Lição de História (Daniel 7)
Introdução: Em nosso estudo sobre o livro de Daniel desta semana, voltaremos no tempo para examinarmos um sonho que foi dado diretamente a Daniel, e não ao governante do reino em que Daniel vivia. Você se lembra que Daniel parecia ter perdido o poder e autoridade no reino de Belsazar? Talvez ele tivesse algum tempo extra por conta disso. Qualquer que seja a razão, é a este período de tempo ao qual voltaremos em nosso estudo de Daniel 7. Vamos pular para dentro do nosso estudo!
I. O Sonho
A. Leia Daniel 7:1. Por que Daniel escreveria este sonho? (Ele não queria ser como Nabucodonosor, e esquecer seu sonho! Falando sério, isto nos diz duas coisas. Primeiro, Daniel pensava que este sonho era importante. Segundo, podemos ter certeza de que temos um relato correto e preciso de seu sonho.)
B. Leia Daniel 7:2-3. Imagine-se no meio deste quadro. Você está em uma tempestade? O que você acha que significam “os quatro ventos do céu”, que estavam “agitando o grande mar”? (Se você estivesse em um barco, deveria rumar para a costa! Parece ser uma grande tempestade. Os quatro ventos do céu parecem ser as quatro direções da bússola.)
1. Leia Apocalipse 17:15. Que vislumbre temos sobre o significado do mar? (O quadro que vejo em Daniel 7:2-3 é que os povos do mundo estão em agitação, revolução, e destas “águas turbulentas” saem quatro grandes animais.)
C. Leia Daniel 7:4-7. Nós estudamos alguma coisa no livro de Daniel até agora que possa parecer remotamente similar a isto? (Sim. Em Daniel 2 vimos um relance da história profetizada no sonho da estátua. Ela tinha quatro grandes reinos: Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia e Roma, os quais surgiram e caíram, um após o outro.)
D. Vamos ler até o final deste sonho. Leia Daniel 7:8-14. Se esta é uma declaração sobre a história do mundo, como penso que seja, o que você acha dela? (Assim como o sonho de Daniel 2, Deus vence. Ele triunfa na história do homem.)
1. Que duas atividades de Deus este sonho revela? (Os versos 9-10 mostram que Deus estabelece um julgamento no céu e os versos 11-14 mostram a destruição dos poderes terrestres e a coroação de Jesus (“filho do homem” – Mateus 17:22).)
2. Quando o julgamento parece começar? (Parece acontecer antes do final dos tempos, quando o “chifre pequeno” ainda está em cena.)
II. O Significado do Sonho
A. Vamos parar por um momento. Penso que os seis primeiros capítulos de Daniel nos prepararam para os capítulos que se seguem. Diga-me, em termos gerais, o que você aprendeu dos seis primeiros capítulos de Daniel? (Existe uma luta universal entre o bem e o mal. Deus estabelece parcerias com os humanos fiéis para derrotar o mal. Daniel foi usado por Deus para revelar assuntos importantes do futuro. As interpretações dos sonhos de Daniel levam a eventos grandiosos e históricos – inclusive o relance da história mundial.)
1. Como este sonho se encaixa no padrão que vimos até aqui? (Parece ser uma outra revelação de um relance da história.)
B. Leia Daniel 7:15-16. Como a reação de Daniel ao sonho se compara com a tua? (Daniel, por alguma razão, ficou perturbado com o sonho.)
1. Por que você acha que Daniel focou perturbado?
2. Quem é esta pessoa de quem Daniel se aproxima no verso 16? A última parte da visão de Daniel mostra que ele está observando o que está acontecendo no céu. A conclusão razoável é que Daniel caminha até um ser celestial e pede por ajuda na interpretação do sonho.)
C. Leia Daniel 7:17-18. Temos esta interpretação diretamente do céu. Qual é a interpretação dos quatro animais? (Estes são poderes mundiais que surgem em seqüência. Assim, podemos ver claramente que esta é a mesma série de poderes mundiais que foram revelados em Daniel 2: Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia e Roma.)
1. Você acha que Daniel tinha a mesma idéia geral acerca do significado do sonho?
a. Se sim, eu pergunto novamente por que Daniel ficou perturbado? Os santos vencem! (Daniel não teria razão para ficar perturbado por aquilo que ele conhecia desde que era um jovem. Em vez disso, o que perturba Daniel, e o que passaremos a maior parte do restante do nosso tempo considerando, é a nova informação acerca do quarto animal.)
D. Leia Daniel 7:19-20. O que é diferente acerca deste quarto animal? (Uma coisa é que ele é aterrorizante. Porém, todos os quatro animais parecem ser bastante assustadores para mim. A diferença principal eram os chifres. Daniel 7:7 aponta que ele era diferente e nota especificamente os chifres.)
1. [Enquanto ele olhava os chifres (verso 8), surge um chifre pequeno.] O que há de especial neste chifre? (Ele parece estar identificado com uma pessoa. Note que, com relação aos três primeiros animais, apenas a Babilônia é descrita com características “humanas”. Uma vez que, conforme estudamos que Nabucodonosor foi o seu governante mais proeminente, esta parece ser uma referencia a ele. Os outros animais, contudo, cruzam a cena como poderes mundiais sem a identificação de uma pessoa proeminente. O chifre, como a Babilônia, mas diferentemente dos outros animais, é descrito com traços “humanos”.)
E. Leia Daniel 7:21-22. O que mais aprendemos sobre este chifre pequeno? (Que ele persegue os cristãos e os está “derrotando”. A série de suas vitórias sobre os santos chega a um fim com o julgamento de Deus. Compare com Daniel 7:8-11.)
F. Leia Daniel 7:23-25. O intérprete celestial diz que os chifres são dez reis. Como isto se compara com o sonho da estátua de Nabucodonosor? (Ele se encaixa perfeitamente. Nenhum reino mundial dominou depois de Roma. Em vez disso, o Império Romano se metamorfoseou em pés e dedos (você provavelmente tem dez deles – como os dez chifres), que eram uma mistura de ferro e barro. Portanto, vemos que depois do Império Romano temos nações que são fracas (barro) e fortes (ferro), mas nenhuma domina o mundo. Compare com Daniel 2:40-43.)
III. Examinando o “Chifre Pequeno”
A. Quando surge o “chifre pequeno” que parece com um homem? (Ele surge depois da divisão do Império Romano nos dez reinos. Daniel 7:24 diz que ele surge “depois” dos “dez reis que sairão desse reino [Romano].”)
1. Por quanto tempo este “chifre pequeno” fica no poder? (Temos duas declarações a respeito do tempo. Ele está no poder até o tempo do julgamento celestial (Daniel 7:8-9, 26) e está no poder por “um tempo, tempos e meio tempo.” (Daniel 7:25))
2. Uma teoria popular ensina que o “chifre pequeno” é um rei selêucida de menor importância, chamado Antíoco Epifânio, que governou por onze anos, de 175 – 164 A.C.. Antíoco chegou ao poder depois da morte de Alexandre o Grande, no final do Império da Grécia. (Veja Goldstein, Graffiti in the Holy of Holies, p.39-42)
a. Antíoco Epifânio se encaixa na descrição do chifre pequeno? (Não. A época está completamente errada. Antíoco chegou ao poder antes, e não depois, do Império Romano. O comentário Treasury of Scripture Knowledge diz que os dez reinos nos quais o Império Romano ocidental foi dividido foram estabelecidos entre 356 A.D. e 526 A.D.. Portanto, Antíoco está mais de 500 anos adiantado, para se encaixar nesta profecia. Além disso, seu reinado de onze anos dificilmente parece se estender até o tempo do juízo final.)
B. De acordo com Daniel 7:25, este chifre pequeno tenta “mudar os tempos e as leis”. O que você acha que isto significa? (Compare com Daniel 2:19-21. Mudar os tempos e as leis é uma prerrogativa de Deus. Porém, este chifre, com as suas perseguições aos santos e seus reclamos às prerrogativas divinas, parece ser um poder semi-religioso que afirma ter a autoridade de Deus.)
1. Quando você pensa de um tempo que Deus estabeleceu como lei, o que vem à tua mente? (O que me vem à mente é Êxodo 20:8-11 – o mandamento para a adoração no Sábado.)
C. Baseados nas pistas que temos até aqui, o que você acha que o “chifre pequeno” representa? (Existem discórdias entre os comentaristas sobre isto, mas creio que a evidência aponta muito claramente para Roma Papal. Ele surgiu quando Roma estava se desintegrando; era diferente dos outros reis, no sentido em que suas alegações de poder religioso eram maiores do que suas alegações de autoridade secular. Ele é identificado com um homem – Roma Papal é identificada com o Papa. Roma Papal teve um período muito triste durante a Idade Média, quando perseguia aqueles que discordavam dela. Dois comentários que li concluem que o “chifre pequeno” é Roma Papal (The Treasury of Scripture Knowledge; A Commentary, Critical and Explanatory, on the Old and New Testaments). O The New Bible Commentary parece apontar para Roma Papal, embora não a identifique especificamente. Quero que meus leitores saibam que enquanto escrevo isto, estou defendendo no tribunal a liberdade religiosa de professores católicos e de uma instituição católica. Alguns de meus casos mais importantes foram na defesa de católicos. Amo e admiro como a Igreja Católica permanece firme e forte contra o aborto e outros males. Mas, devo concluir que estes textos apontam para Roma Papal.)
D. Vamos ver se podemos estabelecer o período deste “chifre pequeno”. Daniel 7:25 se refere a “tempos”, em conexão com o reinado do “chifre pequeno”. O que são “tempos”? (Para compreender isto melhor, veja em Daniel 4:16 e 26. Quando foi dito a Nabucodonosor que “sete tempos” passariam sobre ele, isto significava sete anos. Portanto, é razoável dizer que “um tempo, tempos e meio tempo” se referem a três anos e meio.)
1. Estes três anos e meio são literais ou simbólicos? (A outra referência de tempo que nos é dada – que o “chifre pequeno” estaria no poder até o tempo do juízo – certamente parecem exigir um período maior do que três anos e meio literais. O comentário The Treasury of Scripture Knowledge nos aponta o princípio profético do “dia-ano”. Ele transforma 3,5 anos em 1.260 dias e conclui que isto representa 1.260 anos.)
a. Você já viu um período de 1.260 dias/anos em algum outro lugar na Bíblia? (Sim. Em Apocalipse 11:3 e 12:6, ambos os textos se referem ao mesmo período de tempo. Apocalipse 13:5 também se refere a “quarenta e dois meses” (que são 1.260 dias).)
E. Leia Daniel 7:26. Que atividade ocorre no final deste período de 1.260 anos? (O “tribunal se assentará”. Inicia-se uma sessão judicial. Esta é a sessão do tribunal que á descrita mais completamente em Daniel 7:9-10. Vamos dar uma olhada mais de perto nesta sessão judicial em nosso estudo da próxima semana.)
F. Leia Daniel 7:27. O que acontece no final desta sessão judicial? (Todos os poderes do mundo são entregues aos santos. Deus estabelece Seu “reino eterno”. Isto aponta para a Segunda Vinda de Jesus!)
G. Amigo, temos um “mapa do tempo” que nos traz ao final do mundo como o conhecemos. Você se sente encorajado por saber que Deus está no controle? Vai decidir-se a fazer parte de Seu Reino?
IV. Próxima Semana: O Juízo Pré-Advento
=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
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