O Calendário de Deus (Daniel 9)
Introdução: Na semana passada estudamos sobre a viso de Daniel a respeito da reconsagração (purificação) do santuário. Daniel tinha sido um estrangeiro e cativo a maior parte de sua vida. Sua mais acalentada esperança era poder ver seu país e o santuário reconstruídos, para que o povo judeu pudesse voltar para casa e adorar novamente a Deus de forma apropriada. Mantenha este pensamento na tua mente enquanto pulamos para dentro do nosso estudo de Daniel 9!
I. A Oração
A. Leia Daniel 9:1-3. Quando Daniel estava orando? (No primeiro ano do rei Dario. O comentário The Bible Knowledge Commentary identifica esta época como sendo 539 A.C. – 66 anos depois que Daniel foi exilado.)
1. Você se lembra do rei Dario? (Leia Daniel 5:30-31. Dario, o medo, sucedeu a Belsazar como governante quando os medo-persas derrotaram os babilônios. Isto nos diz que a oração de Daniel segue cronologicamente a sua visão do capítulo 8. Compare com Daniel 8:1)
2. Sobre o que Daniel estava orando? (Agora, aqui está uma surpresa – Daniel está orando sobre uma profecia de Jeremias (Jeremias 29:10), que dizia que a destruição de Jerusalém e o cativeiro dos judeus duraria apenas 70 anos. Como Daniel já estava a 66 anos no exílio, podemos compreender por que ele estava orando sobre este assunto.)
B. Leia Daniel 9:4-19. Com que base Daniel pede a Deus que considere e faça alguma coisa a respeito de Sua promessa acerca de Jerusalém? (Daniel 9:18: A misericórdia de Deus. Daniel 9:19: o nome de Deus.)
1. O que levou o povo a este problema?
2. Os cativos haviam aprendido a sua lição?
a. Você já aprendeu lições sobre a obediência a Deus?
3. Em Daniel 9:19, Daniel pede que Deus perdoe Seu povo. Daniel pode confessar o pecado dos outros? (Considere João 5:16-17 e Jó 1:4-5.)
II. A Resposta
A. Leia Daniel 9:20-21. Quem aparece? (Gabriel – o anjo que veio vê-lo antes. Já aprendemos anteriormente que Gabriel está na presença de Deus e deu a Maria a mensagem de Deus acerca do nascimento de Jesus.)
1. O que você acha da velocidade da resposta de Deus? (Gabriel partiu do céu quando Daniel começou a sua oração e chegou enquanto Daniel ainda estava orando!)
2. A que horas do dia Gabriel apareceu? (Na hora do sacrifício da tarde.)
a. Sobre que “sacrifício da tarde” Daniel está falando? (Daniel estava tão concentrado no serviço do santuário que ele “conta as horas” com base em quando o sacrifício da tarde deveria acontecer. É claro, não estão ocorrendo sacrifícios na terra porque o santuário foi destruído há muito tempo atrás.)
B. Leia Daniel 9:22-23. Entendimento acerca do que? Qual é o assunto sobre o qual Daniel precisa de um maior entendimento? (Claramente o assunto do santuário na visão de Daniel 8. Daniel está pensando e orando sobre o santuário. A última vez que Gabriel falou com ele (Daniel 8:26) foi a respeito do serviço do santuário. Mas Daniel não o entendeu. (Daniel 8:27). Então, Gabriel continua de onde parou da última vez e segue a sua discussão anterior. Um ponto interessante é que a palavra hebraica usada para a visão de Daniel 8:26, 8:27 e 9:23 tem a mesma raiz: “mareh”. Portanto, a percepção e entendimento de Gabriel sobre a “visão” em Daniel 9:23 referem-se à mesma visão descrita em Daniel 8:26 e 27.)
III. Interpretando a Visão
A. Leia Daniel 9:24. “Setenta setes” é um termo estranho. O que você acha que um “sete” significa? (“Sete” se refere, logicamente, a uma semana. Uma semana tem sete dias. Portanto Gabriel está falando acerca de 70 semanas.) (Nota do tradutor: Obviamente o autor está discorrendo sobre uma dificuldade do texto da NIV em inglês. Na nossa versão em português não temos esta dificuldade, uma vez que o texto diz claramente “Setenta semanas”.)
1. Quanto tempo são setenta semanas? (Setenta semanas seriam cerca de 1 ano e quatro meses.)
B. Leia Daniel 9:25. Quem você acha que é “o Ungido”? (Veja Atos 10:37-38. Isto se refere ao Messias – Jesus.)
1. Considerando que o período geral de tempo é desde a época do decreto para reconstruir Jerusalém até o tempo de Jesus, poderíamos estar falando acerca de um pouco mais de um ano? (Não. Assim como em Daniel 8, estas 70 semanas são claramente simbólicas (1 dia = 1 ano). Portanto, 70 vezes 7 (490 dias) muito provavelmente significam 490 anos. Isto reforça a nossa conclusão anterior de que os 2.300 dias de Daniel 8:14 simbolizam 2.300 anos.)
C. Considere novamente Daniel 9:24-25. O que acontece durante estes 490 anos? (É dado tempo para o povo judeu e para Jerusalém, para “acabar com a transgressão, dar fim ao pecado, expiar as culpas, trazer justiça eterna”.)
1. Como o povo judeu poderia dar fim ao pecado e trazer justiça eterna? (Eles não poderiam. Isto nos fornece maior evidência de que o “Ungido” é Jesus. Jesus garantiu o fim do pecado e a vida eterna para os justos.)
D. Leia Daniel 9:26. O que significa o Ungido ser “morto”? (Compare com Gênesis 9:11 e a profecia Messiânica de Isaías 53:8)
E. Vamos olhar mais de perto estes números que vemos em Daniel 9:24-27. Quantos períodos de tempo nós vemos? (Três. O total, 490 anos (70x7) é encontrado no verso 24. A primeira divisão deste período são 49 anos (“sete semanas”) e é encontrada no verso 25. A segunda divisão são 434 anos (62x7) e é encontrada nos versos 25-26. A última divisão são sete anos (“uma semana”) e é encontrada no verso 27. Juntos estes períodos somados resultam em 490 anos ou setenta semanas.)
1. O que acontece durante os 49 anos? (Parece que este período se refere à reconstrução de Jerusalém.)
2. O que acontece no final dos 483 anos (49+434)? (A vinda do Ungido (Daniel 9:25). Embora houvessem três decretos para reconstruir Jerusalém, os diversos comentaristas tem relativamente poucas diferenças a respeito das datas iniciais. O comentário SDA Bible Commentary fixa o decreto para a reconstrução em 458/457 A.C. (O decreto de Artaxerxes. Veja Esdras 7:1-26.) Começando com 457 A.C., os 483 nos trazem ao ano 27 D.C. – o ano do batismo de Jesus e o início de Seu ministério público.)
3. O que acontece durante os sete anos? (Daniel 9:26 nos fala que depois dos 483 anos o Ungido seria “morto” e Daniel 9:27 nos fala que o Ungido daria um fim ao sacrifício e à oferta no meio da semana. Continuando com a nossa linha do tempo de 457 A.C. até 27 D.C., um acréscimo de 3-4 anos (metade da semana) nos traz ao anos de 31 D.C. – o ano da crucifixão de Jesus. A descrição de Gabriel faz sentido porque a crucifixão de Jesus acabou com a necessidade dos sacrifícios de animais no santuário reconstruído de Jerusalém.)
a. Como você entende (Daniel 9:27) a “aliança” que será feita no restante da semana? (Em Mateus 21:43-45 Jesus prediz que o reino de Deus será tirado dos oficiais judaicos que O rejeitaram e dado a outros – os quais, como vemos em Atos, incluíam os gentios. O comentário SDA Bible Commentary nota que o ano de 34 D.C. (7 anos depois de 27 D.C.) marcou o apedrejamento de Estevão e o início da pregação do evangelho aos gentios. Veja Atos 7 e 8.)
b. Como você entende a referência de Daniel 9:26 sobre a destruição da “cidade e do Lugar Santo”? (Roma destruiu Jerusalém e o santuário reconstruído no ano 70 D.C. Isto se encaixa na descrição do “governante que virá”. Salmos 79:1 profetiza que o templo é “profanado” por aqueles que reduzem Jerusalém a escombros – encaixando-se assim com a descrição do verso 26.)
F. Como você se sentiria se fosse Daniel ouvindo esta mensagem de Gabriel? (Eu acabo de ouvir boas notícias e agora notícias terríveis. O santuário será reconstruído e depois destruído novamente!)
G. Como você se sente, milhares de anos mais tarde, ao ler a interpretação de Gabriel para esta visão? (Isto me dá provas adicionais que: a)Deus está no comando da história; b) Jesus é o Messias anunciado pelos profetas; e, como Jesus veio a primeira vez, como havia sido profetizado, c) que Deus manterá Sua palavra acerca da Segunda Vinda de Jesus!)
H. Amigo, Jesus está voltando! Você está pronto? Você confessou os teus pecados e confia na misericórdia de Deus para a tua salvação?
IV. Próxima Semana: Quando os Reis Vão à Guerra
=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
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