quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Daniel - Lição 12

Quando os Reis Vão à Guerra (Daniel 10)

Introdução: Daniel é agora um homem idoso. Na série de sonhos e visões, que foram uma parte crítica de sua vida até este agora, Deus revelou a ele vislumbres da história da terra. A lição para nós é que Deus controla os reis, os impérios e o futuro. No estudo desta semana Daniel revela outra dimensão da história – o conflito sobre o curso da história no mundo sobrenatural. Vamos mergulhar no nosso estudo, que nos dá uma rara visão do conflito cósmico entre o bem e o mal!

I. O Mensageiro

A. Leia Daniel 10:1. Como esta revelação se compara cronologicamente às outras visões e sonhos de Daniel? (Este é a última visão que estudamos. O terceiro ano de Ciro, de acordo com o comentário Bible Knowledge Commentary, é 536 A.C. Os exilados judeus tinham começado a retornar e a reconstruir o santuário. Daniel, agora um homem idoso, parece haver se aposentado dos cargos públicos. Compare com Daniel 1:21)

1. Daniel 10:1 fala tanto de uma revelação quanto de uma visão. As duas são a mesma coisa? (Daniel parece ter recebido primeiro uma “revelação”, a qual ele não entendeu. A “visão” posterior ajudou a dar-lhe entendimento.)

B. Leia Daniel 10:2-3 e 12. Por que Daniel está jejuando? O que está acontecendo? (Temos este quadro de uma revelação sobre guerras e o futuro. Daniel está preocupado com isto. Ele jejua por três semanas esperando compreender a revelação. Então a visão vem a ele para ajudar a lhe dar entendimento sobre a revelação original. Note, comparando com Daniel 1:12, que a sua dieta parece ter mudado no decorrer dos anos. Com a idade e a influência, agora ele tem o controle de como a sua comida é preparada, de forma que não viole qualquer das leis levíticas sobre a dieta.)

C. Leia Daniel 10:4-6. Quem é este mensageiro?

1. Leia Apocalipse 1:13-16. Se você fosse um policial, e estivesse anotando a descrição de alguém, dada por Daniel e por João, pensaria que eles viram a mesma pessoa?

a. Compare a descrição de Apocalipse com a descrição do mensageiro que veio a Daniel. (A descrição que João faz de Jesus no Apocalipse parece muito semelhante à descrição que Daniel faz de seu mensageiro. Por outro lado, Gabriel foi o mensageiro anterior a Daniel. Talvez a identidade do mensageiro fique mais clara conforme continuamos com o estudo.)

D. Leia Daniel 10:7-9. O que você acha que aterrorizou os companheiros de Daniel? Eles não viram o mensageiro; porque deveriam ficar com medo? (Talvez eles tenham visto o brilho, sem ter visto o ser.)

1. Em Daniel 10:12 o mensageiro diz “Não tenha medo”. Por que o mensageiro aparece desta forma, se não quer que Daniel fique com medo?

2. Leia Daniel 10:10-11. Que outras pistas encontramos acerca da identidade do mensageiro? (Gabriel é quem mais provavelmente diria “fui enviado”, em vez de Jesus. A não ser que haja dois seres celestiais aqui, este trecho sugere que o mensageiro é (novamente) Gabriel.)

a. O que mais é dito a Daniel para confortá-lo? (Que ele é muito amado.)

E. Que reação geral Deus está querendo de Daniel? (Deus é Deus e não quer que nos esqueçamos disto. Por esta razão, Seus mensageiros vem em glória. Porém, ao mesmo tempo, não quer aterrorizar aqueles a quem Ele ama.)

F. O que aprendemos acerca da preocupação de Deus a respeito do entendimento? (Daniel é um exemplo para nós no fato de buscar desesperadamente compreender a vontade de Deus. Deus mostra que Ele recompensa a fome pelo entendimento. Uma das Suas prioridades é nos ajudar a compreender a Sua palavra.)

II. Batalha Espiritual

A. Leia Daniel 10:12-13. O que este texto nos diz a respeito da identidade do mensageiro? (Dificilmente o mensageiro poderia ser Jesus. Confunde a minha mente o fato de que Jesus pudesse ser detido ou que precisasse da ajuda de Miguel. Este trecho estabelece a identidade do mensageiro para mim. Tem que ser Gabriel.)

1. Quem é o “Príncipe do Reino da Pérsia”? (Leia João 12:28-32, João14:30-31 e João 16:10-11. Estes textos de João apontam claramente para Satanás como sendo o que antigamente era conhecido como “Príncipe deste Mundo”. O “Príncipe da Pérsia” pode se referir a Satanás ou a um de seus principais auxiliares. Há pouca dúvida de que seja uma figura sobrenatural.)

2. Por quanto tempo (Daniel 10:13) Gabriel é impedido de cumprir a missão dada por Deus de vir a Daniel? (Três semanas.)

3. Quando peço alguma coisa a Deus o que eu pedi não acontece (ou não acontece logo), concluo uma de duas coisas: minha fé não foi suficiente ou Deus disse “não”. Podemos acrescentar uma outra possibilidade pela qual eu não receba uma resposta rápida e favorável? (Este texto nos diz que o mensageiro de Deus pode ter entrado em luta com Satanás ou um de seus auxiliares – e a resposta foi retardada.)

a. Qual é a tua reação a esta possibilidade? (Eu não gosto de ouvir isto. Isto faz com que as forças de Deus pareçam menos poderosas, se elas podem ser realmente atrasadas na batalha com as forças do mal.)

B. Vamos pular alguns versos e ler Daniel 10:20-21. Para qual batalha Gabriel precisa retornar? (Ele vai voltar para a sua batalha com o Príncipe da Pérsia.)

1. Quem mais está envolvido nesta batalha no lado dos bandidos? (O Príncipe da Grécia.)

a. Quem é o Príncipe da Grécia? (A apresentação de outros “príncipe” sobrenatural me leva a concluir que estes são auxiliares importantes de Satanás e não o próprio Satanás.)

b. Satanás é organizado? (A implicação deste verso é que Satanás designa seus principais auxiliares para estar a cargo da luta pelo triunfo do mal em cada um destes impérios mundiais.)

C. Leia Apocalipse 12:7-9. Você acha que esta é uma batalha física?

1. Nós somos parte desta batalha? (Leia Efésios 6:10-12. Nós somos parte desta batalha sobrenatural.)

D. Leia Efésios 6:13-17. Paulo usa palavras que seriam apropriadas para uma batalha física com as forças sobrenaturais. Mas esta é uma batalha física? (Não. Esta é uma batalha espiritual.)

E. Com Efésios 6 em mente, volte e leia Daniel 10:13 novamente. Esta é uma batalha física ou espiritual?

1. O “Príncipe da Pérsia” é o mesmo que o “Rei da Pérsia”? (Não. O “príncipe” é um anjo mau – um dos auxiliares de Satanás. O rei, por outro lado, é Ciro – o rei da Medo-Pérsia.)

2. Quando lemos que Miguel está ajudando a Gabriel com o Rei da Pérsia, o que você acha que isto significa? Como Ciro pode “deter” (verso 13) a Gabriel? (Tudo isto faz sentido para mim agora. Eu estava perturbado pela idéia de que Satanás tivesse tal poder físico que pudesse deter o mensageiro de Deus por três semanas. Isto não está acontecendo. Em vez disso, a conclusão lógica é que existe uma gigantesca batalha espiritual acerca de Ciro. Como Ciro tem o livre-arbítrio, tanto o “príncipe” de Satanás quanto o mensageiro de Deus estão trabalhando duro para conquistar Ciro. Gabriel está encorajando Ciro a fazer “a coisa certa” (presumivelmente a respeito de sua autoridade sobre o trabalho do povo de Deus para reconstruir Jerusalém e o santuário). Satanás não é páreo para Deus quando se trata de poder físico. Porém Deus voluntariamente se “enfraquece” quando se trata de nós, porque Deus nos dá o livre-arbítrio.)

F. Leia novamente Daniel 10:20-11:1. Como você compreende este texto? (Este texto nos diz que Gabriel e Miguel tem estado travando um combate espiritual com as forças de Satanás sobre os corações e mentes dos líderes da Medo-Pérsia. Parte desta batalha espiritual geral é tomar algum tempo para dar a Daniel o entendimento sobre o futuro.)

G. Existe atualmente na América um comercial de televisão de um provedor de Internet que fornece aos consumidores um empréstimo habitacional competitivo. O comercial mostra uma multidão de banqueiros que estão competindo entre si para te emprestar dinheiro para financiar a tua casa. Você já pensou alguma vez que Deus e Seus anjos estão lutando literalmente contra Satanás e seus anjos pelo teu comprometimento?

1. Se pudesse trocar de lugar com Deus, você faria a mesma coisa pelos humanos? (Se eu entregasse o meu filho pelos seres humanos, parte de mim teria uma atitude do tipo “pegue ou largue”, porque eu ficaria insultado em pensar que alguém pudesse desprezar uma oferta como esta. Outra parte de mim diria “Eu entreguei meu filho, e quero que isto valha a pena, salvando tantos quanto eu puder.”)

H. Você já pensou como as tuas ações e decisões causam impacto na guerra sobrenatural?

1. Falamos sobre ajudar as pessoas em suas necessidades físicas, mas como você está ajudando os outros nesta enorme batalha espiritual?

a. A tua influência está ajudando a Deus ou a Satanás?

I. Amigo, há uma batalha sobrenatural acontecendo acerca da tua alma e das almas de outras pessoas. Você vai unir forças com Deus nesta batalha sobrenatural pela salvação de outros?

III. Próxima Semana: O Tempo do Fim

=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: