Abraçando o Mundo (Marcos 2; João 17; II Coríntios 5)
Introdução: Este é o nosso último estudo desta série sobre religião e relacionamentos. Quando os cristãos falam “o mundo”, eles não estão se referindo ao pecado? Deveríamos abraçar o pecado? Que tipo de relacionamento deveríamos ter com o mundo, se é que deveríamos tê-lo? Qual é a missão de Deus para nós no mundo? Vamos entrar no nosso estudo da Bíblia e descobrir!
I. O Propósito
A. Leia Marcos 2:15-16. Jesus está se misturando com o “mundo” e os doutores da lei vêem isto. O que eles perguntam?
1. Por que você acha que eles fizeram esta pergunta?
2. Que resposta você acha que Jesus e Seus discípulos deveriam dar?
B. Vamos ler Marcos 2:17 para descobrir a resposta que Jesus realmente deu. O que você acha da resposta de Jesus?
1. Esta resposta também se aplicaria à questão de se você deveria “abraçar o mundo”?
2. Talvez eles nunca tivessem ouvido falar de “medicina preventiva” naquela época. Deveríamos trabalhar apenas com os “doentes”? (Espero que não. O sítio que mantenho na internet [www.GoBible.org] tem como objetivo alcançar as pessoas que já conhecem alguma coisa da Palavra de Deus. Creio que este é um estudo para os que estão “em recuperação”.)
3. Até que ponto Jesus “abraçou” o mundo nesta situação em Marcos?
II. No Mundo, Mas Não Do Mundo...
A. João 17 contém a oração de Jesus por Seus discípulos logo antes de ser preso e crucificado. Que visão maravilhosa do nosso Deus! Neste momento difícil de Sua vida, Jesus está pensando em Seus discípulos. Vamos ler João 17:12. Jesus protegeu e guardou os discípulos do que?
1. Quando Jesus diz que os protegeu e guardou “no nome que me deste”, que nome é esse? (O comentário “The New Bible Commentary” diz que o “nome” refere-se a Deus o Pai e que a “compreensão natural” do termo grego é que estar protegido pelo nome significa agir de acordo com o caráter de Deus.)
B. Leia João 17:13-14. Por que Jesus diz que o mundo odeia os Seus discípulos? (Eles não são do mundo.)
1. O que você acha que significa “não ser deste mundo” (Não ser um participante do caráter do mundo.)
2. De acordo com o verso 14 Jesus deu aos Seus discípulos um presente especial. Parece que este é um presente novo para proteção. O que é? (O presente da palavra de Deus – as instruções de Deus para a vida.)
C. Leia João 17:15-16. Jesus parece estar dizendo que “o mundo” é um lugar perigoso. Por que não tirá-los do mundo? Por que não removê-los fisicamente? (Jesus deu aos Seus discípulos a palavra de Deus. Agora, a missão dos discípulos é passar esta palavra para o mundo. Isto é exatamente igual a missão de Jesus para os “doentes”.)
D. Leia João 17:17-19. O compartilhar a palavra de Deus com o mundo parece ter um efeito sobre os discípulos. Que efeito é este? (A verdade que eles possuem também os santifica. Parece que ao compartilharmos a verdade da palavra de Deus com outros, isto tem um efeito santificador sobre nós. O mundo é um lugar perigoso, mas o compartilhamento da palavra de Deus com o mundo nos torna pessoas melhores.)
E. Leia João 17:20-21. O nosso objetivo é nos tornarmos um com o mundo? (Não. O objetivo é que nos tornemos um com aqueles que foram resgatados do mundo, aqueles que crêem na palavra de Deus.)
F. Leia João 17:25-26. Conforme chegamos a conhecer melhor a Deus, o que acontece conosco? (O amor de Deus cresce em nosso coração.)
1. Como você pode explicar o contraste entre João 17:14 e 26? O mundo odeia os seguidores de Deus, embora o amor de Deus esteja em Seus seguidores. Como isto é possível? (O mundo odeia os seguidores de Deus porque eles não são parte do caráter do mundo. Por outro lado, conforme alguém aprende mais acerca de Deus, o amor de Deus preenche seus corações. Este parece ser um processo no qual aqueles que saem do mundo se tornam mais como Deus e são preenchidos com mais do Seu amor.)
a. A partir de João 17, o que você conclui que seja a chave para conquistar o mundo? (Ensine ao mundo acerca de Deus. Dê ao mundo a Sua palavra. Ensine-os a respeito de Seu caráter.)
III. O Estímulo
A. Leia II Coríntios 5:10-11. O que, segundo estes versos, é uma parte importante do temor a Deus? (Conscientizar-se de que Deus tem um juízo e que nós seremos julgados.)
1. Qual é o resultado de sabermos acerca do juízo de Deus? (O verso 11 diz que nós “procuramos persuadir os homens” a respeito dos fatos do juízo. Este é o “estímulo” para nos trazer à ação.)
2. É assim que você gosta de se relacionar com o mundo? “Vou dizer a vocês o que vos espera, a menos que façam mudanças em suas vidas!”
3. Em João 17 aprendemos que Deus nos enche com Seu amor. É uma demonstração de amor dizer às pessoas que elas serão queimadas? (Se você adverte uma pessoa que está dirigindo um carro que está pegando fogo que seu carro está em chamas – isto é amor.)
B. Recentemente eu estava em uma livraria dando uma olhada em um novo livro de Tony Campolo. Alguns dos ensinamentos de Tony são perturbadores para mim e eu estava folheando os capítulos para ver sobre o que ele falava. Uma seção do livro discutia o juízo final e os Adventistas do Sétimo Dia. O livro dizia que a maior parte dos cristãos acredita em um juízo com um inferno ardendo eternamente para os que se perderem. Os Adventistas, Campolo notava, crêem que o juízo dos ímpios envolve o fogo – mas para queimar – a extinção eterna. Campolo sugeria que as pessoas temem a perda total de identidade, a extinção total, mais do que uma vida eternamente infeliz. O que você acha de apresentar ao mundo a mensagem de um juízo de extinção pessoal?
C. Leia II Coríntios 5:12. Qual é a atitude do mundo? Do que o mundo se orgulha? (Daquilo que se pode ver. O mundo vive para si mesmo, acumulando coisas que podem ser vistas. Estas coisas dão orgulho ao mundo.)
1. Se a atitude do mundo é orgulhar-se do que pode ser mostrado aos outros, quão terrível é um destino de extinção total? (A atitude do mundo é “Eu sou importante. Olhem para mim.” A extinção total seria a pior coisa para este tipo de atitude. Os cristão tem uma forma de escapar da extinção total.)
IV. Nossas Ferramentas
A. Se nós temos a oportunidade (e o dever) de nos envolvermos com o mundo para levá-los a crer, de quais ferramentas precisamos? Leia I Coríntios 2:1-2.
1. O que não é necessário? (Eloqüência ou sabedoria superior.)
2. Por que “Jesus Cristo, e este, crucificado”, é uma ferramenta tão poderosa para influenciar o mundo? (Lembre-se da motivação da nossa mensagem: Um juízo vindouro. A vida, morte e ressurreição de Jesus em nosso favor é a forma de escape da condenação no juízo que está por vir. Esta é a “palavra” central que os cristãos tem para o mundo.)
B. Leia I Coríntios 2:3. É assim que você se sente sobre falar em público? Sobre falar do evangelho?
1. O temor e o tremor deveriam nos impedir de compartilhar a palavra de Deus? (Veja que grande testemunha Paulo era – e ainda assim ele confessa fraqueza, temos e tremor. Quando pela primeira vez fui defender um caso diante de um tribunal, um advogado mais velho me disse algo que nunca esqueci: “É normal ficar nervoso”. De fato, um pouco de nervosismo faz de mim um orador mais perspicaz.)
C. Leia I Coríntios 2:4-5. O que é mais importante do que palavras sábias e persuasivas? (O poder do Espírito Santo. O poder da nossa mensagem não vem do homem, mas do Espírito de Deus. Outro dia fui lembrado de como meus próprios poderes de persuasão são inadequados. Gosto de pensar que, como advogado, tenho o poder da persuasão. A cada semana os comentários do www.GoBible.org alcançam no mínimo 15.000 pessoas. E, ainda assim, tenho problemas para testemunhar para os meus vizinhos. Tenho morado ao lado do mesmo vizinho por 20 anos. Ele está ficando velho. Recentemente, decidi que preciso fazer um esforço específico para partilhar o evangelho com ele. Uma noite, fui falar com ele. Ele é meu amigo, mas a conversa fluiu terrivelmente. Como eu posso falar para milhares a cada semana sobre o evangelho e ser incapaz de falar de forma adequada com o meu vizinho? A resposta deve ser que meus “talentos” não são o fator determinante do resultado deste tipo de conversa.)
D. Leia I Coríntios 2:6-7. Se não precisamos de mentes realmente perspicazes e línguas verdadeiramente afiadas para compartilhar a palavra de Deus, isto significa que não temos uma mensagem inteligente? (Paulo nos diz que estamos compartilhando a sabedoria mais importante: a sabedoria secreta de Deus!)
E. Amigo, temos um segredo para partilhar com o mundo. Um segredo que dará ao mundo a verdadeira sabedoria. Você está disposto a “estar no mundo, mas não ser do mundo” para compartilhar a palavra de Deus?
V. Próxima Semana: Iniciaremos nosso estudo sobre o livro de Daniel.
=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário