quinta-feira, 11 de setembro de 2008

João – O Evangelho Amado - Lição 04

A Graça é Inclusiva (João 3 e 4)

Introdução: João 3:16 é um dos mais famosos versos da Bíblia. É uma oferta de vida eterna a “todo” o que crer em Jesus. Esta semana o nosso estudo de João continua com a história de duas pessoas que cruzaram o caminho de Jesus. Provando a verdade do “todo”, um dos que vem a Jesus é um fariseu rico e exaltado chamado Nicodemos. O outro que vem a Jesus é uma mulher samaritana pobre e desprezada. Vamos pular para dentro do nosso estudo e descobrir como Jesus trata com estes dois.

I. A Visita de Nicodemos

A. Leia João 3:1. O que este texto te diz sobre o status social de Nicodemos? (Ele era uma pessoa proeminente. Um líder político e religioso.)

B. Leia João 3:2. Nicodemos diz “coisas bonitas” para Jesus, mas não revela porque ele quis este encontro. Por que você acha que Nicodemos queria ter um encontro particular com Jesus?

1. Leia João 2:23. Então, considere a nossa discussão da semana passada sobre Jesus ter expulsado os “homens de negócios” ladrões do templo. Junte estes dois fatos e coloque-se no lugar de Nicodemos. Isto te dá uma visão diferente do porque Nicodemos estaria interessado em conversar com Jesus? (João 3:2 confirma que Nicodemos estava ciente dos milagres relatados em João 2:23. Assim como qualquer outro judeu sincero, Nicodemos também estava aguardando o Messias. Eu me lembro de haver descoberto uma pista nos escritos de Josefo de que a casa de Nicodemos era de uma riqueza extraordinária. Como Nicodemos não precisava de dinheiro, talvez ele também estivesse ofendido pelos malfeitores gananciosos do templo e ele cumprimentou a Jesus em particular.)

2. Nicodemos veio ver Jesus à noite. O que isto sugere para você? (Ele queria saber mais sobre Jesus. Seria esperto da parte de Nicodemos evitar ser associado publicamente com este “perturbador/possível-Messias” até que pudesse saber mais sobre ele. É claro que, considerando as multidões em volta de Jesus, vir durante a noite permitiria a ele uma conversa particular com Jesus. Este fato demonstrava bom senso em todos os aspectos.)

3. Jesus foi insultado ou elogiado pela frase introdutória de Nicodemos (João 3:2)? (Este é um problema de “insulto por um elogio fraco”. Nicodemos queria que isto fosse um elogio. Mas esta frase é um “elogio” para um profeta, não para o Messias.)

C. Leia João 3:3. Espere um minuto! Este verso começa com “Em resposta, Jesus declarou”. Como esta afirmação é uma resposta à afirmação de Nicodemos de que Jesus era de Deus?

1. Volte atrás por um momento. Por que razão você decidiu que Nicodemos veio ver Jesus? Ele apareceu para dizer para Jesus “sabemos que ensinas da parte de Deus”? (Não. Duvido que ficar fazendo elogios para pessoas que ele não conhecia estivesse muito alto na lista de prioridade de Nicodemos. Nicodemos queria descobrir se Jesus era o Messias. Se Jesus fosse simplesmente um profeta, Nicodemos ainda não estaria desperdiçando seu tempo.)

2. Agora, deixe-me perguntar novamente: a afirmação de Jesus no verso 3 é uma “resposta”? (Sim. Jesus está “indo direto ao assunto”. Ele sabe que Nicodemos está ali para descobrir mais acerca do reino de Deus. Jesus vai direto ao ponto dizendo “Se você não “nascer de novo”, não faz parte do reino de Deus. Não há necessidade de nós ficarmos discutindo pontos detalhados sobre o reino de Deus se você não faz parte dele”. Ellen G. White em “O Desejado de Todas as Nações”, diz: “Nicodemos fora ter com o Senhor pensando em entrar com Ele em discussão, mas Jesus expôs-lhe os princípios fundamentais da verdade. Disse a Nicodemos: Não é tanto de conhecimento teórico que precisas, mas de regeneração espiritual. Não necessitas satisfazer tua curiosidade, mas ter um novo coração. É mister que recebas nova vida de cima, antes de te ser possível apreciar as coisas celestiais. Antes que se verifique essa mudança, tornando novas todas as coisas, nenhum salvador proveito tem para ti o discutir comigo Minha autoridade ou missão.” pág. 171.)

D. Vamos continuar e acrescentar o verso 4 a João 3:3. Coloque-se novamente no lugar de Nicodemos. Você ficaria insultado pela resposta de Jesus? (Pelo menos irritado, se não insultado. Certamente, a conversa não estava indo no rumo certo. Você é uma pessoa muito importante. Jesus deveria ter prazer em ter uma conferencia com você. Em vez disso, Jesus parece estar questionando a tua salvação.)

1. Você acha que Nicodemos está sendo sério nesta pergunta? (É tão óbvio que uma pessoa não poderia nascer de novo literalmente. Acho que Nicodemos está sendo defensivo. De acordo com vários comentários, Nicodemos teria compreendido a necessidade de um “novo nascimento” para os gentios que queriam ser convertidos ao judaísmo, mas isto não faria qualquer sentido para um judeu. A sugestão seria particularmente imprópria para uma pessoa importante como ele.)

E. Leia João 3:5. Jesus agora deixa claro o que ele quer dizer com “nascer de novo”. O que é isso? (É “nascer da água e do Espírito”.)

1. Você acha que Nicodemos compreendeu o que Jesus estava dizendo? (Leia João 4:1-2. Uma vez que Nicodemos tinha estado acompanhando os milagres de Jesus, certamente ele estava acompanhando os relatos das conversões de Jesus. Minha aposta é que Nicodemos sabia que “nascer da água” significava o batismo.)

F. Leia João 3:6. Nicodemos queria ser batizado? (Não. Isto pareceria ser uma enorme admissão de que ele era indigno. Ele era um líder religioso, não era parte da ralé. Seu coração orgulhoso resistiria a isso. É por isso que “o que nasce da carne é carne”. O coração humano resiste naturalmente ao evangelho.)

G. Aqueles que tem estado seguindo nossos comentários sabem que eu gosto muito de ver a lógica da Bíblia. Eu peço para que você se coloque na história, considero o que está sendo dito e analiso os testos em termos da natureza humana e da lógica. Esta abordagem converte o coração? (Toda lógica do mundo e todo o conhecimento do comportamento humano, simplesmente não podem converter o coração. Tudo isto é “carne”. O ingrediente essencial é o Espírito Santo.)

1. Por que não pedir, bem agora, ao Espírito Santo para que entre em teu coração, para que você veja a Palavra de Deus não apenas com o teu cérebro, mas também com o Seu espírito?

H. Leia João 3:7. O que este texto nos diz sobre como Nicodemos estava parecendo neste momento? (Ele devia estar parecendo chocado, ou Jesus não teria feito o comentário sobre a surpresa dele.)

I. Leia João 3:8. O espírito Santo é lógico? (Na grande criação de Deus, vemos ordem. Contudo, estou relutante em dizer que uma parte da divindade não é lógica. Porém, este texto fala, pelo menos, que o Espírito Santo não é previsível em termos humanos. O Espírito Santo faz o que Ele quer; os seres humanos podem sentir a presença do Espírito, mas não podem dizer se o espírito está indo ou vindo.)

1. Um estilo particular de adoração encoraja o Espírito a descer sobre as pessoas? (Eu gostaria de dizer que “sim’. Tenho visões bem definidas sobre adoração. Cultos que são frios, maçantes e destituídos de louvor me irritam. Porém, o ensino claro deste verso é que ser “nascido do Espírito” não pode estar preso a um certo tipo de adoração porque os humanos não podem prever o Espírito.)

J. Leia João 3:9-10. Você consegue se identificar com Nicodemos? Ele quer saber por que a lógica e a obediência não são suficientes!

1. O mestre de Israel não compreende esta idéia de que “nascer de novo” envolve batismo e regeneração (renascimento) pelo Espírito Santo. Você compreende isto? (Apenas conhecer a Bíblia e seguir as regras não é o suficiente. É o Espírito Santo que nos traz o arrependimento. O perdão vem da graça imerecida de Deus. Não podemos conquistar estas coisas. O orgulho é uma barreira à aceitação destes dons.)

K. Leia João 3:14-16. Por que Jesus compararia a Si mesmo com uma cobra – o primeiro símbolo do mal (veja Gênesis 3)? Exceto pela analogia à cruz da expressão “ser levantado”, esta comparação não parece ser completamente errada? (Assim como as pessoas precisavam olhar a serpente, para que não perecessem, da mesma forma precisamos enfrentar os nossos pecados. Em Lucas 13:3 Jesus nos fala que, a menos que nos arrependamos, nós pereceremos. Se você considerar o contexto de Lucas 13:3, descobrirá que Jesus disse “não pensem que outros sofreram, em vez de vocês, porque eles eram mais pecadores”. Todos nós precisamos nos arrepender. Todos nós precisamos enfrentar face a face nossos pecados e reconhecê-los – mesmo valorosos e honrados líderes religiosos, como Nicodemos.)

II. A Visita ao Poço

A. Leia João 4:4-6. Permita-me dar um pouco do contexto aqui. O caminho mais direto para Jesus voltar para a Galiléia é viajar através de Samaria. Ele tinha estado fazendo isso, é meio-dia e os discípulos tinham ido comprar comida (João 4:8). Jesus está cansado. Ele se assenta junto a um poço histórico para descansar.

1. Que tipo de relacionamento os samaritanos tinham com os judeus? (Era muito ruim. Os judeus pensavam que os samaritanos eram inferiores e os samaritanos tinham o tipo de reação que você poderia esperar.)

B. Leia João 4:7 e 9. Que tipo de atitude você sente nesta mulher samaritana específica?

1. Ela tem justificativa para esta atitude? (É parecida com a atitude que eu esperaria.)

C. Leia João 4:10-12. Que tipo de atitude vemos agora nesta mulher? (Não está ficando nem um pouco melhor. Ela está ficando perturbada com este judeu “pretensioso”.)

1. Como você compararia a atitude dela com relação a Jesus com a atitude de Nicodemos quando ele disse “Como alguém pode nascer [de novo], sendo velho?” (João 3:3) (Penso que os dois soam bem familiares. Ambos parecem estar um pouco irritados e eles não tem certeza do que Jesus está dizendo a eles.)

D. Vamos pular alguns versos e ler João 4:19. Com quem este verso se parece? (Mais uma vez, isto é muito parecido com o que Nicodemos disse. Isto me lembra um filme antigo que vi onde as pessoas ficavam falando para o herói “Eu pensava que você era mais alto”. Jesus é o Messias e as pessoas continuam se dirigindo a ele como um mero profeta.)

E. Leia João 4:25-26. Que verdade Jesus está compartilhando com esta mulher samaritana?

1. Esta é a mesma verdade que Jesus compartilhou com Nicodemos?

F. Você se lembra de que começamos nosso estudo sobre João dizendo que ele queria “preencher os espaços” dos outros evangelhos. Colocando a história da discussão com Nicodemos junto com a história da discussão com a mulher samaritana, que lição você acha que João está tentando nos ensinar? (João nos leva do mais importante, mais rico, mais inteligente, mais estudado e poderoso segmento da sociedade judaica para o mais pobre, mais iletrado, menos poderoso segmento da sociedade samaritana. Jesus tem a mesma abordagem para com ambos. Ele é realmente cego a classe, raça, e inteligência. Ele deseja que todos tenham a vida eterna.

G. Amigo, e você? Você não é coisa alguma “demais” para estar fora do alcance do amor e do cuidado de Jesus. Ele te chama para reconhecê-Lo hoje, não como um profeta, mas como o teu Messias. Enfrente os teus pecados, arrependa-se e volte-se para Ele, para a vida eterna.

III. Próxima Semana: Fé Genuína

=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: