados que se perderam, enquanto são mantidas diante de nós as questões acerca da rebelião.)
a. Por que Deus quereria manter as questões acerca da rebelião diante de nós? (Deus passou conosco por esta confusão do pecado por que nos deu o livre arbítrio. Não posso imaginar que o livre arbítrio seja tirado de nós na terra renovada. Portanto, é importante para Deus (e para nós) que mantenhamos os resultados da rebelião diante de nós, para que continuemos a escolher estar ao Seu lado.)
D. Como podemos saber que não sofreremos tristeza por causa da perda de nossos amados? (Leia Isaías 65:19. Deus diz que a voz de pranto e choro de tristeza serão parte do nosso passado.)
E. Leia Isaías 66:22-23. Qual é o dia de adoração na terra renovada? (A adoração a Deus no sábado continua, mesmo no céu!)
F. Amigo, você tem uma escolha. Deus te convida a levar a Sua palavra a sério, se arrepender dos teus pecados e aceitar Sua livre oferta da salvação. A recompensa dos redimidos é uma nova terra e uma vida eterna com o nosso Pai.
IV. Na próxima semana começaremos um novo trimestre e uma nova série de lições intitulada “Religião e Relacionamentos.”
=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário