quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Religião nos Relacionamentos - Lição 06

Religião no Local de Trabalho (Gênesis 2, Colossenses 3, Eclesiastes 9)

Introdução: Como você vê o teu trabalho? É uma obrigação desagradável? É a tua atividade favorita? É sem sentido? É uma bênção para a tua vida? É uma forma de abençoar aos outros ou apenas a você mesmo? Que ligação existe entre nosso trabalho e nosso compromisso com Deus? Vamos pular para dentro da Bíblia e ver que conselhos ela nos dá sobre o cristão e o trabalho!

I. Por Que Trabalhar?

A. Por que você trabalha? Se você pudesse escolher agora mesmo se livrar completamente do trabalho pelo resto da vida, você faria isso? Qual seria a tua decisão se “livrar-se completamente do trabalho” significasse que não seria permitido que você fizesse qualquer tipo de trabalho pelo resto da vida?

B. Leia Gênesis 2:15-17. Deus tinha este jardim e precisava de alguém para tomas conta dele, então fez Adão. É assim que você lê esta história? (Não. Gênesis 1:28-30 nos fala que o jardim foi feito para as pessoas e não ao contrário.)

1. Se o jardim foi feito para as pessoas, por que Deus disse as Adão para “cuidar dele e cultivá-lo”? (Este texto sugere que o trabalho é para o nosso benefício. O trabalho era parte da criação perfeita.)

2. Note que em Gênesis 2:15-17 a instrução para trabalhar vem logo antes da advertência sobre comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. Existe alguma razão para estas duas instruções estarem lado a lado? (Nós reconhecemos que termos muito tempo em nossas mãos é uma fonte de problemas.)

C. Leia Gênesis 3:17-19. Depois da entrada do pecado, o trabalho é chamado de “sofrimento”. O trabalho ainda deveria ser um prazer? (Não soa como um prazer para mim.)

1. Nossa lição sugere (Domingo) que este “sofrimento” ainda tem o aspecto positivo de nos reerguer do pecado. Você concorda? Se sim, porque? (Este comentário sugere que o “sofrimento” nos mantém afastados de problemas. Penso que esta razão já existia antes do pecado. A razão para a parte do “sofrimento” é para nos lembrar dos problemas causados pelo pecado.)

a. Gênesis 11 nos fala que depois do Dilúvio as pessoas construíram a Torre de Babel. Alguns crêem que a razão para construírem esta torre era para manter as pessoas a salvo no caso de um outro dilúvio. As pessoas rebeldes de manteriam a salvo contra juízos futuros da parte de Deus. Se você, como eu, tem um trabalho que não exige “sofrimento” e “suor”, será que estamos nos rebelando contra o juízo de Deus? (Se a razão para o suor e o sofrimento era nos lembrar do pecado, então apenas somos lembrados com menos freqüência por este aspecto da vida. Porém, o que aconteceu com toda a criação é uma lembrança para nós. Veja Romanos 8:20-21.)

2. Por quanto tempo Deus diz que devemos trabalhar? (Más notícias. Estes versos do Gênesis falam sobre trabalhar por toda a nossa vida. (Gênesis 3:17 “todos os dias da sua vida”.))

D. Leia Eclesiastes 9:7-10. Você concorda com Salomão que a tua vida e o teu trabalho são sem qualquer sentido?

1. Nossa lição (segunda-feira) cita Eclesiastes 9:10 como a base para os cristão serem trabalhadores esforçados. Se a tua vida e o teu trabalho são sem sentido? Qual é o ponto em fazer o teu trabalho “com toda a tua força”?

E. Leia Eclesiastes 2:21-22. Salomão está certo?

F. Leia Tessalonicenses 4:11-12. Que razões Paulo dá para trabalharmos? (Ganhar o respeito dos outros e não sermos dependentes dos outros.)

1. Estas são razões significativas para trabalharmos?

G. Leis Efésios 4:28. Que razões Paulo dá aqui para trabalharmos? (Que você pode ajudar aos outros.)

H. Leis I Timóteo 5:7-8. Que importante razão para o trabalho você encontra aqui? (O trabalho nos permite sustentarmos a nossa família.)

I. Considere esta série de textos que acabamos de examinar. Salomão nos fala em Eclesiastes que o trabalho árduo e o sucesso são sem sentido. Outras pessoas irão colher o resultado do teu trabalho depois que você morrer. Paulo, por outro lado, nos fala dos aspectos positivos do trabalho. Como podemos reconciliar Salomão e Paulo? (Penso que Salomão está deprimido e seus escritos nesta seção do livro refletem este estado mental. Por outro lado, há verdade no que ele diz. Se o ajuntar dinheiro é o objetivo do nosso trabalho, ele é, em última análise, sem sentido. Contudo, se ajudar aos outros é o objetivo do nosso trabalho, então ele tem um grande significado. Gênesis nos mostra que o propósito original de Deus ao nos dar o trabalho era nos abençoar. Ajudar aos outros é uma bênção.)

II. Como Trabalhar?

A. Leia Colossenses 3:22. Este conselho é dirigido aos “escravos”. Ele se aplicaria aos empregados de hoje? (Penso que este conselho se aplica a qualquer pessoa que serve outra.)

1. Pense na última vez que o teu chefe saiu de férias. Este fato mudou a tua forma de trabalhar?

B. Leia Colossenses 3:23-24. Com que afinco deveríamos trabalhar? (Com todo o nosso coração.)

1. Por que? (Porque deveríamos ver o nosso emprego como se estivéssemos trabalhando para Deus.)

2. Qual será o resultado de trabalhar para o nosso empregador como se estivéssemos trabalhando para Deus? (Deus nos recompensará.)

3. Onde este conceito deixa o conselho de Salomão? (Até o ponto em que o conselho de Salomão se aplica ao lado monetário do trabalho, ele permanece válido. Mas a afirmação de Salomão de que o trabalho é sem sentido é inconsistente com o conselho de Paulo de que nosso trabalho é significativo para Deus e que Ele nos recompensará por ele.)

4. Qual é o interesse de Deus em se somos bons trabalhadores ou não? (Leia Mateus 5:14-16. A qualidade do nosso trabalho está ligada ao testemunho cristão. Se somos trabalhadores indolentes, preguiçosos, isto reflete negativamente sobre a causa de Cristo. Mas, se somos trabalhadores superiores, isto reflete positivamente nas nossas crenças.)

III. Obrigações Sindicais e Impedimentos Religiosos

A. Leia II Coríntios 6:14-16. Nós vimos este texto na semana passada. Este conselho se aplicaria à nossa filiação sindical?

1. A maioria dos sindicatos nos Estados Unidos apóia servidores públicos e candidatos políticos que promovem o aborto e os direitos dos homossexuais. O maior sindicato, a Associação Nacional da Educação, adotou resoluções promovendo tanto o aborto quanto os direitos dos homossexuais. Como o verso 14 pode se aplicar a sermos membros ou apoiarmos financeiramente este tipo de sindicatos?

2. Lembre de que em Colossenses 3:23-24 nos é dito que deveríamos trabalhar para o nosso empregador como se estivéssemos trabalhando para Deus. Você incitaria uma greve contra Deus?

B. Você deve se lembrar da história de Mateus 17 sobre Jesus e o imposto do Templo. A pergunta era se Jesus deveria pagar o imposto. Esta pergunta apresentava um conflito entre a obrigação de pagar os impostos e a questão da divindade de Jesus. Se Ele era o Filho de Deus, por que deveria pagar impostos ao Seu Pai? Leia a solução de Jesus para este difícil problema em Mateus 17:27.

1. O que isto nos ensina sobre os conflitos entre as regras do trabalho e a nossa consciência? (Jesus demonstrou a Sua divindade realizando um milagre para pagar o imposto. Embora isto possa não estar disponível para todo e qualquer conflito no trabalho, o princípio é acompanhar, tanto quanto possível, os que estão em posição de mando e tentar não ofende-los – mas não violar teus princípios religiosos.)

2. Para os que estão os estados Unidos e enfrentam o problema de contribuir para os sindicatos, a lei potencialmente permite que se pague as taxas sindicais para obras de caridade. Você acata as obrigações sindicais sem comprometer a consciência. ( www.nrtw.org/ro1.htm )

IV. Conselhos Práticos para Trabalhadores

A. Leia Lucas 6:35; 37-38. Qual deveria ser a nossa atitude com relação a colegas de trabalho difíceis?

1. Como podemos avaliar outros empregados? (Não penso que este texto quer dizer que supervisores não deveriam fazer avaliações dos funcionários. Vamos ler em seguida um texto sobre disciplina que sugere que a correção é boa e necessária. Mas colegas de trabalho deveriam ser cuidadosos quanto a serem críticos e julgarem os outros.)

2. Deveríamos estar dispostos a cooperar e ajudar os colegas nas tarefas do trabalho? (O texto diz para “dar” aos outros.)

3. Que razão a Bíblia nos dá para sermos generosos com a nossa ajuda aos colegas de trabalho e não sermos críticos nem julgarmos os outros? (Retribuição. Se você ajudar os outros, eles te ajudarão. Se você criticar e condenar os outros, eles serão críticos com relação a você.)

B. Leia Provérbios 12:1. Você ama a disciplina? Por que razão deveríamos amá-la? (Ela nos ensina alguma coisa. Nós nos tornamos melhores em nosso trabalho.)

C. Leia Provérbios 16:13. Qual a importância de ser honesto com teus supervisores e colegas de trabalho?

D. Leia Provérbios 12:20. Se você promove a paz, em vez de divisão no local de trabalho, qual será o resultado?

E. Leia Eclesiastes 10:20. Você deveria “insultar” seu patrão? Deveria dizer coisas ruins sobre o teu chefe nas costas dele (ou dela)?

F. Leia Provérbios 17:27-28 e 13:3. Qual a importância daquilo que dizemos para o nosso sucesso no trabalho? Que conselho você encontra nestes versos sobre ser cuidadoso com o que fala no trabalho?

G. Amigo, Deus criou o trabalho para o nosso benefício e benefício dos outros. Você decidirá hoje a trabalhar como se estivesse trabalhando para o próprio Deus? Se você fizer assim, Deus promete que te recompensará!

V. Próxima Semana: Respeito às Autoridades

=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: