Amor em Ação (Isaías 58)
Introdução: O que Deus espera de você quando você está tratando com outras pessoas? É possível ir à igreja a cada semana, conhecer a Bíblia e mesmo assim falhar completamente em seguir a Deus de forma prática? Como podemos “fazer o amor funcionar” na nossa vida diária? A “disciplina estrita” é uma forma de conseguir isto? Vamos pular para dentro da nossa lição e descobrir o que Isaías tem a dizer!
I. Entusiasmo Vazio
A. Leia Isaías 58:1. Deus tem uma mensagem para o Seu povo. É uma mensagem boa ou ruim? (Ruim. A mensagem é que o povo é rebelde e pecador.)
B. Leia Isaías 58:2. Como você buscaria a Deus? O que você faria se estivesse ansioso para conhecer mais acerca de Deus? (Este texto parece dizer que estas pessoas eram leitores da Bíblia. Eles querem aprender mais acerca de Deus.)
1. Essas pessoas querem seguir a Deus? (O verso 2 nos fala que elas queriam que Deus tomasse decisões em suas vidas.)
2. Como pode ser que pessoas que estão entusiasmadas para aprender mais acerca de Deus e que estão ansiosas para que Deus tome decisões em suas vidas, também sejam rebeldes?
3. Qual você acha que é a razão pela qual estas pessoas estão falhando em seguir apropriadamente a Deus? (O verso 2 repete a frase, “parecem ansiosos”.)
II. Obras que Importam
A. Leia Isaías 58:3. O que você acha de pessoas que fazem boas obras para serem vistos?
1. E se estas pessoas fazem boas obras para que Deus veja?
2. Que problema começamos a ver com essas pessoas? (É obvio que eles não estão seguindo a Deus, porque eles “prosseguem nos seus negócios”. Seu “entusiasmo” para seguir a Deus parece ser distorcido em um entusiasmo em fazer o que querem.)
a. O que há de errado em explorar os teus empregados?
b. Compare a idéia do verso 2 (de que as pessoas buscam decisões justas da parte de Deus) com a informação do verso 3 (que elas são injustas com seus trabalhadores.)
B. Leia Isaías 58:4. Agora que você viu essas pessoas explorarem aqueles que estão sob seu controle, e brigar e lutar, veja novamente as afirmações no verso 2, de que elas estavam ansiosas para conhecer a Deus e faziam o que era reto. Como todas estas afirmações podem estar certas? (Note que o verso 2 diz que elas “parecem ansiosas... como se fosse um nação que faz o que é reto.” Isto é apenas uma aparência de estar ansioso. Embora estas pessoas estejam buscando a Deus, as lições que elas aprendem não são aplicadas aos assuntos importantes da vida.)
1. Como você descreveria estas pessoas? (Hipócritas. O que elas sabem a respeito de Deus não está fazendo diferença em suas vidas.)
2. E você – o teu conhecimento da Bíblia tem mudado a tua vida?
C. Leia Isaías 58:5. Que tipo de jejum estas pessoas estão dando para Deus?
D. Leia Isaías 58:6. Que tipo de jejum Deus quer de nós?
1. Vamos ser práticos por um minuto aqui. Afinal de contas, esses versos estão nos pedindo para sermos mais práticos e menos teológicos. O que você pode fazer pessoalmente para parar a injustiça e a opressão?
E. Leia Isaías 58:7. Estas são maneiras práticas de lutar contra a injustiça e a opressão?
1. Note a ligação entre o jejum e a ajuda ao faminto. O jejum é uma negação de comida para si mesmo. Deus diz que o jejum (não consumir comida) deveria ter uma aplicação prática: dar comida àqueles que tem fome. A tua igreja está envolvida no cristianismo prático?
2. Somente porque uma pessoa está com fome e não tem um teto, ajudá-la é praticar a justiça?
a. Seria justiça, algumas vezes, não ajudá-la?
b. E a idéia da “disciplina estrita”? Deixar de ajudar, às vezes, pode ser amor?
F. Vamos pular alguns versos e ler Isaías 58:10, um texto paralelo. Se você ler Isaías 58:7 e 10, qual é a nossa obrigação para com os menos afortunados?
1. Existem algumas limitações para isto? Estes versos deixam algum espaço para a “disciplina estrita”? (Lembre que o verso 6 liga a nossa ajuda aos necessitados com a “justiça” e a libertação do jugo da opressão.)
G. Leia I Timóteo 5:3-13. A Bíblia menciona de forma consistente as viúvas como merecedoras de nossa atenção e ajuda especiais. Contudo, Paulo escreve que apenas as viúvas dignas deveriam ser ajudadas pela igreja. Como podemos conciliar o conselho de “disciplina estrita” de Paulo com as afirmações de Isaías sobre lutarmos contra a injustiça e a opressão, ajudando o faminto? (Eu não fui capaz de conciliar completamente estes dois textos em minha mente. Isaías diz “ajude o faminto”, e Paulo diz, “espere um minuto, gaste seus recursos com aqueles que merecem ajuda”. A elo em comum entre estes dois textos é o objetivo de fazer justiça. Um relatório recente feito por Rector e Johnson, intitulado “Compreendendo a Pobreza na América”, publicado na revista Insider (Heritage Foundation), revelou que 25 anos não houve alterações na taxa de pobreza dos filhos de famílias de mães solteiras. Em 1996, a reforma do bem-estar social exigiu que estas mães ou se preparassem para o trabalho ou conseguissem um emprego como condição para receber a ajuda do estado. Os resultados foram dramáticos. A taxa de pobreza destas crianças caiu de 53,1% em 1995 para 39,8% em 2001. Em vez de ficarem paradas (I Timóteo 5:13), estas mães foram trabalhar e tiraram seus filhos da pobreza. Isaías escreveu sobre fome, e fome geralmente não é um problema para os pobres nos Estados Unidos. Este mesmo relatório revelou que 47,3% das mulheres adultas pobres nos Estados Unidos estão acima do peso, enquanto que apenas 32% das mulheres não pobres estão acima do peso. A obesidade para as mulheres americanas está positivamente ligada à pobreza. Precisamos colocar as nossas crenças cristãs em ação prática e precisamos ser “justos”ao fazê-lo.)
H. Vamos continuar com Isaías. Leia Isaías 58:8-9a. Depois de nos dizer para ajudarmos o faminto e o pobre, Isaías nos diz o que podemos esperar. O que deveríamos esperar? (Que Deus nos ajude quando temos necessidades.)
1. Você quer que Deus te ajude apenas quando você é “merecedor”?
2. Se você acredita em “disciplina estrita” e que apenas os “pobres merecedores” deveriam ser ajudados, está disposto a ter o mesmo padrão aplicado a você?
a. E se você está sofrendo de problemas do coração porque não tem se cuidado acerca de dieta e exercícios? Você deveria deixar de pedir a Deus por ajuda para curar o teu coração?
I. Leia Isaías 58:9b-10. Nós já lemos o verso 10. Que outro problema da vida cotidiana Deus nos pede para evitarmos? (“O apontar o dedo e a conversa maliciosa”.)
1. Como o “apontar o dedo” e a “conversa maliciosa” podem ser um “jugo da opressão”? (As pessoas podem ser facilmente oprimidas por palavras e fofocas.)
2. O que significa que a nossa “escuridão será como o meio dia”? (Significa que coisas boas e grandiosas acontecerão como resultado de nosso cristianismo prático.)
J. Leia Isaías 58:11. O que acontecerá conosco se evitarmos a conversa maliciosa, ajudarmos o oprimido, lutarmos contra a injustiça e ajudarmos o pobre e o faminto?
1. Ajudando a outros, estamos ajudando a nós mesmos? (Este parece ser precisamente o ponto de Isaías.)
III. A Importância do Sábado
A. Leia Isaías 58:13. Esta é uma crença real. As únicas partes do meu corpo com as quais eu preciso ter cuidado durante o sábado são meus pés! É isso o que este texto quer dizer? (“O teu pé” se relaciona com a frase posterior, “andar nos teus próprios caminhos”. Ele não está falando literalmente a respeito dos teus pés, mas do curso das tuas ações durante o sábado.)
1. Como é possível chamar o sábado de “deleite” e ao mesmo tempo deixar de fazer o que te agrada? (Isaías não está dizendo que não deveríamos fazer coisa alguma que nos traga prazer. Ele quer dizer “fazer tudo o que te agrada”. Nosso comportamento durante o sábado deveria agradar a Deus. O objetivo é deleitar-se em fazer o que agrada a Deus.)
2. As “nossas palavras” no sábado são importantes? (O verso 13 nos fala para evitarmos falar “palavras vãs”.)
B. Leia Isaías 58:14. Nós temos a tendência de dizer, “Eu sou justificado pela fé e, portanto, não preciso mais ter qualquer preocupação especial com o sábado”. A salvação é o objetivo da guarda apropriada do sábado? (A guarda apropriada do sábado traz alegria e bênçãos. Estamos tendo uma visão muito estreita quando dizemos “Bem, isso não é necessário para a salvação.”)
C. Lembre que este capítulo tem sido a respeito de um cristianismo prático. Como a guarda apropriada do sábado é parte do cristianismo prático?
D. Amigo, como você avalia a tua vida cristã? Você é somente cheio de teorias, sem aplicação prática? A tua caminhada cristã é apenas superficial? O teu entusiasmo para seguir a Deus se transforma, de alguma forma, em um entusiasmo para fazer apenas o que te agrada? Se sim, você está perdendo bênçãos reais!
IV. Próxima Semana: O Desejado de Todas as Nações
=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário