Fé Genuína (João 4:43-54)
Introdução: Você gosta de desvios? Nosso estudo da semana passada mostrou Jesus voltando para a Galiléia. No caminho, Ele decidiu descansar um pouco em um poço em Samaria enquanto Seus discípulos estavam providenciando o almoço. E,quanto estava no poço, Jesus se deparou com uma mulher samaritana e terminou convertendo esta mulher e fazendo uma série evangelística de dois dias! João 4:41-42 nos fala que muitos samaritanos criam que Jesus era o Messias. Este foi o começo da igreja em Samaria. Que grande desvio! Esta semana a nossa história começa com Jesus continuando Seu retorno para a Galiléia. Vamos cair no nosso estudo!
I. Sem Honra
A. Leia João 4:43-45. Você alguma vez já sentiu que teu trabalho na igreja não é apreciado?
1. Qual razão João sugere para que uma pessoa não seja devidamente apreciada em sua própria igreja? (Ele não fornece realmente uma explicação. Ele só diz, “não há honra na própria casa”. As pessoas te conhecem. Elas ficam acostumadas com você e com o que você faz.)
2. O texto parece indicar que Jesus está sentindo que não é apreciado. Ao mesmo tempo, ele nos fala que o povo da Galiléia recebeu bem a Jesus. Que país não está dando honras a Jesus? (A razão pela qual eu mencionei na introdução o desvio de dois dias era para te dar o contexto para este comentário. Os comentaristas discordam sobre qual “país” não está demonstrando a honra devida a Jesus. Alguns dizem que este texto se refere à área ao redor de Jerusalém – que era exatamente onde Jesus estava. Outros dizem que ele se refere à Galiléia, porque este era o “país” de Jesus. Eu penso que João está comparando a maravilhosa recepção que os samaritanos deram a Jesus com a recepção (fria) em Jerusalém e a recepção (morna) na Galiléia. Nenhuma dessas recepções foi tão entusiástica quanto a de Samaria.)
a. Note a observação sobre os galileus também terem estado em Jerusalém com Jesus. O que isto te diz? (Eles viram Seus milagres. Eles viram-nO expulsar os charlatões do templo.)
b. Que tipo de visão você acha que eles estão começando a ter de Jesus? (Eles ouviram acerca do milagre no casamento em Caná. Eles sabiam sobre os milagres em Jerusalém. (João 2:23). Provavelmente eles tinham sido vítimas dos charlatões. Eles estavam começando a notar este homem local que tinha sido um carpinteiro.)
II. O Oficial do Rei
A. Leia João 4:46-47. O que aprendemos acerca do pai? (Ele era um homem importante: um oficial do rei. Ele tinha um filho doente que estava quase morrendo.)
1. Qual é a distância entre Cafarnaum e Caná? (Era de um dia de caminhada – 30 a 40 quilômetros. Para piorar, Cafarnaum é ao nível do mar e, assim, a caminhada para Caná era subida.)
2. Um oficial do rei se dispõe a caminhar 30 a 40 quilômetros de subida para pedir ajuda a um carpinteiro. O que isto te diz a respeito deste oficial?
3. Na próxima série de perguntas, peço que você imagine que é o oficial do rei, pai do filho que está morrendo.
a. Você ama teu filho? (Pode apostar que sim.)
b. Que medidas você já tomou para tentar curar o teu filho?
c. Que medidas você não tomou para tentar curar o teu filho?
d. É fácil ir e implorar para Jesus? (Você pode apostar que o pai já fez tudo o que estava ao seu alcance. Muito provavelmente a única esperança que lhe resta é Jesus. Ele engole seu orgulho, vai e implora.)
B. Concentre-se no verso 47. Que tipo de atitude o pai demonstra com relação a Jesus? (Uma atitude de crença. Ele implorou que Jesus fosse e curasse seu filho.)
1. Por que Jesus teria que ir até o seu filho? Por que o pai pede que Jesus ande de 30 a 40 quilômetros para curar seu filho? (Relembra mentalmente os milagres de cura na Bíblia. Muito poucos são feitos à distancia. Quase sempre a pessoa que cura vai até a pessoa a ser curada.)
a. O fato de que o pai pede a Jesus para vir até seu filho demonstra uma falta de fé? (Creio que não. Nossa lição diz “sim” a esta pergunta. Jesus está para das a Sua opinião sobre a questão da fé, então vamos continuar lendo.)
III. Crer sem Ver
A. Leia João 4:48. Jesus está falando para o pai ou será que Jesus está fazendo esta afirmação de forma abstrata?
1. O pai pediu para ver um milagre? (Sim. Em um nível muito simples, ele está pedindo por um milagre em favor de seu filho.)
a. O pai está pedindo para ver um milagre antes que ele creia em Jesus? (Não. Ele veio a Jesus e pediu por uma cura. Ele não disse “cure alguma coisa” e depois eu apresentarei o assunto do meu filho.)
2. Se Jesus não curasse seu filho, o pai teria crido em Jesus? (Eu duvido.)
a. Esta é a atitude correta para se ter? (Penso que isto apóia a afirmação de Jesus no verso 48.)
b. E você, meu amigo? Você vai crer em Jesus mesmo quando Ele não atender o pedido da tua oração? Vai crer mesmo se Ele não curar alguém na tua família? Mesmo se Ele não der um jeito o teu problema de desemprego? Mesmo se Ele não der um jeito no teu problema de dinheiro?
c. Você crê baseado em quem Jesus é, ou crê baseado em teus próprios interesses egoístas?
B. Leia o verso 49. Acabei de sugerir que o pai não está exigindo um milagre antes de pedir a Jesus que curasse seu filho. Porém, o pai está pedindo para VER um milagre da parte de Jesus? (Sim. Ele está pedindo a Jesus que venha e cure seu filho. Isto significa que o pai estaria realmente vendo o milagre acontecer.)
1. Você acha que o pai compreendeu o que Jesus está dizendo e ainda está pedindo para ver um milagre de Jesus? (O pai está pedindo para ver um milagre. Porém, eu não creio que ele tenha compreendido exatamente o que Jesus quis dizer.)
C. Leia João 4:50. Vamos parar a leitura logo depois de Jesus ter dito: “Pode ir. O seu filho continuará vivo.” Neste ponto da história, o que está passando na mente do pai? (Ele está tentando decidir se deveria confiar em Jesus ou se deveria continuar a implorar que Ele venha curar seu filho.)
1. Existem alguns pontos importantes para testar a nossa fé, em nossa vida. Quão importante é este ponto para este pai?
a. A vida de seu filho está pesando na balança?
2. O pai acreditou em Jesus sem ter visto o milagre? (Sim. Creio que as luzes se acenderam para este pai neste ponto. Duvido que ele tenha compreendido o que Jesus estava dizendo (verso 48) sobre crer sem ver. É por isso que o pai continuou (verso 49) a implorar que Jesus viesse até seu filho e o curasse. Foi quando Jesus disse “Eu mão preciso ir, você pode ir que teu filho está curado” que o pai compreendeu que Jesus estava pedindo que ele cresse sem ter visto Jesus realmente curando seu filho. Em uma tremenda demonstração de fé, o pai creu.)
D. Leia João 4:51-53. O pai estava certo em testar a palavra de Jesus? (Na própria nora (13:00) quando Jesus anunciou que o filho viveria, a febre deixou o rapaz.)
E. Vamos voltar para a pergunta que tenho feito a cada semana. Por que você acha que João escolheu esta história para coloca-la no seu evangelho?
1. Que mensagem João (e Deus) quer transmitir a nós? (Jesus não anda mais pela face da terra realizando milagres. João está escrevendo para uma audiência que, mesmo naquela época, poderia não ter visto Jesus. Obviamente, todas as gerações subseqüentes não viram a Jesus. A questão que enfrentamos é a mesma que este pai enfrentou: “Tomarei Jesus pela Sua palavra, sem ter visto um milagre?”)
a. Olhe a última linha do verso 53. Este texto desmente o que acabamos de decidir? Eles somente creram agora que haviam visto o milagre?
(1) Neste ponto o pai havia visto seu filho curado? (Não.)
(2) Os servos ouviram Jesus dizer que o rapaz seria curado? (Não.)
(3) A situação é igual a nossa? (Muito semelhante. O pai tomou Jesus pela palavra e creu no relato dos servos. Os servos tinham visto a cura resultante, mas não conheciam a fonte do milagre até que falaram com o pai. Assim se dá conosco. Lemos relatos de primeira mão (como o evangelho de João) e vemos os resultados na vida das pessoas. Juntar esses dois e crer é o ato de fé que João quer cultivar.)
F. Vamos comparar as três pessoas que vieram a Jesus e que estudamos na semana passada e nesta semana.
1. Por que Nicodemos veio a Jesus? Qual era a sua atitude? (Curiosidade intelectual e orgulho.)
2. Por que a samaritana veio a Jesus? Qual era a sua atitude? (Ela não sabia que estava procurando por Jesus. Ela estava magoada.)
3. Por que o oficial do rei veio a Jesus? Qual era a sua atitude? (Ele veio por causa de uma tragédia familiar. Ele estava desesperado.)
4. Estes três são uma ilustração dos três caminhos principais pelos quais as pessoas vêm a Jesus?
a. O que a tua igreja tem feito para responder a estes três tipos de indagadores?
b. O que você tem feito para se preparar para responder a estes três tipos de indagadores?
G. Amigo, Jesus pede que você creia nEle sem ter visto um milagre. Vais acreditar com base no que Jesus tem feito para te salvar, sem que Jesus tenha que fazer um milagre especial para você? Jesus apela a você por este tipo de fé.
IV. Próxima Semana: Deixando o Passado
=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário