Um Antigo Decreto de Morte (Daniel 6)
Introdução: Você se lembra que no estudo da semana passada Daniel foi promovido a número três em autoridade no império babilônico minutos antes que tudo desmoronasse ante a ofensiva militar dos persas? O “número dois” (Belsazar) foi imediatamente morto pelos persas. Imagine-se no lugar de Daniel. Não é se admirar que ele tenha dito que Belsazar podia ficar com a sua promoção! O que aconteceu com Daniel? Deus ainda estava cuidando dele? Vamos pular para dentro do nosso estudo de Daniel 6 e descobrir!
I. O Retorno
A. Leia Daniel 6:1-2. Daniel sobreviveu aos persas! Por que Dario reorganizou o reino?
1. A empresa para a qual você trabalha já foi comprada por outra empresa? Como você se sentiu quando a reorganização foi anunciada?
2. Como Daniel foi posicionado na nova reorganização? (Ele perdeu algumas “posições” (era o número três), mas certamente estava numa posição de muito poder.)
B. Leia Daniel 6:3-4. Por que o rei planejaria promover Daniel enquanto os outros administradores e subordinados conspiravam contra ele? (Seus interesses eram exatamente opostos. O rei queria a melhor pessoa para o posto, e os outros queriam eles mesmos estar nesta posição.)
1. Leia Eclesiastes 4:4. Adam Smith, um famoso economista do livre-mercado, defendia que quando se permite que as pessoas defendam seus próprios interesses, isto acaba beneficiando a todos. Será que Salomão concordaria com isto?
a. Existe inveja boa e inveja má? (Se você trabalha duro porque quer se manter no mesmo nível do teu vizinho, este parece ser uma utilização positiva da inveja. Se você conspira para prejudicar teu vizinho bem-sucedido, como está acontecendo com Daniel, este é um exemplo de inveja má.)
2. Note que o rei estabeleceu três administradores, um dos quais era Daniel. Os outros dois administradores conspiraram contra Daniel. Alguma vez já te aconteceu algo parecido no trabalho?
3. Como as coisas no trabalho estavam indo para Daniel, quando os administradores precisavam votar sobre o que fazer? (O voto seria dois a um contra as idéias de Daniel, eu presumo. Talvez o rei tenha notado este problema e este fosse o motivo pelo qual estava querendo promover Daniel.)
C. Os teus colegas de trabalho seriam capazes de dizer de você a mesma coisa que foi dito de Daniel, que ele era “ele era fiel; não era desonesto nem negligente”?
1. O que Salomão escreveu em Eclesiastes 4:4 se aplica a Daniel? (Leia Efésios 6:5-8. O mundo pode trabalhar duro e produzir bens por causa da inveja. Porém, o povo de Deus trabalha duro e produz bens por causa de seu comprometimento com Deus.)
D. Leia Daniel 6:5. Como estes outros líderes sabiam a respeito do Deus de Daniel?
1. Você acha que a raça de Daniel tinha algo a ver com esta conspiração?
II. A Armadilha
A. Leia Daniel 6:6-7. Esta afirmação de que “todos concordam” era verdadeira? (Obviamente não! Daniel é um dos administradores e certamente ele não concorda com isso.)
B. Leia Daniel 6:8-9. Se os administradores sabiam acerca das convicções religiosas de Daniel, você acha que o rei Dario também as conhecia? (Uma vez que ele planejava fazer de Daniel o seu assistente número um, eu ficaria chocado de ouvir que ele não sabia acerca das convicções religiosas de Daniel.)
1. Se Dario sabia sobre Daniel, por que ele emitiria tal decreto? (Reveja Daniel 6:7. Você consegue ver alguma trilha maligna nas mentes destes outros administradores? Eles atacam a Daniel baseados puramente em suas convicções religiosas. Eles convencem o rei a emitir este decreto apelando para o seu ego.)
2. O rei deveria ter lembrado do problema que este decreto causaria para Daniel? (A nossa lição aponta, na segunda-feira, que o rei Dario poderia estar se concentrando nos sacerdotes babilônicos, que agiam como mediadores para os seus deuses, daí a referencia a adoração de “homem” no verso 7. Isto pode ter sido apresentado a ele como um plano para encorajar o “patriotismo religioso” no povo recém-conquistado. Assim, o rei pode nem ter pensado no impacto deste decreto para Daniel.)
III. A Resposta de Daniel
A. Leia Daniel 6:10-11. Agora leia Mateus 6:6. Se o Novo Testamento já tivesse sido escrito, Daniel agiria de forma diferente?
1. Leia Mateus 17:27. Jesus aconselha tomarmos ações que evitem ofender aqueles que não compartilham das nossas convicções religiosas.
2. Leia Romanos 14:22. Quando se trata de questões discutíveis sobre comida e bebida, Paulo nos diz para manter o teu ponto de vista somente “entre você e Deus.”
3. O ponto da oração de Daniel era a oração, e não a posição das janelas. Daniel deveria ter orado com as janelas abertas?
a. Se ser jogado na cova dos leões estivesse na tua mente, como você teria decidido esta questão religiosa discutível?
b. Que argumento você pode dar para a decisão de Daniel?
c. Que argumento você poder dar contra a decisão de Daniel?
4. Note em Daniel 6:10 a frase “o que costumava fazer.” Que ponto está sendo defendido por Daniel ao escrever isto? (Daniel não iria alterar a sua rotina de adoração por causa desta nova lei.)
a. Teria sido “pecado” para Daniel, se ele tivesse alterado a sua rotina e fechado as janelas antes de orar?
IV. As Acusações
A. Leia Daniel 6:11-12. Por que os homens foram “em grupo” observar Daniel orando?
1. Eles precisavam de testemunhas? Daniel negaria o que ele estava fazendo?
2. Por que pedir ao rei para confirmar o texto da lei antes de relatar a violação de Daniel? (Estes versos nos dão uma janela para compreendermos o pensamento ciumento e covarde dos inimigos de Daniel. Eles estavam com medo de se erguer individualmente contra Daniel. Devem ter pensado que o rei iria favorecer a Daniel, por isso criaram uma “armadilha” para o rei, fazendo-o antes confirmar o texto da nova lei.)
B. Leia Daniel 6:13-14. Como Daniel é descrito? (Ele é um dos judeus que antes era um escravo. Daniel não consegue se livrar deste “rótulo”. Lembre-se que na semana passada Belsazar começou a sua conversa com Daniel com este mesmo insulto (Daniel 5:13).)
1. Por que os inimigos de Daniel começariam com este insulto em particular? (Novamente, temos uma janela aberta para suas mentes. Eles estavam irritados que Daniel, seu chefe, é um judeu, e não de seu país. Eles querem ressaltar o fato de que ele é “diferente”. Isto é ciúme profissional e preconceito religioso e racial.)
2. O rei havia pensado em Daniel quando editou este decreto? (Este é um ponto que discutimos antes. Este verso deixa claro que o rei não havia considerado o impacto do decreto sobre Daniel.)
3. Compare a atitude do rei Dario com o rei Nabucodonosor. (O coração de Dario estava com Daniel. Ele não se sentiu ofendido pela violação da lei ou pela afronta à sua própria posição como “um deus”. Nabucodonosor, conforme revelado em Daniel 3:13-15, sentiu-se pessoalmente insultado com o fato de os hebreus não adorarem o seu deus.)
V. O Conflito Entre o Bem e o Mal
A. Leia Daniel 6:15-16. Quando você enfrenta problemas, para quem você se volta em primeiro lugar? (Daniel tem uma tremenda autoridade pessoal. Ele tem o rei, a pessoa mais poderosa do império, o apoiando. Todo o poder e a autoridade deste mundo não podem salvar Daniel. A mesma coisa é verdade para você.)
1. O rei Dario fez a coisa certa ao ordenar que Daniel fosse atirado aos leões, deixando o caso nas mãos de Deus?
2. O rei Dario violou o seu próprio decreto? A última parte do verso 16 é uma oração a Deus?
3. Que paralelo você vê entre o rei Dario e Daniel? (Não existe liberdade duradoura sem o “poder da lei”. Dario “entregou” Daniel a um grande perigo, porque ele manteve a o poder da lei sobre as suas preferências pessoais. Deus o Pai “entregou” a Jesus porque manteve o poder da lei sobre a Sua preferência pessoal de não querer que Jesus sofresse a tortura.)
B. Leia Daniel 6:17-18. Foi assim que aconteceu com Deus o Pai enquanto Jesus esteve aqui na terra? (Não posso dar esta resposta. Deus não é como Dario, no sentido em que Deus conhece o futuro. Em Gênesis 22:12 encontramos Deus afirmando que não sabia que decisão Abraão tomaria. Tenho duas teorias. Primeiro, penso que nossas vidas são como um jogo de xadrez. Deus conhece cada possível “movimento” que você e eu podemos fazer e Ele sabe as conseqüências destes movimentos. Isto permite que Ele conheça o futuro sem saber como nós iremos escolher. Segundo, creio que Deus pode se mover no tempo e, assim, pode saber como as escolhas serão feitas, se Ele quiser. A resposta verdadeira é um mistério para mim e estas são apenas as minhas teorias.)
C. Leia Daniel 6:19-22. Por que Daniel foi salvo dos leões? Você concorda com a afirmação que Daniel fez sobre as razões pelas quais ele foi salvo?
D. Leia Daniel 6:23. Que razões são dadas aqui pelas quais Daniel foi salvo dos leões? Como estas razões se comparam com as razões dadas no verso 22? (O verso 23 diz que a confiança em Deus salvou Daniel. O verso 22 diz que a inocência de Daniel (suas obras) salvou a Daniel.)
1. Ambos os versos podem estar certos?
E. Leia Daniel 6:24. Como as acusações contra Daniel eram falsas?
1. Lembre-se que estes homens trabalharam em grupo, para sua segurança. Qual foi o resultado desta idéia de segurança em grupo?
F. Leia Daniel 6:25-28. Quem venceu? (Deus, novamente. E Daniel também.)
1. Como Deus venceu? (Através da parceria com o fiel Daniel.)
2. Teria sido melhor para Daniel se ele tivesse fechado as janelas?
G. Amigo, a autoridade pessoal de Daniel não podia salvá-lo. Ter o rei como seu aliado não podia salvá-lo. Apenas o Deus do Céu poderia ter salvo Daniel. Você vai ter isto em mente na próxima vez que tiver problemas? (Estou certo que, da próxima vez que você tiver problemas, poderá dizer, como Daniel, “Sou completamente inocente e não sou a fonte dos meus problemas!”)
VI. Próxima Semana: Lição de História
=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário