quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Daniel - Lição 13

O Tempo do Fim (Daniel 12)

Introdução: Você está preparado para que Jesus volte e traga um fim ao pecado? O livro de Daniel abriu os nossos olhos para o controle que Deus tem sobre o desenrolar da história humana. Nesta semana Daniel nos leva ao final desta história. Vamos mergulhar na nossa lição e examinar o que Deus nos revela sobre a Sua vitória final!

I. O Tempo do Fim

A. Leia Daniel 12:1. A que tempo se refere a frase “naquela ocasião”?

1. Leia Daniel 11:40. (Daniel 12:1 se refere a Daniel 11:40 – ao tempo do fim.)

2. Quem se levanta no tempo do fim e com que razão? (Miguel se levanta para proteger o povo de Deus.)

a. Por que eles precisam de proteção? (O pior período que já existiu está acontecendo na terra.)

3. Qual é a “boa notícia” acerca deste tempo terrível? (O povo de Deus é liberto. Esta é a salvação final para os justos.)

4. O que é este “livro”? (O “livro” é o livro da vida. Veja Apocalipse 3:5 e Apocalipse 13:8.)

B. Leia Daniel 12:2. Note que não apenas os justos vivos são salvos, mas os justos mortos também são libertos. O que Daniel 12:2 sugere sobre o estado dos mortos? (Eles “dormem no pó da terra”. Este texto apóia o conceito de “sono da alma”. Os mortos estão em um estado inconsciente até a Segunda Vinda de Jesus.)

1. Qual é a opção alternativa a ressuscitar para a vida eterna? (É ressuscitar para a “vergonha”, e o “desprezo eterno”. Note que Daniel não diz que “todos”, mas sim “alguns” ressuscitam para a vida eterna. Isto sugere que a vergonha e o desprezo para aqueles que rejeitam a Jesus é eterno, mas suas vidas miseráveis não são.)

C. Leia Daniel 12:3. Quem vai “reluzir” no dia da ressurreição? (Aqueles que são “sábios” e aqueles que conduzem outros à salvação.)

1. O que significa, do ponto de vista prático, ser “sábio” e conduzir muitos à salvação? (Ser “sábio” significa que você aceitou a Deus e Sua direção para a tua vida. Trazer outros à salvação significa que você aplicou a Sua Santa sabedoria à tua vida. Esta sabedoria não é apenas conhecimento teórico.)

D. Leia Daniel 12:4. Temos mais referencias ao conhecimento. O verso 3 se refere aos “sábios”, o verso 4 se refere ao “livro” ser selado e às pessoas correndo de um lado para o outro “em busca de maior conhecimento”. Você vê uma conexão entre estas três referencias ao conhecimento? (Leia Mateus 13:11. Se vamos a Deus (ao contrário de ir “aqui e ali”) em busca de conhecer os segredos do Seu reino, Ele os revelará à aqueles que O buscam, no momento que precisarem deste conhecimento.)

1. Nós deveríamos ser capazes de compreender tudo isto (a revelação a Daniel) agora? (Não creio que temos nada que se aproxime de um conhecimento completo. Em nosso estudo deste livro, onde achei que a mensagem estava ao nosso alcance, nós a estudamos, nesta série de lições sobre Daniel. Os trechos onde achei que ela era obscura, ou que nenhum comentarista tinha uma sugestão relevante, não foram abordados.)

a. Qual é a nossa obrigação com respeito a estas mensagens de Daniel? (Nossa obrigação é continuarmos a voltar e comparar o que Deus disse a Daniel com aquilo que vemos acontecendo durante o tempo do fim. Lembre-se, são os “sábios” – não aqueles que enterram a cabeça na areia – que estão reluzindo no final.)

II. O Tempo da Profecia

A. Leia Daniel 12:5-7. Temos este quadro do homem vestido de linho (O qual determinamos na semana passada que era Gabriel) e alguns outros seres celestiais que estão fazendo perguntas. Que pergunta celestial é feita? (Quanto tempo até que tudo isso aconteça?)

1. Uma vez que Daniel acabara de receber a ordem (Daniel 12:4) para selar as palavras do livro, porque estes seres celestiais estão fazendo mais perguntas? Eles não ouviram a ordem para selar estas coisas? (Qualquer que tenha sido a mensagem selada, estes seres celestiais querem que Daniel compreenda a seqüência cronológica.)

2. O que você conclui sobre a forma como Gabriel responde? (Esta é uma questão surpreendente. Gabriel jura por Deus sobre este período de tempo.)

a. Por que Gabriel faz isto? (O tempo deve ser importante e preciso.)

3. Qual é o período de tempo para que “se cumpram essas coisas extraordinárias?” (Um tempo, tempos e meio tempo.)

a. Você já viu este tempo ser mencionado antes? (Sim! Nós discutimos isto na última parte da Lição 8 desta série, quando estudamos Daniel 7:25. Tanto Daniel 7:25 quanto Daniel 12:7 conectam este período com o livramento dos justos. Este é o mesmo período de tempo de 1.260 anos (Lembre-se que 3,5 anos = 42 meses = 1.260 dias). Se estes são dias proféticos, então um dia equivale a um ano.)

b. O que concluímos na lição 8 sobre o fim do período de 1.260 anos? (Depende que data usarmos para determinar o início do poder do “chifre pequeno”. A data mais antiga, 529 A.D., nos leva a 1789 A.D. Se usarmos 538 A.D. (a data selecionada por nossa lição), isto nos leva a 1798 A.D. Se você usar 752 A.D., isto nos leva a 2012 A.D – ou 8 anos a partir de agora. Lembre-se que eu não creio em marcação de datas para a Segunda Vinda.)

B. Leia Daniel 12:8-10. Como você explica isto: os seres celestiais proclamam esta data diante de Daniel, Gabriel jura por Deus que ela é precisa, e então eles dizem a Daniel “não se preocupe”, quando ele diz que não entende? (A única conclusão razoável nisto é que tudo isto foi escrito para nós – aqueles que vivem durante o tempo do fim e que são “sábios.”)

C. Amigo, qual deveria ser a conclusão de tudo isto? Se você pegar todo o livro de Daniel, verá que Deus está no controle. Começamos com Deus protegendo o fiel Daniel e seus três amigos em tempos muito difíceis. Deus controla os eventos de nossa vida. Também vimos que as profecias a respeito cós reinos mundiais se cumpriram. Deus controla o momento certo do surgimento dos impérios e nações. Também vimos que existe um conflito aqui na terra e na dimensão sobrenatural entre Deus e Satanás – mas que Deus vence e livra aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida. Os justos recebem a vida eterna. Deus controla o resultado final. Também vimos que embora haja muita coisa que não entendemos, Deus compartilhou conosco a informação acerca do futuro. Ele nos ajudará, se formos sábios e O buscarmos, para que entendermos a informação quando precisarmos dela.

1. O resultado do conflito entre o bem e o mal não está em dúvida. A questão é, de que lado você escolherá estar?

III. Próxima Semana: Começaremos um novo trimestre sobre “Sua Maravilhosa Cruz” – a história de nossa redenção.

=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: