segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Sua Maravilhosa Cruz - Lição 01

Motivo e Solução (Gênesis 1-3, Apocalipse 12)

Introdução: Você já parou para considerar a “grande questão” do mundo do bem e o mal? Se Deus existe, por que existe o pecado? Existe um conflito sobrenatural entre as forças do bem e do mal? Como o mal surgiu? Somos atores neste conflito? Se Deus está no comando, por que Ele permite que pequemos? Vamos mergulhar no nosso estudo e ver o que a Bíblia tem a dizer acerca destes assuntos!

I. A Imagem de Deus

A. Leia Gênesis 1:26. Nosso texto nos traz a última parte da semana da Criação. Ele relata Deus falando. Com quem Deus está conversando? O que Deus quer dizer quando fala “Façamos o homem...”? (Este texto mostra que a criação do homem foi motivo de discussão, e portanto, planejamento, no céu. A referência indireta ao pronome “nós” é uma indicação da Trindade. (Pai, Filho e Espírito Santo). Compare com João 1:1-4.)

1. Quando Deus diz em Gênesis 1:26 que está criando as pessoas “à Sua imagem, conforme a Sua semelhança”, o que você acha que isto significa?

a. Por que Deus diria “imagem” e depois diria “semelhança”? Ele está apenas repetindo, para dar ênfase? Ou Deus quer dizer duas coisas diferentes?

b. Leia Colossenses 1:15-16. O que esta referência a Jesus sugere que seja o significado de “imagem”?

(1) Note o problema lógico de ser a “imagem” de alguém que é “invisível”. Isto não limita as nossas opções na definição de “imagem”?

c. Leia Hebreus 1:3. O que este texto sugere que Gênesis 1:26 quer dizer? (Estes textos em Colossenses e Hebreus sugerem que o significado primário de Gênesis 1:26 não é realmente a aparência. Jesus não era um ser glorioso, radiante enquanto estava aqui na terra. E também é difícil ser a imagem de alguém que é invisível. Ao contrário, Gênesis parece dizer que nós refletimos a Deus em nossa racionalidade. Nós somos mais como Deus do que, digamos, os animais.)

B. Leia Isaías 55:8. Se nós refletimos a Deus em nossos pensamentos, como explicamos esta afirmação feita por Deus?

C. Leia Gênesis 8:21. Como podemos dizer que refletimos a Deus em nossos pensamentos quando Deus faz uma afirmação como esta?

D. Vamos voltar à nossa história lendo Gênesis 1:27-28. O que este texto sugere sobre como os humanos são como Deus? (Isto nos leva ao cerne da nossa semelhança. Embora nossos pensamentos sejam inferiores aos pensamentos de Deus (Isaías 55:8), embora tenhamos uma inclinação para o mal (Gênesis 8:21), contudo Deus nos deu um papel de “dominadores” sobre esta terra. Nós decidimos acerca daquilo que acontece à nossa volta.)

E. Leia Gênesis 2:8-9 e Gênesis 2:15-17. Qual é uma parte crítica do “papel de dominadores” dos seres humanos? (Livre arbítrio. Este papel como dominador está centrado em nossa capacidade de decidir como “dominamos” a nossa vida.)

1. Note que não é permitido aos humanos comer da árvore “do conhecimento do bem e do mal”. Assume que você é Adão ou Eva, e está sentado em uma colina no jardim, da qual pode ver esta árvore do conhecimento do bem e do mal. Você coloca o teu chapéu de filósofo e se faz a seguinte pergunta: “Quanto livre arbítrio nós temos, e nem mesmo conhecemos algumas de nossas escolhas?” Como você responderia a esta questão? (Se eu fosse Adão, a resposta simples seria, “Estou morto se eu comer. Se estou morto, quanto livre arbítrio eu tenho? Eu não vou comer.)

a. Você acha que Adão e Eva tiveram uma discussão como esta?

II. A Imagem de Deus sob Ataque

A. Leia Gênesis 3:1. Isto é um teste de memória? Que tipo de escolha Eva é solicitada a fazer aqui?

B. Leia Gênesis 3:2-3. Por que fazia parte do interesse de Satanás que Eva recitasse o mandamento de Deus? Você pode se imaginar estando atrasado para um encontro, pedindo ao motorista para exceder o limite de velocidade para chegar lá a tempo e, ao mesmo tempo, dizer para o motorista, “Você sabe que as multas são dobradas nesta área – a multa é de vinte dólares por cada milha que você ultrapassar o limite de velocidade”? (Suspeito que Satanás não queria qualquer discussão sobre se Eva compreendia a natureza de seus atos.)

C. Leia Gênesis 3:4. Como a imagem de Deus está se saindo neste momento, no seu mais severo teste? (O domínio dos humanos, seu livre arbítrio, está agora sendo testado. Estes dominadores permanecerão leais a Deus? Eles honrarão a confiança que Deus depositou neles? O teste volta à minha discussão imaginária entre Adão e Eva sobre a árvore. O argumento mais prático para evitar de comer a árvore é que você vai morrer. Satanás ataca especificamente a afirmação de Deus sobre este assunto. A questão passa a ser a confiança – será que Eva confia em Deus?)

1. Que outra questão está envolvida, para Eva? (Eva deseja “se tornar como Deus”?)

D. Leia João 15:9-11. Este teste terminou com Eva? (Não.)

1. Como você está empregando o teu papel de dominador? Como a livre escolha está funcionando na tua vida? A tua vida revela que você confia em Deus?

III. Satanás

A. Em Gênesis vemos que a “serpente” encoraja Eva a desacreditar em Deus. Em João 15 encontramos Jesus nos encorajando a obedecer a Deus. De onde a serpente, Satanás, veio? Qual é a fonte deste desejo para fazer o mal – em vista da instrução de Deus para fazer o que é certo?

B. Leia Apocalipse 12:7-9. Qual é o objetivo da “antiga serpente, chamada Diabo ou Satanás”? (Lutar contra Deus, fazendo com que nos desviemos.)

C. Leia Apocalipse 12:10. Em que outra atividade Satanás se envolve, e que nos diz respeito? (Satanás não apenas tenta nos levar a pecar, mas depois vai a Deus e nos acusa de trairmos a Deus!)

D. A Bíblia nos dá algumas dicas sobre como pôde ser que Satanás, um ser celestial, terminou lutando contra Deus e sendo lançado à terra. Leia Isaías 14:12-14. O que levou Satanás a romper relações com Deus? (O orgulho. Um desejo de ser como Deus.)

1. Considere novamente a afirmação de Satanás a Eva em Gênesis 3:5. Por que isto é uma forte tentação? (Esta foi a fraqueza de Satanás.)

E. Quantos aliados sobrenaturais trabalham com Satanás? (Leia Apocalipse 12:4. A Bíblia não nos dá um relato detalhado sobre Satanás. Porém, o quadro que emerge destes textos é que Satanás era um anjo exaltado no céu, que entrou em pecado porque queria ser como Deus. Nesta rebelião, convenceu um terço das hostes angelicais a segui-lo. O resultado foi uma guerra no céu e Satanás e seus anjos foram lançados na terra. Satanás então começou seu projeto de persuadir os seres humanos a serem desleais a Deus.)

1. Dado este contexto, por que Satanás iria querer nos “acusar” (Apocalipse 12:10) diante de Deus? Isto faz algum sentido? (Se Satanás estivesse envolvido em uma guerra contínua contra Deus, uma guerra que ele pudesse ganhar, isto não faria qualquer sentido. Satanás se vangloriaria a respeito do crescente número de seus “soldados”. Porém, se a guerra foi perdida (um assunto principal desta nova série de lições), então Satanás está reduzido a aumentar o número de vítimas. Uma vez que Deus é o vencedor, o “melhor” que Satanás pode fazer é tentar envergonhar a Deus, nos acusando de sermos desleais a Ele.)

IV. O Futuro

A. Resuma o que aprendemos a respeito da natureza do conflito entre o bem e o mal e o nosso papel nele? (No céu, um doa anjos mais exaltados toma a decisão de se tornar como Deus. Este plano rebelde se espalha para outros anjos até que Deus tenha uma revolta declarada em Suas mãos. A guerra começa no céu, e este exaltado anjo, juntamente co um terço do restante dos anjos, é derrotado e exilado na terra. Enquanto isso, Deus criou os seres humanos à Sua imagem – significando que Deus lhes deu o livre arbítrio e autoridade sobre a terra. O anjo exaltado, conhecido como Satanás, a “serpente”, ou o “dragão”, embarca em uma missão para espalhar a rebelião entre os seres humanos. Este plano tece sucesso quando Adão e Eva descreram, desconfiaram e desobedeceram a Deus, comendo o fruto proibido, para que se tornassem como Deus. Assim, o conflito, a rebelião, se espalhou entre os seres humanos.)

B. Leia Gênesis 3:8-9. Deus estava perguntando a localização geográfica ou a localização espiritual?

C. Amigo, onde está você? No conflito entre o bem e o mal, Deus quer saber onde você está. Por que não dar a Ele uma resposta positiva hoje?

V. Próxima Semana: Os Tipos da Redenção

=============================== Direito de Cópia de 2005, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: