O Desejado de Todas as Nações (Isaías 59-61)
Introdução: Introdução: Você está perturbado com as coisas terríveis que lê nos jornais e vê na televisão? Existe esperança de alguma saída para o problema do pecado? Se há, qual é? Olhando atreves das longas eras da história deste mundo, Isaías revela a solução final de Deus para o problema do pecado. Vamos mergulhar em nosso estudo e descobrir os planos de Deus!
I. O Problema
A. Leia Isaías 59:1-2. Isaías escreve sobre o braço de Deus e o ouvido de Deus. O que o “braço” de Deus simboliza? (Uma pessoa trabalha com os seus braços. Esta é uma referencia ao poder de Deus.)
1. O que, então, significa dizer que Deus tem o braço “encolhido”? (Que falta a Deus o poder para fazer o que precisa ser feito.)
2. O que simboliza o ouvido de Deus? (Uma pessoa ouve com os seus ouvidos. Esta é uma referência à capacidade de Deus nos ouvir.)
a. O que, então, significa dizer que Deus tem o ouvido “surdo”? (Significa que Deus não tem capacidade de nos ouvir.)
3. O que estes dois versos sugerem que seja o problema real e o que estes dois versos sugerem que seja uma descrição falsa do problema? (O problema real que causa a separação entre Deus e os humanos é o pecado humano e não qualquer falta de poder ou de percepção da parte de Deus.)
B. Os dois versos seguintes continuam a descrever os pecados do povo. Leia Isaías 59:5-6. O que é uma “cobra”? (Uma serpente.)
1. O que a serpente representa na Bíblia? (O pecado e Satanás. Compare Gênesis 3:13-15 com Apocalipse 12:9-10 e Apocalipse 20:1-3, 7-10.)
a. As pessoas descritas aqui (Isaías 59:5) “chocam ovos de cobra”. Isto parece ser simbólico. O que você acha que isto simboliza? (Que estas pessoas produzem pecados. Se a cobra representa Satanás e o pecado, então os ovos de cobra parecem representar a reprodução do pecado.)
b. O que você acha que significa “comer”o ovo de uma cobra? (Aceitar a influência de pecadores. Um grupo está produzindo o pecado e o outro grupo está aceitando este pecado em suas vidas.)
c. O que é uma “víbora”? (Outro tipo de serpente.)
d. Até onde eu sei, você tem que quebrar um ovo para poder come-lo. Ao mesmo tempo, se você quebrar um ovo prematuramente, nada nasce dele. Ele nunca se transforma em vida. A última metade do verso 5 faz algum sentido para você? (Novamente temos o simbolismo de “comer” o ovo da serpente – que significa aceitar o pecado. Ao aceitar o pecado na tua vida, como resultado, você se transforma em uma serpente. O pecador reproduz o pecado em outros.)
2. Qual é propósito (Isaías 59:6) da teia da aranha? (Pegar algo para matar e comer.)
a. Por que Isaías sugeriria que não é possível usar uma teia de aranha para fazer roupas? (Novamente, isto pode ser uma referência a Gênesis 3:6-10. O pecado nunca pode nos tornar completos. O pecado nunca pode nos justificar. O pecado nunca pode nos dar paz. O pecado é somente uma armadilha que traz a morte.)
II. A Promessa
A. Vamos pular alguns versos. Leia Isaías 59:15b-16. Qual foi a conclusão de Deus acerca da natureza pecaminosa dos humanos? (Ele não estava contente com ela. Ele decidiu que alguém devia fazer alguma coisa sobre o pecado.)
1. Quem Deus encontrou para intervir contra o problema do pecado? (Ele próprio! Aquele “braço” que discutimos antes em Isaías 59:1 não estava encolhido demais para “operar a salvação”)
B. Leia Isaías 59:17. Que outros versos na Bíblia te vem à mente quando você lê isto?
1. Leia Efésios 6:13-17.
2. Leia I Tessalonicenses 5:8.
3. Isaías 59 fala de Deus usar a couraça da justiça e o capacete da salvação. Como podemos nós (as pessoas más que discutimos acima) chegar ao ponto de Efésios e I Tessalonicenses, onde podemos usar a poderosa armadura espiritual de Deus?
C. Leia I Tessalonicenses 5:9-11. Em Isaías 59:16 Deus estava procurando por alguém que interviesse contra o pecado. Quem acabou intervindo por nós? (Em Isaías 59 a sugestão é que Deus pretende intervir por nós. I Tessalonicenses torna bem claro que Jesus é o membro da Divindade que interveio e tornou possível para nós receber a salvação pela fé.)
D. Leia Isaías 61:1. Quem você acha que está falando aqui? Do que este texto te lembra? (Leia Lucas 4:16-21. Encontramos Jesus lendo este texto na sinagoga e afirmando que ele se refere a Si próprio! Esta é mais uma prova de que Jesus é Aquele que veio intervir em nosso favor contra o pecado.)
1. Como Jesus deu “liberdade aos cativos” e “libertou” os “prisioneiros”? (Ele nos libertou da morte – a penalidade pelos nossos pecados.)
E. Leia Isaías 61:2. Tendo em mente o contexto da pecaminosidade humana, e a decisão de Deus de intervir para nos salvar, o que você acha que significa o “ano da bondade do Senhor” e o “dia da vingança do nosso Deus”?
F. Leia Isaías 61:3. Quando isto vai acontecer? (Quando o capítulo final da história da nossa terra terminar. Esta é a conclusão da intervenção de Deus em nosso favor contra o pecado. Jesus veio à terra e, através de Sua vida e morte, nos libertou do pecado. Se aceitarmos o que Ele fez por nós, entramos em Seu favor e desfrutamos as bênçãos do verso 3 eternamente. Se O rejeitarmos, então Ele nos destruirá no dia da Sua vingança.)
III. O Cumprimento
A. Leia Isaías 62:10. Acrescente as ordens do verso 10 às promessas que acabamos de estudar. O que você acha que está acontecendo? O que está havendo? (Alguém quer tornar mais fácil a vinda de recém-chegados. Eles apressam as pessoas para passar pelas portas, consertam as estradas, removem as pedras que poderiam servir de tropeço para o dedão dos visitantes, penduram um grande cartaz “Bem-Vindos” por sobre a cidade.)
B. Leia Isaías 62:11. Quem está chegando? Você ou Jesus? (O verso 10 diz “preparem o caminho para o povo”. O verso 11 diz “Veja! O seu Salvador vem!” Parece que tanto os salvos quanto Jesus estão vindo para a cidade.)
C. Vamos acrescentar Isaías 62:12 à nossa discussão. Este texto esclarece quem está chegando? (Nenhum dos comentários que eu li parecia concordar comigo, mas penso que a chave está na última parte do verso 11: “Ele traz a sua recompensa e o seu galardão o acompanha”. Penso que estes versos tem um simbolismo paralelo. De um lado, nós nos preparamos para a volta de Jesus. Por outro lado, a Nova Jerusalém no Céu se prepara para a nossa chegada. A “recompensa” e o “galardão” parecem ser a recompensa e o galardão de Jesus. Os redimidos são a recompensa e o galardão de Jesus. Portanto, o quadro que eu vejo é a nossa preparação para a volta de Jesus a esta terra e a Nova Jerusalém se preparando para a chegada de Jesus (a nossa!). Nós chegaremos como novos cidadãos!
D. Leia Isaías 60:18. Nós estamos pulando para frente e para trás um pouco, mas penso que estamos mantendo o mesmo assunto. Nós estamos dentro da cidade? (Sim. Parece que sim, porque o texto se refere a muros e portas.)
1. Por que você chamaria os muros de “salvação” e os portões, “louvor”? (Porque eles estão te salvando das coisas ruins que estão acontecendo do lado de fora dos muros e portões.)
a. É possível entender este texto sem qualquer muro ou portão literal? (Sim. Podemos entender que a tua salvação e louvor são o que te protegem das coisas ruins do “lado de fora”.)
E. Leia Isaías 60:19-20. Isto soa para você como uma cidade real, viva?
1. Você já ouviu em algum outro lugar na Bíblia sobre esta idéia de Jesus ser a luz da cidade? (Leia Apocalipse 21:22 até 22:5. João o Revelador está claramente descrevendo a Nova Jerusalém do Céu. Este texto nos ensina que Isaías está escrevendo sobre a Nova Jerusalém.)
F. Amigo, Deus usou o Seu poderoso “braço” para intervir e te salvar. Você vai se arrepender e aceitar Sua oferta de salvação? Como temos visto, Deus tem um novo e maravilhoso lar para aqueles que aceitam a Sua oferta!
IV. Próxima Semana: O Renascimento da Terra
=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário