terça-feira, 23 de setembro de 2008

Sua Maravilhosa Cruz - Lição 02

Os Tipos da Redenção Gênesis 3, 4, 22 e Números 21)

Introdução: Na semana passada nós estudamos como o pecado penetrou no universo e então em nosso pequeno mundo. Deus tinha um plano estabelecido para enfrentar este desafio? Satanás tinha um plano para aumentar seus ganhos? Vamos mergulhar em nosso estudo e descobrir!

I. Barrados da Árvore da Vida

A. Leia Gênesis 3:22. Nas últimas duas semanas alguém me mandou um pequeno livreto sugerindo que se eu comesse a “dieta original” de Adão e Eva (Veja Gênesis 1:29), eu poderia aumentar muito a minha expectativa de vida. O que Gênesis 3:22 sugere que era o segredo dietético especial para a vida longa? (A árvore da vida.)

1. Entendo que Adão e Eva tiveram seu acesso barrado à árvore da vida porque tinham pecado. Mas por que o fato de que eles agora tinham o mesmo tipo de conhecimento que Deus tinha, isto quer dizer que eles deviam morrer? (1. A vida é um dom de Deus. Pecando, os seres humanos haviam rejeitado este dom. 2. Deus não queria perpetuar o pecado. 3. Deus os havia advertido sobre as conseqüências. (Gênesis 2:15-17. A advertência de Deus tornou-se o ponto principal da controvérsia. Gênesis 3:4.)

B. Leia Gênesis 3:23-24. O que a colocação da guarda diz acerca do novo relacionamento entre Deus e os humanos? (Deus não podia confiar neles.)

1. Como você acha que Adão e Eva reagiram à guarda?

C. Vamos voltar e ler Gênesis 3:21. Deus os baniu do Jardim do Éden. Deus colocou um guarda na árvore da vida. Que observação o verso 21 nos fornece acerca do relacionamento entre os seres humanos e Deus? (A vida eterna era um dom de Deus que eles haviam rejeitado, mas Deus continuava a dar-lhes dons para os auxiliar em sua vida.)

1. Qual o significado você encontra em Deus fazer vestimentas de pele? (Isto significa que animais morreram para melhorar a vida dos seres humanos. Deus está dando a Adão e Eva uma lembrança perpétua de que o pecado traz a morte. Deus está dando a eles um “tipo” (um símbolo) do futuro plano da salvação – uma vida pela outra.)

2. As pessoas que sugeriram que eu aderisse à “dieta original” nunca sugeriram que eu também aderisse ao “guarda-roupa original”!

II. Os Filhos

A. Leia Gênesis 4:1-2. Qual dos filhos tinha a profissão mais nobre? (Caim parece estar fazendo exatamente o que Deus ordenou. Gênesis 3:17-19, 23. Abel, por outro lado, tinha aquele trabalho “sem suor” de ficar tomando conta dos animais.)

B. Leia Gênesis 4:3-5. O que aprendemos acerca das exigências não declaradas de Deus a respeito da adoração? (A Bíblia não afirma diretamente o que Deus disse aos seres humanos a respeito da adoração, perdão dos pecados, etc. Porém, pelo contexto do Antigo Testamento, sabemos agora que Deus instituiu o sistema sacrifical entre os seres humanos. Quando você pecava, sacrificava um animal.)

1. A que este sistema de adoração apontava? (O sacrifício do cordeiro simbolizava a futura morte de Jesus em nosso lugar. Veja João 1:29 e Apocalipse 13:8. Estas são provas suplementares do plano de Deus para a salvação dos seres humanos.)

2. O que passou pela mente de Caim, que o levou a ficar com raiva? Que tipo de argumento de “auto-defesa” você acha que Caim construiu em sua mente? (Primeiro, ele estava suando com o “trabalho da terra” – o que era precisamente o que Deus havia ordenado. Segundo, ele estava trazendo os resultados de seu próprio trabalho. Aquele era um mundo diferente, cada um trazia seus próprios talentos para a mesa, cada um compreendia as exigências de Deus por si mesmos, de forma única. Ninguém tinha qualquer direito de julgá-lo. Ele aplicou a palavra de Deus ao seu próprio contexto diferenciado – que era o cultivo, ao invés do pastoreio.)

C. Leia Gênesis 4:6-7. Considerando o que Deus disse a Caim, como você caracterizaria a atitude de Deus? (Deus está tentando ser razoável com Caim. Deus está sendo simpático. Deus está aconselhando Caim. Ao mesmo tempo, Deus permanece firme naquilo que é exigido, Deus tem um padrão que não varia com base na nossa diversidade de pontos de vista ou talentos.)

1. Você acha que Caim compreendeu completamente a razão de Deus para este sistema específico de adoração? (Duvido que Caim tenha compreendido completamente os detalhes do plano da salvação. Meu palpite é que ele simplesmente pensou: “Eu trouxe o melhor do que pude produzir. Eu fiz o trabalho mais apropriado. Deus está sendo arbitrário em me dizer que preciso sacrificar um animal, ao invés de vegetais.”)

2. O que a instrução de Deus com respeito à adoração nos ensina sobre as outras religiões do mundo? (Há alguns anos atrás alguém me perguntou, “Como você sabe que o Cristianismo, e não o Islamismo, é a religião correta?” Esta pergunta me preocupou tanto que comecei a estudas o Islamismo e descobri que ele se baseia no Antigo Testamento. Tanto o Judaísmo quanto o Islamismo aceitam a história de Caim e Abel como verdadeira, e mesmo assim, ambos não “sacrificam um Cordeiro” em seu sistema de adoração. Ambos tem um “problema de Caim”. O sistema sacrifical de Deus mostra Seu plano para lidar com o pecado. Qualquer crença religiosa que não siga este padrão está se desviando do plano mestre de Deus para lidar com a entrada do pecado em nosso mundo.)

D. Leia Gênesis 4:8. Coloque-se no lugar de Adão e Eva. Como você acha que Adão e Eva se sentiram a respeito deste fato?

1. Eles se sentiram culpados por este assassinato?

a. Eles deveriam se sentir assim?

2. Como foi que passamos de seres humanos perfeitos, criados sem pecado, a assassinos, em uma geração?

3. Leia I João 3:11-13. Que resposta este texto nos dá para a nossa pergunta sobre passarmos a assassinos em uma geração? (Os seres humanos escolhem lados. Aqueles que escolhem o mal odeiam os que escolhem o que é direito.)

a. Este “ódio aos justos” é a essência do plano de Satanás para expandir o seu reino?

4. O pecado mostrou agora as suas verdadeiras cores. Satanás, a serpente, mostrou o resultado final de sua forma de viver. Uma vez que Deus tinha estabelecido o Seu plano para lidar com o pecado, por que Deus não deu um fim ao pecado logo naquele momento? Por que esperar milhares de anos para cumprir o plano? Por que não enviar Jesus naquele momento? O erro da forma de Satanás viver e seu plano de conquista não estão claros a todos os observadores?

III. Abraão e Isaque

A. Leia Gênesis 22:1-2. A reação de Abraão a esta instrução de Deus seria a mesma que a nossa? (Presumo que outros “deuses” sancionavam a prática de sacrifício de crianças e que Abraão conhecia esta prática. Há pelo menos cinco referencias na Bíblia (veja, por exemplo, Jeremias 32:35) que afirmam especificamente que o sacrifício de crianças é “abominável” a Deus. Em nosso caso, então, a palavra oral contradiz a palavra escrita. Para Abraão, isto não era verdade.)

1. Leia Gênesis 21:12. Com que outra contradição Abraão teve que lidar? (Que Isaque era o cumprimento da promessa de muitos descendentes, feita por Deus.)

B. Leia Gênesis 22:6-8. O que você acha que Abraão quis dizer aqui? O que você acha que ele acreditava que aconteceria?

1. Dada a promessa para o futuro de Isaque, dado o amor de um pai que tem um filho sendo já velho, havia alguma coisa mais importante para Abraão do que seu filho, Isaque?

C. Leia Gênesis 22:9-13. Por que Deus fez Abraão passar por isto? (Gênesis 22:1 indica que Deus estava testando Abraão. Penso que exista uma explicação mais abrangente do que a revelada em Gênesis 22:8. Deus proveu o Cordeiro pelos nossos pecados. Com este teste de Abraão, deus pretendia mostrar aos pais e mães a extensão do amor de Deus por nós. Ele pretendia mostrar que, embora sacrificarmos os nossos filhos não cure o problema do pecado, Deus está buscando a nossa obediência abnegada em resposta a Seu amos sacrifical para conosco.)

IV. A Serpente

A. Leia Números 21:4-5. Já que estamos falando de pais, vocês pais encontraram algo familiar neste texto sobre o êxodo do Egito? Este texto se parece, de forma geral, com o que acontece com teus filhos pequenos?

B. Leia Números 21:6-7. Por que esta é uma resposta apropriada à reclamação? (Os que reclamavam estavam rejeitando a provisão de Deus para a sua vida.)

C. Leia Números 21:8-9. A história parece ficar mais bizarra. Se você está morrendo por causa de mordida de cobra, por que olhar para um modelo de serpente seria a cura lógica? (Creio que o ponto teológico para nós é que precisamos encarar os nossos pecados para sermos perdoados. A serpente representa o pecado. Deus queria que os israelitas encarassem os seus pecados. No plano da salvação que Deus estabeleceu, devemos encarar e confessar os nossos pecados como a condição para receber a provisão de Deus (a morte de Seu Filho) para a nossa salvação.)

D. Amigo, desde a Criação, Deus tinha estabelecido um plano para a tua salvação. O plano foi cumprido pela vida sem pecado e a morte de Jesus em nosso lugar. Você vai encarar os teus pecados, confessando-os e aceitando o sacrifício de Jesus no teu lugar? A alternativa é uma vida onde “o plano” é odiar aqueles que escolhem a Jesus.

V. Próxima Semana: Jesus e o Santuário

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: