quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Daniel - Lição 01

"Comer ou Não Comer - Eis a Questão" (Daniel 1)

Introdução: A memória de 11 de setembro de 2001está gravada em minha mente. Eu tinha acabado de subir as escadas até o meu escritório e descobri que o Pentágono estava sob ataque. Meus colegas de trabalho relataram que haviam sentido a onda de choque da explosão do Pentágono. Que poder mundial teria a capacidade de lançar um ataque militar a Washington, D.C.? Certamente, este ataque deveria envolver armas nucleares! Enquanto estava sentado em meu escritório, pensando nos relatos contraditórios, concluí que poderia muito bem estar vivendo os últimos minutos da minha vida. Se eu sobrevivesse, a vida provavelmente nunca mais seria a mesma – pelo menos por um longo tempo. Nosso estudo de hoje é sobre um homem que teve estes mesmos sentimentos. Exceto que, neste caso, seus temores se tornaram realidade. Vamos mergulhar no nosso estudo!

I. O Fim?

A. Leia Daniel 1:1-2. Qual era o propósito mais importante da cidade de Jerusalém? (Ela era o centro histórico da adoração ao verdadeiro Deus. Ela continha o templo de Deus – preparado pelo rei Davi e construído pelo rei Salomão.)

1. O que estes versos nos ensinam que aconteceu com Jerusalém e o templo?

2. Quem tinha estado (ou iria estar) no lugar santíssimo do templo? (Soldados da Babilônia. O comentário de Mattew Henry data a destruição do templo de Jerusalém como acontecendo 19 anos mais tarde. Portanto, a entrada real dos soldados provavelmente não aconteceu neste momento.)

3. Qual é a conclusão prática à qual chegamos ao ver os artigos de ouro do templo de Salomão sendo transferidos para o templo do Deus da Babilônia? (Que o Deus de Judá havia sido derrotado pelo Deus da Babilônia.)

a. Isto é verdade? (Daniel 1:2 nos fala que “o Senhor” fez com que isto acontecesse. A verdadeiro Deus supervisionou a derrota de Seu povo e Seu templo.)

b. Coloque-se naquela cena. O teu país foi atacado e derrotado. Como você se sente ao ter a tua vida completamente alterada?

c. O teu Deus aparentemente fora derrotado e Seu templo – o lugar da Sua aparência visível – havia sido saqueado e, logo em seguida, destruído. Quais sãos os teus sentimentos sobre o futuro? A cidade de Deus caiu diante da cidade do mundo!

B. É verdade que Deus aparentemente planejaria Sua própria “derrota”? A derrota de Sua cidade? (Leia Isaías 39:6-7 e Jeremias 25:8-11.)

1. Por que isto aconteceria ao povo de Deus? Jeremias 25:8: “Porque na ouviram as minhas palavras”.)

2. É possível que isto aconteça conosco hoje? (Isto acontece o tempo todo. Um exemplo: Um marido desobedece a Deus e é infiel para com sua esposa. A vida é completamente alterada. Um outro homem toma o seu lugar com a sua esposa, seus filhos, seu cachorro e a sua casa.)

II. Futuro Perdido

A. Leia Daniel 1:3-4 e 6. O que aprendemos sobre Daniel e seus três amigos? (Eles eram os melhores e mais brilhantes. Eles vieram da “alta” sociedade.)

1. Que tipo de futuro eles tinham em Judá? (Eles seriam os futuros líderes.)

2. O que eles perderam? (Perderam tudo – pelo menos é o que parece.)

3. Um comentarista disse que a palavra hebraica utilizada sugere que Daniel e seus três amigos tinham entre 12 e 14 anos de idade.

B. Leia Daniel 1:5. Que tipo de futuro eles tem agora?

1. Que problemas você vê em tornar-se o representante do país invasor?

C. Leia Daniel 1:7. Quero que você preste atenção na mudança destes nomes:

1. Daniel “Deus é o meu Juiz” para Beltessazar “Príncipe de Bel” (Sendo que “Bel” era o principal deus babilônico.)

2. Ananias “A quem Jeová favoreceu” para Sadraque “Iluminado pelo deus-Sol”.

3. Misael “Quem é comparável a Deus?” para Mesaque “Humilhado diante do meu deus”

4. Azarias “Jeová tem ajudado”para Abednego “Servo de Nebo” (Sendo que Nebo era o filho de Bel).

a. Qual era o propósito dos nomes originais? (Honrar a Deus.)

b. Qual é o propósito destas mudanças dos nomes? (Quando o teu nome significa algo, você se identifica com aquilo que ele significa. Os babilônios deram aos quatro rapazes hebreus nomes que mostravam o triunfo dos deuses babilônicos sobre Jeová. Todos os dias eles seriam lembrados disto – e de sua nova missão na vida.)

D. Qual você acha que era o objetivo não tão sutil em tudo isto? (Daniel 1:5: Mudar as suas visões da vida. Alterar a sua identidade. Remodelar estes jovens para que se tornassem líderes babilônicos, servos de Bel, o deus da Babilônia.)

III. O Teste

A. Leia Daniel 1:8 e 11-22. Por que Daniel tomaria uma posição a respeito dos vegetais? (Esta não era uma questão de “carne x vegetais”. Alguns comentários sugerem que o problema era comer comida sacrificada aos ídolos. Eu creio que o problema principal era que a carne era “imunda” (Levítico 11) e preparada de forma não apropriada (Deuteronômio 12:21-25 – não se permitia sangue na carne). Isto explica por que Daniel 1:8 se refere a “contaminar-se” com a comida do rei.)

1. Isto deveria ser uma questão importante para Daniel? Isto seria uma questão importante para você? (Leia Ezequiel 4:13. Deus havia predito que parte do Seus juízos contra Seu povo era que eles seriam exilados e comeriam comida contaminada na terra do exílio. Daniel cria que este era um teste de lealdade a Deus.)

B. Leia Daniel 1:9-10. Como o oficial reagiu ao pedido de Daniel de que eles deveriam comer somente vegetais e beber apenas água? (Ele foi simpático, mas se preocupou com a saúde deles.)

1. Por que ele foi simpático? (Deus estava intervindo a favor de Daniel!)

C. Leia Daniel 1:11-13. Que tipo de atitude Daniel demonstra com relação aos seus captores babilônicos?

1. Que lição você encontra neste texto para quando enfrentar problemas com relação à liberdade religiosa? (Tenho clientes que pensam que é parte de seu testemunho “socar” o nariz da oposição. Daniel nos mostra um comportamento exatamente oposto. Penso que este é um princípio bíblico e aconselho meus clientes a serem tão educados e inofensivos quanto possível. Sem insultos. Sem ataques. Buscar a acomodação religiosa com um espírito de gentileza.)

D. Leia Daniel 1:14. Você acha que o oficial babilônico compreendeu a natureza religiosa da objeção de Daniel à comida? (Se compreendeu, ele deveria ter sido morto por Nabucodonosor, por ser tão cooperativo. Afinal de contas, todo este complexo sistema de treinamento pretendia remover as antigas crenças religiosas e treinar estes jovens para a nova ordem religiosa. Duvido que este oficial compreendeu a real questão em jogo. Não era uma questão nutricional, mas uma disputa de lealdade. Daniel estava literalmente desafiando a nova ordem com a sua lealdade a Deus.)

E. Leia Daniel 1:15-16. Este texto é uma prova que uma dieta vegetariana te torna mais saudável e mais bonito? (Queria que fosse! Tenho sido vegetariano por mais de 40 anos. Se é possível notar uma diferença significativa em 10 dias, imagine como deveria ser a minha aparência depois de 40 anos – um tipo de deus! Infelizmente, acho que terei que esperar até a Segunda Vinda para a minha “reforma”. Obviamente, Deus interveio e recompensou com um milagre a lealdade de Daniel a Ele.

F. Volte um momento. Deus permite a destruição de sua nação, a destruição de sua casa, a destruição de seu lugar de adoração, a destruição de seu modo de vida e o seu cativeiro. E mesmo assim, este mesmo Deus executa pequenos milagres ao agir no coração do oficial e nas suas aparências. Como você explicaria o fato de Deus ser bem sucedido em coisas sem importância e “falhar” em coisas importantes? (Deus está sendo consistente, quando olhamos o quadro mais abrangente. A deslealdade da liderança hebraica nas coisas grandes causa as grandes “falhas”. A lealdade de Daniel nas coisas “pequenas” de sua vida causa as “pequenas” vitórias. Infelizmente para Daniel, ele é apanhado no meio da infidelidade maior.)

1. Que lições existem aqui para a tua vida?

G. Leia Daniel 1:18-21. Qual é o resultado para aqueles que são fiéis?

1. O que você diz do fato de que eles ainda estão cativos?

2. Qual é a importância de que Daniel e seus amigos superam todos os babilônios? (Você consegue ver o novo campo de batalha? Os líderes de Judá haviam sido infiéis, portanto a cidade do mal derrota a cidade de Deus. É uma derrota aparente para o verdadeiro Deus. Mas então, o nosso Deus toma o “remanescente” que é fiel e, através dele “derrota” todos os líderes babilônicos e os porta-vozes de Bel.)

H. Amigo, e você? Vai decidir ser fiel a Deus mesmo nas “pequenas” coisas da vida? Vai permitir que Deus mostre o Seu poder através de você?

IV. Próxima Semana: A Imagem de Nabucodonosor

=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: