Fazendo o Inconcebível (Isaías 50-53)
Introdução: Você já se sentiu sem forças? Sem esperança? Já desejou que alguém o ajudasse? Você tenta conseguir ajuda quando se sente assim? A quem você chama? Na nossa lição de hoje vamos aprender que não temos forças nem esperanças sem Deus. Não apenas deus está desejoso de nos ajudar, mas o ponto até o qual Ele já nos ajudou é inconcebível. Vamos fazer uma viagem para dentro do incrível amor de Deus pelos humanos sem esperanças.
I. A Necessidade de um Resgate
A. Leia Isaías 50:1. O Senhor está falando a alguém. Baseado nas perguntas que o Senhor está fazendo, qual é a situação desta pessoa? (Esta pessoa não somente perdeu a sua mãe, mas também foi vendida como escrava.)
1. O que levou esta pessoa a ser um escravo e ficar sem a mãe? (Seus pecados.)
B. Leia Isaías 50:2. Quantas pessoas ajudaram a esta que estava em necessidade? (Nenhuma. Ninguém estava ali.)
1. Por que ninguém ajudou? (Esta pessoa não pediu a ajuda de Deus. Deus diz, “Aqui estão vocês, sozinhos, na escravidão e até mesmo sem suas mães. Por que vocês não atenderam ao telefone? Por que não ligaram? Pensavam que eu seria incapaz de ajudar?”)
2. Você passa por períodos nos quais se sente sozinho e não há ninguém que possa ajudar?
a. Qual é a resposta de Deus para esta situação? (“Me chame”, Deus diz. “Eu posso ajudar.” Na verdade, Deus diz uma coisa ainda melhor, “Eu te chamei. Por que você não respondeu?”)
II. Nosso Resgate
A. Leis Isaías 50:4-5. O que é uma “língua instruída”? (Uma língua educada por Deus. Esta pessoa sabe o que dizer para ajudar o necessitado.)
1. Você gostaria de ter uma língua instruída?
2. Que tipo de atitude tem a pessoa que possui uma língua instruída? Uma atitude que recebe a instrução. Lembre que na semana passada nós discutimos (Isaías 43:8) sobra as pessoas com ouvidos, mas que não podiam ouvir, olhos que na podiam ver? Esta pessoa tem os ouvidos abertos à instrução de Deus. Esta pessoa não é rebelde. Esta pessoa está disposta a caminhar de acordo com a vontade de Deus.)
B. Leis Isaías 50:6. Que ripo de recompensa é essa por ter a atitude correta?
1. Você conhece o ditado “Nenhuma boa obra fica sem castigo”? Bem, aqui temos uma prova disso, certo?
C. Falando sério, Vamos voltar um pouco e traçar “onde temos estado” nestes textos. Começamos com uma pessoa que está sem esperanças, na escravidão, por causa de seus pecados. Temos Deus dizendo que todos estão sozinhos, todos precisam de ajuda – por que vocês não atenderam ao telefone? Depois encontramos esta pessoa não identificada tendo a atitude correta, mas sendo espancada. Sobre o que estes textos estão falando? (Esta é uma profecia sobre Jesus. Nós estamos sem esperança, sem forças, órfãos e escravos do pecado. Deus diz que pode (verso 2) nos resgatar e nos salvar. Jesus, que teve a “atitude correta”, vem e sofre em nosso lugar.)
D. Leia Isaías 50:7. Quem você acha que está falando aqui? (É Jesus quem está falando.)
1. Que atitude este texto diz que Jesus teve quando estava sendo torturado pelos nossos pecados? (Ele confiou no Seu Pai. Ele confiou a Sua dignidade ao nosso Deus. Ele estava determinado a completar a Sua obra (opor-se como uma dura rocha).)
E. Leia Isaías 52:13-14. Nós pulamos muitos versos para continuarmos no nosso tema. Em que parte da vida de Jesus você pensa quando lê a frase “elevado e exaltado”? (Na crucifixão de Jesus.)
1. Note que o verso 13 começa com “o meu servo agirá com sabedoria”. Jesus estava “agindo com sabedoria” na Sua crucifixão? (A prisão, tortura e crucifixão de Jesus foi uma escolha. Ele poderia ter abandonado tudo. Mas, louvado seja, Ele não o fez.)
2. O que o verso 14 diz acerca da extensão do espancamento que Jesus sofreu em nosso lugar? (Sua face foi tão espancada que não era possível reconhecê-Lo. Meus leitores se lembrarão de que há alguma semanas atrás eu estava debatendo com outro professor de Bíblia sobre se o filme A Paixão de Cristo de Mel Gibson era violento demais. O outro professor argumentava que a Bíblia minimizou o aspecto violento da crucifixão e que o filme havia exagerado. Penso que este texto acaba com a discussão: “sua aparência estava tão desfigurada, que ele se tornou irreconhecível como homem; não parecia um ser humano;” Era difícil dizer que aquela era a face de um ser humano.)
F. Leia Isaías 52:15. Como a crucifixão de Jesus “aspergirá muitas nações”? (Levítico 3 e 4 menciona repetidamente que o sangue dos rituais do santuário deveria ser aspergido sobre o altar nas várias cerimônias que lidavam com o perdão dos pecados. Isaías está criando um quadro de abrangência mundial, dizendo que a crucifixão de Jesus é o cumprimento da “aspersão” feita no ritual do templo para a remoção dos pecados do pecador.)
III. O Relato
A. Leia Isaías 53:1. Quem é este mensageiro? (Aqueles que estão espalhando a mensagem de Deus.)
1. O que significa revelar o braço do Senhor? (Uma referência ao braço de Deus é uma referência ao Seu poder. O verso 1 está perguntando “Quem ouviu e aceitou este relato sobre o poder de Deus”?)
B. Leia Isaías 53:2. Quem está sendo descrito aqui? (Jesus.)
1. Veja todas as descrições de Jesus no verso 2. Se tivesse que resumi-las, ou fazer alguma conclusão baseado nelas, como você descreveria Jesus?
a. O que a frase “um broto tenro, e uma raiz saída de uma terra seca” sugere acerca de Jesus? (Ele era frágil em um ambiente hostil.)
b. Você seria naturalmente atraído a Jesus se lê estivesse nesta sala em forma humana? (Não. Ele não era alguém em volta de quem você estaria por causa de sua aparência.)
C. Leia Isaías 53:3. Que tipo de vida Jesus levou? Você trocaria a tua vida pela dEle?
D. Você precisa me explicar uma coisa. Decidimos que o verso 1 significava que o poder de Deus estava sendo revelado. Nos versos 2 e 3 a revelação é sobre uma pessoa frágil, que não é bonita e que não está “tendo um bom dia”. Como isto é a revelação do poder de Deus? (Este é um ponto de importância crítica: O poder de Deus não é acerca daquilo que valorizamos nos seres humanos. Não é sobre beleza, inteligência ou riqueza. Não é sobre estar cercado de coisas agradáveis. O pode de Jesus vinha somente de Deus. A mensagem de Deus é que Ele opera através da fraqueza humana. Jesus esvaziou a Si mesmo das vantagens humanas para que pudéssemos ver que o poder de Sua vida provinha somente do poder de Deus.)
E. Leis Isaías 53:4-5. De quem eram as enfermidades e doenças que Jesus tomou? (Nossas.)
1. Sobre quais doenças e enfermidades estamos falando? (Aquelas descritas nos versos 2 e 3. Isto nos dá uma outra visão das razões pelas quais Jesus era pobre, não era bonito, não nasceu de gente importante e era esmagado pelas tristezas – Ele queria nos mostrar que passou pelo mesmo tipo e coisas que nós passamos. Ele “suportou” nossos problemas na vida.)
2. No verso 4 diz que nós culpamos a Deus pelo que aconteceu com Jesus. A quem este verso sugere que deveríamos culpar? (É por nossas faltas que Jesus sofreu, não por culpa de Deus.)
3. O que todas essas coisas ruins que aconteceram com Jesus por nossa causa nos trazem? (Paz e cura.)
a. Que tipo de paz? (Pelo menos, paz em face dos problemas.)
b. Que tipo de cura? (Pelo menos, a cura do pecado.)
F. Leia Isaías 53:6. Existe alguém que não precisa de Jesus? Alguém que possa lidar (e que tenha lidado) com o pecado por si mesmo? (Todos nós nos desviamos. Jesus levou sobre Si os pecados de todos nós.)
G. Leia Isaías 53:10-12. Qual era a razão pela qual Jesus passou por tudo isso? Sofreu tudo isso? (Ele pagou pa pena por nossos pecados. Ele suportou os nossos pecados. Ele nos justificou e intercede por nós.)
1. Por que o verso 12 diz que Jesus levou o pecado de “muitos” e não de “todos”? (Porque é uma escolha nossa aceitar o que Jesus fez por nós.)
H. Amigo, a resposta final para todos os nossos problemas na vida é Jesus. Jesus concordou em sofrer em nosso lugar. Ele concordou em pagar a pena do nosso pecado para que pudéssemos viver para sempre com Ele. Que tal atender o chamado de Deus para você? Que tal se arrepender e aceitar hoje o sacrifício de Jesus por você?
IV. Próxima Semana: Amor em Ação
=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário