Respeito às Autoridades (Romanos 13, João 18, Gênesis 41)
Introdução: Nos Estados Unidos teremos uma eleição muito importante em novembro próximo. Diferentemente de muitas outras democracias, temos apenas dois partidos políticos importantes. Um fato muito interessante acontece neste sistema bi-partidário. As pesquisas mostram que cristãos que vão regularmente às igrejas identificam-se em massa como Republicanos. As pessoas que não vão regularmente à igreja ou que nunca vão, geralmente se identificam como Democratas. Isto levanta algumas questões muito interessantes. Se os crentes se identificam primariamente com um partido político, isto deveria se traduzir em atividades partidárias? Ou o envolvimento da religião na política é uma coisa ruim? Como Deus quer que ajamos com relação à política? A Bíblia fala sobre o assunto do cristão e a política? Vamos pular para dentro da Bíblia e descobrir!
I. Quem Decide?
A. Leia Salmos 75:6-7. Quem é aquele que realmente decide as eleições? Quem decide quem é o governante de um país? (Deus.)
B. Leia Romanos 13:1-2. Quem, segundo Paulo, decide quem governa um país? (Deus estabelece a autoridade.)
C. Se Deus decide quem está no comando do país, que razão existe para votar ou se envolver na política?
D. Quem decide se uma pessoa irá ou não para o céu? (João 5:21-22 – Jesus.)
1. Quem trabalha no coração da pessoa para que ela siga a Deus? (João 16:7-8 – O Espírito Santo.)
E. Se é Deus quem decide quem vai para o céu, e Deus persuade as pessoas a segui-Lo, que razão existe para que nos envolvamos em trazer pessoas para Deus?
F. Se você diz que Deus decide quem vai para o céu, Deus decide quem governa o país, e Deus é quem trabalha no coração das pessoas, então a melhor coisa a fazer é voltar para a cama, certo?
G. Vamos voltar para Romanos 13 e ler os versos 6-7. o Que Romanos 13:6-7 diz acerca de cumprirmos as nossas obrigações para com o nosso governo? (Diz que os cristãos deveriam cumprir suas obrigações cívicas.)
1. Em uma democracia, existe a obrigação de votar?
a. Existe uma obrigação em participar da escolha dos nossos líderes?
b. Leia Provérbios 29:2. O que você faria se quisesse ajudar aqueles que estão à tua volta? (Este texto diz que a justiça dos nossos governantes pode ter um impacto significativo na qualidade de vida.)
2. Como você concilia a necessidade de escolher governantes justos quando é Deus que escolhe o governante? (Penso que em uma democracia isto funciona como o livre-arbítrio. Deus tem o poder e a autoridade para decidir quem governará, mas geralmente Ele deixa que nós decidamos. Certamente, somos parceiros de Deus na escolha das autoridades.)
H. Leia Provérbios 8:12-16. Como os governantes fazem leis que sejam justas? (De acordo com estes versos, eles fazem isto através da sabedoria.)
I. Cristão, se você vive em um país onde pode influenciar quem te governa, e você sabe que governantes sábios e justos tornam melhor o teu país, você tem a obrigação moral de colaborar para que líderes sábios e justos sejam eleitos para o cargo? (Penso que isto significa que se temos a oportunidade de influenciar quem é o governante, Deus quer que escolhamos governantes justos. Isto é parte do nosso dever cívico – o qual, assim como pagar os impostos, também é um dever moral.)
J. Leia Tito 3:1-2. Quando assumimos a nossa obrigação de ajudar a escolher líderes sábios e justos, o que deveríamos evitar?
K. Se você concorda que os cristãos em uma democracia têm a oportunidade e a obrigação de apoiar candidatos e funcionários públicos justos, como deveríamos demonstrar este apoio? (Tito nos mostra que deveríamos ser honestos, educados e humildes.)
II. O Exemplo de Jesus
A. Leia João 18:33 e 36. As acusações lançadas contra Jesus se encontram em Lucas 23:2-3. Os líderes judaicos acusaram Jesus de querer ser um rei, o que era uma rebelião contra o governo de Roma. Teria sido apropriado, de acordo com Paulo, que o lado humano de Jesus tivesse se rebelado contra os romanos? (Não.)
1. A tua resposta mudaria se eu te dissesse que os líderes romanos não eram sábios nem justos?
2. Jesus disse que o Seu reino não era deste mundo. Por que Ele disse isso? (Ele estava derrubando a acusação de que estava se rebelando contra Roma.)
3. Este texto, “Meu reino não é deste mundo” freqüentemente é usado para defender o argumento de que os cristãos não deveriam se envolver em tentar influenciar a eleição dos nossos líderes. Você acha que é um uso apropriado deste texto? (Sim e não. Não, porque os seguidores de Jesus só poderiam mudar o governo se fizessem uma rebelião. Jesus não estava liderando uma revolta. Ele fez esta afirmação para mostrar que aquelas acusações eram falsas. No sentido de ser uma defesa contra acusações criminais, este texto não tem nada a ver com as democracias, onde as pessoas tem tanto a oportunidade quanto o dever de influenciar na escolha dos líderes. Ao mesmo tempo, Jesus nos lembra que nosso primeiro chamado é para o Reino dos Céus e não para um governo terrestre.)
B. Leia Efésios 6:11-112. Contra qual autoridade deve ser a nossa batalha principal? (Contra forças espirituais. A luta principal de Jesus era contra Satanás e suas forças, não contra os governantes de Roma.)
C. Se a nossa posição política cria conflito em nossa igreja, como deveríamos resolver o conflito? (O exemplo de Jesus e Efésios 6 nos ensinam que nossa cidadania primária é a nossa cidadania no Reino dos Céus. Nosso principal “oponente” político é Satanás. Isto significa que não deveríamos criar conflitos em nossas igrejas sobre posições político partidárias. Não deveríamos sacrificar o celestial pelo terrestre. Ao mesmo tempo, as questões políticas podem envolver sérias questões espirituais.)
III. Líderes Verdadeiros
A. Leia Gênesis 41:14-16. Qual traço positivo de caráter você vê em José? (Ele é humilde. Se estivéssemos na prisão e tivéssemos a oportunidade de mostrar ao Faraó quem somos, pode ser que não quiséssemos mencionar que Deus era realmente a fonte do nosso pode.)
B. Leia Gênesis 41:38-41. Nos versos que pulamos, vemos que o Faraó teve um sonho, José o interpretou e disse ao Faraó o seu significado. Ele significava que o Egito enfrentaria uma fome e José disse ao Faraó como sobreviver a esta fome. Que posição José tinha agora no Egito? (Ele era o número dois: era um “primeiro ministro”.)
C. A fome veio e o Egito estava preparado por que seguiu o conselho de Deus, conforme relatado por José. Leia Gênesis 41-56-42:2. Por que Deus usou o Egito para salvar o Seu povo (Jacó e a sua família), em vez de usar Jacó e a sua família para salvar o Egito?
1. Por que Deus promoveria um de seus seguidores para ser o governante de um país pagão, para que este país pagão pudesse salvar as nações circunvizinhas da fome? (Esta é uma questão fascinante. Deus insere o “seu homem” em uma cultura pagã para salvar “Sua Igreja” e as pessoas em volta. O governo tinha recursos que eram muito maiores do que os recursos da igreja. Embora Cristo tenha o poder e a autoridade supremas, vemos por esta história que Deus usou os recursos do Egito para fazer a Sua vontade.)
2. Que lição estes textos nos ensinam sobre um aspecto da igreja e o estado trabalharem juntos? Deus usa o estado para fazer coisas que Ele decide que pode ser melhor realizadas através do governo.)
3. O estado é sempre mau? Ou ele é uma ferramenta usada por Deus para seus justos propósitos? (Você se lembra do nosso primeiro texto – Salmos 75:6-7? Deus está no comando de tudo. Ele decide o que e quem usará para alcançar Seus objetivos.)
D. Amigo, se você tem a oportunidade e a capacidade de influenciar quem governa o teu país, então tem um dever moral de escolher líderes justos e sábios. Deus nos chama para servi-Lo em todos os aspectos de nossa vida. Você vai atender a este chamado?
IV. Próxima Semana: As Outras Ovelhas de Cristo
=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
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