quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Daniel - Lição 05

Surpresa na Festa (Daniel 5)

Introdução: O capítulo 5 do livro de Daniel tem um contexto bastante interessante. O rei Nabucodonosor morreu em 563 A.C. A capítulo 5 acontece cerca de 25 anos depois da sua morte. O rei Nabonido está agora no trono, mas ele compartilha sua autoridade com seu filho mau, Belsazar. Os persas, liderados pelo rei Ciro, atacam o império babilônico e derrotam as tropas lideradas pelo rei Nabonido. O rei Nabonido move o principal exército babilônico para Borsippa e o rei Ciro se dirige para a cidade de Babilônia e a cerca. Meu palpite é que antes que Ciro chegasse a Babilônia, um grande número de oficiais fugiu para a cidade em busca de proteção. Babilônia estava protegida por uma forte muralha dupla e tinha suprimento de comida suficiente para durar por 20 anos. O contexto do nosso estudo hoje é que o vice-rei Belsazar está dentro da segurança dos muros de Babilônia, o rei Ciro e os persas cercam a cidade e o exercito principal da Babilônia está afastado, recuperando-se. Vamos mergulhar em Daniel 5!

I. A Festa

A. Leia Daniel 5:1. O que o rei Belsazar estava pensando? A cidade está cercada por tropas inimigas e ele dá uma festa? (Poderiam ser várias coisas. Ele pode ter se sentido seguro por trás das muralhas da cidade. Ele pode ter sido um fraco, um “menino mimado” que pensava: na dúvida, dê uma festa. Pode ter sido uma estratégia para encorajar os moradores da cidade – não há razão para se preocupar, a vida vai continuar como sempre, estamos seguros aqui dentro.)

B. Leia Daniel 5:2-4. Nabucodonosor era, no mínimo, o avô de Belsazar. A Bíblia diz que ele era o “pai”, porque era o costume chamar a um ancestral de “pai”. Considere que Jesus foi chamado de “o Filho de Davi” e Davi foi chamado de “filho de Abraão”. (Mateus 1:1). Da última vez que vimos Nabucodonosor, ele tinha sido convertido à adoração ao verdadeiro Deus dos Céus. O que Belsazar demonstra com esta atitude em relação ao verdadeiro Deus do Céu?

1. Por que ele teria esta atitude? Se o verdadeiro Deus do Céu fosse desconhecido ou “sem importância”, por que tentar insultá-lo? (Nabucodonosor havia criado este enorme reino e a linda cidade-fortaleza de Babilônia. Nabucodonosor reconhecia que o verdadeiro Deus do Céu controla os reis e os reinos (Daniel 4:34-35). A conclusão lógica que podemos tirar disso (baseado no fato de que os persas estavam ali) é que o verdadeiro Deus não cuida de Belsazar e está trabalhando contra ele. Belsazar, sendo o homem mau e arrogante que é, decide que vai mostrar a Deus quem é quem, fazendo com que todos os convidados bebam das taças de ouro do templo de Deus, enquanto louvam a outros deuses. Muito desafiador. Muito estúpido.)

2. Veja por um momento a lista (verso 4) dos deuses deles. O que você vê de curioso acerca desta lista? (Que grupo de deuses simplórios! Poderíamos pensar que eles estariam pelo menos adorando algo como o sol, que parece ser e sentimos que é poderoso. Mas árvores mortas e pedras?)

II. A Mão

A. Leia Daniel 5:5-6. Imagine-se vendo isto. Imagine-se vendo isto sem nunca ter visto um filme antes na tua vida!

1. Como o “senhor Arrogância Desafiadora” está se saindo agora?

2. Deus mandou “os dedos” por causa do ato de beber das taças do templo?

3. Você não gostaria que Deus fizesse este tipo de coisa com mais freqüência? (É claro, não na tua casa.)

B. Leia Daniel 5:7-9. Por que o rei faria da pessoa que decifrasse a mensagem o “terceiro em importância”? (Lembre-se que o rei Belsazar e seu pai estavam governando juntos o império. O rei Belsazar estava oferecendo a posição de autoridade em seguida a ele próprio!)

1. Quantos gostariam de tentar ganhar esta recompensa? (O verso 8 diz que “todos” os sábios vieram.)

2. Obviamente, Deus escreveu a mensagem de uma forma que seria difícil para as pessoas entenderem. Por que Deus faria isto? (Alguns podem pensar que este é um argumento para usarmos a Versão Almeida para o estudo. Eu creio que Deus fez isso para aumentar o mistério do momento e ressaltar a incapacidade do rei e de seus “sábios”.)

3. Alguns fatos muito importantes estão sendo comunicados pelo que não está sendo dito. Note (verso 8) que “todos os sábios do rei vieram”. Daniel havia sido rebaixado? (Sim. Daniel não ocupava mais uma posição de responsabilidade.)

a. Como você explica que Deus tenha estado abençoando a Daniel todos estes anos, mas agora ele tinha sido afastado de seu lugar de honra e autoridade?

b. Lembre-se que Daniel era um homem muito jovem quando foi capturado. De acordo com meus imprecisos cálculos, Daniel tinha por volta de 50 ou quase 60 anos quando o rei Nabucodonosor morreu. Você gostaria de perder a tua posição elevada e respeitada e ir para a obscuridade nesta idade?

C. Leia Daniel 5:10-12. Quem você imagina que seja esta rainha, tomando por base o que ela está dizendo? (Eu diria que é a avó de Belsazar – a esposa de Nabucodonosor.)

D. Leia Daniel 5:13. Qual é a primeira coisa que Belsazar pergunta a Daniel? (Você é um dos escravos?)

1. Isto deveria ser um cumprimento?

2. Isto reflete aquilo que a rainha-avó disse acerca de Daniel? (Ela não disse nada sobre Daniel ser um cativo.)

3. O que o rei poderia ter perguntado em vez disso? (Você foi, por muitos anos, o principal dos sábios no reino?)

4. O que isto nos mostra sobre Belsazar? (Ele é simplesmente arrogante e detestável.)

E. Leia Daniel 5:14-16. Aqui está o bilhete para Daniel voltar a ter fama a fortuna! Ele pode ser o próximo em autoridade, em relação a Belsazar! Os bons tempos voltaram.

F. Leia Daniel 5:17. O que está acontecendo? Por que Daniel despreza esta maravilhosa promoção? (Eu gostaria de ter estado lá. Acredito que há muito tempo Belsazar não ouvia alguém dizer “Não há nada que você possa me dar e que eu ache que vale a pena”. E isto vindo de um escravo.)

III. A Interpretação

A. Leia Daniel 5:18-21. Eu estava um pouco preocupado quando Daniel disse, no verso 17 “Lerei a inscrição para o rei e lhe direi o seu significado”. A quem Daniel atribui o poder final?

1. Por que o rei Nabucodonosor foi tão bem sucedido? (Deus o abençoou. Isto é exatamente o que Belsazar não quer ouvir neste momento.)

B. Leia Daniel 5:22-23. Este tipo de discurso poderia causar a morte de Daniel? (Um comentário, crítico e explanatório sobre o Antigo e Novo testamentos, relata que o historiador Xenofon registra que Belsazar matou um de seus nobres “simplesmente porque, em uma caçada, o nobre acertou um gamo antes dele.” Ele também relata que Belsazar castrou um de seus servidores na corte simplesmente porque uma de suas concubinas disse que o homem era simpático. Não é preciso dizer que pessoas haviam sido mortas pelo maldoso Belsazar por muito menos do que o insulto que Daniel estava lançando agora.)

C. Leia Daniel 5:24-28. Você se lembra como Daniel trouxe más notícias para Nabucodonosor? (Compare com Daniel 4:19. Daniel sempre tentava amenizar as más notícias. Ele dava primeiro as boas notícias.)

1. Por que Daniel não tentou amenizar estas notícias? (Penso que Daniel não tinha respeito por Belsazar. Este rei é arrogante, detestável e ímpio – e sem qualquer razão. Nabucodonosor era um verdadeiro conquistador mundial. Mas Belsazar não havia feito nada, ficou bêbado quando o perigo chegou e insultou a Deus.)

2. Lembre que aprendemos a partir de Daniel 4:27-31 que foi dado a Nabucodonosor uma chance para arrepender-se? Ele teve uma segunda chance. Por que não foi dada a Belsazar uma oportunidade semelhante? (Vamos reler Daniel 5:22. Belsazar sabia o que era certo. Ele desafiou conscientemente o grande Deus do Céu. Creio que a atitude de Daniel com relação a Belsazar reflete a atitude de Deus com relação a este rei. Ele era simplesmente mau (“achado em falta”) e arrogante e a hora do juízo havia chegado.)

D. Leia Daniel 5:29. Belsazar manteve a sua palavra. Por que?

1. O que está faltando no verso 29? (A cada vez que Daniel revelou a vontade de Deus a Nabucodonosor, interpretando um sonho, Nabucodonosor reconheceu o verdadeiro Deus do Céu. Belsazar não fez nada neste sentido.)

E. Leia Daniel 5:30. O juízo foi executado contra Belsazar. Você gostaria de ser promovido a número três na mesma noite em que o número dois estava sendo morto pelas tropas invasoras?

F. Amigo, se você tem um coração duro e rebelde, a hora de ir a Deus é exatamente agora. Deus não é somente um Deus que persegue os ímpios (como fez com Nabucodonosor), a fim de encorajá-los a segui-Lo, mas também é um Deus de juízo para aqueles que continuam a rebelar-se. Por que não se arrepender hoje?

IV. Próxima Semana: Um Antigo Decreto De Morte

=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: